Fluxo de Caixa: saiba tudo sobre o assunto

Fluxo de caixa: conheça esta ferramenta!

O fluxo de caixa é uma ferramenta contábil usada para fazer o controle financeiro do seu estabelecimento.

Por meio deste tipo de matemática financeira, você pode visualizar todas as entradas e saídas e, desta forma, identificar onde está indo o dinheiro.

Além disso, é possível acompanhar as receitas, permitindo uma visão mais exata do faturamento e esclarecimento de metas para os próximos meses.

Fazer o controle de caixa e o acompanhamento correto dele é uma das funções básicas em qualquer tipo de negócio.

Use este recurso para saber como sua empresa está indo e para consertar seus principais erros financeiros. 

Continue na página para mais detalhes sobre o assunto ou escolha um dos assuntos abaixo e clique no post para ler.

Como fazer fluxo de caixa? 

Fazer o fluxo de caixa é algo bem simples, desde que você tenha organização. 

Mesmo usando uma tabela de fluxo de caixa no Excel ou um sistema de controle de fluxo de caixa, é preciso anotar três conceitos básicos: 

  • Saídas;
  • Entradas;
  • Resultados periódicos.

Com esses três itens controlados e anotados, você terá uma visão muito mais clara do que acontece dentro do seu negócio. 

Como o fluxo de caixa pode ajudar meu negócio?

Com a organização financeira da sua empresa! Um bom controle de fluxo de caixa irá avaliar e projetar o andamento do local. 

Além disso, é possível saber a sua quantidade de ganhos e, assim, poder investir em outras utilizações ou usar para gastos inesperados.

Outro ponto favorável ao uso do fluxo de caixa é o alcance das estimativas de pagamentos da empresa. Já imaginou projetar todo o andamento do seu negócio ? A partir desta ferramenta é possível. 

Mas, se você ainda não conseguiu organizar esse tipo de percepção, é aconselhável que, pelo menos, a estimativa de pagamentos e recebimentos.  

Com essas duas informações básicas, você já vai conseguir se organizar muito melhor. 

Como acontece a organização do fluxo de caixa?

Para facilitar a organização do fluxo de caixa, é indicado que se utilize uma tabela, que pode ser feita no próprio Excel.  

O ideal é que use tanto a tabela para fluxo de caixa diário, quanto a mensal. Isso irá proporcionar um controle mais assertivo.

O principal benefício da ferramenta é a projeção do que o seu estabelecimento tem a receber e a pagar.

Para simplificar esta tarefa, a Saipos preparou um material para você! Clique no banner abaixo e baixe agora a Planilha de Fluxo de Caixa Diário Grátis. 

Planilha de fluxo de caixa grátis!

Hoje em dia diversos portais oferecem meios de ajudar o empreendedor e com o controle financeiro não é diferente. A Saipos, inclusive, oferece um plano e fluxo de caixa grátis e de uso simples. 

Em primeiro lugar, para utilizar, é preciso fazer o download clicando aqui. Quando abrir o documento, irá encontrar as colunas “Previsto” e “Realizado”. 

Na coluna Previsto é preciso informar a projeção de valores que você tem a receber ou espera faturar. Além disso, é claro, das despesas que você projeta pagar de acordo com cada mês. 

Já na coluna Realizado você deve registrar o que foi efetivamente recebido e pago naquele mês.

Quanto maior for a assertividade entre o que foi projetado no fluxo de caixa e o que foi realizado, maior será o conhecimento sobre o seu negócio.

Depois disso, vamos para outra parte, onde diz “Saldo Anterior”, que é o valor do seu caixa no momento em que começar a controlar o seu fluxo de caixa.

Preencha esta quantia somente uma vez, quando efetivamente começar a utilizar a planilha de fluxo de caixa.

O desafio disso tudo é a disciplina de registrar as informações com frequência para que nada seja esquecido. Assim, ela será o espelho do que acontece na sua empresa e a visão de futuro do seu negócio.

Saiba quais são os tipos de fluxo de caixa! 

O fluxo de caixa não se limita em apenas a diário ou mensal. Existem outros tipos que você precisa conhecer!

