O iFood drones é um novo modelo de entrega no Brasil que promete revolucionar o mercado de food service.
Espera-se que a tecnologia possibilite a entrega de alimentos em locais que antes não eram tão acessíveis e otimize o tempo necessário para a realização do trajeto.
O iFood é a primeira empresa autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a realizar entregas com drones ou aeronaves remotamente pilotadas (RPAs) no Brasil.
Os drones utilizados pela empresa, são desenvolvidos em parceria com a SpeedBird Aero, que além do iFood, possui clientes como Avon e Natura.
Imaginamos que você esteja cheio de perguntas sobre a nova tendência. Pensando nisso, separamos neste artigo os questionamentos mais realizados sobre iFood drones.
Dessa forma, você poderá ficar por dentro de tudo o que precisa saber sobre o novo modelo de entregas. Confira:
Mas, antes de darmos continuidade ao conteúdo, ter um software para restaurante integrado à plataforma de delivery, como o iFood, é indispensável, hoje em dia.
Pensando nisso, a Saipos desenvolveu um sistema que integra com os principais apps de entrega do mercado.
Clique no banner e entenda como funciona a integração da Saipos com o iFood!
A ideia principal do iFood drones é que o pedido seja levado para os chamados droneports, encurtando o trajeto percorrido pelo entregador parceiro e otimizando o tempo da viagem.
Ainda em fase de testes, a entrega de pedidos por drones funcionará da seguinte forma:
Repare, então, que, por ser um método de entrega do aplicativo, assim como o entrega fácil iFood, também conta com o apoio dos parceiros iFood para completar a viagem.
Droneport (em tradução livre: “porto de drones”) é o nome dado a área destinada para pouso e decolagem de drones.
Vale ressaltar que a rota entre os droneports será monitorada por profissionais em um centro operacional, que poderão intervir em caso de problemas.
Portanto, ao contrário do que se possa ter imaginado, os drones não irão pousar diretamente na casa dos clientes para realizar a entrega dos pedidos iFood.
Por questões de segurança, a empresa optou por realizar esse processo nos droneports, transformando o local em um Hub de distribuição.
Além disso, os RPAs também não irão percorrer grandes distâncias. Visto que a Anac autorizou apenas as entregas em um raio de 3km e que não excedam 2,5kg.
O drone desenvolvido pelo iFood possui capacidade de transportar 2 kg de carga, voa a aproximadamente 40 km/h e pode chegar a 60 metros de altitude.
Esse aparelho também é equipado com GPS para navegação e paraquedas para casos de emergência.
Como você já deve imaginar, uma entrega não convencional como essa, precisa de alguns cuidados mais específicos para ocorrer tranquilamente.
No caso do drone, não é diferente! Por se tratar de um transporte aéreo, existem fatores como embalagem e peso que precisam ser levados em consideração.
Assim, a ANAC exige uma série de cuidados especiais para a utilização dos iFood drones, que são:
Confira, na tabela a seguir outras perguntas realizadas sobre a utilização e funcionamento do drone iFood:
Pergunta |
Resposta |
Pode haver danos às encomendas? |
As chances são muito pequenas, visto que há mais estabilidade no ar do que nas entregas por via terrestre. |
Pode ocorrer danos à propriedade de quem recebe o produto? |
Não. A iFood entrega por drone será realizada em droneports autorizados e, portanto, não haverá necessidade dos drones pousarem na propriedade dos clientes. |
Pode acontecer congestionamento de drones? |
Não. Todas as rotas são automatizadas e a empresa SpeedBird Aero, ficará responsável por realizar o controle de voo dos iFood drones. |
A entrega por drones pode gerar menos privacidade? A câmera do drone me filma? |
Não. Segundo o iFood, as câmeras utilizadas nos drones são de baixa resolução e apenas transmitem imagens em tempo real, com a finalidade de facilitar a navegação e o procedimento de pouso. Não havendo filmagem. |
Como já explicamos mais acima, os drones não irão substituir os entregadores porque servirá como um encurtador de caminho para os pedidos.
Ou seja, ainda é necessário que os entregadores parceiros retirem do droneport e finalizem a entrega dos pedidos, mesmo com o uso de drones na entrega.
Então, apesar de permitirem maior agilidade e segurança nas entregas, os drones não substituem o trabalho dos entregadores.
E, falando em praticidade, desenvolvemos um vídeo repleto de dicas para te ajudar a vender mais por meio do delivery! Aperte o play e confira:
Para restaurantes e também para os clientes, a principal vantagem do iFood drones é a redução no tempo necessário para realizar a entrega do pedido.
Estima-se que ao utilizar esse modelo de delivery, é possível que os pedidos cheguem em um tempo até três vezes menor do que o demandado nas entregas tradicionais.
Além disso, os drones apresentam outros benefícios como:
O iFood drone está em fase de testes, então, o custo para utilização do serviço dos drones para iFood restaurantes ainda não foi divulgado.
No entanto, a nova modalidade de entregas promete reduzir custos e impactos ambientais causados pelos modelos convencionais.
Mas, enquanto os drones ifood não estão disponíveis para realizar as entregas do seu restaurante, você pode aproveitar as demais funcionalidades que a empresa fornece, como:
E, por falar na praticidade do delivery, se você quer aderir a essa modalidade de venda para o seu negócio, confira algumas dicas imperdíveis que separamos!
Clique no banner e baixe gratuitamente o eBook que vai te ajudar a migrar para o delivery:
Por se tratar de uma modalidade que reduz os impactos ao meio ambiente e possibilita a redução no tempo de entregas, a tendência é que o iFood drone seja muito utilizado.
Aliás, vale notar que o iFood tem como meta de entregar 50% dos pedidos utilizando meios de transporte não poluentes, como drones e bikes, até 2025, segundo a própria empresa.
A boa notícia é que estamos cada vez mais próximos de uma realidade mais prática no mundo dos deliveries e isso é ótimo para iFood restaurantes e clientes.
Enquanto os iFood drones ainda não são uma opção para o seu negócio, é preciso se preocupar em realizar uma boa gestão.
Dessa forma, você consegue garantir que o estabelecimento continue crescendo e gerando lucro e obtém recursos para investir nas novas tendências que surgirem no mercado.
E nada melhor do que contar com a tecnologia para te ajudar nesse processo, não é mesmo?
Com o Sistema para Restaurante Delivery da Saipos, você tem acesso a funcionalidades exclusivas que vão deixar a gestão do seu negócio mais simples, ágil e inteligente.
Confira:
Tudo isso com o melhor custo-benefício do mercado e tecnologia exclusiva!
Clique no banner abaixo e solicite agora mesmo uma demonstração gratuita com um de nossos consultores!