Não vale muito a pena utilizar um aplicativo próprio para restaurantes. No entanto, existem outras ferramentas mais econômicas para vender online, como um site próprio ou site delivery, por exemplo.
Por outro lado, o aplicativo representa independência para o negócio, que deixa de ficar refém das plataformas de marketplace.
Além disso, existem várias questões que deixam o empreendedor na dúvida sobre como utilizar essa ferramenta.
Por isso, preparamos este artigo para explicar tudo sobre aplicativo próprio para restaurante e mostrar as opções que podem ser implementadas no seu negócio. Confira:
Mas, antes de seguirmos com o texto, se você quiser ir direto ao ponto e ver uma comparação entre app próprio e site delivery clique no banner abaixo!
Utilizar um aplicativo para restaurante traz vantagens quanto desvantagens para o seu negócio, confira, na tabela abaixo:
Vantagem |
Desvantagem |
Agilidade na operação. |
Os clientes não gostam de ter que baixar aplicativos, eles preferem utilizar direto o site. |
Menor chances de cometer erros. |
Você precisa investir mais em divulgação para que seu aplicativo alcance o público. |
Traz uma maior economia com os marketplaces. |
Não traz a possibilidade de automatizar mensagens no whatsapp. |
Além disso, se você estiver se perguntando se é caro manter um aplicativo próprio, a resposta é sim! No entanto, o custo necessário para criar o seu delivery próprio, dependerá da agência ou do profissional que fizer a criação para você.
Usabilidade: Um aplicativo para pedir comida online precisa de atualizações constantes e pessoal preparado para resolver problemas que acontecem normalmente quando há um fluxo de pedidos muito grande.
Investimento em marketing: Para que as pessoas saibam que você disponibiliza esse tipo de serviço é necessário apostar em campanhas de marketing.
Além disso, manter as suas redes sociais sempre ativas e bem administradas!
Taxa mensal: Para manter o serviço ativo.
Monitoramento: E se você ficar sem internet e segundos antes alguém tiver concluído um pedido? É necessário ter uma rede muito potente e garantir que não haverá perda de conexão!
De certa forma, sim. Embora utilizar o iFood, Rappi, Uber Eats e outros representam um gasto maior com taxas, é recomendado manter ao menos uma parceria.
Como alguns proprietários já descreveram, essas plataformas são um mal necessário para quem não quer perder clientes.
Perceba que empresas do porte da Pizza Hut, Bob's e Burguer King que divulgam (e muito) os serviços que têm, continuam utilizando os aplicativos de terceiros.
Portanto, isso quer dizer que dificilmente valerá a pena para uma empresa menor ter um aplicativo próprio para restaurantes como única opção de venda.
É importante considerar que os aplicativos mais populares têm uma grande importância na divulgação dos restaurantes, principalmente os que estão em início de atuação.
Embora os dois possuam várias diferenças, um site próprio tem muito mais vantagens do que um aplicativo para pedir comida online. Confira na tabela as diferenças app delivery x site delivery!
Já existem inúmeras plataformas com esta finalidade: iFood, Rappi, Uber Eats e vários outros.
Assim, enviar ao seu cliente o link de outro aplicativo para baixar pode lhe fazer pensar: “Mas por que baixar mais um se já tenho tantos?”.
Além disso, o site próprio permite o uso tanto em smartphone quanto em computador, ao contrário de um aplicativo que não funciona no desktop.
No entanto, o que consideramos mais importante nesta comparação é a questão econômica.
Contudo, é muito provável que você já utilize alguma plataforma de marketplace. E isso rende gastos a mais, como as taxas, além da mensalidade.
A SAIPOS trabalha com um site delivery que é uma ótima opção para o seu negócio.
Essa solução delivery dá a possibilidade de utilizar um site personalizado com a sua identidade visual, que aceita pagamento online através da maioria dos cartões de crédito.
No entanto, o melhor de tudo é que você não precisa pagar nenhuma taxa sobre os pedidos, apenas a mensalidade do serviço.
Assim, ao receber um pedido através do seu site próprio, ele vai diretamente para o sistema, sendo mandado para a cozinha na mesma hora.
Lá, através do monitor KDS, tudo fica disponível para quem atua na cozinha em uma tela de fácil acesso.
Então se você não sabe como fazer um site para restaurante, lembre-se que a Saipos pode cuidar disso para você de forma simples e rápida!
Para saber como funciona o Site Delivery da Saipos, é só apertar no banner!
Se você estava pesquisando sobre aplicativo próprio par restaurante, quer dizer que já pensa em maneiras de tornar o seu negócio mais tecnológico.
Portanto, a melhor opção para isso é utilizar um sistema de gestão para restaurantes, e a Saipos é a escolha mais inteligente!
Então, com essa ferramenta você tem benefícios e automatizações em todas as etapas de processo do seu negócio. Incluindo controle de estoque, vendas, emissão de cupom fiscal e muito mais, confira!
Portanto, tudo isso torna o seu dia a dia muito mais prático e assertivo. Já que evita erros e deixa o controle total em suas mãos de forma simples.
Então, quer saber mais sobre o melhor sistema para restaurantes do Brasil? Aperte no banner e conheça!
Os 5 melhores aplicativos para vender comida são: 1. IFood; 2. Rappi; 3; Aiqfome; 4. Delivery Much; 5. Americanas.
Os maiores concorrentes do IFood são: rappi, loggi e apptite
Para criar um aplicativo próprio é muito caro, o custo começa em R$80.000.