ASSINE A NEWSLETTER • Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

📰 ASSINE A NEWSLETTER 📰 Mantenha-se atualizado sobre as novidades do food service. Quero assinar

Cartão fidelidade digital para restaurante: saiba como fazer e por que usar

Stêvão Limana - Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.
Escrito porStêvão Limana

Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.

Conheça as vantagens de possuir um cartão fidelidade digital para restaurante

Você já tem um cartão fidelidade digital para restaurante? Ele está presente em diversos estabelecimentos de food service e pode trazer muitos benefícios para o dia a dia do seu restaurante.

Uma das principais funções está ligada com a fidelização dos clientes, afinal, quando o cartão é distribuído, as pessoas ficam na “obrigação” de retornar ao local para ganhar um brinde ou um desconto. 

Antigamente, os cartões de fidelidade eram feitos de forma impressa e entregues, geralmente, no caixa, no momento em que o público realizava o pagamento.

Entretanto, muitas pessoas acabavam perdendo o papel ou ficavam com o material desbotado e, por vezes, rasgado. 

Com a automatização dos sistemas para restaurantes, ficou bem mais fácil disponibilizar o recurso digitalmente. Por isso, a Saipos preparou este artigo com um passo a passo de como criar um cartão fidelidade digital para restaurante:

1° passo:

Escolher quais benefícios valem a pena serem disponibilizados.

2° passo:

Planejar a periodicidade das ações;

3° passo:

Realizar ações de divulgação do cartão fidelidade digital para restaurante;

4° passo:

Incentivar o consumo dos clientes;

5° passo:

Controlar financeiramente o impacto das ações. 

Antes disso, aproveite e baixe de forma gratuita um pacote que nós preparamos para você! São 70 artes para cardápio de restaurantes

Dessa forma, você poderá investir na estética do seu menu e vender muito no dia a dia. Para aproveitar, basta apertar no banner abaixo.

Como funciona um cartão de fidelidade?

Como já mencionamos acima, um cartão de fidelidade é responsável por conceder diversos benefícios aos clientes de seus restaurantes.

O item é utilizado como um incentivo para que o público que já visitou o estabelecimento retorne mais vezes. Geralmente, é dado um cartão, parecido com um cartão de visita, com espaços para um carimbo na parte de trás. 

Cada vez que você vai até o restaurante e consome um determinado produto, a gerência do local assinala e, ao conseguir completar a lista, você ganha um brinde ou um desconto

O recurso mais comum pode ser notado nas pizzarias que proporcionam, por exemplo: compre 10 pizzas grandes e ganhe 1. 

Em alguns casos, restaurantes à la carte também disponibilizam determinado prato ou valor de consumação ao completar 10 refeições em um mês.

Como funciona um cartão fidelidade digital para restaurante?

O cartão fidelidade digital para restaurante respeita os mesmos princípios do físico. Entretanto, como o nome já diz, ele é disponibilizado para o seu celular por meio de um aplicativo ou para o seu e-mail.

O mais comum é que ao consumir em um restaurante que disponibiliza esta opção, exista um tablet com QR Code no caixa.

Assim, enquanto você realiza o pagamento, também registra sua pontuação ou a exigência pedida para acumular benefícios. 

As plataformas para cartão fidelidade digital para restaurante mais conhecidas são:

  • SmartBis;
  • Donuz;
  • Fidelimax.

No entanto, nas três opções mencionadas acima é necessário assinar um serviço só para poder manter a gestão do cartão fidelidade. Para quem não quer gastar, uma alternativa é criar o cartão nos moldes, em aplicativos gratuitos como: Canva e Pinterest

Porém, neste tipo será necessário fazer uma gestão manual em sua plataforma de sistema!

O que oferecer como recompensa do cartão fidelidade digital para restaurante? 

Essa é uma dúvida muito frequente na cabeça dos empresários, afinal, não dá pra sair distribuindo qualquer coisa do seu cardápio, não é mesmo?

Além de fazer uma análise financeira de cada prato, procure os produtos que têm mais saída da sua cozinha. Por isso, separamos algumas dicas para você começar a ter as primeiras ideias:

Pizzaria

Ao comprar 10 pizzas grandes, ganhe 1 média de graça.

Hamburgueria

Ao comprar 5 combos, ganhe 1 batata frita + 1 refrigerante de graça.

Sushi

Ao comprar 100 peças, receba 20 gratuitamente.

Churrascaria

Ao frequentar 10 rodízios de carne, ganhe 1 de graça.

5 passos para criar um cartão fidelidade digital para restaurante

Até agora, já deu para notar que o cartão fidelidade digital para restaurante tem uma grande importância para quem deseja atrair maior público ao estabelecimento, não é mesmo?

Portanto, se você ainda não tem essa ferramenta no seu negócio, está mais do que na hora de aplicá-la, fidelizar mais clientes e ver o aumento do seu fluxo de caixa

Pensando nisso, preparamos este passo a passo para auxiliar você a ser certeiro na hora de escolher os benefícios para os clientes, como:

1° passo

Escolher quais benefícios valem a pena serem disponibilizados;

2° passo

Planejar a periodicidade das ações;

3° passo

Realizar ações de divulgação do cartão fidelidade digital para restaurante;

4° passo

Incentivar o consumo dos clientes;

5° passo

Controlar financeiramente o impacto das ações. 

