O iFood é um aplicativo de delivery de comida, que revolucionou a forma de pedir e entregar pedidos.
No ano de 2022, a média mensal de pedidos na plataforma foi de aproximadamente 65 milhões.
Além disso, de acordo com a página TecnoBlog, o iFood domina o mercado de delivery brasileiro, totalizando 80% dos pedidos.
Como você vê, o aplicativo tem fama e visibilidade, e se vinculando a plataforma você pode trazer esses pontos positivos para a sua marca.
Pensando nisso, a Saipos preparou este artigo completo sobre o iFood. Confira o que será abordado:
Mas antes faça o download do e-Book "Tudo sobre Delivery" feito pela Saipos.
Nele você terá acesso a um guia completo com todas as dicas para arrasar nas vendas do seu delivery, fidelizando clientes e lucrando mais. Aperte no banner e baixe grátis!
A plataforma disponibiliza para seus usuários os mais diferentes tipos de comida, além de ifood cupom para descontos, estando presente em mais de 1,7 mil municípios do Brasil.
Por isso, se você deseja fazer uma gestão diferenciada do seu restaurante ou delivery, o app é uma boa maneira de encontrar esse caminho.
Entretanto, se você ainda não se decidiu, talvez saber que a plataforma é líder na América Latina no seu ramo, pode te convencer.
Ou seja, a plataforma está em larga expansão, adquirindo cada vez mais novos parceiros e tornando-os também maiores.
Nesse sentido, há muitos relatos de estabelecimentos, que após o início da operação com a tecnologia, o faturamento cresceu surpreendentemente.
Estar no app gera muito benefícios ao seu negócio, como:
A implantação da plataforma no seu restaurante é fácil e rápida. Após cadastrá-lo no app e acessar o ifood portal, você já começará a receber pedidos.
Portanto, depois de realizar o cadastramento e ser liberado para receber encomendas, é necessário baixar o Iconnect no computador do restaurante, que faz a gestão dos pedidos.
Ou seja, com a implantação desse programa gestor, a sua página na plataforma já estará disponível para todos os usuários ifood.
A partir da instalação do app na sua empresa, o faturamento tende a crescer, pois será mais um canal de vendas, que trará novos clientes.
Se você já tem um restaurante, acrescentar o delivery é uma boa opção. Dessa forma, como já foi dito, vender no ifood representa investimento em publicidade também, pois muitas pessoas vão conhecer o seu estabelecimento .
Com o ifood o seu estabelecimento sai da invisibilidade e os usuários do aplicativo que estão na sua região e não conheciam, passam a conhecê-lo.
Por isso, a ideia é que suas vendas aumentem e, consequentemente, seu faturamento. No entanto, apesar de ser um tipo de marketing gratuito, o iFood necessita de um empurrãozinho para trazer uma boa impressão sobre seu negócio.
Por isso, você precisa estar atento para manter a sua página na plataforma sempre atualizada. Seu cardápio precisa ter imagens reais e atrativas, e o horário de funcionamento precisa estar sempre ajustado.
O atendimento via chat precisa acontecer rapidamente após o primeiro contato do cliente com o seu restaurante. O ideal é aderir a um tipo de comunicação padrão, gentil e focada em resolver os problemas do usuário.
Se a experiência for boa, o cliente certamente comprará mais vezes de você, mesmo que o preço seja mais alto que o dos concorrentes.
Ao utilizar a plataforma, o cliente consegue realizar o pagamento do pedido diretamente via o app.
Ou seja, muito mais seguro para o estabelecimento e para o próprio consumidor.
Contudo, caso ele não queira pagar pelo aplicativo, há outras maneiras oferecidas. Pode ser:
O app aceita diversas bandeiras de cartão, além de trabalhar com a ifood maquinha. Então, é bem provável que não se tenha problemas com as que estão presentes no seu restaurante.
Antes de continuarmos com o conteúdo, assista o nosso vídeo e descubra como aumentar suas vendas delivery!
O ticket médio é uma maneira que empreendedores encontraram para medir a performance de vendas do seu negócio.