Seja você um dono de restaurante, empresa ou loja, o futuro do seu negócio depende de como você administra e organiza o local. 

Não perca mais tempo e nem dinheiro. Conheça agora os principais tipos de fluxo de caixa e aprenda a tornar o seu estabelecimento ainda mais lucrativo. 

1. Fluxo de caixa mensal 

O fluxo de caixa mensal é o instrumento de gestão financeira que projeta todas as entradas e vendas de um negócio.

A partir dele  é possível saber como se encontra o saldo do caixa com uma simples reunião de informações, que devem ser coletadas diariamente.

É bom ressaltar que o fechamento deste tipo de fluxo de caixa pode ocorrer no final de cada mês. Mas, para que ele não tenha erros, é necessário anotar toda a movimentação financeira diariamente. 

2. Fluxo de caixa diário 

O fluxo de caixa diário basicamente analisa o seu saldo disponível para que facilite tudo na hora de fazer o balanço geral.

E assim como na modalidade mensal, é necessário anotar as entradas, saídas e os resultados. 

A diferença entre eles é que você vai fazer o fechamento do fluxo no final de cada dia. A dica é utilizar ambas as técnicas, assim você terá um controle financeiro completo. 

3. Fluxo de caixa descontado

Já o fluxo de caixa descontado é mais usado quando chega a hora de vender uma empresa ou atrair investidores. 

Mas por que? Porque com ele é possível avaliar o valor economizado do empreendimento, assim como os benefícios que mantém em caixa para ser usado futuramente. 

Com base nesse conceito, é possível medir o valor do seu estabelecimento com base no modo como ele vem funcionando. 

Em outras palavras, o FCD é usado para analisar o potencial de investimento derivado de projeções sobre o fluxo de caixa e descontos sofridos pela empresa. 

Como calcular o fluxo de caixa descontado? 

Para calcular o fluxo de caixa descontado, é necessário separar duas informações cruciais, que são: 

  • Futuros fluxos de caixa;
  • Número de períodos (anos estimados).

Por que preciso saber disso? Porque para fazer o cálculo do FCD você precisa dividir os futuros fluxos de caixa pelo número de períodos e multiplicar por uma taxa de desconto +1. 

A fórmula vai ficar mais ou menos como na imagem abaixo: 

Saiba calcular o fluxo de caixa descontado

Lembre-se que a taxa de desconto faz referência à desvalorização financeira depois de um determinado período. Então, imagine que a sua empresa tem um faturamento atual de R$ 80 mil no ano.

Para os próximos 3 anos, a estimativa de crescimento deve ficar na faixa de R$ 10 mil por ano. Seguindo a lógica e os princípios do fluxo de caixa descontado, o faturamento de cada novo período seria de:

  • 1º ano - R $ 90 mil;
  • 2º ano - R $ 100 mil;
  • 3º ano - R $ 110 mil.

4. Fluxo de caixa simples

Tem um negócio que não é tão complexo? Então use o fluxo de caixa simplesComo o próprio nome já diz, este modelo apresenta um funcionamento simplificado, sem tantos detalhes, mas também eficiente. 

Sendo assim, você não precisa usar tantos detalhes para esse controle, mas é bom que anote tudo. Lembrando que, se no final da elaboração do fluxo de caixa simples o valor estiver acima do seu orçamento, será necessário fazer um plano para cortar gastos para a renda voltar a subir.

Todavia, se os resultados forem positivos, quer dizer que o estabelecimento está controlando bem o seu fluxo simples e toda a parte financeira. 

5. Fluxo de caixa indireto 

fluxo de caixa indireto, também conhecido como método indireto, é usado para avaliar os impactos da caixa de algum tipo de negócio. Ele é feito a partir do lucro líquido e por isso necessita de um ajuste nas variações que afetam o caixa.

Normalmente, a demonstração do fluxo de caixa modelo indireto é feita com base nas variações das contas do seu balanço. Isso acaba evidenciando nas alterações no giro do seu negócio que pode, por sua vez, aumentar ou diminuir o seu caixa.

