Cardápio Infantil: aposte em pratos nutritivos e lúdicos

O que é um cardápio infantil?

Para criar um cardápio infantil, em primeiro lugar, entenda que não se trata de adicionar um ou dois pratos com quantidades reduzidas do que seriam normalmente.

Esse tipo de cardápio é importante porque encontra as necessidades nutricionais das crianças, que, claro, são diferentes das dos adultos.

Garantir uma alimentação equilibrada e saudável para o desenvolvimento dos filhos, é uma busca constante para os pais.

Assim, consideram frequentar restaurantes que entendam sobre a quantidade de calorias necessárias para cada criança e o controle de açúcares, gorduras e sódio.

Além disso, o cardápio deve ser variado e incluir opções que sejam do agrado para o paladar infantil, o que pode ser desafiador.

Pensando nisso, a Saipos preparou este artigo para explicar tudo o que você precisa saber sobre cardápio para crianças. Confira o que será abordado:

Antes de continuar sua leitura, facilite a parte estética de criar um menu infantil com o pacote de 70 artes para cardápio gratuitamente. Aperte no banner e faça o download!

O que colocar em um cardápio infantil?

Existem várias formas de elaborar o que colocar em um cardápio infantil. Uma ideia interessante é consultar um nutricionista sobre o assunto.

Isso porque, muitas vezes, consideramos pratos que parecem atraentes, mas, na realidade, podem não agradar o paladar infantil ou não ser uma escolha saudável.

Porém, não é tão limitante e complicado quanto parece. Existem sim alternativas tradicionais de fácil e rápido preparo para atender essa demanda.

Explore, por exemplo, diferentes combinações de alimentos. É possível montar os pratos de acordo com a sazonalidade, como frutas e verduras.

Além disso, você também pode transformar os alimentos tradicionais em algo nutritivo, criando, da maneira correta, versões amigáveis para crianças de pratos do seu cardápio.

Opções de pratos para cardápio infantil

Visando elaborar um cardápio infantil de qualidade, existem opções simples que podem cumprir com o papel de entregar nutrição, cores divertidas e porções livres de desperdícios.

Confira, na tabela abaixo, algumas sugestões de pratos para restaurante para inspirar a construção do seu cardápio infantil:

Tipo de prato

Opções

Prato principal

- Macarrão;

- Lasanha;

- Nhoque;

- Filé com batatas e salada de legumes cozidos;

- Estrogonofe com arroz e batatinhas.

Fast Food

- Hambúrguer colorido de baixa caloria;

- Sanduíches temáticos;

- Cachorro-quente.

Sobremesa

- Sorvete natural;

- Milkshake;

- Rosquinhas.

 

Embora algumas opções pareçam muito convencionais e pouco relacionadas ao cardápio kids, crianças possuem um paladar mais básico que adultos.

Por isso, sabores complexos podem ser desagradáveis. Escolha o básico, mas com um toque especial na apresentação e com ingredientes mais naturais e saudáveis possível.

Como aderir ao cardápio infantil?

Para aderir ao menu kids, um cardápio restaurante à parte e dedicado exclusivamente à crianças, pode ser uma excelente alternativa.

Dito isso, garanta que possua um tema infantil, mas que não se distancie muito da personalidade principal do seu estabelecimento.

Considere, também, que, com temáticas cativantes para as crianças, é mais fácil prender a atenção.

Fotos são alternativas válidas para que os pequenos ainda não alfabetizados consigam escolher seus pratos.

Receitas apresentadas seguindo um tema lúdico, figuras e desenhos, atraem o olhar das crianças mais efetivamente. Isso facilita para que participem da escolha junto aos pais.

Exemplos de cardápio infantil

Cardápio infantil: 3 pontos importantes para montar um

Você já sabe o que colocar no seu cardápio infantil e como deixá-lo atrativo. No entanto, existem alguns pontos muito importantes ao criar o menu:

  1. Converse com um nutricionista;
  2. Tenha cuidado com os temperos;
  3. Capacite sua equipe.

1. Converse com um nutricionista

Como já destacamos durante o artigo, a alimentação infantil é mais delicada, então os ingredientes dos pratos devem conter os nutrientes necessários para os pequenos.

No entanto, muitos itens que nós pensamos ser saudáveis não são!

A nutricionista da ACT Promoção da Saúde, Mariana Claudino, por meio do Governo do Brasil, explica que:

“Carnes processadas como presunto, salsicha, salame e o próprio peito de peru contém os conservantes nitrito e nitrato de sódio. Quando há um grande consumo dessas substâncias, pode-se aumentar a formação de nitrosaminas, compostos químicos que causam reações tóxicas no organismo e podem favorecer o surgimento de câncer”

Percebe-se, com isso, que categorias de alimentos industrializados, mesmo que normalmente associados com algo saudável (como o peito de peru ou o milho), podem ser nocivos para a saúde.

