Conheça os 5 melhores restaurantes do Brasil

Além de servirem pratos de alta qualidade técnica para os clientes, os melhores restaurantes também funcionam como padrão de referência para quem está dando os primeiros passos no mundo da gastronomia.

Afinal, sempre que desejamos melhorar e inovar nossos restaurantes, é importante nos inspirarmos no que já vem dando certo no país.

O ramo alimentício brasileiro é destaque no mundo inteiro. Diversos estabelecimentos fazem parte da lista dos melhores restaurantes do mundo, de acordo com revistas especializadas.

A comida é uma das formas de unir os povos. No Brasil, com uma cultura extremamente rica e miscigenada, as opções de variedades da culinária são imensas.

Então, para mostrar o que há de melhor na gastronomia, separamos os 5 negócios de alimentação que mais se destacam em 2021. 

Antes de conhecer quais são os nomes, baixe agora o e-book gratuito que a Saipos preparou para você, “por que os restaurantes quebram tanto” e veja o que é necessário evitar para ter bons resultados com o seu negócio. É só apertar no banner abaixo!

Quais são os 5 melhores restaurantes do Brasil?

O levantamento é feito pelo Jornal de Brasília, de acordo com o The World’s 50 best restaurants, que desde 2002 é responsável pela maior premiação internacional do segmento. A metodologia avalia critérios como:

  • Qualidade dos alimentos;
  • Nível de apresentação dos pratos;
  • Ambiente;
  • Atendimento;
  • Relevância.

Os votos são feitos pelos chefs de cozinha mais consagrados do mundo, junto com uma porcentagem dos resultados enviados pelos clientes em 2021.

5. Maní

O Maní é o estabelecimento que fecha o top 5 da nossa lista de melhores restaurantes do Brasil. 

Com o comando da renomadíssima chef Helena Rizzo, a gastronomia servida é sucesso em todo território nacional, além de inspirar muitos empresários no mundo inteiro.

4. Lasai

Quem ocupa o 4º lugar no ranking dos 5 melhores restaurantes eleitos pelo jornal de Brasília é o Lasai, que fica localizado no Rio de Janeiro.

Assinadopelo chef Rafael Costa e Silva, o estabelecimento é um destino gastronômico obrigatório para quem está de passagem pela região do Botafogo. O restaurante conta com uma gastronomia inédita e, ao mesmo tempo, leve e vibrante. 

O chef usa de técnicas mais modernas e insumos nacionais que são cultivados em suas próprias hortas e na de pequenos agricultores do estado, para garantir a qualidade.

O antigo casarão hoje abriga o restaurante e a essência clássica da residência, que tem influências espanholas, foi mantida. Contudo, foram acrescentados móveis novos e uma decoração clean e minimalista que trazem traços de modernidade ao lugar.

3. Oteque

Para estar presente na lista dos melhores restaurantes, é necessário empenho e alta qualidade nos pratos e produtos servidos. 

Por isso, o Oteque se destaca como o melhor empreendimento gastronômico do Rio de Janeiro e fecha a lista na posição 100, do ranking completo do The World’s 50 Best Restaurants. 

Inclusive, o empreendimento recebeu duas estrelas no Guia Michelin, uma publicação extremamente importante que ocorre anualmente.

O guia serve como referência de hotéis e restaurantes. Ele é impresso com o máximo sigilo e com tiragem desconhecida, e pode ser considerado o mais respeitado do mundo.

Além disso, premia os melhores restaurantes, classificando-os com estrelas (de 1 a 3), o que representa o sonho ou o pesadelo de qualquer chef.

2. A Casa do Porco

Como o nome já diz, A Casa do Porco é um bar-restaurante especializado em carne suína. Em 2020 recebeu o 4° lugar na lista The World’s 50 Best Restaurants, e em 2021 está na posição 39.

Localizado no centro de São Paulo, o restaurante, que tem a assinatura do chef Jefferson Rueda, tem um ambiente informal, virou um point de encontro e ganhou fãs por toda a cidade, e fora dela também.

Junto com a esposa, Rueda possui mais dois empreendimentos em SP: o Bar da Dona Onça e o Hot PorkDessa maneira, é impossível passar pelo Centro Histórico de São Paulo e não visitar a renomada Casa do Porco.

Com decoração popular e mantendo a arquitetura do prédio, o restaurante é a junção perfeita de comida de interior com técnicas requintadas em um ambiente convidativo.

