As medidas de segurança para restaurantes são fundamentais para garantir o funcionamento legal do negócio.
Além de evitar multas, cumprir tais medidas também é uma forma de conquistar a confiança dos clientes.
Isso porque garantir a segurança frente a qualquer incidente proporciona mais tranquilidade durante as refeições.
Logo, a proteção torna-se parte da experiência do cliente no seu restaurante.
Nesse artigo, você confere 7 dicas de como adotar medidas de segurança para restaurante a fim de proteger colaboradores e clientes.
As normas de higiene para restaurantes são determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e também entram nas medidas de segurança para restaurantes.
A ANVISA é responsável por promover a proteção da saúde da população, por meio da fiscalização de estabelecimentos que exercem alguma atividade relacionada à alimentação.
As normas tratam principalmente das questões de manipulação de alimentos e cuidados com a higiene.
Logo, é importante estar em dia com as normas de segurança do trabalho para restaurantes emitidas pelo órgão.
Entre os principais pontos de atenção, destacam-se:
A falta de cumprimento dessas normas pode resultar no pagamento de multas ou até no fechamento do restaurante.
Para evitar tais situações, você pode utilizar algumas ferramentas para auxiliar na gestão do seu negócio, como por exemplo a Saipos! E dessa forma você segue o manual de conduta para restaurantes com êxito.
Uma das melhores dicas para uma boa gestão de restaurante é elaborar uma lista de possíveis incidentes de segurança e como proceder em cada caso
Logo, conheça a lei local sobre os direitos do consumidor e reúna em um documento os telefones das autoridades.
Essas ações de segurança para restaurantes melhoram a organização da equipe frente às adversidades e transmitem uma imagem profissional aos clientes.
Além de reduzir o tempo de resposta aos clientes, estabelecer os protocolos também é uma forma de evitar as reações impulsivas e prejudiciais ao estabelecimento.
Em uma cozinha profissional os alarmes de segurança são uma medida necessária para evitar prejuízos e manter o restaurante protegido, tanto quando está fechado como quando está aberto.
Existem dispositivos que emitem ruídos sonoros para afastar os invasores e também os silenciosos, conectados a uma central de segurança, onde é reportado o incidente às autoridades
O ideal é que as soluções ofereçam segurança, flexibilidade e precisão para atender o estabelecimento.
Separamos algumas das principais opções de alarmes empresariais. Confira na tabela:
Linha monitorada |
Esse tipo de central de alarme tem tecnologia avançada e pode ser ligada aos sensores de abertura, infravermelho, de impacto, entre outros. Com temporização e função de teste de sensores, a linha reporta eventos para até dois destinos IP de monitoramento 24h com equipe especializada. |
Comunicador por ethernet |
As centrais com comunicação por ethernet realizam o envio dos eventos através da conexão por IP, ou seja, a central se conecta com o monitoramento através da rede internet. Com centrais de até 16 partições independentes e função SMART, o sistema monitora com precisão o status dos dispositivos de detecção, além do nível de bateria. |
Linha de telefonia |
Nessa modalidade, o alarme funciona a partir de uma conexão com a linha telefônica física do estabelecimento, enviando eventos protocolados para empresas de monitoramento 24 horas. |
Comunicação por GPRS |
O monitoramento GPRS acontece por meio da rede de dados das operadoras de celular. Utilizando chip de telemetria, a central pode se comunicar com a base de monitoramento através do sistema de celular local, oferecendo assim uma comunicação segura e estável conforme a área de instalação do produto. |
Se o orçamento o permitir, é ideal investir em um sistema de monitoramento por vídeo.
É uma das medidas de segurança para restaurantes mais eficazes, visto que fornece informações sobre qualquer situação irregular que aconteça.
A vigilância geralmente é instalada em locais mais estratégicos, tanto em áreas internas quanto externas do estabelecimento.
As câmaras servem como um alerta para os invasores e transmitem uma sensação de segurança aos clientes.
Os restaurantes estão sujeitos a riscos de incêndios devido às altas temperaturas e substâncias inflamáveis na cozinha 4.0.
