Se quer saber como montar um restaurante de peixes, você precisará focar no planejamento.
Ao pensar no seu estabelecimento de frutos do mar, o mais importante é ter bons fornecedores e cuidados sanitários.
Isso porque são esses fatores que irão definir a qualidade dos seus produtos, além, claro, do atendimento, espaço físico e precificação.
Por isso, a Saipos preparou esse artigo para esclarecer tudo que você precisa saber sobre como montar um restaurante de frutos do mar. Assim, você irá conferir 17 dicas imperdíveis:
E caso você esteja pensando em levar o seu restaurante para o próximo nível, um plano de negócios é fundamental. Por isso, a Saipos separou um texto completo sobre o assunto, clique no banner para ler!
Para entender como montar um restaurante de peixes, antes, é importante entender se vale a pena o investimento.
E sim, vale a pena! Mas é necessário ter atenção a alguns pontos fundamentais. Investir nesse tipo de negócio de alimentação pode dar ótimos resultados.
Isso porque ainda não há muitos concorrentes disputando esse espaço e esse segmento conta com um público versátil.
Por exemplo, sabemos que o número de restaurantes de comida japonesa cresce a cada dia. Mas os frutos do mar não se limitam somente à culinária do Japão.
É possível montar um restaurante natural ou até mesmo um restaurante sustentável seguindo essa linha, já que há um grande público que não encontra facilmente locais assim.
Então, agora que você já sabe que investir em um restaurante de peixes e frutos do mar é uma boa ideia, vamos te explicar como abrir o seu!
Se você quer abrir um restaurante de frutos do mar, precisará seguir algumas dicas para poder aumentar as suas chances de sucesso.
Veja abaixo as melhores dicas para montar restaurante que preparamos para você:
Dependendo do tamanho do negócio que quer começar, é possível ir atrás dos ingredientes principais pessoalmente.
Em regiões litorâneas, por exemplo, existem vários tipos de feiras que vendem peixes e frutos do mar frescos.
Nesse caso, é interessante aproveitar a oportunidade para conhecer melhor os itens que você precisará para seu cardápio.
Assim, você consegue diferenciar os que estão realmente em boa qualidade, e logo, poderá certificar-se de que seu fornecedor está lhe entregando um produto realmente fresco.
Quando for escolher camarões, por exemplo, precisa analisar se os mesmos estão curvados e com a cor característica presente.
Já polvos e lulas precisam estar com a cor branca predominante, e os crustáceos devem estar com as cascas em bom estado, sem cicatrizes e cortes.
Além de tudo, sempre que se compra qualquer fruto do mar, é fundamental atentar-se ao aroma. O cheiro com certeza entrega se o produto é fresco ou não.
Mas o mais importante, de maneira geral, é que o dono sempre conheça e entenda sobre os ingredientes que são importantes para o bom funcionamento do restaurante.
Assim, evita desperdícios e falhas na hora da compra. Então, lembre-se de não transferir sua responsabilidade para outros sem uma verificação.
Uma maneira de atingir a todos os públicos é oferecendo pratos possíveis de serem consumidos por diversos tipos de paladares.
Por isso, siga o exemplo de restaurantes do segmento que deram certo exatamente por não pararem apenas na parte luxuosa dos frutos do mar.
Mas sim, tendo possibilidades a preço popular, como combos, e até mesmo oferecendo acompanhamentos mais variados como batata frita ou saladas.
Como já falamos, quanto mais rápidos os peixes e frutos do mar chegam até você, melhor é.
Mas é imprescindível que você tenha os equipamentos para restaurante ideais para refrigerar esses ingredientes da maneira correta até utilizá-los.
Além disso, é fundamental que você tenha um cálculo o mais preciso possível de quanto irá vender por noite.
Assim, evitará ter que descongelar produtos que depois precisarão ser congelados novamente.
Isso não só pode interferir no sabor do ingrediente, como também aumenta muito as chances de contaminação.
Para entender de forma mais específica tudo que diz respeito a conservação dos alimentos no seu restaurante, clique no banner e BAIXE GRÁTIS o eBook completo sobre o tópico!
