Segunda a Abrasel, o horário poderia estimular o consumo, além de trazer impactos positivos para a economia
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Abrasel, afirma que a volta do horário de verão seria positiva para a economia, ajudando no aumento de vendas em estabelecimentos.
O horário de verão tinha como objetivo a economia de energia, a fim de evitar altos picos de gasto de luz. Mas 2019 o programa foi descontinuado já que não estava cumprindo com seu objetivo inicial: economizar.
Ainda sim, a Abrasel defende que o retorno pode trazer benefícios para o comércio, ressaltando que o horário de verão continua e faz sucesso na União Europeia e nos EUA.
Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, defende que o retorno pode ajudar a população a pensar sobre a necessidade de economia e pensar nos hábitos.
“Seria favorável para todo o país, afinal, contribui para a economia de energia e reduz custos operacionais nas empresas, mesmo que não estejamos no momento com risco de desabastecimento”, diz o empresário.
Solmucci acredita que a mudança pode ser favorável para toda a sociedade “O pessoal técnico tem uma visão muito focada, que não considera os benefícios que a mudança traz para a sociedade como um todo”.
“Por isso temos a certeza de que a questão será mais bem avaliada pelo governo, levando em conta os aspectos positivos, ambientais, sociais e econômicos, que a mudança traz aos estados em que é adotado o horário de verão” finaliza ele.
O verão é uma das épocas do ano mais bem sucedidas para os estabelecimentos de foodservice. Isso porque o calor impulsiona os consumidores para fora de casa, mais gente na rua, mais movimentação.
No ano passado, o verão marcou 20% a mais de faturamento para os comércios, principalmente no mercado de alimentação. E a expectativa é que em 2023 supere esse número .
Por isso, Solmucci destaca as duas horas adicionais no horário de verão. Para ele, também resultaria em um aumento maior nos lucros, de 15% a 20%, devido a mudança de comportamento do consumidor.
Modificações que podem beneficiar não só um setor, mas também o turismo e o comércio em geral.
Porém, o governo não tem previsão para o retorno do horário de verão. O Ministério de Minas e Energia afirmou que não é necessário, pelo menos por enquanto.