Como exemplo de alimentos que parecem benéficos e nutritivos, mas não são, temos:

  • Embutidos;
  • Farinha láctea;
  • Suco de caixinha;
  • Iogurte com sabor;
  • Molho pronto;
  • Gelatina;

Entre outros exemplos! Por isso, é muito importante que um nutricionista analise os seus pratos e informe a quantidade e o tipo certo de cada ingrediente.

Além disso, tome cuidado com sobremesas como doces e sorvetes, muitos não são adequados para crianças.

2. Tenha cuidado com os temperos

Outro detalhe a ser observado é quais temperos serão utilizados. O paladar infantil é um pouco mais delicado que o de adultos.

Portanto, itens muito fortes, como pimenta ou páprica defumada devem ser evitados ou utilizados em uma quantidade menor.

Lembre-se que crianças estão acostumadas a saborear gostos simples e temperos mais sutis.

3. Capacite sua equipe

Ter uma equipe atenciosa, compreensiva e um local confortável pode fazer a diferença no momento em que os pais estão escolhendo onde irão almoçar.

Treine sua equipe para acolher ao máximo os pais, mas também para que saibam identificar quando uma criança está passando dos limites.

Dessa forma, toda a vez que for necessário acionar os responsáveis que estão sendo negligentes, isso deverá ser feito de forma sutil e respeitosa.

Uma dica é, caso faça sentido para o seu modelo de estabelecimento, apostar em um espaço kids

Assim, terá uma parte do restaurante direcionada para distrair e entreter as crianças, enquanto os pais podem acompanhá-los ou aproveitar o jantar com menos preocupações.

Como montar um espaço kids?

Um espaço kids pode ser mais simples ou super-elaborado. Isso dependerá, claro, se o objetivo principal do seu estabelecimento é priorizar o atendimento de famílias com crianças.

Para montar um espaço kids, aposte em uma área em uma das extremidades do local, sem que haja trânsito de pessoas e que ainda esteja à vista de um grupo de mesas em específico.

Esse conjunto de mesas em questão, é estrategicamente utilizado para priorizar a acomodação de familiares que estarão com fácil acesso a criança em qualquer cenário.

No espaço, coloque:

  • Pequenas mesas e cadeiras;
  • Brinquedos resistentes;
  • Papel e lápis para colorir;
  • Puffs e almofadas.

Com os itens acima, é possível manter a atenção dos pequenos gastando energia com as atividades propostas (colorir, desenhar, montar um quebra-cabeça, entre outras opções).

Como ter um cardápio infantil atraente?

Uma das principais dicas para ter um cardápio infantil atraente é incluir variedade de cores, texturas e sabores nos pratos.

Crianças têm um paladar ainda em formação e tendem a preferir, quase que exclusivamente, alimentos doces e salgados.

Por isso, é importante buscar alimentos que sejam atrativos visualmente e que tenham sabores equilibrados e saborosos.

Aposte nos alimentos mais conhecidos

Outra estratégia importante é buscar opções que as crianças já conhecem e gostam. E, a partir disso, elaborar algo que siga conforme o que recomendamos até então.

Incluir pratos que sejam familiares, como macarrão com molho de tomate ou purê de batata, pode tornar a refeição mais atrativa e confortável para os pequenos.

Aqui, é possível adicionar, por exemplo, vegetais em formatos divertidos ou garantir que o prato seja mais leve, sem estar saturado de gorduras e óleos prejudiciais.

Cardápio infantil por idade

Apostar em um cardápio infantil por idade pode ser interessante como uma forma de demonstrar zelo com a nutrição indicada para cada faixa etária.

Não precisa, claro, ser algo muito complexo, mas vale oferecer comidas menos temperadas e mais maleáveis para crianças entre 1 e 4 anos, por exemplo.

Assim como pratos mais lúdicos para crianças um pouco mais velhas, entre 5 e 9 anos. Você pode elaborar um cardápio semanal para crianças com temáticas variáveis, como:

  • Folclore;
  • Heróis;
  • Palavrinhas mágicas.

Lembre-se que um menu para crianças deve ser simples, nutritivo e atraente para os pequenos, mas também é importante passar essa informação na apresentação dos pratos.

Ofereça um empratamento lúdico

Por fim, é importante lembrar que o empratamento também é um fator importante na hora de tornar as refeições mais interessantes para as crianças. 

Buscar pratos coloridos e bem apresentados pode fazer toda a diferença na hora de estimular o interesse das crianças pela alimentação saudável.

Assim, além de ter uma porção adequada para os pequenos, o cardápio infantil costuma ser mais lucrativo. Isso porque demonstrar atenção aos detalhes do menu agrega valor.

