O cardápio online é uma ferramenta que serve para apresentar os pratos e produtos do seu estabelecimento, seja para consulta ou autoatendimento.
Ideal não só para deliverys, como para agilizar o atendimento presencial, pode ser feito em um site próprio, em uma página, uma arte, aplicativo ou catálogo pelo WhatsApp Business.
De qualquer forma, é necessário que o menu online seja criado com um público-alvo em mente. Assim, otimiza-se o interesse e, consequentemente, aumenta suas vendas.
Por isso, é imprescindível conhecer seu cliente e usar isso para manter um fluxo de consumo.
Com os pontos acima citados, desenvolvemos um passo a passo de como criar um cardápio online de maneira inteligente e prática! Você irá conferir:
Mas, antes, conte com mais de 70 artes gratuitas para cardápio! Ao longo do texto, irá descobrir que esse tipo de material pode ser bem útil para montar um cardápio online!
Então clique no banner e baixe agora mesmo:
Para elaborar a estrutura de um cardápio online, o primeiro passo é entender o que seu restaurante, bar ou lanchonete está oferecendo.
Liste, então, todos os produtos (pratos e bebidas) comercializados. Aqui, vale a pena ter em mãos seu relatório de vendas.
O relatório de vendas irá servir para que você entenda quais dos seus produtos são mais pedidos e quais são ofuscados.
Dessa maneira, separe os itens em categorias. O mais interessante é criar grupos que façam sentido com o seu segmento e com a perspectiva do cliente.
No caso de um restaurante à la carte, é possível dividir e organizar os produtos em:
Porém, isso não funciona para uma doceria. Nesse caso, o mais interessante seria, por exemplo:
Essa divisão é muito mais intuitiva para o cliente que olhar o cardápio de uma confeitaria ou doceria.
A organização, nesse caso, pode ser feita de diferentes formas. Tudo dependerá da estratégia que escolher usar para apresentar seu cardápio online.
Lembre-se que, nesse modelo de cardápio, no caso do interativo, é possível dividi-lo usando cada categoria como uma aba ou página.
Então, a ordem poderá ser feita a partir de um menu clicável, no qual o cliente poderá visualizar o nome de cada agrupamento e clicar para ver as opções daquele que tiver interesse.
Como já mencionamos, o relatório de vendas pode ser uma ferramenta útil para elaborar a ordem do seu cardápio online.
Isso porque poderá priorizar os itens mais vendidos e até mesmo criar combos de forma a incentivar o consumo com pares dos pratos menos pedidos com os que fazem sucesso.
Uma maneira de aderir a essa tática, é usar a engenharia de cardápio. Que nada mais é do que uma estratégia do padrão de organização do seu cardápio!
A partir dessa técnica, você desenvolve maneiras de persuadir o cliente na hora da compra.
Para categorizar seus produtos usando a engenharia de cardápio, você deverá visualizar o seu menu em quatro partes, sendo cada uma correspondente a um grupo:
Posição no menu |
O que é |
Topo |
Pratos que mais trazem resultados. |
Meio-cima |
Também têm alta popularidade, no entanto são pouco vendidos. |
Meio-baixo |
Possuem tanto a rentabilidade, quanto a popularidade baixas. |
Fundo |
Alta rentabilidade, porém, com a popularidade baixa. |
Para entender melhor, confira o vídeo abaixo com dicas sobre como aplicar a engenharia de cardápio no seu restaurante:
Ter o controle de estoque em mãos é uma ótima forma de entender suas vendas e necessidades.
Isso te dará a oportunidade de rever o seu estoque por meio do controle e a dica é usar essa informação a seu favor para descobrir gastos desnecessários.
Com a ficha técnica de cada prato, verifique o relatório para entender quais ingredientes são adquiridos excessivamente, expirando pela falta de uso e gerando prejuízo.
Se você ainda não conta com a praticidade de um software para restaurante que traz o controle de estoque automatizado, é possível aderir a uma planilha manual!
Criamos esse material meticuloso que irá te ajudar a visualizar seus suprimentos para que tenha o relatório em dia.
Clique no banner abaixo e faça o download da planilha de controle de estoque gratuitamente:
Cardápio |
O que é |
Interativo |
Permite que o usuário acesse e também envie informações usando o mesmo aparelho eletrônico, seja por atendimento via tablet/smartphone feito pelo garçom, ou o autoatendimento. |
Não-interativo |
Imagem em PNG ou PDF para ser enviada por meio de redes sociais ou WhatsApp Business. |
Impresso |
Pode ser apresentado como flyer, banner ou qualquer outro tipo de material impresso. |
Se tratando de cardápio online, vamos entender melhor sobre o interativo e o não-interativo.
