Marketing para restaurante: tudo o que você precisa saber!

Marketing para restaurante: vale a pena?

Investir em marketing para restaurante pode ser um desafio, principalmente se você nunca teve contato com a área de publicidade.

Isso porque talvez você não perceba quanto marketing uma única pessoa consome e é influenciada por no dia a dia.

Não estamos falando de uma grande ação como uma enorme placa brilhante no meio de uma praça movimentada.

Sua divulgação pode sim ser sutil, inteligente e extremamente eficiente, se souber investir nos pontos corretos.

Para entender um pouco mais sobre como aplicar o marketing no seu restaurante, você verá mais sobre:

Antes de iniciarmos com o conteúdo, confira esse eBook exclusivo da Saipos com 5 Dicas para Divulgar Restaurante!

Clique no banner abaixo para aproveitar o material gratuitamente:

Marketing para restaurante está em todo lugar

Digamos que você abra o Instagram para passar o tempo. Depois de rolar um pouco o feed, vê que um amigo postou uma foto de um hambúrguer artesanal incrível!

É muito provável que isso te desperte desejo pelo prato ou, ao menos, curiosidade sobre a origem da delícia.

Mesmo que esse seu amigo não trabalhe para a hamburgueria e seja apenas um cliente, isso é uma forma de marketing.

Calma, vamos entender melhor. Em primeiro lugar, observe como é possível definir o que é marketing:

Definição de marketing

Arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer necessidades e/ou desejos de um mercado consumidor. São usados produtos, serviços ou ideias que possam interessar aos consumidores.

 

Ou seja, a função do marketing é despertar o interesse de possíveis clientes. Nesse caso, qualquer ato relacionado à sua empresa que cumpra com esse objetivo, faz parte.

É por isso que podemos dizer que está, de fato, em todo lugar. E existem diversas maneiras inteligentes de fazer isso acontecer, seja por meio do online ou do offline.

Marketing offline para restaurante

Também conhecido como o marketing tradicional, se trata da publicidade realizada por veículos de meios convencionais, como:

  • Mídia impressa (revista, jornal, panfletos etc);
  • Rádio;
  • Carro de som;
  • Televisão;
  • Letreiro ou outdoor (billboard).

No caso de bares e restaurantes, talvez a mídia offline mais usada para o marketing seja a impressa ou televisiva.

Busque um pouco na memória e facilmente se lembrará de vários exemplos de marketing offline para restaurantes. Grandes franquias, por exemplo, usam muito da televisão.

Jingles que ficam carimbados na memória e slogans que você já cansou de ouvir enquanto crescia. Ainda duvida? Então observe: amo muito tudo isso.

Essa frase te lembra alguma coisa? O famoso slogan do McDonald's é tão conhecido quanto o jingle e não poderia ser diferente.

A franquia é a maior cadeia mundial de restaurantes de fast food de hambúrguer do mundo e está firme no mercado desde quando iniciou em 1955, nos Estados Unidos.

Grande parte do sucesso da marca se deve às incríveis estratégias de marketing utilizadas ao longo dos anos, seja com combos como o McLanche Feliz até a atual trend “Méqui”.

É claro que você não precisa ser dono de uma franquia internacional multimilionária para ter um marketing offline incrível e bem sucedido.

O exemplo que citamos é uma forma de inspiração e estudo que você pode usar ao desenvolver a sua estratégia.

A dica aqui é entender até que ponto essa forma mais tradicional de publicidade vale a pena para o seu empreendimento.

Será que um outdoor bem posicionado irá, de fato, despertar o interesse e atrair consumidores?

Bom, no caso de lanchonetes, bares e restaurantes considerados “pontos de parada” para motoristas e viajantes, essa tática pode ser a melhor e mais eficiente.

Isso porque o cliente estará ativamente em busca de um local para estacionar e comer ou tomar um café durante o trajeto.

Já para uma hamburgueria no centro da cidade, essa estratégia não é a mais interessante, por exemplo. Busque aquilo que fará sentido e terá mais chances de retorno financeiro.

Estratégias para as redes sociais e o marketing digital para restaurantes

Que o “offline” quer dizer tradicional, você já sabe. Indo mais para o lado do online, temos o marketing digital, que nada mais é do que publicidade por meio da internet.

