Saiba como usar Promos e Datas no seu restaurante!

Stêvão Limana - Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.
Escrito porStêvão Limana

Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.

Entenda como usar promos e datas para restaurantes

Promos e datas são excelentes oportunidades de conquistar e fidelizar clientes, basta usar a criatividade e saber como investir nesses períodos.

Não só no Brasil como no mundo inteiro, esses dias são uma ótima estratégia de mercado para aquecer a economia e movimentar, não só o setor da alimentação, como outros também.

Caso você esteja pensando em formas de aumentar suas vendas, mas está com dificuldade de criar algo, saiba que o calendário anual é uma solução.

Além das datas comemorativas e promoções, a mudança das estações também podem ser usadas nesse método para atrair clientes.

Pensando nisso tudo, a Saipos reuniu nesse artigo uma variedade de ideias para serem utilizadas por seu restaurante, para que você faça campanhas de marketing eficientes.

É importante planejar tudo com antecedência no seu cardápio para que nada seja feito às pressas. Então, continue lendo e saiba mais dicas!

Mas antes, baixe grátis um pacote de artes para redes sociais que a Saipos criou! Com certeza elas vão facilitar sua vida na hora da divulgação. Aperte no banner e faça download agora mesmo!

Como aproveitar datas comemorativas e promoções para restaurantes?

Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Mães, Páscoa, Carnaval, Festa Junina… São algumas das datas comemorativas e promoções que você pode aderir no seu restaurante.

Claro, existe uma variedade de dias a serem comemorados, mas você deve selecionar as datas que mais combinam e fazem sentido com seu negócio.

Então, organize seu calendário e busque formas criativas de divulgar novidades para atrair clientes nestas datas específicas.

Lembre-se que os dias comemorativos impõem um limite de término automaticamente. Dessa forma, nasce uma sensação de urgência nos clientes. Assim, nesse caso, também está a seu favor uma prorrogação da oferta. 

Você pode estender o tempo de duração da sua promoção, e isso terá um efeito positivo para os consumidores. 

Confira abaixo dicas de datas comemorativas que você pode usar no seu restaurante:

 

FEVEREIRO: 

  • Carnaval
  • 01 - Dia do Tomate

MARÇO:

  • 26 - Dia internacional do chocolate
  • 26 - Dia do cacau

ABRIL:

  • 14 - Dia mundial do Café
  • 24 - Dia do churrasco
  • 24 - Dia internacional do milho

MAIO:

  • 10 - Dia da cozinheira
  • 14 a 31- Festival Brasil sabor
  • 24 - Dia nacional do café
  • 24 - Dia mundial do hambúrguer

JUNHO:

  • Festa Junina
  • 01 - Dia do leite
  • 07 - Dia nacional do vinho

JULHO:

  • 06 - Dia da gastronomia mineira
  • 08 - Dia do panificador
  • 10 - Dia da pizza

AGOSTO:

  • 07 - Dia internacional da cerveja
  • 11 a 13 - Congresso Abrasel
  • 17 - Dia do pão de queijo
  • 31 - Dia do Bacon


OUTUBRO:

  • 07 a 25 - Oktoberfest Blumenau
  • 16 - Dia mundial da alimentação
  • 16 - Dia mundial do pão
  • 20 - Dia internacional do chef de cozinha
  • 25 - Dia nacional do macarrão

NOVEMBRO:

  • 01 - Dia do sushi
  • 01 - Dia mundial do vegano

DEZEMBRO:

  • 25 - Natal
  • 31 - Ano Novo

Mas o que oferecer?

A ideia é oferecer e promover uma promoção que seja benéfica tanto para seus clientes quanto para você, sempre buscando equilibrar a expectativa e satisfação do consumidor.

Não precisa ser algo muito elaborado, basta que seja interessante e atraente. Uma boa dica é aproveitar para promover um produto ou ingrediente que não tem muita saída, ou um prato novo. 

Assim, sua promoção é uma porta aberta para que os clientes conheçam melhor o seu cardápio e diversifiquem as compras futuras.

E como oferecer?

Há alguns modelos de condições especiais que já são conhecidos do público. Você pode apostar neles como a melhor opção para o seu negócio. Ou, talvez, escolher uma nova estrutura de promoção. 

Tudo vai depender do que faz mais sentido para o seu restaurante e para o seu público! Algumas opções mais conhecidas são:

  • Cupons de desconto com um nome especial, para os apps de delivery;
  • Promoções como “leve um refrigerante grátis na compra de duas pizzas”;
  • Ofereça uma sobremesa na compra de um combo.