No caso do não-interativo, é possível criar uma arte, em PDF ou PNG, para que a mesma seja enviada para o cliente quando solicitado, ou acessada via link ou QR Code.
Porém se trata apenas de uma imagem estática, como se fosse mesmo o design do cardápio impresso, porém o acesso é possível via smartphone do cliente.
Já o interativo, pode ser um site ou aplicativo. Aqui, você consegue montar um cardápio mais dinâmico e até mesmo possibilitar o autoatendimento.
Essa ferramenta também é acessada pelo próprio aparelho do cliente via QR Code ou link clicável.
Saiba que, além de um software eficiente para restaurante, o cardápio online da Saipos é o mais completo do mercado.
Essa solução permite que você tenha um menu personalizado e funcional, contando com:
Entre outros benefícios! Quer saber mais sobre o cardápio digital? Clique no banner abaixo e conheça essa solução:
Colocar o seu menu no catálogo do WhatsApp Business também é uma forma interessante de aderir ao cardápio online.
Para aderir, siga o passo a passo:
Nessa opção, você pode usar fotos, especificar o produto pelo nome, descrição e colocar preço.
Em caso de site próprio ou até mesmo perfil nos apps de delivery, você ainda consegue colocar um link que leva direto para a página de aquisição do produto.
Dessa forma, seu cliente poderá visualizar os seus produtos, realizar a compra pelo WhatsApp ou então ser encaminhado para um site ou aplicativo.
Pensando nos tipos de menu, interativo ou não interativo, podemos considerar diferentes modelos de cardápio online.
Além do já mencionado catálogo do WhatsApp, também há:
Para te ajudar a visualizar e se inspirar, falaremos e exemplificaremos cada modelo citado acima.
Este modelo de cardápio online, PDF via QR Code, é do tipo de menu não-interativo.
Ou seja, imagem estática como se fosse o menu impresso, mas visualizado no smartphone a partir do escaneamento de um QR Code que pode estar nas mesas ou em placas.
Aqui, busque por formatos já conhecidos como:
Uma forma interessante de apresentar o menu nesta categoria é que poderá usar imagens maiores e não se preocupar tanto com a quantidade de páginas (sem exagerar, claro).
Ter um site para que o cliente ou atendente selecione os pedidos, é um tipo de cardápio interativo.
É comum que o formato seja similar ao Google Forms: itens clicáveis organizados com as categorias verticalmente, tudo em uma só página.
Sendo um estabelecimento delivery ou não, é muito interessante ter o seu menu como protagonistas nas suas redes sociais.
Uma forma de ter o cardápio online é postando nos stories e no feed. Assim, poderá criar destaques ou fixar o post para que fique de fácil acesso para o público.
Para colocar uma imagem em destaque, siga o passo a passo:
Com isso, o cliente poderá acessar essa imagem sempre que visitar o seu perfil e clicar no destaque em que ela estiver.
Para fixar um post no seu feed, recomendamos que crie uma sequência formando um carrossel no Instagram.
Em seguida, poste e clique nos três pontinhos que ficam logo acima da imagem. Selecione “Fixar no seu perfil” e pronto!
O post com os itens do seu menu ficará no topo do seu feed independente se fizer outras postagens após esta.
Posicionado de maneira estratégica, esse cardápio interativo de autoatendimento é mais usado por estabelecimentos de fast food.
Funciona de maneira parecida com o cardápio digital em site, mas normalmente é dividido por abas, sendo cada uma um agrupamento de produtos.
Estabelecimentos food service, temáticos ou não, precisam contar com uma identidade visual marcante para evitar que sejam esquecidos pelos clientes.
Não somente isso, como também serve para ajudar que o público associe elementos e sensações de maneira positiva ao seu restaurante.
Garantir que a experiência do cliente seja positiva desde o primeiro contato até o pós-venda, é a maior responsabilidade de um negócio de alimentação.
O seu menu é uma das principais formas do cliente estabelecer o primeiro contato com o que seu restaurante oferece. Cuidar, então, da estética do cardápio online é fundamental.
Uma forma simples de garantir que esteja de acordo com a identidade visual de todo o estabelecimento, é aplicar elementos e cores que combinem com sua marca.