Essa ferramenta funciona a partir do valor que foi gasto em uma comanda. Ou seja, ele pode ser calculado com o valor que cada cliente consumiu.
A descoberta desse número vem com a soma do valor total de consumo dentro de um determinado período e dividi-lo pelo número de consumidores.
Para restaurantes, é preciso usar o Gestor de pedidos iFood, que também precisa ser baixado.
Dessa forma, para fazer o ifood download dessa ferramenta, você precisa seguir os seguintes passos:
Antes de fazer o iFood download e passar a usá-lo enquanto empreendedor, o seu restaurante precisa atender alguns pontos da plataforma:
Caso o seu estabelecimento se encaixe em todos os pré-requisitos e esteja pronto para começar, pode contar com o ifood shop.
Esta é uma das plataformas do aplicativo para a compra de artigos como embalagens e mochilas para entrega.
Para restaurante, o gestor de pedidos iFood funciona como uma ferramenta que permite que o local faça a confirmação de pedidos dos clientes.
Com ele, é possível enxergar informações sobre o status do pedido, sendo eles “Pendente”, “Aceito”, “Despachado” e “Concluído”.
Contudo, de maneira resumida o Gestor de Pedidos iFood é o que deixa o restaurante online no site do ifood
Mesmo que você utilize o iFood para impulsionar as suas vendas, economizar é uma questão que sempre cai bem.
Por isso, a dica é utilizar o Sistema Saipos, com todos os benefícios de uma gestão eficiente e automatizada. Conheça alguns dos benefícios:
Viu quantas vantagens? E tem muito mais! Aperte no banner e conheça todas as opções de integração que a Saipos oferecer para modernizar o seu delivery.
Existem dois planos para restaurantes se cadastrarem na plataforma. São o básico e a entrega.
Então, se você quer aumentar o seu faturamento, confira como eles funcionam:
Neste caso, a sua empresa só pagará se vender.
Nesse plano a entrega fica por conta do aplicativo.
O ifood delivery é sem fidelidade e/ou exclusividade e você pode fazer o cancelamento do seu plano a qualquer momento.
Dessa forma, é possível usar o app por quanto tempo quiser. Além disso, o app conta com a versão para os motoristas, que é o ifood entregador.
O repasse do iFood para o restaurante depende do plano que o estabelecimento escolher.
Atualmente, são três opções disponíveis para a empresa escolher, sendo elas:
Plano |
Frequência do pagamento |
Taxa |
Mensal |
30 dias após o fechamento. |
Sem taxa. |
Quinzenal |
A cada duas semanas após o fechamento. |
1,49% |
Semanal |
Toda semana após o fechamento. |
1,59% (ou 1,49% com Conta Digital iFood) |
A contabilização das vendas é feita a cada 7 dias. Ou seja, independente do plano escolhido, o iFood separa o fechamento semanalmente.
Durante o fechamento, o iFood contabiliza o valor total dos pedidos realizados pelo restaurante, desconta as taxas referentes ao plano escolhido e aos serviços oferecidos pela plataforma, e repassa o valor líquido para o restaurante parceiro.
Se você deseja ter sucesso no seu estabelecimento, um dos principais pontos que deve ser levado em conta é a organização.
Por isso, ter um sistema de gestão de restaurantes como o da Saipos ajudará muito. Além do mais, ele deixará tudo mais prático, rápido e fácil.
Ao fazer a integração entre o ifood e o sistema de gestão para restaurantes, você terá muitos benefícios.
A partir dessa ação é possível otimizar os processos do seu negócio, pois evitará erros e retrabalho redigitando os pedidos recebidos online na frente de caixa.
Portanto, ao fazer a integração, você:
Mais que isso, a Saipos possibilita melhorias em todas as etapas do seu negócio, desde o recebimento do pedido até a entrega.
Controle financeiro, de estoque, emissão de notas fiscais, comanda eletrônica, monitor KDS e relatórios são só algumas funcionalidades, mas você vai se surpreender conhecendo o sistema mais completo do mercado.
Aperte no banner abaixo e descubra as vantagens de investir em um Sistema para Delivery Integrado ao iFood!
Jornalista formada pela Unisinos, Analista de Marketing e SEO da Saipos