Dicas sobre como abrir um restaurante à la carte

Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Saiba mais sobre como Abrir Um Restaurante À La Carte

Quem está querendo saber como abrir um restaurante à la carte precisa entender que este tipo de negócio não é tão fácil quanto parece ser.

Antes de mais nada, é preciso um bom planejamento, não só sobre o estilo do restaurante, e sim, que contemple desde a localização até a equipe.

Além disso, para saber como  montar um restaurante é preciso escolher corretamente o tipo de público que quer atingir.

Por ser um restaurante com serviço à la carte, é bom estabelecer bem qual tipo de comida irá servir.

E depois de tudo escolhido, é hora de procurar um bom local para abrir o seu restaurante a la carte.

Caso a sua intenção seja montar algo mais refinado, vá em busca de uma localização próxima do centro da cidade, que tenha um estilo mais elegante e aconchegante.

Mas, se ele for um pouco mais popular,procure por pontos onde há empresas e comércios.

Mas antes, baixe Grátis a Melhor Planilha de Custo de Pratos para seu Restaurante, apertando no Banner agora mesmo!

Como Funciona Um Restaurante à La Carte?

Abrir um restaurante requer muito mais do que boa comida. O grande risco deste tipo de serviço é faltar ingredientes.

Um restaurante à la carte funciona com pratos prontos. Ou seja, você pede o que está no cardápio e será servido pelo garçom.

Então, quanto mais pratos houver no seu cardápio, maior será o risco de faltar ingredientes. É claro que você pode escolher o tipo de comida que quer servir.

Porque um restaurante a la carte pode atender os mais variados cardápios. Então você pode montar um restaurante de comida italiana, de peixes e frutos do mar, inclusive com opções de delivery chinês e japonês.

Teoricamente, é normal faltar um insumo ou outro em restaurante a la carte, pois alguns pratos são mais vendidos do que os demais.

Esse tipo de coisa pode acontecer por dois motivos: o restaurante não se preparou devidamente, ou porque a gestão não planejou bem a demanda.

Fique sempre atento com isso. Clientes não gostam de passar por experiências como estas.

O que considerar ao abrir esse tipo de restaurante?

Bom, primeiramente, é necessário entender que o serviço a la carte é sempre mais caro que um self service, prato feito ou comida por kilo.

Por isso, é fundamental ter consciência de que seu  público pode ser mais selecionado, e talvez não englobe trabalhadores em horário de intervalo, como nos restaurantes self service.

Outro cuidado muito importante é saber calcular corretamente o custo de cada prato, além de não deixar que nada jamais falte no estoque.

Isso porque, se o restaurante já oferece um menu para o cliente, é obrigatório ter a possibilidade de atender qualquer pedido. Mas esse modelo gastronômico também tem muitas vantagens.

Isso porque, apesar de não ter tanta procura e lotação como um self service em horário de almoço, o valor dele pode compensar, já que o ticket médio gasto é maior.

Como Tirar Alvará De Funcionamento Para Restaurante à La Carte?

Não importa o tipo de negócio que você deseja abrir, é preciso tirar as licenças para restaurante, e isso inclui o alvará de funcionamento.

Este documento, que é uma liberação da prefeitura para que o estabelecimento funcione, é o mesmo para deliveries, pizzarias, lanchonetes, restaurantes a la carte e afins.

Tirar um alvará de funcionamento para restaurante a la carte requer um pouco de tempo, pois, como foi dito anteriormente, a prefeitura irá emitir.

Assim que você decidir tirar o seu, vai ver que existem dois tipos e o primeiro deles é o alvará de funcionamento provisório.

Ele é emitido logo após a avaliação inicial do imóvel do negócio e com ele em mãos já é possível colocar o seu restaurante à la carte para funcionar.

Mas é bom ficar bem atento ao prazo deste alvará de funcionamento provisório, pois ele é válidos por 180 dias.

Após este período, é necessário retirar o documento definitivo para o seu restaurante a la carte não ter problemas futuramente como, por exemplo, o fechamento dele.

As condições desta licença podem variar de acordo com a prefeitura de cada cidade, por isso, o ideal é procurar o órgão e se informar.

É comum que as secretarias responsáveis por isso sejam distintas em algumas regiões.

O mais normal é que sejam órgãos como a Secretaria Municipal de Indústria, e Comércio e Serviços.

Então, tenha em mente que você vai precisar fazer uma consulta para saber como tirar o alvará de funcionamento para o seu restaurante a la carte.

Como Montar Uma Mesa Para Restaurante à La Carte?

A mesa do seu restaurante a la carte precisa estar bem preparada para qualquer tipo de refeição e situação.

É nessa junção, entre o serviço do restaurante e os clientes, que as experiências nascem. Por isso é importante deixar tudo muito bem organizado.

A mesa do seu restaurante a la carte precisa estar bem posta, com todos os itens necessários para a refeição que será servida, independentemente do tipo.