Por mais que pareça relativamente simples, existe um universo de possibilidades dentro dessa categoria de divulgação.

Por exemplo, você pode divulgar o seu restaurante no marketing digital por meio de:

  • Post em redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Ads estáticos;
  • Vídeo nas plataformas como YouTube ou Vimeo;
  • Blogs;
  • Sites.

O importante aqui é que é uma forma de adaptar o marketing para algo que se tornou parte fixa do dia a dia das pessoas: a internet.

Um exemplo bem prático é quando colocamos lado a lado a publicidade na televisão e nas plataformas de vídeo, como o YouTube. Observe:

Plataforma

YouTube

TV

O anúncio é pago?

Sim

Sim

É necessário providenciar um material audiovisual?

Sim

Sim

É possível pular o anúncio?

Sim

Não

Selecionar um horário/dia específico é uma possibilidade?

Sim

Sim

Há restrição de tempo?

Sim

Sim

É possível acessar a empresa por meio do anúncio?

Sim, com um clique

Sim, ligando para o número que aparecer na tela

 

São bastante semelhantes entre si, mas conseguimos perceber que o marketing voltado para o YouTube foi completamente adaptado da ideia original que é a propaganda de TV.

Então se você tem receio de talvez não se dar muito bem com a tecnologia e diferentes plataformas para divulgação, pense que é só uma forma adaptada para o digital.

Claro, a realidade é que não é tão simples assim. Mas vale a pena mentalizar isso para dar o primeiro passo no marketing digital para restaurante.

E por falar nisso, vale notar que o mercado do marketing digital é bastante concorrido e pode ser desafiador.

Isso porque existem diferentes estudos e táticas, como funil de vendas ou desenvolvimento de persona, que irão auxiliar na efetividade do anúncio.

Ads vale a pena?

Antes de mais nada, vamos entender o que é o tão falado “ads”. A palavra é uma versão reduzida do termo inglês “advertising” ou “adsense”. Ou seja, propaganda.

Também é a forma mais conhecida, de certa maneira, do marketing online. É só pensar, por exemplo, no Google.

Digamos que você pesquise “como montar uma hamburgueria americana”. Os primeiros três resultados costumam ser os links patrocinados. Em seguida vem o primeiro resultado “real”.

É uma forma de incentivar as pessoas a entenderem que o que elas procuram pode estar nesse link patrocinado.

Outra forma de AdSense são aqueles banners clicáveis que aparecem em blogs de notícia. Ou ainda os banners e vídeos que aparecem como anúncio no Facebook.

São muitas possibilidades, mas o interessante é entender se há retorno ou não para o seu empreendimento.

Assim como qualquer outra profissão, trabalhar com Ads, ou tráfego pago, requer um estudo profundo da área.

Existem formas mais simples de você mesmo fazer o seu tráfego pago, mas mantenha em mente que um profissional aumentará consideravelmente o sucesso do investimento.

Então a resposta é: depende. Se quem for responsável pelo Ads souber o que está fazendo, vale muito a pena.

Por falar em Google, sabia que é possível cadastrar o seu restaurante na plataforma e alcançar seus potenciais clientes com mais facilidade?

Clique no banner abaixo para baixar um material exclusivo e bem didático sobre o tema gratuitamente:

Identidade visual e branding para bares e restaurantes

Mais termos para aprendermos, mas não é um bicho de sete cabeças. Na verdade, a identidade visual e o branding, se bem feitos, devem andar de mãos dadas.

Primeiro vamos entender o significado de cada um e, em seguida, porque eles são importantes para o seu bar ou restaurante.

Antes de continuarmos com o conteúdo, clique aqui para ter acesso a 58 artes para as redes sociais gratuitamente!

Identidade visual

Trata-se de um conjunto de elementos usados para transpassar, por meio do visual, as ideias, valores e intenções da sua marca.

De maneira geral, é a aparência da sua empresa. E está diretamente ligada a como as pessoas podem se sentir ao ver qualquer aspecto do seu negócio.

Por exemplo: voltando na ideia do McDonald’s, você facilmente reconhecerá uma embalagem dessa franquia, mesmo que não esteja escrito em local algum que seja dela.

