10 passos de como montar um restaurante natural

Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Como montar um restaurante natural em 10 passos 

Saber como montar restaurante natural exige que você  invista em produtos selecionados e tenha um cuidado especial com seus preparos, mas é um nicho que possui um grande espaço para investimentos, e com potencial para crescer.

Esse tipo de negócio está em alta, e o número de adeptos tem crescido. Portanto, é uma ótima oportunidade de conquistar o seu espaço no ramo de alimentação.

No entanto, para conquistar o seu público e construir uma marca sólida, é necessário seguir alguns passos que tornam os processos muito mais simples.

Para você entender como montar um restaurante natural, a Saipos separou 10 passos necessários para o seu planejamento.

Mas antes de continuar lendo, aproveite para baixar nosso e-book sobre "Como montar um cardápio". Aperte no banner para fazer o download grátis!

1. Analise os concorrentes e seja o melhor

Sempre que se pensa em iniciar um novo negócio, o primeiro passo a se fazer é analisar os concorrentes.

Por isso, quando for escolher o local para abrir o seu estabelecimento, pense nos outros restaurantes que disputarão a atenção dos clientes com você.

Veja se existem modelos semelhantes próximos, ou com uma proposta que atenda também o seu público alvo.

Caso haja, e você não queira abrir mão do seu projeto, precisará inovar em algum ponto, para que entre os estabelecimentos existam diferenciais.

Lembre-se também de dar uma boa olhada nos aplicativos de delivery, como iFood, Rappi e Uber Eats. É interessante conhecer as opções da região e conhecer os cardápios.

Se tiver concorrentes diretos, também vale pedir algum prato ou frequentar o local, assim, você terá a chance de reparar problemas que no seu restaurante natural, poderá superar.

2. Providencie os documentos necessários

Antes de dar início às atividades do seu negócio de comida natural, é necessário ter em mãos várias licenças para abrir um restaurante.

Assim, você poderá abrir as portas sem nenhum problema com a vigilância sanitária, prefeitura da cidade e outros órgãos.

Por ser uma etapa tão importante, preparamos uma lista com alguns dos principais documentos necessários:

  • Registro na Junta comercial do Estado;
  • Alvará de localização e funcionamento;
  • Inscrição Estadual;
  • Auto de vistoria do corpo de bombeiros;
  • Certificado de responsável técnico;
  • Certificado de Limpeza e Desinfecção dos Reservatórios de Água;
  • Procedimentos Operacionais Padronizados.

3. Tenha um ambiente com a essência do negócio

Um projeto de abertura para um restaurante natural necessita de planejamento consistente sobre o espaço de atendimento aos clientes.

Mas como dar a cara para esse espaço, demonstrando a proposta do seu estabelecimento? Saiba que essa etapa pode ser mais simples do que você imagina.

Pessoas que frequentam esse tipo de local, geralmente estão focadas na origem da comida, técnicas de preparo, e a simplicidade como um todo.

Assim, você pode apostar em um ambiente mais clean, voltado ao minimalismo e com toques que lembrem a natureza. Isso pode ser feito sem gastar muito, montando um restaurante pequeno.

Portanto, opte por cores claras, tons de verde, bege, terrosos e o máximo de natureza possível. Uma ideia muito boa, é investir em um espaço externo, com árvores, redes, bancos, isso tudo para criar um clima de jardim.

Quanto mais você puder expor os seus produtos orgânicos, melhor. Então, se tiver uma horta ou pomar, não tente escondê-lo. 

Essas coisas só contribuem para que o seu espaço fique condizente com a sua proposta, e deixe o cliente mais inserido no contexto de uma alimentação saudável e natural.

4. Tenha uma equipe que prioriza o bom atendimento

Não é uma obrigatoriedade, mas se puder, dê preferência a funcionários que sejam adeptos da proposta que você oferece no seu restaurante.

Mas por que isso? Bom, a resposta é simples. Pessoas acostumadas com uma alimentação natural já sabem melhor como prepará-las.

Mais que isso, elas gostam do que fazem, e certamente, ter pessoas que se incluem nessas ideais trará ainda mais pontos positivos para o seu negócio. 

Atenção ao modo de atender

Quer impressionar os clientes do seu restaurante natural? Então saiba que atender bem é o passo primordial para fidelizar seus fregueses.

Quando se fala sobre um restaurante de comida natural, qual imagem vem a sua cabeça? Já falamos sobre simplicidade, mas acolhimento também é fundamental.

Atenta com proximidade, empatia e sem muitas obrigatoriedades. É necessário trazer a hospitalidade à tona, e fazer o seu cliente sentir-se em casa. 

Treine os colaboradores que trabalharem com você para que todos tenham a mesma postura diante do seu público.

5. Valorize seus produtos e suas origens

Esse talvez seja o ponto mais importante dentro do seu restaurante, porque os produtos que você utiliza nas suas receitas são a alma do negócio de comida natural.

Os clientes esperam que os alimentos sejam os melhores, frescos, saborosos e livres de agrotóxicos. Então, pesquise fornecedores que possam lhe dispor os melhores vegetais, ovos e leite, por exemplo.

Pequenos agricultores familiares são responsáveis por ótimos produtos, então procure quais opções existem na sua região.

Além disso, é necessário ser honesto com o seu cliente. Se um prato vegano é solicitado, atenda o pedido com os ingredientes que respeitam essa categoria. 

