Pagamento por aproximação: veja um passo a passo para receber em restaurante

Como receber pagamento por aproximação na maquininha?

O pagamento por aproximação é uma das formas que os clientes mais têm utilizado em restaurantes. Portanto, caso você queira ter uma boa gestão financeira no seu estabelecimento, é hora de se adequar. 

Em uma pesquisa realizada pela plataforma de pagamentos digitais Digio, foi constatado que 48% dos brasileiros utilizam o pagamento por aproximação

Além disso, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs), essa modalidade de pagamento registrou um aumento de 694% no segundo semestre de 2021. 

Ainda de acordo com a Abecs, também houve aumento no primeiro trimestre de 2022: 474%

Portanto, está mais do que claro que você precisa inserir essa forma de pagamento no seu restaurante, não é? Mas como fazer isso? Essa é uma dúvida que muitos empreendedores possuem.

Pensando nisso, escrevemos esse artigo, onde além te ensinaremos como inserir o pagamento por aproximação no seu restaurante, vamos falar sobre os benefícios dessa forma de pagamento.

Antes de começarmos nosso conteúdo, que tal baixar, gratuitamente, a nossa planilha de Controle de Vendas?

Basta apertar no banner abaixo!

BAIXE PLANILHA DE CONTROLE DE VENDAS
BAIXE PLANILHA DE CONTROLE DE VENDAS
Tenha total controle das vendas em seu restaurante com a planilha gratuita da Saipos.
BAIXAR AGORA

Passo a passo de como receber pagamento por aproximação

Para receber pagamento por aproximação é bem simples. Basta seguir os passos abaixo:

  • Certifique-se que possui uma maquininha de cartão que aceite o pagamento por aproximação. Para descobrir, basta verificar se sua máquina possui o símbolo contactless ao lado. Caso não tenha, alugue uma;
  • Selecione a forma de pagamento solicitada pelo cliente (crédito, débito ou parcelado);
  • Insira o valor da compra;
  • Peça ao cliente para aproximar o dispositivo que ele utilizará para pagar da sua maquininha de cartão. Pode aproximar na tela ou na parte superior do aparelho, isso varia de máquina para máquina. 

Pronto, o pagamento já foi realizado. No entanto, vale destacar que esses passos só servem para compras até R$200. Caso o valor seja maior que isso, será necessário que o cliente insira sua senha. 

Além disso, o cliente só pode realizar 5 pagamentos por aproximação por dia. Caso ele já tenha alcançado o limite, o pagamento deverá ser efetuado no método tradicional na maquininha. 

 

O pagamento por aproximação é seguro?

Sempre que algo começa a se tornar popular, começam a aparecer também as desconfianças. Com o pagamento por aproximação não é diferente. 

Com isso, muitas pessoas questionam a segurança dessa forma de pagamento. Afinal, o cliente não digita a senha e nem insere o cartão, basta aproximar que o valor já sai da conta.

No entanto, essa modalidade é completamente segura, por diversos motivos. Primeiro, o pagamento é protegido por criptografia. Dessa forma, todos os seus dados e informações ficam encriptografados.

Além disso, para realizar o pagamento o dispositivo deve estar a, no máximo, 3 cm da maquininha. Por isso, a chance de pagamentos acidentais é muito baixa. 

Por fim, caso o usuário ainda não se sinta confortável com essa modalidade, não tem problema, pois tem como desativar pagamento por aproximação através do aplicativo do banco.

Que tecnologias permitem a execução do pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação pode ser utilizado por dispositivos que possuam as tecnologias NFC ou MST.

Tecnologia

Como funciona

Onde aproximar o dispositivo

Protege os dados

NFC

A tecnologia Near Field Communication (NFC) funciona por meio de radiofrequência e opera com frequência constante de 13,56 MHz. 

Na parte superior da maquininha, normalmente perto da bobina de papel

Sim

MST

A tecnologia Magnetic Secure Transmission (MST) funciona, como diz o nome, através do sinal magnético. 

Normalmente na tela, pois é onde está próximo do chip de leitura magnética.