Ah, também vale investir em cupons de desconto super personalizados, notificações por push, e-mail marketing e outras funcionalidades. O mais importante é criar a sensação de urgência, diversificando os produtos oferecidos. 

Lembre-se de sempre deixar bem claro qual é a promoção e por quanto tempo a condição é válida.

Crie promoções atrativas para datas comemorativas

Em uma data especial, é possível realizar diversas atividades, como sair com o companheiro, amigos e familiares para passear e comer, é claro. 

Então, aproveite o feriado ou a data cultural ou comemorativa para criar uma promoção que faça com que suas vendas aumentem. 

É também uma excelente oportunidade para garantir maior visibilidade à sua marca.

Realize promoções e sorteios

Uma excelente maneira de celebrar as datas comemorativas é presenteando as pessoas com promoções e sorteios, aumentando o alcance das suas campanhas. 

Você pode oferecer desde um brinde até a gratuidade de um produto como prêmio de um sorteio. A campanha promocional pode ser divulgada nas redes sociais, e-mail marketing, panfletos, entre outros meios.

Uma dica: no Dia das Mães, crie uma promoção diferenciada para quem é mãe. Ou você pode também direcionar suas campanhas para os filhos, por exemplo.

Marketing sazonal

O marketing sazonal é um conjunto de estratégias temporárias relacionadas a um determinado período do ano. Entretanto, para serem eficientes, as campanhas devem ser planejadas com antecedência.

Portanto, mapeie, previamente, as datas que podem refletir nas vendas. Assim, haverá tempo de sobra para realizar os ajustes necessários no produto, e também na estratégia de divulgação.

Consulte alguns calendários sazonais e selecione as datas que têm relação com seu nicho, ou que podem impulsionar suas vendas.

O Dia Mundial da Pizza é um bom exemplo para os proprietários de pizzarias, pois a data proporciona oportunidades de elaborar estratégias de marketing que poderão causar um grande impacto.

Donos de bares e restaurantes podem utilizar as redes sociais para criar eventos, oferecendo aos seus clientes promoções e diferenciais preparados pelo seu estabelecimento em comemoração a uma data específica.

O interesse demonstrado pelo público já vai te dar uma noção se a sua estratégia está funcionando ou não.

Que tal um material gratuito da Saipos sobre como divulgar seu restaurante? Aperte no banner abaixo e faça download agora mesmo!

Como o seu restaurante pode se destacar nessas datas?

Veja a seguir 7 práticas recomendadas para seu restaurante sair à frente da concorrência e conquistar a preferência do público em datas especiais.

1. Entenda o público e o ciclo de vida do seu negócio

Compreender bem qual é seu modelo de negócio é fundamental para explorar melhor as datas comemorativas. 

Por isso, você precisa entender qual é o ciclo de vida de seu produto e a quem ele se destina.

Por exemplo, se seu restaurante vai oferecer um jantar especial para o Dia dos Namorados, você precisa se comunicar com seus possíveis clientes semanas antes, pois começar as campanhas próximo à data, faltaria tempo hábil para atrair o público pretendido.

2. Crie pratos e combos especiais

Na Páscoa, por exemplo, sabemos que é comum o consumo de chocolate. Então, incluir no cardápio opções relacionadas a essa data podem atrair o público que procura manter a tradição. 

Assim, você vai se sair bem se anunciar que seu menu está de acordo com a ocasião. Ofereça pratos que não façam parte do seu cardápio habitual, mas que não compliquem muito sua logística de compra. 

Além disso, uma estratégia interessante é oferecer combos para duas ou três pessoas. Assim, você atrai casais e famílias que queiram comemorar a data juntos.

Para reforçar a ação, se possível, decore seu estabelecimento de acordo com as características ou tema da data comemorativa.

3. Use a música a seu favor

Algumas datas comemorativas pedem um ambiente mais descontraído ou mais romântico, dependendo da ocasião, e a música é uma grande aliada para dar ao ambiente o toque que precisa.

Fique atento para o perfil dos seus clientes e a estrutura do seu estabelecimento para que a música não se torne um estorvo, atrapalhando a interação e a conversa entre os presentes.

Neste caso, uma simples música ambiente bem planejada pode ser suficiente como atrativo a mais nessas ocasiões.

4. Utilize datas comemorativas no relacionamento com o cliente

Desejar Feliz Natal e Ano Novo, por exemplo, é uma maneira carinhosa de manter o engajamento do seu público-alvo. Durante esses contatos, ofereça conteúdos relevantes e gratuitos para o seu público.

