Saiba como funciona um restaurante a la carte e monte um em 8 passos!

Como funciona um restaurante a la carte?

Se você se pergunta como funciona um restaurante à la carte, ele consiste em um estabelecimento onde o pedido do cliente é personalizado. Assim, cada prato, acompanhamento e salada podem ser solicitados conforme o gosto individual.

Para saber como montar um negócio deste porte, tenha em mente que, antes de mais nada, é preciso fazer um bom planejamento, não apenas sobre a decoração do estabelecimento, mas desde a localização até a equipe.

Apesar de oferecer um maior risco de desperdícios e gastos do que restaurantes self-services, por exemplo, esta é uma alternativa super rentável de investimento.

Para saber como abrir um restaurante à la carte é preciso saber o tipo de público que você quer atingir, bem como estabelecer o estilo de comida que será servida.

No entanto, a Saipos veio aqui te ajudar! Separamos 8 dicas para explicar como funciona um restaurante a la carte e como você pode abrir um negócio desse modelo!

Confira:

  1. Tenha os equipamentos necessários;
  2. Saiba quantos membros sua equipe deve ter;
  3. Tire o Alvará de Funcionamento;
  4. Monte um bom cardápio a la carte;
  5. Estabeleça para qual público alvo você vai vender;
  6. Pense bem nos insumos que serão necessários;
  7. Tenha dados atualizados sobre o consumo dos seus clientes;
  8. Use um sistema de vendas para alavancar as vendas do seu restaurante!

Ficou curioso? Continue a leitura para saber como funciona um restaurante a la carte!

como funciona um restaurante a la carte​

1. Tenha os equipamentos necessários

Todo dono de restaurante deve ter em mente que precisa ter uma estrutura mínima para o seu tipo de restaurante. E neste caso não é diferente.

Veja os equipamentos para restaurante à la carte:

Cozinha

Mesa

Financeiro/administrativo

- Bancadas

- Fogão industrial;

- Forno industrial;

- Freezers;

- Liquidificadores e batedeiras;

- Panelas e caldeirões;

- Utensílios;

- Ventilação.

- Colheres e pegadores;

- Copos;

- Guardanapos;

- Pratos;

- Talheres.

- Balanças eletrônicas e caixas registradoras;

- Balcão de recebimento;

- Cardápio;

- Comandas: papel ou eletrônicas;

- Decoração: quadros, vasos, plantas;

- Equipamentos de escritório: computador, telefone, papéis, canetas, grampeadores, etc;

- Mesas e cadeiras;

 

Uma boa ideia é olhar os preços de equipamentos seminovos e lembre-se de pesquisar bem estes valores no mercado! 

Fique atento a limpeza e manutenção de equipamentos

Todos os utensílios da sua cozinha devem ser mantidos em ordem, a equipe precisa ser treinada para manter todos os utensílios sempre bem limpos.

Outro ponto essencial é manter a manutenção dos equipamentos em dia. Imagine se um fogão estragar bem no horário de pico? Ou se você descobrir um defeito na geladeira só depois de perder insumos?

2. Saiba quantos membros sua equipe deve ter

Entender como funciona um restaurante a la carte é essencial para determinar a quantidade de pessoas que sua equipe deverá ter. Afinal, isso depende do tamanho e do número do seu negócio. 

Como cada caso é individual, não é possível prever um número exato de colaboradores. No entanto, independente do tipo de restaurante, alguns membros da equipe são essenciais.

Entre eles, podemos citar: auxiliar administrativo, auxiliar de cozinha, cozinheiro, garçons, gerente, recepcionista e uma pessoa responsável pelos serviços gerais. 

Com esses colaboradores a sua equipe com certeza vai ser a melhor!

3. Tire o Alvará de Funcionamento 

Não importa o tipo de negócio que você deseja abrir, é preciso tirar um alvará de funcionamento.

Este documento, que é uma das licenças exigidas pelos órgãos fiscalizadores para que o estabelecimento funcione, é o mesmo para deliverys, pizzarias, lanchonetes, restaurantes à la carte e afins.

As condições desta licença podem variar de acordo com a prefeitura de cada cidade, por isso, o ideal é procurar o órgão e se informar.

Então, tenha em mente que você vai precisar fazer uma consulta para saber como tirar o alvará de funcionamento para o seu restaurante a la carte. Outros documentos necessários são:

  • Inscrição Estadual;
  • CNPJ;
  • AVCB;
  • Certificado de Responsável Técnico;
  • Certificado de Limpeza e Desinfecção dos Reservatórios de Água;
  • POP de Controle de Pragas;
  • POP de Higiene do Ambiente;
  • POP de Higiene Pessoal;
  • POP de Potabilidade de Água;
  • POP de Higienização de Frutas, Verduras e Legumes;
  • POP de Controle de Recebimento de Mercadorias.

Não subestime a importância de nenhum desses documentos, eles são essenciais para que você consiga abrir seu restaurante a la carte.