Já parou para pensar o motivo disso? Acontece porque a identidade visual do McDonald’s fez com que as pessoas automaticamente associassem as cores com a marca.

Ver vermelho e amarelo juntos, geralmente trará, trará a empresa como associação, percebe?

Um outro ótimo exemplo é a Adidas. Saindo um pouco do segmento de food service, analise a famosa logomarca listrada preta.

Três simples listras pretas em qualquer artigo de roupa ou sapato, e muito provavelmente você associará como sendo um produto da Adidas.

E não é pra menos já que o slogan da Adidas Brasil é justamente “as três listras estão em tudo”.

Branding

Também conhecido como gestão de marca, o branding se trata de tudo que não está necessariamente à vista, mas influencia completamente na imagem da empresa.

Ou seja, estratégias, posicionamentos, atendimento, valores, missão e até mesmo a apresentação do prato, no caso de restaurantes.

Simplificando bem, podemos dizer que branding é tudo aquilo que está por trás do que o cliente vê, mas afeta diretamente a experiência do cliente.

É por meio dele que você entende melhor qual o seu público, qual a imagem que sua marca quer passar, quais bandeiras sua empresa leva, entre outras questões.

Um exemplo fácil de associar com a gestão de marca é a RedBull. Já reparou que, em todas as propagandas e posts nas redes sociais, existe uma linguagem:

  • Jovem;
  • Informal;
  • Acessível;
  • Divertida.

Isso é fruto do branding! Uma empresa de energético como a RedBull não poderia ter o marketing todo formal ou infantil, por exemplo.

Existe, ali, um estudo do público para qual esse produto foi feito e como fazer com que as vendas cheguem até esse objetivo. Esse estudo é o branding.

Qual a relevância da identidade visual e branding para um bar ou restaurante?

Que o marketing, seja online ou offline, é uma ferramenta indispensável para estratégia de vendas, você já sabe. Mas a questão aqui é: como usar o marketing?

Cogite que você tem intenção de investir em Ads estático no Instagram. Ou seja, um post “turbinado” no feed. O que vai ter nesse banner?

Qual o tipo de linguagem você usará para definir o que estará escrito no banner? Aliás, mais simples ainda: quais cores você vai usar na imagem?

Aqui, a constância é o segredo. Não no sentido de ser o mesmo exato banner para todos os Ads, mas no sentido de criar uma base para a sua marca.

Tente entender como você quer que o seu restaurante seja reconhecido e quais cores, formatos e tipografia podem te ajudar a passar essa imagem.

Em outras palavras: desenvolva o branding e a identidade visual do seu estabelecimento.

Aproveite essa dica e clique no banner abaixo para baixar 70 modelos de arte para cardápio gratuitamente!

Invista na praticidade

Enquanto trabalha na divulgação do seu restaurante, sua gestão definitivamente não pode ficar negligenciada. Afinal, o atendimento é parte da imagem do estabelecimento.

É por isso que contar com um sistema especializado e automatizado para a administração do seu negócio, fará toda a diferença.

A gestão financeira do seu restaurante pode ser realizada de forma muito mais ágil e automatizada com a utilização de um software para gestão financeira de restaurantes

Esse sistema possibilita que você faça os registros de forma muito mais prática do que utilizando planilhas manuais, por exemplo. 

Dessa forma, todo o processo (desde o pedido até a entrega) é automatizado, o que torna o seu atendimento muito mais ágil.

Aliás, quando o pedido for pago, as informações são adicionadas automaticamente no controle de vendas diário, no fluxo de caixa diário e mensal.

É por isso que o sistema para restaurante da Saipos é capaz de automatizar e otimizar seu empreendimento.

Oferecemos serviços de alta qualidade e tecnologia, com direito a integração com os principais apps de delivery do mercado, comanda eletrônica e controle de estoque!

Confira abaixo algumas funcionalidades do Software da Saipos:

  • Controle financeiro com relatórios em tempo real;
  • Controle de estoque com ficha técnica;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes através de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Viu quantas vantagens? E tem muito mais! Aperte no banner e veja porquê a Saipos é o melhor sistema para restaurantes do Brasil!

5 Dicas para divulgar seu restaurante