6. Fluxo de caixa livre

fluxo de caixa livre trata a quantidade de dinheiro que resta em uma empresa. Então, significa que é o montante de caixa que permanece depois de todos os custos pagos, como salário, aluguel ou até dívidas. 

Por ter uma relação com o saldo de caixa que está livre para uso, esta ferramenta representa o valor atual do estabelecimento em dinheiro. 

Lembrando que neste passo não é considerado o potencial de crescimento. 

7. Fluxo de caixa pessoal

Assim como o fluxo de caixa da empresa, o fluxo de caixa pessoal será o responsável por controlar seus gastos. 

O conceito será o mesmo, que é registrar as receitas e despesas mensais, além, é claro, de decisões financeiras que devem acompanhar o seu orçamento. 

Quando você começa a tratar sua arrecadação de renda como um fluxo de caixa, é possível agrupar e desagrupar os períodos para entender como, onde e quando seu dinheiro foi gasto. 

E, assim como em um negócio, é importante que anote tudo que foi gasto ou adquirido. Se no final o saldo for negativo, algo está errado! 

8. Fluxo de caixa Sebrae 

Uma das maiores ferramentas financeiras dos últimos tempos é o fluxo de caixa do SebraeE não é por menos, já que é um dos portais de ensino e informações mais conceituadas do país. 

Justamente por ter tanta autoridade, o local aconselha que o fluxo de caixa deve ser usado como um instrumento para a tomada de qualquer decisão deste tema. 

Sempre que usar o fluxo de caixa do Sebrae, ou qualquer outro local, é importante que insira os dados de entradas e saídas de acordo com as necessidades do negócio. 

Essas informações serão as responsáveis ​​pela elaboração de uma estrutura gerencial de sucesso e uma análise de rentabilidade mais clara.

Seja com Saipos ou Sebrae, mantenha o fluxo de caixa sempre em dia!

Fluxo de caixa: conheça essa ferramenta de gestão

Fluxo de caixa no Excel e Fluxo de caixa grátis 

Quando se fala no fluxo de caixa do Excel, você pode concluir que não terá gastos para fazer esse controle, isso porque é um forma de fazer fluxo de caixa grátis

Além disso, as inúmeras funções da ferramenta vão permitir que você tenha uma visão completa. Sem contar que não vai gastar dinheiro com isso. 

Todavia, é fundamental que mantenha este controle sempre atualizado e organizado. Veja agora os 3 passos para criar um fluxo de caixa no Excel grátis: 

Use uma planilha

A primeira coisa a fazer para controlar o fluxo de caixa do Excel, é criar uma planilha com as despesas e entradas de dinheiro, datas e saldo. 

No exemplo abaixo, baseado em um fluxo de caixa mensal, é possível ver isso, além de indicar que tem como separar em períodos, conforme a sua necessidade. Confira:

Fluxo de Caixa: conheça essa ferramenta de gestão

Defina os valores

Um fluxo de caixa sempre vai trabalhar com valores, o que irá mudar de um para o outro é a demonstração, que seriam as quantias em dinheiro. E e ste processo de alteração é bem simples, basta seguir um passo a passo:

  • Selecione as colunas com os valores;
  • Com o botão direito, selecione "formatar células";
  • Clique em "Números";
  • Escolha uma opção "Separados de 1000";
  • Alterar o número de casas decimais para o 2. 
Fluxo de Caixa: conheça essa ferramenta de gestão

Conclua seu fluxo de caixa

Para terminar de construir o seu controle de fluxo de caixa Excel, também chamado  de fluxo de caixa grátis, basta concluir as suas informações financeiras.

Na coluna de saldo, é necessário inserir a fórmula do soma: = SOMA (C14; D14) + E13. 

Isso irá possibilitar o cálculo de crédito do dia em questão com o saldo do dia anterior. 

Fluxo de Caixa: conheça essa ferramenta

A educação financeira é uma atividade que não deve ser excluída da sua empresa, então, se for preciso, além de usar planilhas,  contrate um software de gestão para usar-lo. 

9. Fluxo de caixa operacional 

Você sabe se o  fluxo de caixa operacional  é uma boa opção para o seu restaurante? Assim como outras alternativas já citadas, tudo vai depender da  parte financeira do seu negócio. 

