Um empratamento de sushi impecável é o toque final que transforma uma refeição em uma experiência. Na culinária japonesa, a delicadeza e a precisão são fundamentais na hora de apresentar os pratos.
Se você está iniciando no ramo de sushi, compreender os detalhes do empratamento é extremamente importante.
A harmonia entre texturas e sabores, aliada à escolha correta das louças, à beleza e à disposição das peças fará toda a diferença na percepção do cliente.
Neste conteúdo, traremos dicas para um empratamento de sushi impecável para você conquistar os olhos e o paladar dos clientes. Confira abaixo o que você vai ver por aqui:
Bora conferir essas dicas para você!
Delicada e minimalista, a culinária japonesa valoriza muito a apresentação dos pratos. Empratar sushi é uma forma de representar esta cultura quase como uma expressão artística.
Além da combinação de cores e texturas adequadas para despertar o apetite dos clientes, a harmonização dos diferentes sabores é um componente fundamental na experiência do consumidor.
O sabor do sushi é intenso justamente pela mistura e equilíbrio entre acidez, doçura e maciez, e o empratamento é uma etapa fundamental para atingir essa harmonia.
Além de saborosa, a experiência de degustar um bom prato japonês também é sensorial. Portanto, saber como servir sushi depende de vários fatores.
Para garantir um bom resultado visual no empratamento do seu sushi, é importante saber como distribuir as peças nos pratos.
Ao visualizar o alimento no prato, o cliente deve ter uma sensação de harmonia. Se a sua apresentação está com um aspecto de bagunça, você precisa mudar!
Distribua as peças de maneira alinhada ou com algumas curvas, mas nunca de forma aleatória. Lembre-se que o espaço vazio também é importante e estratégico para destacar o alimento.
Veja essas dicas de como servir os pratos mais populares da culinária japonesa na tabela abaixo:
Prato |
Como servir? |
Sushi |
Por ser o prato mais popular, há diversas formas de organização. Nossa dica é seguir o tradicional: em linhas retas de acordo com o tipo de peixe utilizado; para cada tipo de peixe, uma faixa com as respectivas peças. |
Sashimi |
Deixe as fatias de sashimi sobrepostas e se encostando. Você pode aproveitar o formato e distribuí-los de forma curvada, mas alinhar de forma reta também dá um aspecto de elegância. |
Nigiri |
Distribua de maneira ordenada em linha reta e sem que as peças se encostem. O nigiri pode ficar levemente inclinado, mas para isso, todas as peças devem ficar na mesma angulação. |
Temaki |
Por ser grande, coloque-o num prato amplo e de forma inclinada, para dar destaque ao seu formato cônico. |
Escolher a louça adequada é uma parte fundamental e, por vezes, pouco valorizada na hora de empratar o sushi.
Tenha sempre em mente que o prato ideal deve ser funcional e estéticamente harmônico com o conteúdo do alimento.
Os pratos devem ser retangulares, retos, rasos e de cores sólidas, características de uma louça elegante e que confere ao sushi o protagonismo da apresentação.
O tamanho precisa ser determinado de acordo com o número de peças que serão adicionadas. Para uma porção média, procure utilizar um prato de pelo menos 20cm de largura e 30cm de comprimento.
Materiais como cerâmica e porcelana são os mais indicados para a louça de sushi, justamente pelas características da superfície que destaca as cores vibrantes dos ingredientes.
Uma louça maior pode permitir que você utilize guarnições e disponha outros utensílios, como guardanapos, hashis e tudo que faz parte do kit para servir sushi.
Uma ótima forma de enriquecer o empratamento sushi e o seu sabor dos ingredientes é através dos acompanhamentos e guarnições.
A culinária japonesa oferece vários tipos de guarnições e molhos para dar um toque especial à refeição do seu cliente.
Veja os principais acompanhamentos que vão dar cor, sofisticação, complexidade e sabor ao seu sushi:
Wasabi |
Pasta verde e picante que dá um toque refrescante ao sushi. |
Sunomono |
Salada refrescante de finas fatias de pepino temperados com açúcar, sal e vinagre de arroz, combinando doçura e acidez. |
Tobiko |
Ovas de peixe com sabor sabor leve, textura crocante e cor laranja, que chama atenção na apresentação. |
Gari |
Fatias de gengibre em conserva. Doces e picantes, acrescentam cor e calor ao sushi. |
Cebolinha |
Acrescenta um sabor marcante e acebolado e uma textura levemente crocante. |
Salsa |
Sabor fresco e levemente apimentado que complementa os ingredientes do sushi. |
Alho frito |
O sabor marcante do alho combinado a uma textura crocante. |
Para montar guarnições mais complexas e ornamentadas, você pode assistir vídeos tutoriais ou até procurar algum curso de sushiman para aprimorar essas técnicas.
Hoje em dia, é fundamental que qualquer restaurante tenha a opção de entrega por delivery. Com comida japonesa não é diferente.
Já está se tornando um hábito do brasileiro a prática de pedir sushi via delivery por conta da praticidade. Além disso, vamos combinar que sushi tem tudo a ver com o conforto de casa!
Mas para isso, é preciso se adaptar aos desafios que a entrega de comida japonesa oferece. E o empratamento talvez seja o maior deles.
Com todas as dicas que você leu até aqui, deu para perceber que todos os mínimos detalhes da apresentação importam. No delivery isso precisa ser flexibilizado, até porque, não dá para enviar uma louça de porcelana para a casa de um cliente, por exemplo.
Sua principal preocupação para que a apresentação seja adequada no delivery é com a escolha da embalagem correta.
Para manter a temperatura, a umidade e evitar vazamentos, a melhor opção de embalagem é a de papel.
Além disso, já que estamos falando em apresentação, este material permite que a sua caixa seja customizada da maneira que você preferir, dando um toque a mais de criatividade.
Separe os tipos de sushi em embalagens diferentes ou, pelo menos, tenha divisórias que impeçam que as peças se misturem.
A separação correta também é importante para manter as normas de higiene corretamente, especialmente pensando na prevenção à contaminação cruzada*.
*Contaminação cruzada é a transferência de contaminantes de um ser (alimento ou objeto contaminado) para outro alimento. Normalmente ocorre pela falta de higiene dos utensílios de cozinha ou na manipulação dos ingredientes. |
Manter todas essas características em meio à correria de uma cozinha de um restaurante não é uma tarefa fácil, mas você pode facilitar o seu trabalho.
Com um bom sistema de gestão para o seu restaurante você pode economizar tempo e direcionar a atenção a esses detalhes tão importantes.
A Saipos reúne inúmeras ferramentas de gestão em uma única plataforma, hospedada em nuvem, que podem otimizar o funcionamento do seu restaurante.
Você também terá acesso à maior e mais completa integração com apps do mercado, aumentando a visibilidade do negócio.
Clique no banner e conheça o sistema de gestão de restaurante japonês da Saipos!
Tire aqui suas principais dúvidas sobre empratamento de sushi
Com os devidos cuidados de higiene e armazenamento, é seguro consumir alguns peixes crus. O sushi, portanto, é seguro!
Sudare é o nome da esteira de bambu flexível utilizada para enrolar o sushi.
O hot roll é o sushi quente. Ele é feito empanado e frito, normalmente com salmão ou atum.