Se você quer ter sucesso no seu restaurante, precisa, além de se procupar com o sabor, agradar os seus clientes por meio da aparência dos pratos.
Isso quer dizer que é importante investir um pouco de tempo em apresentar uma receita bem acabada, com capricho e detalhes que demonstram o cuidado com aquela refeição.
Se você tiver a opção de restaurante delivery, tenha atenção em escolher embalagens que mantenham a temperatura e organização do prato.
Além disso, agilidade na entrega é fundamental por conta da sensibilidade dos ingredientes.
Escolher bem os seus fornecedores é o principal quando se pensa em como montar um restaurante de peixes.
Isso porque é impossível oferecer um cardápio de qualidade sem ter ingredientes frescos. E como você já sabe, manter um peixe em perfeito estado é tarefa difícil.
Portanto, tente uma parceria com um fornecedor que esteja sempre próximo do seu restaurante.
Isso facilita para que a entrega seja feita com muito mais rapidez, e de acordo com a sua necessidade.
Assim como os fornecedores, o ponto comercial em que você escolhe para montar o seu estabelecimento define grande parte do seu sucesso.
Se localizar em um local muito afastado prejudica a entrega dos seus produtos. Além disso, quanto mais próximo da região litorânea, mais fácil fica para conseguir bons ingredientes.
Lembre-se que, nessas regiões, você também terá mais procura, já que o ambiente casa perfeitamente com o seu tipo de negócio.
Apesar de dizermos que frutos do mar vão muito além do delivery de comida japonesa, não se pode negar que, atualmente, esse tipo de culinária é a mais consumida quando se fala em frutos do mar.
Por isso, é interessante reservar uma parte do menu para esse tipo de alimento. Todavia não é necessário oferecer opções tão variadas como nos restaurantes próprios.
Tenha o que é mais procurado, como:
Embora muitas pessoas acreditem que o marketing é dispensável para uma empresa, isso não é verdade.
Principalmente se você quer abrir um negócio novo na sua região, leve em conta que precisará conquistar um novo público, vendendo a imagem do seu restaurante.
Dito isso, é necessário que tenha presença nas redes sociais se quiser crescimento. Caso contrário, é impossível desenvolver-se.
Inclusive, defina a sua identidade visual. Isso consiste em deixar a sua marca colada na memória dos clientes.
Para isso, é preciso desenvolver um bom logotipo, cores que se encaixem com a sua proposta e espaço físico.
O atendimento é um ponto-chave para quem quer crescer no ramo de food service!
Pecar nesse quesito pode acabar te fazendo perder muitos clientes. Mas, então, como desenvolver um ótimo serviço de atendimento aos seus fregueses?
Bom, para começar, se você quer ter certeza de que seus funcionários atenderão com excelência mesmo na sua ausência, treine-os para entender a importância desse quesito.
Assim, mesmo sem supervisão, irão prezar pela cultura do seu restaurante. Por isso, cada novo funcionário precisa ser treinado para seguir os ideais do seu negócio.
Pode parecer desnecessário lembrar, mas muitos pensam que manter um espaço de alimentação legalizado é tarefa fácil. Mas não é bem assim.
Seja investindo na alimentação fitness ou baseada em frutos do mar, se você quer evitar transtornos e surpresas desagradáveis, só abra as portas do seu estabelecimento após ter todos os documentos em mãos!
Preparamos uma lista com as principais licenças para abrir um restaurante que você precisa para manter o seu espaço dentro da lei, com segurança total:
Restaurantes de frutos do mar geralmente são mais refinados, por isso, é importante seguir nessa linha quando for preparar o seu espaço físico.
Isso não quer dizer que seja necessário gastar um valor imenso com a decoração, por exemplo. Cada restaurante tem um estilo próprio, e você deve priorizar isso quando estiver preparando o local.
Também é interessante aproveitar características da região que estará instalado. Se for um local praiano, traga esses elementos para dentro do seu ambiente.
