Grab and go: como funciona em restaurante?

5 perguntas e respostas sobre grab and go e como funciona em restaurante

Grab and go é a nova tendência dos restaurantes brasileiros e investir pode ser um sucesso!

Isso porque o estilo “pegue e leve” torna os processos mais fáceis tanto para o consumidor, quanto para o dono do negócio.

Com um conceito diferente do delivery, o grab and go atende o público que precisa de comida rápida e simples. 

Ou seja, é uma maneira de vender e atender outro tipo de público. Por isso, muitos estabelecimentos estão investindo nesse novo sistema.

Porque, além de ampliar o seu restaurante, também é uma oportunidade para crescer! Adaptar seu empreendimento não é difícil, basta estar preparado. 

Por isso, vamos responder 5 perguntas sobre esse novo sistema do mercado gastronômico e muito mais, confira:

  1. O que é grab and go?
  2. Como funciona o grab and go?
  3. Quais as vantagens do grab and go?
  4. Como adaptar o grab and go no restaurante?
  5. Como otimizar meu restaurante?

Antes disso, que tal conferir nosso e-book gratuitoConservação de alimentos”. Perfeito para ajudar em seu negócio! Clique no banner abaixo e aproveite!

BAIXE O E-BOOK DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS
BAIXE O E-BOOK DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS
Aprenda a como conservar os alimentos corretamente em seu restaurante e mantenha a qualidade dos seus pratos.
BAIXE AGORA

O que é grab and go?

O conceito grab and go é simples, significa “pegar e levar”. Quase como o take away, mas com uma diferença importante: aqui, o prato é congelado.

Começou em lojas de conveniência ou lanchonetes pequenas. Agora o diferencial é em restaurantes maiores, que oferecem essa opção.

Por exemplo, um cliente apressado que não quer ou não pode esperar o preparo do prato, escolhe pegá-lo já pronto, congelado, no balcão refrigerado e levá-lo para casa.

Assim, o estabelecimento vende para o público que quer comer algo rápido, mas não lanches ou fast foods. Por isso, grab and go tradução livre é “pegar e levar”.

Como funciona o grab and go?

Esse sistema é bastante comum fora do país, mas o grab and go Brasil vem dando muito certo em alguns lugares.

Devido a pandemia do Covid-19, realizar a refeição dentro de casa se tornou a primeira opção de muitas pessoas. Então, o “pegar e levar” acaba sendo o mais útil.

Além de aumentar as vendas no restaurante, atraindo tanto os clientes que podem comer no salão, quanto aqueles que não possuem tempo para isso.

E funciona de maneira fácil, não só para o restaurante, quanto para o próprio público. Afinal, o grab and go significado é agilidade e simplicidade

Para o cliente

O consumidor que não tem tempo ou prefere comer na sua casa, sempre escolhe opções mais práticas. E o grab and go muitas vezes acaba sendo até mais vantajoso que o delivery!

O cliente que quer uma comida rápida do seu restaurante favorito e até mais saudável que uma junk food, pode ir até o estabelecimento e escolher um prato congelado.

Depois disso, é só pagar e levar. Dessa forma, o consumidor recorre a uma alimentação prática.

JUNK FOOD

As “junk foods” são comidas de fast food, gordurosas e calóricas como: hambúrguer, cachorro-quente, batata-frita entre outros.

 

Listamos abaixo algumas razões que fazem o cliente escolher o grab and go, veja:

  • Alimentação saudável e melhor qualidade;
  • Menos tempo para cozinhar em casa;
  • Na rua, sem poder pedir um delivery;
  • Sem opção para comer no restaurante.

Para o restaurante

Para funcionar nos restaurantes também não é difícil. Muitos lugares optaram por esse sistema até mesmo para diminuir as sobras de alimentos.

O motivo é simples: o restaurante calcula pratos com ingredientes fáceis e mais pedidos. Depois, escolhe uma embalagem boa e apetitosa e coloca no balcão refrigerado.

Assim, o cliente  apenas vai “pegar e levar”. O trabalho do restaurante é justamente escolher bem o seu cardápio!

Nos estabelecimentos brasileiros, se iniciou o grab and go São Paulo, mas é uma tendência que pode funcionar em qualquer lugar do país e não custa nada.

De certa forma, o seu negócio não tem nada a perder, apenas ganhar: mais clientes, menos desperdício e mais opções!

Quais as vantagens do grab and go?

Investir no grab and go para seu negócio é uma decisão de risco, mas que pode funcionar muito bem!

Afinal, mesmo que não seja comum no Brasil, ainda existem clientes que procuram esse tipo de refeição rápida e prática, mas não sabem onde encontrar!

Para estabelecimentos como buffet ou food hall, a vantagem é obter mais opções no cardápio, menos alimentos jogados fora e maior alcance do público.

Até porque, quanto mais opções de consumo em seu restaurante, melhor! Trouxemos na tabela abaixo algumas vantagens do grab and go, veja:

Menos desperdício

Organizando o prato antes do cliente pedir, fica mais fácil do consumidor escolher o que ele vai comer e assim, evitar desperdiçar comida. Além disso, na hora de preparar é uma forma de utilizar ingredientes que não foram usados, em pratos feitos na hora.

Menor jornada de trabalho

Com mais essa opção de consumo, não há necessidade de funcionários na área de grab and go. E se forem congelados, os cozinheiros podem prepará-los antes para guardar e preservar. Assim, diminuindo a mão de obra!

Aumento do ticket médio

Clientes que comem no restaurante, podem levar para casa e consumir depois, aumentando o ticket médio do seu restaurante e o lucro!