4. Monte um bom cardápio a la carte

Vamos te mostrar alguns pontos que você deve levar em consideração no momento de pensar em como funciona um restaurante a la carte. São eles: 

  • A variedade e o equilíbrio dos pratos: oferecer opções diversificadas e balanceadas de pratos é uma forma de atender aos diferentes paladares e necessidades dos clientes, além de estimular a experimentação e a fidelização. Por exemplo, pode-se incluir no cardápio pratos vegetarianos, veganos, sem glúten, sem lactose, entre outras opções de um restaurante sustentável
  • A precificação dos pratos: definir os preços dos pratos é uma tarefa que envolve vários fatores, como os custos dos ingredientes, da mão de obra, da infraestrutura e da operação, além da margem de lucro desejada, a concorrência, o valor percebido pelo cliente etc;
  • A identidade do restaurante: o cardápio deve refletir o conceito, a proposta e o estilo do estabelecimento, de forma a criar uma harmonia entre a comida, o ambiente e o serviço. Se o restaurante for de culinária italiana, pode-se oferecer pratos típicos dessa cozinha, como massas, risotos e pizzas, já se for de culinária japonesa, sushis, sashimis e temakis são uma boa opção.

Estes detalhes são super importantes para um bom restaurante a la carta!

Atente-se também aos ingredientes utilizados

Além disso, é preciso levar em consideração a sazonalidade dos ingredientes.

Utilizar alimentos frescos, de qualidade e da estação é uma forma de garantir o sabor, a textura e a apresentação dos pratos, além de reduzir os custos e evitar o desperdício

Por exemplo, no verão, pode-se privilegiar pratos mais leves e refrescantes, como saladas, frutas e peixes; no inverno, pode-se optar por pratos mais quentes e reconfortantes, como sopas, carnes e massas.

Se a sua dúvida era como montar um cardápio de restaurante a la carte, com certeza ela foi respondida!

5. Estabeleça para qual público alvo você vai vender

Tão importante quanto saber como funciona um restaurante a la carte é entender melhor qual o público-alvo que você irá atingir. 

Geralmente, o público que opta por esse tipo de serviço é um pouco mais seleto e está buscando por uma experiência única. Por isso, estão dispostos a pagar mais pelos pratos, caso seja necessário. 

Portanto, é preciso que você tenha em mente que os pedidos devem ser preparados com exclusividade, utilizar produtos selecionados e sempre apresentar um diferencial. 

Afinal, o serviço à la carte traz a ideia de refeições mais sofisticadas e, consequentemente,  com preços mais elevados. 

No entanto, isso não te impede de inovar e investir em um formato mais popular, com pratos a preços mais acessíveis. Tudo dependerá das características do público-alvo que você deseja atingir. 

6.  Pense bem nos insumos que serão necessários

Ingredientes de baixa qualidade com certeza não agradam o seu cliente, se a experiência gastronômica dele não for de qualidade, seu restaurante à la carte não terá tanto sucesso quanto esperado.

Por isso, elaborar uma lista com ingredientes que devem ser comprados diariamente, é essencial. 

Você pode colocar coisas como verduras e legumes, como carnes, massas e grãos no seu planejamento. E lembre-se de levar em consideração o intervalo de tempo que cada ingrediente deve ser comprado!

Faça um controle de estoque regularmente

Uma parte essencial de como funciona um restaurante a la carte é instruir a sua equipe a fazer uma verificação bem completa nas geladeiras e armários ao final de cada expediente.

Desta forma, você saberá o que está no fim, o que está sobrando e o que está estragando. O ideal é que nada falte e nem vá parar no lixo, por isso o controle de estoque é a chave para o bom funcionamento do seu restaurante! 

A fim de te ajudar, a Saipos elaborou uma planilha de controle de estoque 100% gratuita. Você pode acessá-la clicando no banner abaixo!

7. Entenda o consumo dos seus clientes

Uma etapa muito importante no processo de abertura do seu a la carte restaurante é entender como agradar o seu público-alvo.

Assim, os três principais motivos para saber qual é a preferência dos seus clientes são: 

  1. Otimizar processos na sua cozinha;
  2. Diminuir o desperdício; 
  3. Agilizar o trabalho.

Se você sabe quais pratos fazem mais sucesso pode garantir que nunca falte os  ingredientes que são usados no seu preparo. A mesma coisa vale para caso você tenha algum item no cardápio que vende muito pouco, pode valer a pena tirar ele do cardápio.

8. Use um sistema de vendas para alavancar as vendas do seu restaurante!

Está na hora de falar em automatizar os serviços do seu restaurante, e não há sistema melhor para isso do que o da Saipos!

Nós podemos ajudar o seu negócio a facilitar a rotina, isso porque somos um programa simples, que só precisa de poucos cliques para realizar as tarefas.

Mas a Saipos não vai ajudar somente no aumento das vendas. Ela irá cooperar na organização do atendimento por mesa, evitando fraudes, e também em outras funções, como:

  • Controle financeiro;
  • Controle de estoque a partir da ficha técnica;
  • Controle de estoque em tempo real;
  • Integração com apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora simultaneamente;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys.
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Não perca tempo e descubra mais vantagens ao utilizar o sistema de restaurante com o melhor custo benefício do mercado. 

Aperte no banner e solicite agora mesmo uma demonstração gratuita com um de nossos consultores.

FAQ

Saiba mais sobre este assunto!

Qual a margem de lucro de um restaurante à la carte?

Seu estabelecimento está seguro com uma margem de lucro entre 10% e 15%, esses números preparam o seu negócio para o sucesso!

Como funciona um restaurante à la carte?

Em um restaurante à la carte o cliente escolhe o que comer no cardápio e o prato é feito na hora, as refeições são pré-definidas e classificadas em quatro categorias: entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas.

Como montar cardápio à la carte?

As 3 principais dicas para montar um cardápio à la carte são: ofereçs opções diversificadas e balanceadas de pratos para atender aos diferentes paladares e necessidades dos clientes, não se esqueça de refletir a identidade do seu negócio em cada prato e defina preços justos e com cuidado!