Arrase no Cardápio Infantil com essas dicas!

Como ter um cardápio infantil atrativo?

Ter um restaurante que comporta e atende famílias com crianças é uma forma muito boa de atrair clientes. No entanto, é comum que surjam dúvidas sobre como montar um cardápio infantil.

Quem pensa que fazer isso de forma separada do cardápio convencional é difícil, está enganado!

Além de poder ficar em uma sessão distinta do mesmo menu, os lanches podem ser os mesmos dos adultos, mas em tamanho menor ou personalizado.

Assim, além de ter uma porção adequada para os pequenos, o cardápio infantil costuma ser mais lucrativo. Isso porque demonstrar atenção aos detalhes do menu agrega valor.

A Saipos preparou as principais dicas para te ajudar nesta tarefa, mas antes de continuar lendo, aperte no banner e baixe agora o pacote de 70 artes para cardápio. É grátis. Aperte no banner e faça o download!

1. Tenha um espaço especial para crianças

Existem alguns restaurantes que estão restringindo a presença de crianças para não causar nenhum tipo de incomodo entre os outros clientes.

Isso é uma forma bem grosseira e antiética de agir, já que a lei nº 9.459 determina que não poderão ser discriminadas pessoas por quaisquer desses fatores:

  • Origem;
  • Raça;
  • Gênero;
  • Cor;
  • Idade;
  • Sexualidade;
  • Outras formas de discriminação.

Então, se quiser evitar incômodos, reserve uma área onde as crianças possam brincar enquanto os pais e responsáveis fazem suas refeições.

Assim, é interessante que você se atente ao conforto, como garantir que o piso tenha tatames emborrachados para as crianças não se machucarem.

Disponibilize brinquedos, carrinhos, desenhos para colorir em uma pequena mesa, entre outras atividades que possam manter as crianças ocupadas.

Mas é preciso ter um funcionário que fique de olho nos pequenos, para assim, evitar problemas. Antes de considerar essa possibilidade, faça um bom planejamento e veja se é possível arcar com mais este custo no orçamento.

2. O que colocar em um cardápio infantil?

Um cardápio restaurante dedicado exclusivamente à crianças pode ser uma excelente alternativa.

Dito isso, garanta que cardápio em si já possua um tema infantil, mas que não se distancie muito da personalidade principal do restaurante.

Com temáticas atrativas para as crianças, é mais fácil prender a atenção. Fotos também são alternativas válidas para os pequenos ainda não alfabetizados conseguirem escolher seus pratos.

Você pode criar porções menores de pratos que já existem no seu cardápio ou então ir além e inovar.

Receitas apresentadas de forma temática ou com tema de personagens, figuras e desenhos atraem as crianças facilmente. Isso facilita que elas peçam mais opções do cardápio.

Além disso, pizzas, hambúrgueres, hot dogs e lanches, são os itens que mais atraem as crianças. Então tê-los no restaurante é garantia de sucesso.

A Saipos criou o e-book "Como montar um cardápio" para tirar todas as suas dúvidas. Aperte no banner e baixe grátis agora mesmo!

Opções de prato para cardápio infantil

Confira algumas opções de pratos para restaurante que separamos para inspirar a construção do seu cardápio infantil:

Refeição

O que é?

Serve como

Massas

  • Macarrão;
  • Espaguete;
  • Lasanha.

Prato principal

Grelhados

  • Vegetais;
  • Legumes;
  • Carnes.

Acompanhamento

Filé com fritas

  • Filé bovino, suíno, de frango ou peixe;
  • Batata frita ou batata doce frita.

Prato principal

Hambúrguer colorido

Hambúrguer pequeno com pão colorido.

Prato principal/Fast food

Saladas coloridas

Salada composta por alimentos como cenoura, beterraba e brócolis.

Entrada/Acompanhamento

Almôndegas com macarrão

Macarrão ou espaguete acompanhado de almôndegas bovinas, suínas, de frango ou vegetarianas.

Prato principal

Hot Dog

Cachorro-quente composto por pão, molho e salsicha suína, bovina ou de frango.

Prato principal/Fast food

Sanduíches temáticos

Sanduíches personalizados, artesanais e que fazem referência a algum personagem.