Por isso, é fundamental ter medidas de prevenção para garantir a segurança de todos e evitar acidentes.
Assim, é necessário ter o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) e atender as normas para sistemas de detecção e alarme de incêndios em estabelecimentos.
As principais normas são:
NBR 17240 regulamenta os sistemas de detecção e alarme de incêndio na análise dos projetos técnicos
NBR 7.240 garante o funcionamento de equipamentos de prevenção a incêndio em diversas condições e atestar que, em situações de emergência, vão operar corretamente.
Tais normas visam garantir todos os mecanismos necessários para a proteção das pessoas e do patrimônio, como:
O distanciamento entre as mesas é uma das normas de segurança para restaurante recomendada antes mesmo da pandemia do COVID-19, para promover o conforto dos clientes.
Atualmente, a vigilância sanitária estipula uma distância mínima de um metro (1m) entre as cadeiras e dois metros entre as mesas.
Além de garantir mais conforto, esse layout de restaurante também permite espaço suficiente para proteger os pertences dos clientes.
Assim, é uma forma de evitar que haja mal entendidos ou que pessoas a levarem o que não lhes pertence.
A sinalização dos ambientes é regra federal e têm um papel muito importante entre as medidas de segurança para restaurantes.
Isso porque elas identificam ambientes de risco, perigosos ou proibidos, além de serem informativas.
Contudo, não é permitido imprimir placas por conta própria para afixar no seu estabelecimento.
As placas de sinalização precisam ser padronizadas de acordo com as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e precisam ser afixadas à vista dos consumidores.
Entre as placas de sinalização obrigatórias nos ambientes, podemos destacar:
Garantir a sinalização correta no seu restaurante é uma exigência legal e também uma forma de proteger clientes e colaboradores. Além de evitar multas, você promove um ambiente mais seguro, organizado e profissional.
O sucesso do seu restaurante vai depender de diversos fatores e um deles é a boa estrutura organizacional. E para manter a produtividade da sua equipe e otimizar todos os processos, você pode contar com um Sistema para Restaurante.
A Saipos oferece uma série de funcionalidades para tornar a operação do seu restaurante muito mais ágil, sem falhas e com alta produtividade.
Veja algumas vantagens do Sistema para Restaurante da Saipos:
🚀 Sistema completo para delivery |
Tenha todos os pedidos dos principais canais integrados em uma única tela, com impressão automática e status atualizados em tempo real. |
🧑🍳Super integradora do iFood: |
Somos super integradora do Ifood, isso quer dizer que temos uma das melhores integrações do mercado! |
🏍 Controle de motoboys |
Acompanhe os valores por entrega ou diária e gere o acerto de cada motoboy automaticamente, com baixa direta no caixa. |
☁️ Sistema 100% localizado na nuvem: |
Possibilita que você gerencie seu restaurante ou franquia de qualquer lugar a qualquer hora. |
📈 Relatórios inteligentes de entrega |
Saiba quais bairros ou cidades mais pedem no seu estabelecimento, identifique horários de pico e otimize sua logística com relatórios de área e tempo por status. |
➕ Mais de 70 funcionalidades pensadas para o seu delivery! |
Da gestão de estoque ao controle financeiro, a Saipos garante mais controle, agilidade e crescimento para seu restaurante. |
E aí, pronto para transformar a gestão do seu delivery?
Fale agora com um de nossos especialistas em food service e solicite uma demonstração gratuita e 100% online!
Tire as suas dúvidas aqui!
As principais são a NR 24 (condições de higiene e conforto) e a NR 17 (ergonomia). Dependendo da estrutura, outras NRs podem se aplicar, como a NR 6 (EPI) e NR 23 (proteção contra incêndios).
Uso de EPIs, sinalização adequada, extintores acessíveis, ventilação, pisos antiderrapantes e treinamento da equipe para evitar acidentes e incêndios.
Boas práticas de higiene, controle de temperatura, estrutura adequada, armazenamento correto e manipulação segura dos alimentos, conforme a RDC 275/2002 da Anvisa.