Uma plano de negócio para restaurante é fundamental e insubstituível a curto, médio e longo prazo. Não importa o tamanho do seu projeto, só ele pode ajudar a mensurar resultados e obstáculos ao longo do caminho.
Muitos donos de restaurante encontram muita dificuldade na hora de criar um planejamento sólido e assertivo, e, inclusive, acabam deixando essa etapa de lado, e partindo para o improviso.
Acontece que, fazer isso pode causar uma série de problemas que poderiam facilmente ser resolvidos com um plano de negócios em mãos.
A Saipos entende a relevância dessa etapa, e por isso, criamos um artigo com todos as dicas de como abrir um restaurante a partir de um plano de negócios. Assim, você verá:
Mas antes, gostaria de aprimorar a administração do seu negócio? A Saipos separou um material completo com 5 boas práticas para gestão de restaurante. Clique no banner e acesse o conteúdo completo!
Existem diversos modelos para um plano de negócio para restaurante ser feito. No entanto, é necessário escolher um que seja de acordo com o modelo da sua empresa.
Por mais que pareça fácil, essa atividade envolve bastante pesquisa e estudo. Muitos optam por estruturas mais simples, como o modelo Canvas, um velho conhecido da administração.
Basicamente, o Canvas trabalha com 9 estruturas, que são:
As ideias representadas nos nove blocos formam o conceito do seu negócio, como ele vai gerar valor ao mercado.
Quando o empresário consegue enxergar as 9 áreas citadas acima, é possível identificar as forças e os defeitos do restaurante, que fazem parte da Análise Swot.
Ela ocorre após a proposta de negócio estar formalizada, sabendo quem faz parte da concorrência. Então, é a hora de cruzar os dados já recolhidos e analisá-los em:
A partir destes dados, as mudanças podem ser feitas, todas, com respaldo em estatísticas práticas. Já falamos várias vezes aqui, mas sempre é bom reforçar: a organização financeira e administrativa de um restaurante é imprescindível para ser bem sucedido na área.
Do que adianta ter um cardápio maravilhoso, com ótimos pratos e uma boa clientela, se não consegue fechar o mês com as contas positivas?
É por isso que nós vamos te ensinar a como construir um plano de negócio para restaurante, focado no segmento alimentício.
Em síntese, é um mapa que orienta os empresários na administração do seu negócio. Como um estudo que traça todo o surgimento da empresa, quais foram os pontos fortes e fracos, como está a concorrência.
Por fim, ele busca encontrar a melhor estratégia, com o objetivo de aumentar a efetividade e a lucratividade. Além do mais, tudo que diz respeito ao seu negócio estará nele, desde detalhes da gestão para restaurantes, até quais equipamentos para restaurantes deve adquirir.
Ter um plano de negócios é regra tanto para quem está começando um novo empreendimento ou para quem já está consolidado no mercado.
Isso porque ele ajuda a aperfeiçoar qual é o caminho e as decisões que devem ser tomadas para a prosperidade da empresa.
Sendo assim, por muitas vezes, o empreendedor não sabe qual rumo tomar com o seu negócio. Também fica na dúvida se investe em publicidade, se qualifica os funcionários ou se inova no cardápio.
Portanto, ter um planejamento com o plano de negócios vai muito além de uma simples organização financeira. E, para ter ainda mais sucesso nisso, abaixo nós separamos algumas dicas para trabalhar com uma plano eficiente. Confira!
Ninguém começa um negócio para dar prejuízos. Portanto, é mais que necessário que todas as mudanças sejam para promover mais lucros para o restaurante.
Ter um planejamento financeiro para restaurante estipulado vai construir uma organização melhor do seu restaurante.
O ideal é sempre acompanhar todos os gastos e receitas com planilhas, comparando os dados mês após mês.
Para poder ter um bom plano de negócio para restaurante, é imprescindível que uma parte do lucro seja reservada para o capital de giro do negócio.