Entrada/Fast food

Panquecas

Massa artesanal que pode conter recheio salgado ou doce, como:

  • Frango desfiado;
  • Carne moída;
  • Brigadeiro;
  • Doce de leite.

Fast food/Sobremesa

Suco natural

Opção saudável ao invés de sucos industrializados de caixinha ou lata.

Bebida

Milk-shake

Bebida doce gelada feita com sorvete.

Bebida/Sobremesa

Cupcake personalizado

Pequenos bolinhos decorados e recheados.

Sobremesa

Sorvetes

Doce gelado, pode ser natural ou não.

Sobremesa

Embora algumas opções pareçam muito convencionais e pouco relacionadas ao cardápio kids, crianças possuem um paladar mais básico que adultos.

Por isso, sabores complexos podem ser desagradáveis. Escolha o básico, mas com um toque especial na apresentação.

3. Atendimento e conforto

Ter uma equipe atenciosa, compreensiva e um local confortável pode fazer a diferença no momento em que os pais estão escolhendo onde irão almoçar.

Treine sua equipe para acolher ao máximo os pais, mas também para que saibam identificar quando uma criança está passando dos limites.

Dessa forma, toda a vez que for necessário acionar os responsáveis que estão sendo negligentes, isso deverá ser feito de forma sutil e respeitosa.

Vale a pena ter um cardápio infantil no meu restaurante?

A princípio, ter essa opção é muito vantajosa. No entanto, para ter certeza disso é necessário contar com o apoio de relatórios e dados do seu restaurante.

Mas como fazer isso? Muitos donos de negócios não fazem ideia do quanto é necessário prestar atenção nos resultados semanais da empresa.

Por isso, a melhor maneira de garantir que a estratégia seguida está dando bom retorno financeiro é contanto com um sistema para restaurantes que mostra claramente este dados.

Restaurantes podem limitar a entrada de crianças?

Metrópoles (Distrito Federal) - Constantemente o assunto entra em pauta e divide a opinião de consumidores e estabelecimentos

Sempre que se entra em um restaurante e se ouve crianças chorando, falando alto ou correndo pelos corredores, as reações são diversas.

Vê-se da total compreensão e empatia até o olhar de reprovação. No exterior, muitos estabelecimentos já se posicionam como locais inadequados para menores de 14 anos.

Aqui no Brasil, a polêmica também existe. Em 2016, a confeiteira e youtuber Raiza Costa se posicionou favorável à restrição e recebeu inúmeras mensagens de reprovação.

Na esfera legal, a restrição de idade não é clara. Alguns dizem que a casa não é obrigada a aceitar menores de 14.

No entanto, fica proibida de causar o constrangimento de barrar clientes na porta caso não tenha deixado explícita a regra.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), no entanto, considera a restrição abusiva e o Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca) corrobora essa visão.

Entre os consumidores, a guerra é ainda maior, até mesmo os que têm filhos se dividem, pois vários utilizam a ida a restaurantes como um momento romântico do casal sem a presença dos pequenos. Geralmente, a maioria dos favoráveis à restrição são aquelas sem descendentes.

De fato, certas casas são claramente ambientes mais sóbrios e românticos, adequados para refeições intimistas e não em família.

Consequentemente, esses estabelecimentos são pouco convidativos a crianças: enfeites pelo salão, taças e copos em cristal, por exemplo.

Nos ambientes “cinzas”, de proposta um pouco mais informal, cabe o bom senso e a compreensão.

Para evitar polêmicas, o melhor que um estabelecimento pode fazer é deixar clara sua proposta aos clientes, recomendando a presença ou não de menores.

Conheça o sistema para restaurantes da Saipos

Com o sistema para restaurantes da Saipos você otimiza os processos diários do seu restaurante, com automatizações que te farão ganhar muito mais tempo.

Assim, você foca no que realmente importa: criar estratégias novas, dar um bom atendimento aos clientes e ter mais momentos com sua família.

São mais de 3 mil clientes que tiveram suas vendas e lucros aumentados, graças ao auxílio dessa ferramenta. Veja algumas das inúmeras funcionalidades:

  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Monitor KDS;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Quer saber mais sobre o melhor sistema para restaurantes do Brasil? Então aperte no banner e assista uma demonstração grátis!

Tainara Braga - Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.
Escrito porTainara Braga

Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.

Baixe: 70 Artes de Cardápio Grátis