Isso porque o  fluxo de caixa operacional  é todo o resultado das entradas e financeiras levando em consideração somente as movimentações necessárias para uma operação. 

Ou seja,  nesse cálculo , são excluídos os  custos ou ganhos financeiros. A diferencial dele é a  capacidade de contabilizar  todas as operações da empresa, mesmo aquelas que não são conectadas diretamente.  

Dentro delas, podem ser incluídos:  juros bancários, aquisições de imobilizados, conteúdo de aplicações, dentre outras.

10. Fluxo de caixa de projeto 

O fluxo de caixa projetado  nada mais é uma tabela onde o administrador financeiro que controlam perdas. Então, esse recurso ajuda a  reduzir o capital financeiro  em situações de risco e evitar gastos desnecessários.

Isso pode ser o diferencial entre o seu negócio fechar o mês com contas no dia e com uma  boa margem de lucro. Assim, o  fluxo de caixa  se mantém dentro do esperado, sem que aconteçam  grandes mudanças financeiras .

Contudo, é importante que o responsável  pelas finanças da empresa  seja uma pessoa organizada e manter uma  tabela atualizada.

11. Fluxo de caixa acumulada

Quando alguém falar de  fluxo de caixa acumulado, saiba que nada mais é fazer que o saldo disponível em caixa. E isso acontece porque ele é o fator  responsável por comparar  o  Lucro Bruto  do período em análise com o período descrito nos últimos tempos.

Exemplo de fluxo de caixa

Se você ainda está com alguma dúvida para entender como fazer o fluxo de caixa , nós separamos alguns exemplos para que o controle do seu caixa seja feito da melhor forma possível.

Mas lembramos que é muito importante que você tenha claro o que é a  entrada e a saída  da sua empresa e que tenha essas  informações sempre organizadas.

Outro exemplo que leva para que você entenda como esse processo de  controle de fluxo de caixa:

Primeiro cenário:  sua empresa  cria uma semana de promoção , com vários descontos, com o intuito de conquistar mais clientes. Com essa ação,  você venderá 35% mais do que o previsto . Obtendo assim, um  faturamento de R $ 90 mil.

Segundo cenário:  ao fazer o  registro das receitas  e das  despesas da sua empresa período, você evocou que essa ação promocional seus gastos subirem. Dessa forma, somando todos os valores, obtido um  custo total de R $ 88 mil.

Terceiro Cenário:  infelizmente a ação n ão superou conforme suas expectativas. A estratégia promocional que estava prometendo altos lucros, na verdade  quase gerou saldo negativo.

Esse é um bom exemplo de que saber como fazer o  fluxo de caixa  pode ajudar você a ter controle das finanças da sua empresa.

Lembramos também da  importância da atualização do seu fluxo de caixa.  Manta uma periodicidade é essencial, seja diária, mensal ou semanal.

Nós sugerimos que manter uma  atualização diária facilita a organização das informações e na análise dos resultados. Mas isso é um critério de sua disponibilidade e organização. O importante é que  saiba como fazer o fluxo de caixa  para controlar como suas finanças.

Sistema para restaurante com controle de fluxo de caixa! 

A melhor forma de não pecar sem controle de fluxo de caixa é utilizando o sistema para restaurante da Saipos. Com ele você consegue administrar, em poucos cliques, toda a parte financeira da sua loja.  

Isso acontece porque o software consegue agrupar diversas áreas da operação em um único. Com isso, você terá otimizações em todas as áreas de processos, independentemente do modelo de atendimento.

Mais de 3 mil negócios no segmento de alimentação utilizam o sistema, que revolucionou a forma de atender, entregar, controlar as finanças e tantos outros momentos do dia a dia.

Utilizando o Sistema Saipos , você pode acompanhar o desenvolvimento dos seus resultados formativos. Confira alguns dos benefícios:

  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Monitorar KDS;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e privilégios de base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize o cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Viu vantagens? E tem muito mais! Aperte no banner, assista uma demonstração e veja porque a Saipos é o melhor sistema para restaurantes do Brasil!

 

Baixe: Planilha de Fluxo de Caixa!