É ele quem vai garantir o funcionamento do local, servindo como subsídio para todas as contas e despesas fixas, como:
O Payback é uma outra sábia estratégia para um plano de negócios. Geralmente, é um dado ignorado pelos empresários. Porém, quando usado de forma correta, dá toda diferença.
A taxa é calculada pelo fluxo de caixa da empresa e resulta em quanto tempo o investimento feito inicialmente, terá retorno.
Independentemente do tipo de restaurante que você deseja abrir, procure sempre estudar todo o modo de ação dos seus concorrentes:
Busque todos os detalhes e coloque no plano de negócio para restaurante. Assim, você vai conseguir competir com a concorrência e, até, inovar em algumas áreas.
E por falar em inovar, que tal saber mais como deixar seu restaurante um sucesso? Assista abaixo nosso vídeo sobre "Como montar um restaurante de sucesso!". Aproveite as nossas dicas!
Ter produtos de qualidade com o menor preço possível, significa muito para um restaurante. Afinal, diminuindo os custos, mais lucros sobram.
Portanto, para ter boas propostas, é necessário pesquisar muito!
Experimente montar seu restaurante com embasamento em planilhas de orçamento de vários fornecedores e visualize de uma forma mais clara os valores cobrados por cada um. Mas, lembre-se! O barato pode sair caro!
Opte, sempre, pela melhor qualidade dos produtos. São eles que vão conduzir e dar a qualidade que o seu restaurante deseja.
Além disso, existem outras atitudes necessárias para tornar o seu restaurante muito mais eficiente. Aperte no banner e baixe grátis as melhores dicas!
Planejar a operação de um restaurante é outro fator fundamental para que o plano de negócios esteja completo. O empreendedor deve prever dados básicos como:
Ao comandar uma empresa, especialmente um restaurante, os donos e gerentes devem estar fixos no planejamento. Não há tempo hábil e nem dinheiro para invenções.
Caso seu restaurante seja para abrir somente à noite, não há necessidade de fazer “testes” ao meio dia.
É preciso que a rotina de trabalho seja adaptada às demandas dos consumidores. Por isso, escolher aplicativos tradicionais para vendas online é fundamental.
Além de estar com todas as licenças para funcionamento do seu negócio em dia, com o plano de negócio para restaurante na mão, você deve investir nos valores da sua marca.
Ou seja, construir a imagem e aquilo que você quer transmitir aos consumidores!
Ultimamente, a opinião dos clientes é majoritária para o sucesso de qualquer empresa, ainda, mais, no ramo alimentício.
Estabeleça três principais pilares: missão, valores, visão.
Missão |
A missão de um restaurante representa quais são os benefícios que serão levados ao público-alvo. Define, também, o que difere o seu restaurante da concorrência. Há algum tipo de missão especial? Normalmente, os planos institucionais estão emoldurados nas paredes dos restaurantes, por isso, escolha frase curtas e objetivas para descrever. |
Valores |
Se sua empresa fosse uma pessoa, quais tipos de valores ela defenderia para ser conhecida, lembrada e admirada? São essas as perguntas que devem ser feitas definir os valores. Os valores das empresas significam muito na hora do consumidor escolher o que comprar. |
Visão |
A visão vai estabelecer o planejamento a curto e longo prazo do restaurante. Vai demonstrar o que os donos do estabelecimento esperam para os próximos anos. Crescimento, expansão, lucratividade? Tudo isso deve estar descrito na visão. |
Uma questão fundamental para inserir já no início do seu planejamento, é o uso de um sistema para restaurantes, e a melhor opção é contar com um Sistema para Restaurante como o da SAIPOS.
Com ele, você tem automatizações em todas as etapas dos processos, e visualiza os resultados com clareza, através de relatórios que abrangem diversos dados.
Veja alguns dos benefícios do Sistema Saipos:
Um sistema de gestão para seu restaurante com certeza terá um papel fundamental para o crescimento do negócio.
Por isso, não perca tempo e descubra mais vantagens de utilizar o sistema com melhor custo benefício do mercado. Aperte no banner e saiba mais!
Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.