Atender outro público

Atrai outro tipo de público: aqueles que querem comida boa, rápida e sem dar muito trabalho. Como dito antes, é uma maneira de crescimento do seu estabelecimento.

Como adaptar grab and go no restaurante?

Mesmo que o sistema não seja complicado, para que o grab and go restaurante dê certo, é preciso fazer com cuidado e caprichar em algumas áreas.

A experiência do cliente é o que importa, mesmo que seja apenas para pegar no balcão e levar para casa! Até porque, fazer da maneira correta garante um público satisfeito e menos trabalho.

Para ajudar você, organizamos 5 passos para adaptar o grab and go no seu restaurante! Confira quais são:

  • Tenha equipamentos de qualidade;
  • Planeje a estrutura;
  • Saiba expor os produtos;
  • Crie um cardápio adequado;
  • Capriche na embalagem.

Antes de se saber mais sobre isso, que tal manter o seu estoque controlado? Baixe nossa planilha gratuita de controle de estoque e faça do jeito certo! É só clicar no banner abaixo.

BAIXE A PLANILHA DE CONTROLE DE ESTOQUE
BAIXE A PLANILHA DE CONTROLE DE ESTOQUE
Tenha controle sobre seus produtos de forma automatizada e saiba fazer o gerenciamento de compras e fornecedores.
BAIXE AGORA

1. Tenha equipamentos de qualidade

Equipamentos são essenciais em qualquer tipo de restaurante. Mas no grab and go a qualidade deles é importante para que funcione.

Não só na hora de preparar a comida, como também no momento de expor na vitrine. Até porque, o cuidado para não estragar ou passar da validade é ainda maior.

Alguns equipamento indispensáveis:

  • Geladeira;
  • Freezer;
  • Chapa;
  • Processador;
  • Forno;
  • Fogão.

DICA

Investir em equipamentos para sobremesas e bebidas, pode ser uma boa ideia. Também é possível lucrar oferecendo outras opções no cardápio.

2. Planeje a estrutura

A infraestrutura do lugar é muito importante. Já que o grab and go funciona de maneira diferente do comum.

Por isso, é interessante pensar bem no layout do seu restaurante. Uma forma que chame atenção dos clientes e não fique difícil de encontrar, para aqueles que vão com esse objetivo.

Separe uma parte do seu estabelecimento, com um balcão bem iluminado, com retirada fácil e acesso direto para o caixa. Assim, facilita para os clientes e não há risco de atrapalhar quem come no salão.

3. Saiba expor os produtos

Organização é o ponto chave no grab and go. Afinal, para o cliente saber o que escolher, é necessário olhar bem para o prato oferecido.

Ou seja, procure expor os produtos de maneira inteligente. Com equipamentos grandes e bem iluminados, além de organizados.

Uma dica é arrumá-los para que os mais pedidos fiquem em evidência e os mais caros no fim da prateleira.

Outra coisa é sempre variar nas opções como sobremesas, sopas,  opções vegetarianas e etc. Listamos abaixo alguns pontos importantes na hora de instalar seu grab and go, confira:

  • Iluminação;
  • Limpeza;
  • Embalagem transparente;
  • Aparência agradável.

4. Crie um cardápio adequado

Outro cuidado é o grab and go menu. Não pode se distanciar do cardápio comum, mas também é necessário algumas mudanças e adaptações.

Até porque, o cardápio precisa atender os clientes que procuram algo rápido e prático. Dessa forma, o ideal são alimentos harmoniosos e fáceis de preparar.

Um conselho é deixar as informações dos ingredientes e outras coisas no próprio cardápio. Assim, facilita na escolha do cliente: o consumidor lê o menu, escolhe, pega e leva!

Para se aprofundar melhor no assunto do cardápio, leia nosso e-book gratuito “Como montar um cardápio”. Aperte no banner abaixo e aproveite!

5. Capriche na embalagem

A embalagem pode ser, de todos citados aqui, o ponto que requer maior atenção. Isso porque para atrair um cliente com fome, a comida precisa parecer agradável.

O primeiro passo é: embalagens transparentes, que mostram o conteúdo do prato, qualidade e aparência apetitosa.

É interessante também pensar em diferentes formas de embalagens para variados tipos de alimentos como caixas, marmitas, pratos de plásticos ou alumínio entre outras.

Ao colocar os alimentos na melhor aparência possível, como saladas que possuem cores  vivas que chamam a atenção,  a chance do seu restaurante ter sucesso com o grab and go é enorme.

Como otimizar meu restaurante?

Para realizar um bom grab and go e otimizar o seu restaurante, é importante saber como armazenar e conservar seus alimentos!

Clique aqui e confira nosso e-book gratuito de conservação de alimentos! Não perca!

Sabe o que é simples, ágil e inteligente igual o grab and go? O sistema para restaurante da Saipos!

Com ele você consegue controlar seu estoque e otimizar seu atendimento com a comanda eletrônica!

Confira outras funcionalidades:

  • Controle financeiro com relatórios completos;
  • Controle de estoque com ficha técnica;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes através de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Ficou interessado? Para saber mais, clique no banner abaixo e não perca! Aproveite!

Sistema para Restaurante Saipos
Sistema para Restaurante Saipos
Faça gestão de todos os setores do seu restaurante com apenas um clique. Não perca tempo, nem dinheiro.
QUERO SABER MAIS
Karine Nunes - Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos
Escrito porKarine Nunes

Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos

Baixe grátis e descubra como conservar alimentos