Bares e restaurantes movimentam a economia em 2022

Foram criados mais de 150 mil empregos só no setor de alimentação

Mesmo com os efeitos da pandemia, o setor de bares e restaurantes ajudou na recuperação econômica do Brasil em 2022. Segundo dados do IBGE, o número de pessoas empregadas foi o maior do último trimestre desde 2019.

De acordo com a pesquisa, o grupamento Alojamento e Alimentação, no qual bares e restaurantes ocupam cerca 85%, forneceu 181 mil empregos no último ano. 

Só no setor de alimentação fora do lar contam com 150 mil. Esse número é o equivalente a 5,24 milhões de trabalhadores. 

Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, comenta que o número pode ser ainda maior “uma vez que esses dados não refletem completamente as movimentações feitas durante a temporada de verão, que é tradicionalmente um período de grande demanda para o setor de bares e restaurantes".

bares e restaurantes

Dias de glória para o mercado?

Outro índice de recuperação do mercado é o aumento salarial, que subiu a média geral do país. Agora está a R$ 1,820,00 com ganho de 9,6%.

Somado a isso, o faturamento do carnaval 2023 também trouxe números positivos para o setor de bares e restaurantes.

A estimativa da Abrasel, no Rio de Janeiro, foi de um crescimento de 20% em relação a 2022. Já em Pernambuco  a porcentagem chegou a 30% e em Minas Gerais  cresceu cerca de 10%. 

Mas Solmucci mostra preocupação “O setor sofre os efeitos da pandemia e da falta de um programa robusto de recuperação por parte do governo.” argumenta  o executivo.

“Mais da metade dos estabelecimentos não consegue ainda trabalhar com lucro, o que é muito preocupante”. Mesmo assim, o empresário concorda que o  carnaval foi um respiro de alívio para  o setor.

“No geral houve uma adesão muito grande da população à folia de rua, pois foi a primeira sem restrições de nenhuma espécie desde 2020. Os pequenos negócios, que são maioria do setor, se beneficiaram muito disso”.

Assine a Saipos News!