Estratégias de final de ano para seu restaurante

Você piscou e as decorações de Natal já começaram a aparecer pelas lojas e restaurantes.

Falta pouco para o ano acabar, e é por isso que você precisa estar atento a estratégias de final de ano para faturar nos últimos dias de 2020.

Aproveite as datas comemorativas para aumentar as vendas do seu restaurante.

Nossos especialistas em marketing separaram algumas táticas para impulsionar seu negócio e atrair mais clientes.

A gente sabe que ninguém gosta muito de trabalhar no período das festas. Porém, o lucro que isso pode trazer ao seu restaurante vai fazer tudo valer a pena. Basta ter certeza de que tudo seja bem planejado e organizado.

Outro ponto estratégico muito importante está relacionado a divulgação. Aperte no banner e baixe grátis as 5 melhores dicas para divulgar seu restaurante!

1. Fique atento ao seu estoque

Nós sabemos que você conhece o seu estoque. Mas ter cuidado redobrado com ele nunca é demais, especialmente no final do ano.

Para os dias das festas (Natal e Ano Novo), é provável que o seu restaurante trabalhe com o sistema de reservas, por isso, será mais fácil saber uma média dos produtos que você precisa ter em estoque.

Porém, nos outros dias do mês, é interessante estudar como foi o seu movimento no ano anterior.

Busque nos registros do seu sistema como foram suas vendas no período. Assim, você irá conseguir projetar a demanda que terá para abastecer o seu estoque.

Mas fique atento: é preciso fazer uma análise do seu crescimento para não ter nenhum tipo de surpresa na hora de preparar o seu restaurante.

2. Contrate mais gente  

Isso mesmo, você precisa estar preparado para a correria do final do ano. Mas deve se perguntar: como terei mais lucro, se vou ter que contratar mais pessoas? É bem simples, nenhum cliente gosta de esperar.

Investir em profissionais para diminuir a fila de espera é uma das garantias para o bom atendimento.

Mas lembre-se de que essas novas contratações devem ser de qualidade. Afinal, o atendimento é um ponto muito importante para o restaurante, ninguém quer ser tratado mal em datas comemorativas.

3. Possua metas e calcule resultados

As coisas podem sair um pouco do controle no fim do ano, por isso, tenha em mente que você precisa ter metas claras e tangíveis.

Monte um plano de ações e mensure a evolução dos resultados, para ter certeza de que eles estão de acordo com o planejado.

E não se esqueça de ter prazos bem definidos para o cumprimento de metas para o restaurante.

4. Cuidado com os desperdícios

O desperdício é um grande inimigo da produtividade. E um passo importante contra o desperdício é evitar o excesso.

Comece organizando o estoque. A probabilidade de perda de materiais devido ao prazo de validade é grande.

Além disso, padronize as porções para oferecer pratos com a quantidade certa aos clientes.

Estratégias de final de ano

5. Qualifique sua equipe

Treine o seu time! Buscar a qualificação da sua equipe proporciona a criação de novas habilidades e melhoram as que já existem. 

Existem muitos benefícios do treinamento, entre eles a integração da equipe, sentimento de valorização e adaptação às tendência do mercado. 

6. Invista na comunicação interna

Na brincadeira do telefone sem fio, um simples recado transmitido de maneira distorcida origina um problema de comunicação.

Então, acabe com o telefone sem fio em seu restaurante. Passe informações de maneira clara e objetiva, e incentive os seus colaboradores a fazerem o mesmo.

7. Invista em um sistema de qualidade

Usar a tecnologia na prestação de serviço do seu restaurante já não é mais um luxo, e sim, um investimento para qualificar sua gestão. E em épocas comemorativas, ele faz toda a diferença.

Utilizar, comandas eletrônicas, por exemplo, facilita a transmissão entre o garçom e a cozinha. Assim, o tempo gasto entre o pedido e a entrega é minimizado, podendo aumentar a satisfação geral.

Para ter esse tipo de tarefa e muito mais, entre em contato com a Saipos, o sistema para restaurante mais simples, ágil e inteligente do mercado.

Aperte no banner e conheça um pouco mais das funcionalidades do software!

8. Orçamento para marketing digital

Caso você não esteja nas redes sociais, você não existe. marketing para restaurante serve justamente para isso, fazer sua comunicação no ambiente online. As vantagens de aproveitar esse espaço são inúmeras.

Ele apresenta resultados instantâneos, e tem um enorme alcance de potenciais clientes, você pode divulgar seus preços e criar promoções dos seus pratos.

9. Satisfação do cliente

A fidelização do cliente somente é possível quando ele se sente satisfeito ao realizar uma refeição em seu restaurante.

Não é à toa que todo restaurante deve prezar pela satisfação, garantindo um serviço ágil e a entrega dos pratos de acordo com os pedidos realizados e um atendimento de qualidade.

Após entendermos um pouco da rotina diferente do final de ano para restaurantes, a palavra que resume todas as nossas dicas é: organização.

Por isso, recomendamos que você não poupe esforços para deixar tudo no lugar certo e encerrar o ano com entusiasmo.

Baixe Grátis: Dicas para Divulgar seu Restaurante