Sim

Qual tecnologia é mais vantajosa para o meu restaurante?

Ambas as tecnologias são completamente seguras e protegem seus dados através de criptografia. No entanto, há uma ligeira vantagem para a MST, uma vez que ela já está disponível em todas as maquininhas de cartão. 

Quais dispositivos são utilizados para realizar pagamento?

Agora você já sabe como funciona pagamento por aproximação, se é seguro e qual tecnologia é utilizada. No entanto, quais dispositivos podem ser utilizados para realizar essa forma de pagamento?

São diversas opções para o cliente escolher e todas elas funcionam da mesma maneira. Basta aproximar os dispositivos da maquininha e o pagamento será realizado. Confira os aparelhos que podem ser utilizados para pagamento por aproximação:

  • Smartphones;
  • Smartwatches;
  • Pulseiras smart;
  • Cartões de crédito físicos;
  • Cartões de débito físicos.

Por que inserir isso no seu restaurante?

O motivo de ser importante inserir o pagamento por aproximação no seu restaurante é simples: é muito utilizado pelos clientes. De acordo com a Abecs, a cada 10 pagamentos realizados por cartão, quatro são por aproximação. 

Além disso, essa operação é vantajosa tanto para o restaurante quanto para o cliente. Como já dito durante o artigo, possui alta segurança para ambos os interessados.

Outro ponto positivo é que evita longas filas no seu restaurante, uma vez que essa modalidade de pagamento é muito mais rápida do que as convencionais. Assim, evita estresse para os clientes e também para os atendentes.

E não para por aí: essa forma de pagamento é mais higiênica. Estamos saindo de uma pandemia e o pagamento por aproximação evita que os clientes precisem tocar na maquininha, diminuindo o risco de transmissão de doenças.

Capacite seus funcionários

Para inserir essa modalidade no seu restaurante, é necessário que você capacite os seus funcionários. Dessa forma, eles sempre oferecerão essa opção aos seus clientes. Além disso, saberão auxiliar o consumidor caso exista alguma dúvida.

Porque é importante inovar no seu restaurante?

Ao inserir o pagamento por aproximação no seu restaurante, você está inovando. Mas qual é a importância disso?

Pense que um consumidor só consiga realizar o pagamento da sua refeição pelo celular e seu estabelecimento é o único que aceita pagamento por whatsapp. Certamente ele irá ao seu restaurante, não é?

Além de deixar o cliente mais confortável e satisfeito, você, possivelmente, estará à frente da sua concorrência. Dessa forma, você se tornará sempre uma referência.

Assim, você consegue conquistar um público maior para o seu restaurante. Afinal, os clientes saberão que as necessidades deles serão atendidas no seu estabelecimento. 

Sistema de gestão Saipos

Pequenas estratégias como fazer pagamento por aproximação podem alavancar muito a gestão financeira do seu restaurante

Muitas vezes, os empreendedores ignoram essas pequenas estratégias por desconhecerem como elas são importantes para o sucesso do negócio. E um exemplo é a necessidade de um sistema de gestão de qualidade

Com um sistema para restaurantes como o da Saipos, sua tarefa de administrar o seu negócio é otimizada. Você ganha tempo, além de agilidade e eficiência no seu trabalho.

Isso acontece porque nosso software automatiza diversas áreas administrativas do seu restaurante, minimizando os erros e melhorando os resultados. 

Confira algumas outras funcionalidade do nosso sistema:

  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;

Tenho certeza que você ficou interessado! E não para por aí. Você pode saber mais apertando no banner abaixo.

Sistema para Restaurante Saipos
Sistema para Restaurante Saipos
Faça gestão de todos os setores do seu restaurante com apenas um clique. Não perca tempo, nem dinheiro.
QUERO SABER MAIS
Daniel Pires Junqueira  - Redator SEO do time de conteúdo da Saipos
Escrito porDaniel Pires Junqueira

Redator SEO do time de conteúdo da Saipos

Conheça o sistema para restaurante da Saipos!