Jamais utilize no preparo algo que não se encaixa no estilo de vida daquela pessoa, mesmo que ela não tenha como notar.

6. Mantenha a organização financeira

Para qualquer negócio a organização é fundamental. Mas isso não quer dizer apenas que é preciso deixar a cozinha organizada, por exemplo.

Para um restaurante de comida natural, organização é muito mais que isso. Ela está no controle do estoque, no preparo dos alimentos, no planejamento do ambiente.

Além disso, ser organizado representa analisar as finanças do local. Os custos com produtos, funcionários, enfim.

Se quiser ter sucesso no seu restaurante, mantenha controladas todas as questões que dizem respeito a parte financeira, já que os alimentos orgânicos costumam ser mais caros.

Para te ajudar a fazer o seu controle financeiro, a Saipos preparou uma Planilha de fluxo de caixa. Aperte no banner e baixe grátis agora mesmo!

7. Venda delivery

Atualmente, cada vez mais pessoas compram seus lanches e refeições pelos apps de delivery de comida, como iFood, Rappi e Uber Eats.

Isso acontece porque é muito prático pedir os alimentos sem sair de casa. É por isso que você também precisa fazer parte desse grande nicho. Por isso, é importante saber como montar um restaurante delivery.

Assim, não perde vendas e ainda consegue expandir a sua marca cada vez mais. Uma ideia é iniciar apenas como delivery, e após, migrar para um espaço físico.

Desse modo, é possível adquirir mais experiência e ainda ganhar fundo de caixa para investir no seu negócio fixo.

No delivery, uma ideia que pode ajudar na divulgação, perpetuando a sua marca, é utilizar embalagens sustentáveis, que não agridem o meio ambiente.

Ter embalagens condizentes com a proposta do seu restaurante é fundamental para quem quer vender alimentos por tele entrega.

Por isso, a Saipos preparou o e-book "Tudo o que você precisa saber sobre delivery". Nele você encontrará todas as etapas que necessita para bombar as vendas via delivery. Aperte no banner e baixe agora de graça!

8. Prepare um bom fundo de caixa

Falando em fundo de caixa, esse é um ponto muito importante para manter um restaurante em pé. Através dele, você consegue arcar com despesas mesmo em momentos de crise. 

O fundo de caixa é um valor reservado para emergências, que pode ficar guardado em uma poupança, ou inserido em menor quantia no seu caixa diário.

Essa ação é necessária porque naturalmente pode acontecer algum erro que reduza seu lucro no dia, e muitas vezes surgem imprevistos que precisam ser pagos imediatamente.

De todo modo, antes de montar seu restaurante natural, faça um bom plano de negócios para restaurante e prepare seu "cofrinho" para momentos não tão positivos. Eles chegam para qualquer empreendedor, e o resultado vai depender de como você lida com planejamentos de situações de crise.

9. Divulgue seu restaurante com estratégias sólidas

Para conquistar clientes, você precisa aparecer. Por isso a divulgação é tão necessária para quem está começando um novo restaurante.

Mas como montar um restaurante natural e fazer essa divulgação ter um bom resultado? Bom, hoje em dia a melhor maneira é a partir das redes sociais.

Crie uma página utilizando um Facebook e, principalmente um Instagram para a sua loja. Fale sobre o seu setor, mostre seus produtos orgânicos, apresente o agricultor responsável por produzi-las.

No Instagram, é possível expor mias fotos do ambiente e dos pratos. Capriche em uma boa iluminação e câmera de alta resolução. Vale lembrar que, se tiver que focar em uma única rede, o Instagram é o melhor!

Nele há possibilidades diversas para conquistar o seu espaço no meio digital, e você pode aproveitar vários recursos, como:

  • IGTV;
  • Reels;
  • Enquetes;
  • Perguntas;
  • Stories;
  • Tags.

Assim, você traz para perto do seu restaurante os clientes que são mais focados na alimentação natural, e constrói uma imagem de autoridade no assunto.

Para te ajudar a divulgar com assertividade, a Saipos criou um material exclusivo: o e-book "Como divulgar seu restaurante e vender mais". Aperte no banner e baixe grátis agora mesmo!

10. Aposte em um sistema para restaurante!

Agora você já sabe como montar uma um restaurante natural, mas existem outros pontos fundamentais que precisam ser planejados, e isso envolve a parte financeira, administrativa e fiscal.

Mas, o que muitos donos de restaurante não percebem, é que quando não há um controle sólido e alinhamentos internos, toda a parte ligada ao cliente é impactada.

Por isso, a melhor opção é contar com um Sistema para Restaurante como o da SAIPOS.

Com ele, você tem automatizações em todas as etapas dos processos, e visualiza os resultados com clareza, através de relatórios que abrangem diversos dados.

Veja alguns dos benefícios do Sistema Saipos:

  • Controle financeiro a partir da ficha técnica;
  • Controle de estoque para lançar, em tempo real, tudo o que saiu e o que entrou;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes através de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para DeliveryBalcãoMesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Um sistema de gestão para seu restaurante natural com certeza terá um papel fundamental para o crescimento do negócio.

Por isso, não perca tempo e descubra mais vantagens de utilizar o sistema com melhor custo benefício do mercado. Aperte no banner e saiba mais!