Caso for apostar no Dia das Mães, você pode enviar mensagens contendo dicas de como surpreendê-las, o que presentear e onde levá-las para jantar, por exemplo.

Lembre-se de evitar realizar ações de e-mail marketing cujo objetivo é exclusivamente as vendas, pois você pode criar uma rejeição em sua base de clientes.

5. Estações do ano

Até as estações do ano podem ser bem exploradas como datas comemorativas para promover o restaurante. Assim, durante o ano, é garantido mais 4 temporadas especiais que podem engajar seus clientes.

Criar promoções dedicadas às estações do ano é uma maneira de servir pratos cujo apelo é sazonal. 

Isto inclui sopas, cremes e bebidas quentes no inverno. No verão, saladas, ceviches e tudo aquilo que adicione frescor no seu cardápio será desejado pelos clientes.

6. Dia do cliente

Aqui, mais uma data interessante para ser incorporada na sua estratégia de datas comemorativas e promoções.

No dia 15 de setembro é comemorado o dia do cliente. Lembre-se que esta é a data mais importante a ser comemorada! Sem ele o seu negócio não existe!

Aproveite o dia para oferecer algo de valor ao seu consumidor e tê-lo por perto. Esta data é uma boa oportunidade de satisfazer e agradecer o cliente. Não perca a chance de valorizá-lo, mostrando o quanto ele é importante.

7. Aniversário do cliente

Caso você tenha os dados de contato de seus clientes, este dia pode ser comemorado de forma mais personalizada. 

Um e-mail, enviado com antecedência, é perfeito para alcançar os aniversariantes. Oferecer um desconto ou algo especial para este dia é algo simpático e que incentiva o cliente a comemorar no seu espaço.

Caso preferir, deixe claro nas suas redes sociais que o aniversário do cliente é um dia especial. É possível ir além e oferecer desconto ou sobremesa grátis, no dia a escolher, dentro do mês de seu aniversário. 

Este tipo de “promoção” pode vigorar durante todo o ano, de forma permanente. 

Comemoração no delivery? Pode sim!

O delivery não pode ficar de fora quando se trata de datas comemorativas e promoções! 

Desde dias específicos de comidas, passando por estações do ano, até aniversários e dia do cliente, tudo pode ser replicado no delivery!

Lembre-se que a adaptação do cardápio para cada evento deve respeitar as particularidades que o serviço de entrega exige. 

Comidas que viajam bem são essenciais no delivery, mas é certo que sempre há uma forma de adaptar o menu para atender datas especiais.

Outro ponto de atenção é em relação à embalagem para delivery, ela não precisa ser customizada para as datas comemorativas. 

O que realmente importa é que o recipiente seja específico para o tipo de comida que você vai entregar. Só assim é possível garantir que o prato chegue com qualidade e ótima apresentação nas mãos do cliente.

O melhor sistema para integração é a Saipos!

Podemos dizer que os três pilares para um delivery de sucesso são a qualidade da entrega, o tempo de espera e a qualidade do serviço.

Para que isso aconteça de maneira eficaz, é necessário um sistema para restaurantes simples e ágil.

Pois a Saipos inclui tudo isso, além da parte de gestão financeiracontrole de estoquefluxo de caixacontrole de vendas e muito mais.

O sistema também trabalha desenvolvendo constantemente soluções inovadoras para tornar o seu restaurante, ou delivery online, muito mais qualificado e de fácil gestão.

Um exemplo é a nova plataforma de Pedido Online, o site próprio da Saipos que é feito especialmente para o seu delivery. 

Ele aceita pagamento virtual e inserção total do seu cardápio

Ficou interessado? Então aperte no banner abaixo e assista a uma demonstração gratuita com tudo sobre esse sistema que tem o melhor custo benefício do mercado!

Sistema Saipos te ajuda nessa tarefa!

A Saipos é um sistema de gestão para restaurantes simples, ágil e inteligente. Com ele você tem mais tempo para criar estratégias e se dedicar ao seu cliente, já que pode automatizar várias etapas dos processos diários.

Confira algumas funcionalidades do Sistema Saipos:

  • Controle de estoque
  • Controle financeiro
  • Central de pedidos
  • Integração com apps de delivery
  • Site próprio
  • Monitor KDS
  • Impressão de comandas
  • Comanda eletrônica
  • Diferentes módulos de venda
  • Gestão de garçons
  • Controle de motoboys
  • Gestão de loja, cardápio e clientes

Quer conhecer mais vantagens de utilizar o melhor sistema para restaurantes do mercado? Aperte no banner e agende uma demonstração sem compromisso!