Grab and go: o segredo para lucrar mais!

6 perguntas e respostas sobre grab and go e como funciona em restaurante

Grab and go é a nova tendência dos restaurantes brasileiros e investir pode ser um sucesso!

Isso porque o estilo “pegue e leve” torna os processos mais fáceis tanto para o consumidor, quanto para o dono do negócio.

Com um conceito diferente do delivery, o grab and go atende o público que precisa de comida rápida e simples. 

Ou seja, é uma maneira de vender e atender outro tipo de público. Por isso, muitos estabelecimentos estão investindo nesse novo sistema.

Porque, além de ampliar o seu restaurante, também é uma oportunidade para crescer! Adaptar seu empreendimento não é difícil, basta estar preparado. 

Por isso, vamos responder 6 perguntas sobre esse novo sistema do mercado gastronômico e muito mais, confira:

Continue a leitura para saber como incluir o conceito de "pegue e leve" no seu negócio!

grab and go o que é

O que é grab and go?

O conceito grab and go é simples, significa “pegar e levar”. Quase como o take away, mas com uma diferença importante: aqui, o prato já é pré-embalado para facilitar o consumo.

Começou em lojas de conveniência ou lanchonetes pequenas. Agora o diferencial é em restaurantes maiores, que oferecem essa opção.

Por exemplo, um cliente apressado que não quer ou não pode esperar o preparo do prato, escolhe pegá-lo já pronto, no balcão refrigerado ou aquecido e levá-lo para casa.

Assim, o estabelecimento vende para o público que quer comer algo rápido, mas não lanches ou fast foods. Por isso, grab and go tradução livre é “pegue e leve”.

Saiba onde surgiu o grab and go

O grab and go nasceu nas grandes cidades dos Estados Unidos, onde o dia a dia precisa ser rápido e eficiente.

Com o dia repleto de compromissos, mercados e restaurantes começaram a oferecer opções prontas para consumo imediato, dessa forma as pessoas conseguiam fazer suas refeições onde conseguissem.

O processo é simples: escolher entre as opções disponíveis, que podem incluir saladas, massas, bebidas e outros itens, pagar e ir para o destino.

O que servir em um cardápio grab and go?

É claro que o cardápio para grab and go é uma dúvida comum para os empresários que estão ingressando nesse modelo.

E a melhor parte é que esse modelo é extremamente flexível, por isso é possível servir quase tudo! Olha só:

Categoria

Opções de grab and go food

Saladas

Mix de folhas, salada caesar, salada de grão de bico, salada de macarrão, etc.

Massas

Macarronada, lasanha a bolonhesa, yakisoba, nhoque, etc.

Sobremesas

Bolo no pote, salada de frutas, morango com chocolate, etc.

Lanches

Lanches naturais, salgados assados, pão de queijo, etc.

 

Em suma, um sistema de pegue e leve servirá lanches quentes e frios, salgados e até aperitivos como biscoitos e cereais. Tenha em mente que devem ser coisas fáceis de ser consumidas no caminho, ou que não exijam muitos utensílios.

A ideia aqui é sempre facilitar para o cliente e tornar o consumo algo prático para a correria do dia a dia.

Como funciona o grab and go?

Esse sistema é bastante comum fora do país, mas o grab and go Brasil vem dando muito certo em alguns lugares.

Devido a pandemia do Covid-19, realizar a refeição dentro de casa se tornou a primeira opção de muitas pessoas. Então, o “pegar e levar” acaba sendo o mais útil.

Além de aumentar as vendas no restaurante, atraindo tanto os clientes que podem comer no salão, quanto aqueles que não possuem tempo para isso.

E funciona de maneira fácil, não só para o restaurante, quanto para o próprio público. Afinal, o grab and go significado é agilidade e simplicidade.

Para o cliente

O consumidor que não tem tempo ou prefere comer na sua casa, sempre escolhe opções mais práticas. E o grab and go muitas vezes acaba sendo até mais vantajoso que o delivery!

O cliente que quer uma comida rápida do seu restaurante favorito e até mais saudável que uma junk food, pode ir até o estabelecimento e escolher um prato congelado. Depois disso, é só pagar e levar.

Dessa forma, o consumidor recorre a uma alimentação prática. Listamos abaixo mais algumas razões que fazem o cliente escolher o grab and go, veja:

  • Alimentação saudável e melhor qualidade;
  • Menos tempo para cozinhar em casa;
  • Na rua, sem poder pedir um delivery;
  • Sem opção para comer no restaurante.

Para o restaurante

Para funcionar nos restaurantes também não é difícil. Muitos lugares optaram por esse sistema até mesmo para diminuir as sobras de alimentos.

O motivo é simples: o restaurante calcula pratos com ingredientes fáceis e mais pedidos. Depois, escolhe uma embalagem boa e apetitosa e coloca no balcão refrigerado. Assim, o cliente apenas vai “pegar e levar”.

O trabalho do restaurante é justamente escolher bem o seu cardápio! Nos estabelecimentos brasileiros, se iniciou o grab and go São Paulo, mas é uma tendência que pode funcionar em qualquer lugar do país e não custa nada.

De certa forma, o seu negócio não tem nada a perder, apenas ganhar: mais clientes, menos desperdício e mais opções!

Quais as vantagens do grab and go?

Investir no grab and go para seu negócio é uma decisão de risco, mas que pode funcionar muito bem! Bastante versátil, pode ser adaptado a diversos modelos de negócio, desde um restaurante tradicional, até uma cantina italiana, por exemplo. 

Afinal, mesmo que não seja comum no Brasil, ainda existem clientes que procuram esse tipo de refeição rápida e prática, mas não sabem onde encontrar!

Para estabelecimentos como buffet ou food hall, a vantagem é obter mais opções no cardápio, menos alimentos jogados fora e maior alcance do público.

