82% dos brasileiros acreditam que todo o restaurante deve oferecer delivery

Relatório Varejo 2022 aponta informações importantes para o setor food service

Com a pandemia, muitos restaurantes fecharam suas portas e começaram a atender por delivery e take away. Essa modalidade caiu no gosto dos brasileiros: 82% dos consumidores esperam que os estabelecimentos continuem trabalhando com entregas.

Pelo menos é isso que apontam os dados do Relatório Varejo 2022, feito pela Ayden, plataforma de tecnologia financeira. O estudo ainda apresenta ações que os clientes esperam dos estabelecimentos.

Uma delas é utilizar a tecnologia como aliada. Dos entrevistados, 80% dos participantes querem que os estabelecimentos conectem seus canais online e offline. Essa ação facilitaria uma série de serviços, como reservar mesas antes de chegar ao local ou fazer pedidos online, podendo retirar ou pedir para entrega.

Já 72% dos entrevistados acreditam que os restaurantes precisam melhorar a forma de recompensar os clientes por sua preferência, os famosos programas de fidelidade.

delivery permanente

Alguns dos problemas encontrados

Outro estudo encomendado pela Adyen e realizado pela Euromonitor Internacional, o Relatório Setorial de Bares e Restaurantes, mostra que os maiores desafios do delivery são o tempo de espera para entrega do pedido, embalagens inadequadas e pedidos entregues incorretamente.

Dados mostram que mais de 25% dos clientes relatam problemas frequentes com as embalagens utilizadas pelos estabelecimentos. Além disso, um terço dos usuários acredita que o risco de erros nos pedidos é menor quando feitos diretamente aos restaurantes, em vez das plataformas agregadoras.

Para continuarem ativos e competitivos no mercado, foi preciso se adaptar às novas formas de compra. Segundo informações do relatório, os pedidos de entrega pela internet, telefone ou WhatsApp representam mais de um terço da receita do setor, tornando o Brasil o país com maior participação do delivery.

Assine nossa newsletter