Antes de tudo, devemos entender que existem dois tipos de imagens para o seu cardápio online: decorativa e do produto.
Para um menu de sucesso, é ideal que ambas coexistam de maneira harmoniosa para ilustrar seu restaurante e os produtos vendidos.
As imagens decorativas para cardápio online estão diretamente ligadas à identidade visual do seu restaurante.
A experiência do cliente começa com o primeiro contato que ele tem com os seus produtos, o que normalmente ocorre quando têm acesso ao menu.
Para ajudar a causar essa impressão de harmonia e reforçar sua identidade visual, você pode usar das imagens decorativas, que nada mais são do que ilustrações.
Para um restaurante japonês, por exemplo, você pode ver ilustrações de hashis, bandeiras e outros elementos dentro desse tema ao longo do cardápio online.
Essas ilustrações podem, também, compor o fundo do cardápio como um tipo de estampa, e ainda serem ótimos elementos decorativos para postar o menu no Instagram.
Você consegue esse tipo de ilustração por meio de plataformas digitais gratuitas ou pagas, como o Canvas e o Freepik.
Aqui, é fundamental que as imagens do produto sejam fotos reais do que o seu restaurante vende.
Assim, seu cliente terá uma ideia fiel de como o seu prato é montado e não terá surpresas negativas esperando algo totalmente diferente.
Além disso, é importante que as fotos sejam tiradas por uma câmera de qualidade e por um fotógrafo. Dessa maneira, todas seguirão um padrão, com a mesma luz, edição e fundo.
E, na hora de escolher seu cenário, opte por branco ou um fundo desfocado. Lembre-se de pensar no seu cardápio online como um todo.
Caso decida não encher a página com fotos, uma boa saída é que, no caso do menu digital, é possível colocar as imagens somente ao passar o mouse pelo prato.
Assim, seu cardápio digital ficará simples e ainda contará com as informações necessárias e as fotos, só que de uma maneira mais sutil.
Certamente o seu cliente terá uma surpresa positiva ao passar o cursor pelos itens e conseguir visualizar como se parece o que ele deseja consumir.
A fonte do seu cardápio online deve, preferencialmente, ser a mesma utilizada ao criar a sua logomarca. Ou alguma secundária que seja harmônica com a principal.
Para te ajudar, encontramos algumas fontes que podem te ajudar a encontrar algo que combine com o seu estabelecimento. Confira:
Confira como elas ficam visualmente na imagem abaixo:
Contar com um cardápio digital vai muito além de apenas apresentar os pratos e valores. É fundamental que o cliente receba uma quantidade rica de informações sobre os produtos.
Isso porque otimiza a experiência do cliente e garante que ele tenha acesso a todos os detalhes para realizar uma compra, independente do modelo de cardápio digital que escolher.
Ter um sistema de gestão para restaurante que possibilita a criação e integração de cardápio digital e conta com controle automatizado de estoque, é, por isso, fundamental.
Não somente visando reunir todas as informações em um só lugar, como também ter o controle prático dos pedidos feitos por mesa, senha, comanda, entre outros.
O cadastro de produtos do sistema de gestão da Saipos é inteligente e fácil, já que permite um preenchimento detalhado e prático para a organização do menu.
Esse tipo de ferramenta permite que você detalhe da melhor forma cada item do cardápio, considerando diferentes aspectos para a melhor visualização do cliente, como:
O que poderá considerar |
Descrição |
Categoria |
Agrupe itens em diferentes categorias. |
Sabor |
Adicione quais são as possibilidades de sabores dentro das categorias. |
Acréscimos |
Coloque quantos acréscimos quiser para cada item do menu. |
Valores |
Precifique cada item e cada acréscimo, com a soma feita automaticamente pelo sistema. |
Como mencionado na tabela acima, você pode inserir opções de adicionais e contar com relatórios gerados a partir da venda dos produtos, categorias e valores cadastrados.
Uma das vantagens de contar com um cardápio digital no sistema Saipos, é realizar alterações a qualquer momento com atualização em tempo real, como:
Praticidade no cadastro de produtos e gestão financeira inteligente é com a Saipos!
Preencha o formulário abaixo e realize uma demonstração gratuita do melhor software para restaurantes do Brasil:
Conheça outros benefícios do uso do sistema para restaurante, bar e delivery da Saipos:
Ficou interessado pelo sistema? Preencha agora o formulário e conheça tudo sobre o software com melhor custo benefício do Brasil!
Jornalista formada pela Unisinos, Analista de Marketing e SEO da Saipos