Até porque, quanto mais opções de consumo em seu restaurante, melhor! Trouxemos na tabela abaixo algumas vantagens do grab and go, veja:

Vantagem

Descrição

Menos desperdício

Organizando o prato antes do cliente pedir, fica mais fácil do consumidor escolher o que ele vai comer e assim, evitar desperdiçar comida. Além disso, na hora de preparar é uma forma de utilizar ingredientes que não foram usados, em pratos feitos na hora.

Menor jornada de trabalho

Com mais essa opção de consumo, não há necessidade de funcionários na área de grab and go. E se forem congelados, os cozinheiros podem prepará-los antes para guardar e preservar. Assim, diminuindo a mão de obra!

Aumento do ticket médio

Clientes que comem no restaurante, podem levar para casa e consumir depois, aumentando o ticket médio do seu restaurante e o lucro!

Atender outro público

Atrai outro tipo de público: aqueles que querem comida boa, rápida e sem dar muito trabalho. Como dito antes, é uma maneira de crescimento do seu estabelecimento.

Como adaptar grab and go no restaurante?

Mesmo que o sistema não seja complicado, para que o grab and go restaurante dê certo, é preciso fazer com cuidado e caprichar em algumas áreas.

A experiência do cliente é o que importa, mesmo que seja apenas para pegar no balcão e levar para casa! Até porque, fazer da maneira correta garante um público satisfeito e menos trabalho.

Para ajudar você, organizamos 5 passos para adaptar o grab and go no seu restaurante! Confira quais são:

  1. Tenha equipamentos de qualidade;
  2. Planeje a estrutura;
  3. Saiba expor os produtos;
  4. Crie um cardápio adequado;
  5. Capriche na embalagem.

1. Tenha equipamentos de qualidade

Equipamentos são essenciais em qualquer tipo de restaurante. Mas no grab and go a qualidade deles é importante para que funcione.

Não só na hora de preparar a comida, como também no momento de expor na vitrine. Até porque, o cuidado para não estragar ou passar da validade é ainda maior.

Alguns equipamentos indispensáveis são: geladeira, freezer, chapa, processador, forno e fogão.

2. Planeje a estrutura

A infraestrutura do lugar é muito importante. Já que o grab and go funciona de maneira diferente do comum.

Por isso, é interessante pensar bem no layout do seu restaurante. Uma forma que chame atenção dos clientes e não fique difícil de encontrar, para aqueles que vão com esse objetivo.

Separe uma parte do seu estabelecimento, com um balcão bem iluminado, com retirada fácil e acesso direto para o caixa. Assim, facilita para os clientes e não há risco de atrapalhar quem come no salão.

3. Saiba expor os produtos

Organização é o ponto chave no grab and go. Afinal, para o cliente saber o que escolher, é necessário olhar bem para o prato oferecido.

Ou seja, procure expor os produtos de maneira inteligente. Com equipamentos grandes e bem iluminados, além de organizados. Uma dica é arrumá-los para que os mais pedidos fiquem em evidência e os mais caros no fim da prateleira.

Alguns pontos importantes na hora de instalar seu grab and go, são: iluminação, limpeza, embalagens transparentes aparência agradável.

Além disso, é de suma importância atentar-se à conservação dos alimentos, considerando os não perecíveis. Para te ajudar, disponibilizamos um ebook gratuito sobre o assunto! Clique no banner abaixo e faça download!

4. Crie um cardápio adequado

Outro cuidado é o grab and go menu. Não pode se distanciar do cardápio comum, mas também é necessário algumas mudanças e adaptações.

Até porque, o cardápio precisa atender os clientes que procuram algo rápido e prático. Dessa forma, o ideal são alimentos harmoniosos e fáceis de preparar.

Um conselho é deixar as informações dos ingredientes e outras coisas no próprio cardápio. Assim, facilita na escolha do cliente: o consumidor lê o menu, escolhe, pega e leva!

Outra coisa é sempre variar nas opções como sobremesas, sopas,  opções vegetarianas e etc.

5. Capriche na embalagem

A embalagem pode ser, de todos citados aqui, o ponto que requer maior atenção. Isso porque para atrair um cliente com fome, a comida precisa parecer agradável.

O primeiro passo é: embalagens transparentes, que mostram o conteúdo do prato, qualidade e aparência apetitosa.

É interessante também pensar em diferentes formas de embalagens para variados tipos de alimentos como caixas, marmitas, pratos de plásticos ou alumínio entre outras.

Ao colocar os alimentos na melhor aparência possível, como saladas que possuem cores  vivas que chamam a atenção,  a chance do seu restaurante ter sucesso com o grab and go é enorme.

Como otimizar meu restaurante?

Para realizar um bom grab and go e otimizar o seu restaurante, é importante saber como armazenar e conservar seus alimentos!

Sabe o que é simples, ágil e inteligente igual o grab and go? O sistema para restaurante da Saipos!

Com ele você consegue controlar seu estoque e otimizar seu atendimento com a comanda eletrônica!

Confira outras funcionalidades:

  • Controle financeiro com relatórios completos;
  • Controle de estoque com ficha técnica;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes através de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Ficou interessado? Para saber mais, clique no banner abaixo e não perca! Aproveite!

FAQ

Saiba mais sobre este assunto!

O que é grab and go?

O conceito de grab and go consiste em um negócio onde as pessoas possam comprar alimentos já pré-embalados para consumir no caminho.

O que significa "grab and go" em português?

Em tradução literal, grab and go significa "pegue e leve".

Qual a diferença entre grab and go e take away?

No take away, o cliente faz o pedido e retira no estabelecimento. Já no modelo grab and go, ele faz a retirada de produtos que já estão prontos e pré-embalados para serem consumidos.