Para te ajudar a criar uma apresentação da melhor maneira, elaboramos um vídeo com dicas fundamentais nesse processo!

Aperte o play e aproveite:

Vale a pena ter um cardápio infantil no meu restaurante?

Sem dúvida, vale a pena ter um cardápio infantil em restaurantes!

Esse público é um dos mais exigentes em termos de alimentação e muitas vezes pode ser difícil agradá-lo com opções de pratos regulares, mas é uma ferramenta muito lucrativa.

Com isso, o cardápio infantil pode ser um grande atrativo para as famílias que buscam locais que ofereçam refeições saudáveis e saborosas para os seus filhos.

Também é possível fidelizar clientes, que passam a frequentar o restaurante mais vezes, já que sabem que há alternativas adequadas para as crianças.

Isso pode aumentar o faturamento e a rentabilidade do estabelecimento, já que a demanda por refeições infantis é bastante significativa.

Outro ponto importante é que é um diferencial competitivo para os estabelecimentos food service. Permitindo que você se destaque dos concorrentes com esse elemento.

Aliás, é importante lembrar que ter um cardápio infantil também é uma questão de responsabilidade social. 

Oferecer opções de refeições saudáveis para crianças pode contribuir para a promoção da alimentação adequada e para a prevenção de doenças relacionadas à má alimentação!

Quais são as doenças relacionadas à má alimentação e como ocorrem?

As doenças relacionadas à má alimentação podem acontecer devido a pobreza em nutrientes e excesso de gorduras, açúcares, sódio, entre outros.

A persistência no consumo ou falta do consumo dos citados acima, podem acarretar em:

  • Diabetes;
  • Gastrite;
  • Colesterol elevado;
  • Hipertensão.

Outro fator que contribui para problemas de saúde é o mal armazenamento do estoque e, ainda, a contaminação cruzada.

Saiba mais sobre a maneira correta de conservar alimentos com o eBook que preparamos para te ajudar com esse problema!

Clique no banner abaixo e faça o download desse material gratuitamente:

Qual o melhor formato para seu cardápio infantil?

Montar um menu é trabalhoso e é ainda pior quando há necessidade de grandes retrabalhos devido a alterações ou adição de uma seção para pratos infantis.

É por isso que, diferente do cardápio impresso, optar por um online é uma saída econômica e inteligente que permite que você atualize e inove sempre que quiser.

Cardápio Digital da Saipos

Além de toda a praticidade do software para a gestão financeira do seu restaurante, você também pode contar com o cardápio digital da Saipos!

Essa ferramenta dispensa a necessidade de grandes compras como tablets e smartphones para atendimento, já que pode ser acessado pelo próprio aparelho do cliente via QR Code.

Além do mais, é simples, ágil e inteligente, como a Saipos, permitindo que você tenha um menu personalizado e funcional, contando com:

  • Alterações visuais para combinar com a sua marca;
  • Atualização em tempo real;
  • Produtos ilimitados;
  • Visualização prática de formas de pagamento;
  • Impressão de pedidos na cozinha.

Entre outros benefícios! Quer saber mais sobre o cardápio digital? Clique no banner abaixo e conheça essa solução:

Use a gestão de mesas a seu favor

Um cardápio infantil precisa ser atraente, divertido e prático. E essa praticidade fica em falta quando paramos para pensar no processo manual desde o pedido até o caixa.

Contar, então, com um sistema que possibilite facilitar e automatizar as etapas, é fundamental para quem quer garantir um ótimo atendimento.

Principalmente se o freguês tiver trago as crianças para uma refeição especial! Pois sabemos bem que a paciência dos pequenos é, de fato, curta.

Contar com um software de gestão, permite que você concentre a administração do seu negócio em um único lugar, tendo completo controle dos pedido, seja por meio de:

  • Mesa;
  • Senha;
  • Comanda;
  • App delivery;
  • Balcão.

E, ter um cardápio digital ligado ao seu sistema de gestão, como o da Saipos, é uma forma prática de otimizar o seu atendimento por meio da tecnologia.

O controle de comandas serve para que o atendente tenha plena visibilidade, na tela do sistema, sobre o status de cada mesa, considerando:

  • Mesas estão aguardando para pedir;
  • Mesas que já pediram;
  • Mesas ociosas (sem pedir há um tempo).

A identificação é feita por cores e você pode personalizar funcionalidades, como o tempo em o sistema deverá indicar que a mesa está ociosa.

Além de poder abrir mais de uma comanda por mesa, ainda poderá personalizar a experiência de compra do cliente, selecionando diferentes formas de pagamento.

Quer saber mais sobre as soluções para restaurante da Saipos? Preencha o formulário abaixo e realize uma demonstração gratuita do melhor software para restaurantes do Brasil:

70 Artes de cardápio grátis