Nós já vamos descreverca o passo a passo da tabela acima, mas antes, faça o download grátis do e-book “5 dicas para divulgar seu restaurante” e aprenda a ter uma boa estratégia de marketing para vendas

Aperte no banner abaixo e aproveite!

1° passo: a escolha dos benefícios disponibilizados

É bom dar descontos e fazer promoções para os clientes? Com toda a certeza! Entretanto, nem sempre isso pode valer a pena para a gestão financeira do seu restaurante. 

Então, nossa principal dica no passo 1 é que você escolha com muita análise quais benefícios estarão disponíveis no seu programa de fidelidade

Vale a pena colocar o prato mais caro do restaurante como prêmio? Talvez não seja a melhor ideia, muito menos a opção de menor valor.

Encontre o equilíbrio. Faça um filtro nos pedidos da clientela e veja o que mais é produzido pela cozinha, este pode ser um bom indicador. 

Para clientes do Sistema Saipos, com apenas alguns cliques é possível verificar quais são os pratos mais vendidos do estabelecimento em determinado período. 

Dessa forma, fica muito mais fácil visualizar e oferecer um benefício que seja rentável para os dois lados! Ainda não conhece o nosso Sistema para gestão de restaurantes? Aperte no banner abaixo e converse com um dos nossos consultores.

2° passo: planeje a periodicidade das ações 

Vamos combinar, não dá para ter um cartão fidelidade digital para restaurante eterno, não é mesmo? 

Por isso, quando você estiver pensando em disponibilizar o recurso, pense qual período ele ficará vigente. Além disso, colocar uma data limite também é um ótimo gatilho para sua estratégia de marketing, mas isso é assunto para o próximo tópico. 

Uma dica que nossos especialistas em gestão de restaurantes dão é escolher um produto sazonal, ou seja, aqueles alimentos que têm um valor melhor de mercado durante determinada estação do ano. 

Dessa forma, será mais barato produzi-lo e a venda terá um apelo temporal muito maior, também!

3º passo: realize ações de divulgação do seu cartão fidelidade digital para restaurante

De nada vale ter um cartão fidelidade digital para restaurante se ele não for usado, certo? Então, ao iniciar a sua ação, encha de banners e cards sobre a promoção nas suas redes sociais.

Essa pode ser uma estratégia até de chamamento do público ao seu estabelecimento, afinal, quem não gosta de ganhar algo, não é mesmo?

Vale a pena, também, colocar algum tipo de cartaz ou placa no caixa do estabelecimento, pois, assim, nem o funcionário e nem o cliente irão esquecer de registrar a pontuação do seu cartão fidelidade digital para restaurante

Clique e leia: 7 segredos para você fazer marketing para restaurante com sucesso

4° passo: incentive o consumo dos clientes

Já ouviu aquela expressão: quanto mais, melhor? É dessa forma que você deve raciocinar na hora de incentivar a adesão do cartão fidelidade digital para restaurante.

Portanto, capriche na divulgação, e incentive que os participantes tragam mais pessoas até o local para consumirem juntamente. 

Ofereça combos ou opções de pratos em que possa receber pontuação dobrada, por exemplo. Assim, com mais chances de ganhar, a tendência é que a clientela realize mais pedidos!  

5° passo: Controle o impacto financeiro das ações

A sua campanha de cartão fidelidade digital para restaurante teve mais sucesso do que você imaginava? Às vezes, quando não existe um bom planejamento, a ação de disponibilizar um produto de graça para os clientes pode acabar por trazer prejuízo aos donos de restaurante

Então, sempre quando você for finalizar uma campanha como esta, realize uma análise minuciosa do impacto financeiro dos pratos que foram distribuídos de graça. 

Fique atento para qual valor foi gasto para produzi-los e o quanto atraiu de clientes espontâneos para o estabelecimento.

Ao ser parceiro do Sistema Saipos para Restaurantes, é possível ter relatórios financeiros diariamente, inclusive, com a margem de lucro e o impacto no seu controle de estoque. 

Para saber mais, aperte no banner abaixo.

Sistema para Restaurante Saipos
Sistema para Restaurante Saipos
Faça gestão de todos os setores do seu restaurante com apenas um clique. Não perca tempo, nem dinheiro.
QUERO SABER MAIS

Automatize seu restaurante com o Sistema Saipos

A partir deste conteúdo, pode-se notar a importância que é ter um Sistema de gestão automatizado para qualquer operação, não é mesmo?

Fica mais fácil metrificar os pedidos em cada mês, ter relatórios financeiros para notar qual o lucro do estabelecimento, além de saber quais opções são mais rentáveis para realizar ações de marketing

Imagina se você fosse ter esse controle todo de forma manual? Seria um envolvimento e uma dor de cabeça danada, não é mesmo? 

Então, simplifique a sua vida, economize tempo e foque suas energias naquilo que realmente importa. Aperte no banner abaixo e seja mais um parceiro da Saipos, solicite uma demo agora mesmo!

Baixe agora: modelo de comanda para restaurante