Desse modo, é possível montar um restaurante bistrô e ter um restaurante de sucesso em pouco tempo.
E mesmo se estiver em uma cidade distante do litoral, é interessante explorar esse cenário no seu restaurante.
Isso faz com que o seu público sinta-se "em clima de praia", por conta do cardápio e da sensação causada pelo ambiente aconchegante e receptivo.
Inovação é algo que pode transformar um restaurante pequeno em referência na área de atuação. Mas isso não significa trazer coisas novas apenas nos pratos. É importante focar em outros quesitos também.
Uma proposta de ambiente mais descolado e descontraído pode ser um ponto interessante para se investir, já que a maioria dos restaurantes de frutos do mar costumam ser mais refinados.
Ultimamente, ambientes com estilo mais temático tem crescido no gosto do público, por isso, estruturar o seu espaço físico dessa maneira pode ser uma grande aposta.
Para a maioria das pessoas, frutos do mar são vistos como produtos caros, e consumi-los é "para poucos". No entanto, muitos locais vendem estes alimentos com ótimos preços.
De qualquer forma, não é só isso que conta, já que muitos itens são difíceis de comer, como as lagostas, por exemplo.
Por isso, é tão importante pensar em quem você quer atingir, qual a sua proposta de restaurante, e se o local escolhido possui público suficiente para que você atinja as vendas necessárias.
É inevitável dizer que um projeto como montar um restaurante de peixes demanda mais dinheiro na sua elaboração.
O motivo desse custo mais alto é preço dos produtos de estoque. Frutos do mar são bem mais caros que ingredientes de restaurantes comuns.
Principalmente se você optar por servir lagostas, polvo, lula, entre outros itens mais difíceis de conseguir.
Por conta do valor de investimento ser mais alto, você deve estar preparado para reservar um fundo de caixa maior, o que garante que, mesmo tendo algum atraso nos lucros, poderá manter o seu estoque.
E esse valor pode aumentar se você quiser se localizar em um ponto na praia, como os restaurante a beira mar em Fortaleza, já que ocupam um ponto muito disputado.
Quanto mais variedade no seu estabelecimento, melhor é. Seja considerando o seu negócio como um especialista em alimentação natural ou não, vale a pena se atentar nas possibilidades marítimas.
Assim, reunimos os principais ingredientes para as receitas de um restaurante de peixes e frutos do mar. Confira:
Lembre-se, ainda, que você precisa de um estoque completo quando se diz respeito às variações de peixes, afinal, esta é a proposta do seu restaurante.
Os acompanhamentos para os frutos do mar devem ser leves e frescos, para complementar de maneira harmoniosa o cardápio.
São bastante utilizados os risotos, saladas, molhos, vegetais e farofas crocantes, que dão contraste aos filés mais macios.
Não é porque os peixes e frutos do mar são o carro chefe do seu restaurante, que você precisa criar um local caro e luxuoso.
É possível planejar diferentes propostas de negócio de acordo com o seu investimento, lucro que quer receber, e o público que quer atingir.
Por isso, analise essas ideias de negócio e veja o que casa melhor com o seu objetivo:
O rodízio de peixe assado atende o público que ama peixe, mas não gosta do alimento cru ou mal passado.
De uma forma muito parecida com o atendimento das churrascarias, esse modelo costuma agradar bastante os clientes.
É um tipo de culinária “raiz”, com peixes assados que podem ser servidos por rodízio ou restaurante Self-Service.
Nesse tipo de estabelecimento você pode utilizar peixes mais fáceis de encontrar, e consequentemente, mais baratos.
Isso faz com que o custo final para o cliente seja bem mais acessível. Esse modelo de negócio facilita o consumo de vários tipos de público, o que é positivo para a sua saúde.
Isso porque o peixe possui uma alta taxa de proteína, além de vitamina D e ômega 3.
Uma das maneiras mais populares de comer peixe é fazê-lo frito. Pode-se afirmar que a grande maioria das pessoas gosta muito.
Por isso, vale a pena investir em uma proposta dessas. Além disso, dos modelos de restaurantes de peixes, esse pode ser o mais em conta.
