Novas regras do vale alimentação: confira o que muda para restaurantes

Saiba tudo sobre as novas regras de alimentação

Entrou em vigor a Lei 14.44/22, que estabelece novas regras do vale alimentação! Entenda o que muda para seu restaurante.

As  novas regras, que vão passar a valer em maio de 2023, focam nos trabalhos híbridos e alternam algumas funcionalidades do cartão alimentação!

Uma das mudanças mais significativas foi o veto do saque. O saldo não utilizado no vale alimentação ou no vale refeição poderiam ser sacados em dinheiro após 60 dias. 

Porém, essa regra foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro. Ou seja, o saldo não utilizado será acumulado para o mês seguinte e só poderá ser usado para compras de alimentos.

Inclusive, a lei determina uma multa para empresas que permitirem a utilização do vale alimentação para consumo de outras coisas que não comida. A multa pode chegar até R$ 50 mil

Esse veto, porém, é um efeito positivo para donos de restaurantes e lanchonetes! Para entender melhor e ficar por dentro do novo decreto vale alimentação, separamos algumas das principais informações. Confira o que você verá:

  • Entenda a nova lei do vale alimentação;
  • O que muda para os restaurantes?;
  • As principais mudanças do cartão alimentação;
  • Respostas sobre as novas regras vale alimentação.

 Mas antes, que tal conferir nosso e-book gratuito “Dicas para ajudar seu restaurante na crise”? É só apertar  o banner abaixo e aproveitar!

Baixe o e-book e veja dicas para ajudar seu restaurante na crise

Entenda a nova lei do vale alimentação

O vale alimentação muitas vezes foi a salvação dos trabalhadores. Como o nome já diz, é um cartão que possui crédito para gastar em estabelecimentos que vendem alimentos.

Supermercados, mercados pequenos, hortifruti e outros negócios parecidos.  Até restaurantes, lanchonetes e bares podem aceitar o VA como pagamento.

Mas imposta no começo de agosto de 2022 e aprovada em setembro do mesmo ano, a nova lei vai exigir algumas mudanças na funcionalidade do benefício.

Uma das regras vale alimentação é proibir a compra com o cartão de qualquer produto que não seja alimentos ou pratos feitos. Ou seja, é vedado o uso do cartão benefício para compras de bebidas alcoólicas e até cigarros.

Mesmo que sejam vendidos em mercados, podem ser barrados.Isso porque, segundo o Ministério do Trabalho, o vale estaria sendo usado para pagar contas e até mensalidade de academia.

A lei prevê multa para empresas caso isso aconteça. É uma maneira encontrada para tentar evitar fraudes.

Diferença entre vale alimentação e vale refeição

O vale alimentação (VA) é usado para compras maiores, principalmente em supermercados. Por ser mais completo, é mais utilizado para compras mensais.

Já o vale refeição (VR) é usado em ambientes com alimentos prontos e pratos feitos, como restaurantes e lanchonetes. Costuma ser utilizado durante o trabalho para o almoço.

Outras mudanças ocorreram nas novas regras do vale alimentação, veja abaixo as principais:

  • Uso do saldo do VA e VR;
  • Mudança na bandeira do cartão;
  • Aceitação das bandeiras do cartão;
  • Saque do saldo;

As principais mudanças do cartão alimentação

A nova lei do vale alimentação não possui muitas modificações, mas vai movimentar um pouco tanto as empresas quanto os estabelecimentos que aceitam VA e VR.

Por isso, para facilitar, reunimos as novas regras do vale alimentação de forma detalhada, confira na tabela abaixo:

Portabilidade gratuita

O trabalhador poderá solicitar a  portabilidade gratuita entre os planos de serviço de VA e  de VR sem custo nenhum. Assim, poderá mudar a operadora do cartão.

Rebate proibido 

A lei proíbe o rebate, que era um  acordo entre empresa de benefícios e os parceiros que realizavam as recargas do cartão. Isso fazia com que  o consumidor pagasse um valor maior nos estabelecimentos.

pagamento pré-pago

O pagamento de VR e VA deverá ser pré-pago, proibindo o pagamento posterior.

Sem saque de saldo

De início o saldo não utilizado poderia ser sacado em dinheiro após 60 dias. Mas como foi vetado pelo presidente da república, o saldo permanece no cartão mesmo após saída do funcionário da empresa.

Restaurante terão que aceitar todas as bandeiras

O trabalhador poderá usar seu cartão em qualquer estabelecimento, mesmo que não aceite a bandeira, basta aceitar o vale alimentação. Por exemplo, se o cartão for alelo será possível passar no restaurante, mesmo que só aceite sodexo.

 

As novas regras do vale alimentação só passam a valer em maio de 2023, mas as empresas e os donos de restaurantes já podem organizar as mudanças.

novas regras do vale alimentação

O que muda para os restaurantes?

A mudança do vale alimentação vai afetar todo o mercado de food service. Por isso, donos de restaurantes e lanchonetes precisam ficar atentos.

Principalmente aqueles que aceitam tickets restaurantes ou cartão alimentação. Com as mudanças e novas regras impostas,o ideal é ficar preparado.

Mas de que maneira a nova lei do vale alimentação vai afetar os estabelecimentos? Algumas das regras favorecem os estabelecimentos, principalmente os que vendem comidas prontas.

O veto no saque em dinheiro, por exemplo, foi considerado positivo para o setor de restaurantes, já que pode favorecer os negócios.

Já a portabilidade gratuita entra em discussão. A Associação brasileira de bares e restaurantes, Abrasel, é contra a regra e diz que irá estimular o cashback e com isso, transferiria o custo para os estabelecimentos.

De qualquer forma,  a mudança que mais precisa de atenção é que os restaurantes vão ser obrigados a aceitar qualquer operadora em seu estabelecimento

É preciso entender se será positivo ou negativo para o mercado dos restaurantes e bares.

Respostas sobre as novas regras do vale alimentação

As novas regras do vale-alimentação na nova lei trabalhista 2022 com certeza deixou muitas dúvidas sem respostas.

elecionamos algumas das perguntas mais frequentes para deixar você por dentro de tudo, veja na tabela abaixo:

PERGUNTAS

RESPOSTAS

Quando começa a valer as novas regras do vale alimentação?

As novas regras passam a valer no primeiro dia de Maio de 2023.

Descumprimento da nova lei pode gerar multa?

Sim. A multa pode valer até R$ 50 mil. Um valor que pode aumentar caso haja dificuldade de fiscalização.

Como essas mudanças impactam nas empresas?

As empresas não poderão mais negociar descontos na contratação dos serviços de VR e VA, por exemplo. Já que gerava taxa extra para os restaurantes.

Essas proibições valem para contratos antigos?

Não atingem contratos vigentes e só passaram a valer para eles 14 meses após a publicação da lei.

Conheça o Sistema Saipos

Para deixar seu restaurante preparado para atender às mudanças do mercado, como a nova lei, o melhor jeito é ter um Sistema para Restaurante!

Além de automatizar seu estabelecimento, você consegue deixá-lo mais rápido e eficiente! Com o Sistema da Saipos, você pode também adquirir outros benefícios.

Por exemplo, integração com apps delivery, Cardápio online, comanda eletrônica e muito mais! Tudo isso de maneira simples, ágil e inteligente!

Conheça outras funcionalidades:

  • Controle financeiro com relatórios completos;
  • Controle de estoque com ficha técnica;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes através de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Interessante, não é? Para saber mais é só clicar no banner abaixo! O que está esperando? Aproveite!

Saiba mais sobre a nova lei!