O termo “à la carte” é de origem francesa e, em português, significa “como está no cardápio”.
Portanto, se quer montar este restaurante, saiba que ele tem como principal característica a vasta variedade de pratos e bebidas. E, consequentemente, um cardápio mais extenso.
É muito comum encontrar restaurante à la carte hoje em dia. Muita gente confunde este tipo de serviço com o prato feito, que, a propósito, são opções diferentes.
Por isso a Saipos separou esse material para tirar todas as dúvidas de como funciona um restaurante à la carte:
E para complementar seus conhecimentos, separamos um conteúdo com cinco dicas imperdíveis sobre empratamento. Na Saipos, sabemos que essa é uma das partes mais importantes da experiência gastronômica em um restaurante. Confira o texto clicando no banner abaixo!
Antes de mais nada, é preciso fazer um bom planejamento, não apenas sobre o estilo do estabelecimento, mas desde a localização até a equipe.
Quem está querendo saber como abrir este tipo de estabelecimento precisa ter em mente que este tipo de negócio não é tão fácil quanto parece ser.
Diferente dos restaurantes self-services, esse modelo oferece um maior risco de desperdícios e gastos.
Além disso, para saber como abrir um restaurante à la carte é preciso saber o tipo de público que o empreendedor quer atingir.
Por ser um restaurante com este tipo de serviço, é bom estabelecer qual o estilo de comida que será servida.
E depois de tudo escolhido, é hora de procurar um bom local para abrir o seu restaurante.
Caso a sua intenção seja montar algo mais refinado, vá em busca de uma localização próxima do centro da cidade, que tenha um estilo mais elegante e aconchegante.
Mas, se ele for um pouco mais popular, procure por pontos onde há empresas e comércios.
A diferença entre um restaurante à la carte e um self service são bem fáceis de identificar, pois ambos são bem distintos um do outro.
Um à la carte é onde o cliente escolhe o que comer diretamente no cardápio e o prato é feito na hora.
Todos os pratos deste serviço são pré-definidos e classificados em quatro categorias: entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas, entretanto eles não são empratados.
Já o self-service são os famosos buffets livres. São disponibilizadas comidas diversas em uma mesa e o cliente mesmo se serve.
Um modelo que não difere muito do famoso prato feito, já que nele o cardápio também é decidido pelo dono.
Ou seja, pode comer o que quiser e na quantidade que quiser, de acordo com os pratos oferecidos.Ambos precisam de muita organização para serem preparados, por isso é interessante estudar sobre a prática do mise en place para aumentar a produtividade da sua cozinha.
A diferença entre um restaurante à la carte e um self service são bem fáceis de identificar, pois ambos são bem distintos um do outro.
Um à la carte é onde o cliente escolhe o que comer diretamente no cardápio e o prato é feito na hora.
Todos os pratos deste serviço são pré-definidos e classificados em quatro categorias: entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas.
Já o self-service são os famosos buffets livres. São disponibilizadas comidas diversas em uma mesa e o cliente mesmo se serve.
Um modelo que não difere muito do famoso prato feito, já que nele o cardápio também é decidido pelo dono.
Ou seja, pode comer o que quiser e na quantidade que quiser, de acordo com os pratos oferecidos.
Para montar um restaurante à la carte delivery é bom definir se você vai trabalhar com pratos diversificados ou com apenas um tipo de comida.
Independente do que você escolher, vai precisar ter uma boa localização. É assim que os clientes vão prestar atenção no estabelecimento.
Preste atenção na cozinha também. Montar algo com equipamentos de qualidade, que não vão deixar você na mão. Assim como o seu sistema de entregas.
As entregas farão o nome do seu restaurante delivery. A dica é montar uma estrutura com o mínimo de falhas possíveis.
Hoje em dia existem até empresas com profissionais capacitados para isso. E, se não quiser essa opção, pode contratar motoboys autônomos.
Mas você sabe o que é preciso para migrar para o delivery? Pois a Saipos criou um e-book com "8 dicas para adaptar seu restaurante ao delivery". Aperte no banner e baixe grátis!
A mesa do seu restaurante a la carte precisa estar bem preparada para qualquer tipo de refeição e situação.
É nessa junção, entre o serviço do restaurante e os clientes, que as experiências nascem. Por isso é importante deixar tudo muito bem organizado.
A mesa precisa estar bem posta, com todos os itens necessários para a refeição que será servida, independentemente do tipo.
Também é bom ficar de olho no atendimento. Precisar chamar o garçom a toda hora para trazer coisas que já deveriam estar ali é péssimo.
Fique atenta a esses detalhes para que esse tipo de coisa não aconteça no seu estabelecimento.
Todo o dono de restaurante deve ter em mente que precisa ter uma estrutura mínima para o seu tipo de restaurante. E neste caso não é diferente.
Veja os equipamentos para restaurante à la carte:
Não importa o tipo de negócio que você deseja abrir, é preciso tirar um alvará de funcionamento.
Este documento, que é uma liberação da prefeitura para que o estabelecimento funcione, é o mesmo para deliverys, pizzarias, lanchonetes, restaurantes à la carte e afins.
Como tirar um alvará de funcionamento para esse serviço requer um pouco de tempo, pois, como foi dito anteriormente, a prefeitura irá emitir.
Assim que você decidir tirar o seu, vai ver que existem dois tipos. O primeiro deles é o alvará de funcionamento provisório.
Ele é emitido logo após a avaliação inicial do imóvel do negócio e com ele em mãos já é possível colocar o seu negócio para funcionar.
Mas é bom ficar bem atendo ao prazo deste alvará de funcionamento provisório, pois ele é válidos por 180 dias.
Após este período, é necessário retirar o alvará de funcionamento definitivo para o seu restaurante não ter problemas futuramente como, por exemplo, o fechamento dele.
As condições desta licença podem variar de acordo com a prefeitura de cada cidade, por isso, o ideal é procurar o órgão e se informar.
É comum que as secretarias responsáveis por isso sejam distintas em algumas regiões.
O mais normal é que sejam órgãos como a Secretaria Municipal de Indústria, e Comércio e Serviços.
Então, tenha em mente que você vai precisar fazer uma consulta para saber como tirar o alvará de funcionamento para o seu restaurante a la carte.
Está na hora de falar em automatizar os serviços do seu restaurante, e não há sistema melhor para isso do que o da Saipos!
Nós podemos ajudar o seu negócio a facilitar a rotina, isso porque somos um programa simples, que só precisa de poucos cliques para realizar as tarefas.
Mas a Saipos não vai ajudar somente no aumento das vendas. Ela irá cooperar na organização do atendimento por mesa, evitando fraudes, e também em outras funções, como:
Integrações com aplicativos de delivery | Impressão de Comandas |
Otimização da gestão e redução de custos | Diferentes Módulos de Vendas |
Mais facilidade para o atendimento | Gestão de Garçons |
Melhoria da comunicação | Gestão de Motoboys |
Interessante, não é? Que tal agendar uma demonstração grátis com um de nossos consultores e conhecer mais funcionalidades da Saipos? Aperte no banner!
Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.