Mise em place, em bom português, significa: “pôr no lugar”, ou “manter em ordem”. Para uma cozinha profissional de um restaurante, esta técnica funciona para garantir que o processo de preparação de um prato saia conforme a receita, evitando erros prejudiciais.
Ao fim deste artigo, você terá aprendido o que é, a importância da técnica para a culinária, maneiras de fazer e dicas para aplicar esse tipo de organização no seu restaurante.
Então, vamos aos ingredientes, quer dizer, itens do artigo:
E para complementar seus conhecimentos, separamos um conteúdo com cinco dicas imperdíveis sobre empratamento.
Na Saipos, sabemos que essa é uma das partes mais importantes da experiência gastronômica em um restaurante. Confira o texto clicando no banner abaixo!
O termo mise en place data do século 18, derivado da cozinha francesa. Traduzindo mais “literalmente”, temos:
Dessa maneira, é bem mais fácil entender que esse termo indica uma forma de organização ativa. Em outras palavras, uma estratégia de ordem aplicada no dia a dia do restaurante.
Com o passar do tempo, ficou mais complicado saber ao certo de onde surgiu, mas os estudiosos da gastronomia atribuem a técnica ao chef Georges-Auguste Escoffier.
Escoffier, renomado chef, e considerado por muitos o pai da gastronomia francesa, desenvolveu um sistema de organização e produção na cozinha em que atuava.
Assim, atribuindo funções específicas para cada funcionário do restaurante. O mesmo acontecia com os ingredientes necessários para cada receita e utensílios utilizados.
Esse método meticuloso tornou a produção dos pratos mais eficaz e com menos riscos de erros durante o empratamento.
Além de separar os ingredientes em bowls, ou tigelas, a mise en place também pode ser levada à mesa.
Por meio da separação de pratos, talheres e copos ou taças de acordo com o menu esperado, serve para aprimorar a experiência do consumidor no restaurante.
Considere o seguinte: quais são as principais características de um restaurante de sucesso?
Não é difícil de imaginar vários pontos relevantes, mas separamos 4 elementos principais que você pode facilmente identificar:
Como você já deve imaginar, o mise en place está presente em todos esses tópicos. Vale lembrar, ainda, que essa categoria de organização vai muito além da cozinha.
Um restaurante que preza pela experiência do cliente, não só se torna um estabelecimento de sucesso, mas também é visto como referência no segmento.
Existem variações da técnica, mas o básico do mise en place pode ser aprendido e executado de acordo com cada necessidade
É possível, inclusive, que o seu restaurante desenvolva um formato próprio de organização usando a ideia principal dessa técnica: colocar tudo em lugar rotineiramente.
Confira a lista abaixo com o passo a passo para o mise en place:
Se, no item 2, perceber que não possui algum dos ingredientes, mude de receita ou vá às compras. Na dúvida, siga sempre o que a receita propõe.
As instruções acima são direcionadas para a organização durante o preparo dos pratos na cozinha, apesar de já termos mencionado que essa técnica pode ser usada em tudo.
Mas, por que é importante realizar esses passos toda vez que for preparar uma receita? Bom, é mais simples do que parece.
Digamos que o seu estabelecimento conte com dois cozinheiros ou chef. Para ter controle preciso de estoque e evitar desperdícios, “porcionar” os ingredientes é fundamental.
Isso evita que o item por inteiro fique indisponível para o outro cozinheiro enquanto um está usando no preparo de um prato. Assim, otimiza a agilidade dos processos. Faz sentido?
Ainda com a velocidade e acrescentando praticidade e qualidade, a técnica mise en place é a forma ideal de garantir a padronização do preparo no dia a dia e a cada receita.
Ou seja, com todos os ingredientes devidamente separados em porções exatas, o preparo se torna mais rápido e com menos chances de erros, evitando deixar o cliente insatisfeito.
Na mesa, o mise en place envolve:
A organização da mesa utilizando essa técnica é benéfica tanto para quem consome quanto para quem serve.
Resumimos, na tabela abaixo, quais itens são necessários para realizar a técnica mise en place na mesa:
Item |
Disposição na mesa |
Toalha de mesa |
Se cobrir todo o tampo, deve seguir até os pés, mas sem arrastar no chão. |
Guardanapos de tecido |
Devem estar passados e dobrados, alocados em cima do último prato. Ao finalizar a refeição, devem ser dobrados e colocados no colo (é um sinal de que a comida estava boa e que a pessoa está satisfeita). |
Facas |
Sempre à direita, virado para cima. |
Garfos |
Sempre à esquerda, com a ponta virada para o prato. |
Taças |
|
Pratos |
O primeiro prato é o raso, para a refeição principal. Por cima, coloca-se o prato fundo (conhecido como prato de salada ou sopa). Se houver prato para pão, fica acima dos principais, mais à esquerda. |
Talheres para sobremesa |
Ficam acima dos pratos principais, no centro, organizados na ordem de mais próximo do prato para mais longe: faca, garfo e colher. |
Um dos usos mais comuns da técnica mise en place está na preparação do prato, no momento de selecionar os ingredientes.
Cada tigela deve conter, exatamente, a quantidade necessária dos insumos que a receita pede. Parece trabalhoso, mas é mais importante do que imaginamos.
Separar os ingredientes antes de iniciar a preparação do alimento previne erros comuns na gastronomia, como:
Em um restaurante, esse tipo de erro gera mais custos do que aprendizados.
Conhecer bem e aplicar a técnica de organização mise en place para restaurante pode auxiliar na redução do desperdício, resultando em uma boa gestão dos recursos disponíveis.
Mas não é só nos ingredientes que o mise en place deve ser utilizado em uma cozinha profissional. Aplicar a técnica corretamente também envolve:
Aliás, organizar as funções de cada pessoa que irá trabalhar na cozinha também faz parte dessa técnica de organização.
Afinal de contas, se todos estiverem fazendo a mesma função, outras atividades estarão descobertas, afetando a gestão dos funcionários do restaurante.
Uniformes, higiene e postura dos funcionários fazem parte do primeiro contato dos clientes com o seu estabelecimento.
Dessa maneira, sabemos que investir em treinamentos para aperfeiçoamento dos funcionários traz benefícios para todos os envolvidos.
A organização e limpeza do local segue na ordem de prioridades. Aqui, vale utilizar técnicas variadas de mise en place, tanto para a cozinha quanto para o salão.
Decoração e personalização do espaço, bem como a escolha de um prato especializado da casa, entram no quesito experiência do cliente. Ou seja, são as oportunidades que seu cliente poderá viver apenas indo ao seu restaurante.
Mise en place pode ser utilizado de diversas maneiras, como você já pôde observar ao longo do texto.
E reafirmamos que o conceito de organização promovido pelo termo pode ser expandido para todo o restaurante, da cozinha até o caixa.
Você sabe o que é preciso para manter no lugar tudo que você precisa, como fluxo de caixa, organização financeira, notas fiscais e outros?
Um software de gestão de restaurantes personalizado, intuitivo e acessível.
Saiba mais sobre o que a Saipos pode fazer pelo seu negócio. Solicite sua demo gratuitamente e conheça mais sobre o melhor software de gestão para o seu negócio.