Porque não é necessário utilizar os produtos mais caros, como polvo, lulas e camarão.
É uma boa ideia vender peixe frito por Delivery apostando nas porções.
Apesar de ser um delivery de comida saudável, também combina caso você queira abrir um bar, já que funciona muito bem como aperitivo.
Assim, dá para incluir complementos especiais no cardápio, como molhos da casa, e porções de peixe mesclando batata frita ou anéis de cebola.
Desse modo, é possível vender peixe frito também como lanche, e não apenas refeição. Uma ideia é montar um restaurante de espetinhos de peixes e frutos do mar.
A opção de restaurante de frutos do mar mais completa e refinada, costumam ser as que servem à la carte.
Mas você sabe como funciona um restaurante a la carte? Nesses locais, o menu possibilita o pedido de inúmeros tipos de prato com os mais variados frutos do mar.
Estas receitas vão desde o tradicional filé de salmão, até receitas mais elaboradas, que levam mexilhões e polvos na composição.
Esse costuma ser o tipo de restaurante de peixes e frutos do mar mais caro para se investir.
Então se você quer montar um restaurante com pouco dinheiro, essa não é a melhor opção.
Isso porque os ingredientes não são baratos e conquistar uma clientela que pode arcar com o custo é mais difícil.
Esse modelo de negócio também requer mais organização com o estoque para evitar descongelar mais peixes que o necessário.
Porque após descongelá-lo, o recomendado é não congelar novamente. Além disso, nada pior do que não ter o prato que o cliente escolheu.
Então fique atento para não pecar com o abastecimento do seu estoque.
Atualmente, existem franquias bastante promissoras no Brasil, com um faturamento bem atraente e preço popular dos pratos.
Por isso, vamos te mostrar quais são essas opções e quanto você precisa para ser franqueado.
Essa franquia trabalha com camarões, peixes, saladas e massas. Esse modelo se encaixa mais em Fast-Food.
Além disso, possui um valor popular nos cardápios, responsável por tamanho crescimento da marca.
Para ter uma loja do Camarão & Cia, é necessário pagar aproximadamente 60 mil reais com a taxa de franquia, com estimativa de investimento de 540 mil.
Apesar do valor, o restaurante pode faturar até 130 mil por mês.
O Peixe na Rede é um restaurante com sede no Distrito Federal, que atualmente trabalha via delivery, até mesmo com congelados.
Dentro do espaço físico, os pratos tem um valor em conta. Geralmente, porções com salada e filés de peixe, custam em torno de R$23.
Para adquirir uma franquia, no entanto, é necessário desembolsar a partir de 450 mil.
O Khea Thai é uma rede de restaurantes tailandês, com sede em São José do Rio Preto.
Com cardápio focado em frutos do mar e drinks, o local oferece pratos executivos, com uma média de preço que varia entre R$17 e R$30 reais.
Para ser um franqueado, o investimento inicial é de 139 mil, com taxa de 45 mil.
Como você viu, o valor para adquirir uma franquia no segmento, não é tão barato assim.
Embora você receba um apoio para montar a sua estratégia e resolver outros problemas comuns de um novo estabelecimento, o valor pago pode ser melhor investido criando a sua marca do zero.
Mas não pense que fazer isso é simples. Por isso, dedique tempo suficiente para o planejamento do seu negócio e utilize nossas dicas para que esse processo seja mais assertivo.
Chegou a hora de você entender que um sistema para restaurantes, como o da Saipos, é a solução ideal para você que deseja abrir um restaurante de peixes.
Todas as partes necessárias para gerir um negócio você encontra em nosso software, como:
O Sistema da Saipos processa mais de 190 mil vendas em uma única noite, chegando a 30 pedidos por segundo!
Dessa forma, são mais de 200 milhões de reais transacionados, a partir dos restaurantes, em apenas um mês!
Viu só quantas vantagens? Está esperando o quê para implantar a Saipos no seu restaurante e lucrar muito? Aperte no banner para falar com um de nossos consultores e ver mais funcionalidades!