Conheça o mercado de alimentos que luta contra desperdícios em restaurante
Desperdício no Brasil é uma realidade desesperadora. Isso porque, não só afeta o meio ambiente, como também a economia do país. Pensando nisso, empresas investem em alimentos orgânicos e únicos.
De acordo com o IBGE, 30% dos alimentos são desperdiçados por ano no país. Com uma população de 200 milhões dos habitantes, é equivalente a quase 15 toneladas de desperdício por ano.
Além de mexer com a economia do país, alimentos desperdiçados afetam a natureza e o planeta. Segundo dados do programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) ,8% a 10% das emissões globais de gases de efeito estufa são relacionados a alimentos que não são consumidos.
Boa parte da origem da perda de alimentos vem de estabelecimentos e negócios que trabalham com food service. Afinal, possui uma grande quantidade de comida produzida.
E é aí que entram as Foodtechs e empresas especializadas em alimentos orgânicos e diferentes.
Buscando o sustentável e evitando desperdícios, essas empresas trabalham com alimentos “fora do padrão” ou seja, produtos quase perto de vencer a validade, para serem usados na hora ou com aparência não convencionais.
Dessa forma, não só diminui o desperdício, como a emissão de gases poluentes e contribui para o investimento em alimentos que, em outros lugares, seriam jogados fora.
Conheça as empresas que trabalham com a compra e venda de alimentos orgânicos:
Fundada em 2021, seu objetivo é conectar consumidores com estabelecimentos que possuem sobras de alimentos.
Assim, o produto descartado é vendido com até 70% de desconto. Funciona assim: o cliente coloca seu CEP e visualiza negócios parceiros com a Food to Save. Depois é só pedir ou retirar no seu local.
A empresa diz já ter salvo mais de 250 toneladas de alimentos que seriam desperdiçados. “Queremos reeducar os brasileiros em relação aos alimentos, eliminando o receio de consumir produtos próximos ao vencimento ou que não se encaixam em padrões estéticos perfeitos”, afirma Lucas Infante, CEO da empresa.
É um mercado online que combate o desperdício ao mesmo tempo que incentiva a alimentação saudável.
O mercado diferente trabalha com produtos orgânicos certificados e salva alimentos considerados “fora do padrão”, que iriam para o lixo. Uma cenoura deformada, batata muito pequena entre outras.
Os produtos são vendidos com até 40% de desconto. “São vegetais que seriam jogados no lixo por questões "estéticas" caso não comprássemos das pessoas produtoras”, explica no site.
Assim como o mercado diferente, a fruta imperfeita também resgata frutas e legumes que são considerados “imperfeitos” e acabam no lixo.
Isso porque, segundo a empresa, quase 30% de todos os alimentos orgânicos são descartados sendo considerados “feios” ou “fora do padrão”.
Por essa razão, os produtos possuem 30% de desconto. As entregas são somente em São Paulo, mas desde 2015 o negócio já salvou mais de mil toneladas de alimentos.