Também é bom ficar de olho é no atendimento. Precisar chamar o garçom a toda hora para trazer coisas que já deveriam estar ali é péssimo.

Fique de olho com esses detalhes para que esse tipo de coisa não aconteça no seu restaurante a la carte.

Outro ponto importante é o cuidado ao servir, em relação ao tipo de prato que comporta melhor cada alimento.

Lembre-se que na mesa, os recipientes funcionam como molduras para um quadro, então precisam combinar com o que virá sobre eles.

Como Montar Um Restaurante à La Carte Delivery?

Para montar um restaurante delivery é bom definir se você vai trabalhar com pratos diversificados ou com apenas um tipo de comida, que pode ser um delivery de comida saudável, restaurante caseiro, fitness, entre outras.

Independente do que você escolher, vai precisar ter uma boa localização. É assim que os cliente vão prestar atenção no restaurante a la carte delivery.

Preste atenção na cozinha também. Montar algo com equipamentos de qualidade, que não vão deixar você na mão. Assim como o seu sistema de entregas.

As entregas farão o nome do seu restaurante a la carte delivery? Uma dica para montar restaurante importante é ter atenção para evitar ao máximo as falhas em atendimento e preparo.

Hoje em dia existem até empresas com profissionais capacitados para isso. E, se não quiser essa opção, pode contratar motoboys autônomos.

No entanto, as plataformas de delivery como a Rappi, Ifood e  Uber Eats podem resolver essa questão, já que

as utilizando, você não precisa ter um entregador próprio.

Mas, existe um ponto que é indispensável em qualquer restaurante delivery: Um Sistema para Restaurante.

Por que é preciso usar um sistema para restaurante?

Um sistema para restaurante facilita todas as etapas de processo de um restaurante. Um exemplo é o sistema da Saipos.

Com ele, é possível fazer integração com os principais apps de entrega de comida, além de fazer o controle de estoque, vendas, caixa e até mesmo garçons.

Utilizar um sistema para restaurante e delivery, é uma forma de garantir qualidade nos serviços sem precisar se preocupar com o tempo, já que o software representa a automatização da maioria das tarefas.

Não conhece um sistema para restaurante acessível e eficiente? Então clique no banner e assista grátis uma demonstração do sistema mais completo e com melhor custo benefício do mercado!

Equipamentos para restaurante a la carte

Todo o dono de restaurante deve ter em mente que precisa ter determinados equipamentos para o seu tipo de restaurante. E neste caso não é diferente.

Veja os objetos necessários para restaurante a la carte:

1. Para cozinha cozinha

- Bancadas
- Fogão industrial
- Forno industrial
- Freezers
- Liquidificadores e batedeiras
- Panelas e caldeirões
- Utensílios
- Ventilação

2. Para servir

- Colheres e pegadores
- Copos
- Guardanapos
- Pratos
- Talheres

3. Financeiro e administrativo

- Balanças eletrônicas e caixas registradoras
- Balcão de recebimento
- Cardápio
- Comandas: papel ou eletrônicas
- Cortesia na saída: café e balas
- Decoração: quadros, vasos, plantas
- Equipamentos de escritório: computador, telefone, papéis, canetas, grampeadores, etc
- Mesas e cadeiras
- Toalhas

Quais são os melhores tipos de restaurante a la carte?

Quase todo o tipo de restaurante pode ser adaptado para o modelo a la carte. No entanto, algumas propostas combinam melhor com essa modalidade e se tornam realmente restaurantes de sucesso.

Veja abaixo alguns exemplos que costumam fazer sucesso para quem quer saber como abrir um restaurante a la carte.

 

Restaurante sustentável, vegano, natural... Esse tipo de restaurante costuma ser adepto da simplicidade, com um conceito que remete a natureza. Portanto, pode ser um bom nicho para trabalhar sem investir uma fortuna.
Restaurante de espetinho Os restaurantes de espetinho também representam uma boa oportunidade de negócio, visto que a matéria prima pode ser comprada pré pronta, o que diminui o trabalho e também a compra em grande quantidade de ingredientes.
Restaurante de peixes  Os restaurantes japoneses utilizam como base para sua culinária, o peixe. O valor para manter o estoque em dia não é barato, além do espaço demandar uma estruturação específica e característica da essência do negócio, o que pode sair caro.
Restaurante de comida italiana Um restaurante italiano combina totalmente com um a la carte. Além de oferecer variados tipos de macarrão, é possível oferecer até mesmo pizzas, lasanhas, e outros pratos típicos dessa culinária.
Hamburgueria Gourmet Produzir hambúrgueres gourmet também é arriscado, porque as carnes e outros produtos que compõem o cardápio são bem específicas e de primeira linha, o que pode ser difícil para quem quer começar com pouco dinheiro.
Restaurante Bistrô Os restaurantes bistrô diferem bastante entre um e outro. Isso porque, muitos tem uma cara mais típica da frança, com tendência de restaurante típico, como um italiano, por exemplo. O local geralmente é mais refinado e o público mais seleto.