1. D.O.M - São Paulo

O restaurante, que ocupa a primeira colocação no ranking, é o empreendimento do chef Alex Atala. Essa é uma ótima pedida para quem deseja experimentar coisas novas e preparos diferentes.

O ambiente é clean, mas conta com elementos clássicos. O restaurante inova mesmo nos pratos totalmente autorais do chef.  Afinal, Atala utiliza elementos brasileiros e imerge na cultura do país, inclusive na indígena. Ele é capaz de transformar formigas em ingredientes de luxo.

Inovação é o que define o D.O.M. e se você quer expandir sua gama de sabores, é o lugar certo.

O que um restaurante iniciante deve fazer para se aproximar dos grandes nomes?

Todos os 5 melhores restaurantes que citamos acima, não chegaram até onde estão hoje por acaso. Há muito empenho, suor, história e dedicação de vários anos para poder conquistar um título de referência na gastronomia.

Caso você esteja prestes a abrir um restaurante, a gente separou 4 dicas que são fundamentais para tornar-se referência!

1. Busque capacitação e formação

Você é um ótimo cozinheiro e é apaixonado pela arte da culinária? Ótimo! Essas são as principais características de quem deseja abrir um negócio no ramo alimentício.

Entretanto, só o amor pelo trabalho não faz você estar presente na lista dos melhores restaurantes. É necessário muita capacitação! Tudo deve começar com uma graduação em gastronomia, para, então, tornar-se chef de cozinha.

Após garantir o diploma, você deve estar sempre aberto a aprender novas técnicas e culturas, afinal, a culinária está sempre em transformação. Novos processos e métodos são criados todos os anos.

Caso você deseje ser dono de um restaurante renomado, precisará buscar novos conhecimentos todos os dias.

2. Análise de público e mercado

Entender qual é o público que você trabalhará é essencial para conseguir dar os primeiros passos e estar presente na lista dos melhores restaurantes.

Mesmo que o nicho de pessoas seja menor, você deve segmentar qual é o tipo de empreendimento que irá investir.

Será necessário escolher qual a cultura predominante do cardápio, tipos de alimentos, faixa de preço e construção de um ambiente apropriado para receber os clientes estabelecidos pelo público alvo.

Aproveite e monte um plano de negócios com todos os objetivos, metas e desejos para o empreendimento. O plano pode evitar que sua empresa cometa erros estratégicos quando estiver operando, pois todos os possíveis problemas devem ser desenhados no documento, juntamente com suas soluções. 

3. Busque o diferencial no seu restaurante

Mostramos nos exemplos da lista dos melhores restaurantes que muitos chefes inovam e têm um diferencial: a produção dos próprios alimentos orgânicos em hortas individuais. 

Esses atributos, com certeza, são um diferencial dos pratos servidos por eles. Aliás, estas características fazem o local se destacar perante tantos outros estabelecimentos.

Por isso, busque entregar aquilo que há de melhor na sua cozinha, o que pode ser diferente da concorrência, e o que fará os clientes escolherem o seu restaurante e não os outros.

Procure referências, pesquise, estude e monte um planejamento que irá surpreender e fidelizar o público!

4. Tenha o Sistema Saipos como parceiro do seu negócio

Com a correria do dia a dia, não dá para perder tempo fazendo fluxo de caixa de forma manual ou tendo que enviar os pedidos oriundos do delivery, um por um, para a sua cozinha.

Você precisa ter um sistema para gestão do seu restaurante que seja parceiro e automatize todas as funções necessárias, economizando tempo e aumentando a eficiência da sua equipe.

Com o Sistema Saipos, você consegue otimizar sua rotina e focar naquilo em que, realmente, precisa da atenção do chef ou do dono da empresa. Conheça algumas funcionalidades:

  • Emissor de cupom fiscal eletrônico;
  • Emissor de cupom fiscal via SAT;
  • Diferentes módulos de venda;
  • Gestão de garçons;
  • Integração com os principais aplicativos de delivery;
  • Suporte todos os dias;
  • Monitoramento de pedidos;
  • Gestão financeira;
  • Gestão de motoboys;
  • Gestão de loja e cardápio;
  • Gestão de clientes;
  • Controle de estoque;
  • Cardápio digital.

Os benefícios não param por aí! Converse agora mesmo com um dos nossos consultores e tenha acesso a uma demonstração da Saipos. Apaixone-se por uma plataforma que irá trazer muitos resultados para o seu negócio!