Existem 6 principais erros para não cometer em um restaurante de sushi. Se você está buscando uma forma de potencializar as suas vendas e levar o seu negócio para outro nível, é fundamental conhecê-los bem.
E não se engane, por mais que você pareça estar fazendo tudo certo, sempre existem pontos de melhoria, e até mesmo problemas com grande impacto que você não reparou.
Portanto, não adianta: para “abrir os olhos” a tudo que está prejudicando o seu negócio e impedindo sua evolução, é necessário muita pesquisa de mercado, além de conhecimento e um forte senso crítico.
A fim de te ajudar a fortalecer isso no seu restaurante que vende sushi, a Saipos preparou este artigo com 6 erros que você não deve cometer neste tipo de estabelecimento. Confira:
Ficou curioso? Então continue a leitura para saber mais sobre restaurante e sushi!
Você quer vender a todo custo, em várias modalidades. Em um primeiro momento, você pode achar que atender diversos canais é algo positivo.
Inclusive, não queremos lhe convencer do contrário. Mas há um princípio básico para quem administra um restaurante japonês: se não for para fazer bem feito, não faça!
Optar por vender sushi a domicilio, por exemplo, é uma medida lucrativa. Entretanto, pode ser um fracasso se você não estiver realmente preparado.
O fato é que para dar conta de um atendimento em salão, e conciliar com um delivery, é preciso estrutura, organização, uma equipe e um espaço de acordo com as duas operações.
Caso contrário, consequências negativas começam a aparecer e atrapalhar a reputação e o faturamento do seu negócio. Algumas delas são:
Portanto, não tente abraçar o mundo se ainda não estiver tecnicamente preparado. Um pedido delivery entregue de qualquer jeito tem mais força para manchar a sua imagem como marca, do que lhe trazer lucro.
Dica da Saipos: para migrar o seu negócio para o delivery de forma eficiente, temos um material completo que a Saipos preparou sobre o assunto. Clique no banner abaixo e confira, é grátis!
Você quer ser bom em tudo, mas não é pioneiro em nada. Este é um dos erros para não cometer em um restaurante de sushi que acontece com mais frequência.
O seu cardápio pode ser bem montado, com opções bem feitas e saborosas, mas não é só isso que importa. Para conquistar o seu espaço, é preciso inovar, ser pioneiro em algum quesito.
Já falamos por aqui que o nicho de comida japonesa está cada vez mais popular no Brasil. Uma prova disso é esta modalidade sendo a terceira mais procurada no iFood, por exemplo.
Então, de um jeito ou de outro você vai ter que competir. No entanto, a melhor forma de fazer isso é criando algo que só o seu restaurante de sushi possui, ou seja, um diferencial.
Ter qualidade nos seus produtos é fundamental, e é lógico que você não pode abrir mão disso. Mas fazer isso sem outra estratégia inovadora, é basicamente se forçar a competir com outros restaurantes similares.
Não tenha medo de arriscar algo novo!
As melhoras dicas de restaurante de sushi para evitar esses problemas são:
Quer saber mais dicas? Clique no play e confira esse vídeo para se atentar aos erros para não cometer no seu restaurante de sushi!
Você não valoriza a cultura interna e o convívio entre equipe. Esse é mais um dos mais comuns erros para não cometer em um restaurante de sushi, o qual muitos deixam passar batido.
É preciso entender que, além de entregar um produto de qualidade aos clientes, existem questões que não estão ligadas diretamente a eles. E uma delas é a cultura interna da empresa.
Mas afinal, o que é isso? A cultura interna está ligada à forma que você lida com a sua equipe, como ela é tratada, a forma como foi treinada para atender.
Embora você talvez não tenha percebido, a maneira como as coisas fluem dentro do restaurante, impactam diretamente em como o cliente é atendido.
Funcionários que se sentem valorizados trabalham melhor, são mais felizes e transmitem isso em todos os processos do estabelecimento. Este é um grande exemplo de erros que prejudicam a reputação do seu restaurante, principalmente.
Assim, é importante que você crie estratégias que permitam que a cultura interna do seu restaurante de sushi seja reconhecida pelos clientes, e seu negócio, procurado por este motivo.
Se você não possui uma base própria de clientes no seu negócio, está enfrentando um problema sério e que pode trazer muitas consequências.
Este é um dos mais perigosos erros para não cometer em um restaurante de sushi, visto que muitos estabelecimentos optam por utilizar aplicativos delivery como iFood e Rappi e se limitam a apenas este tipo de venda.
E é aqui que mora o perigo! Acontece que, na maioria das vezes, a base de clientes fica apenas à disposição dos marketplaces, e você não tem acesso.
Assim, imagine que durante 5 anos você vendeu por esse meio. Aí, por algum motivo, decide utilizar site próprio e sair das plataformas de entrega.
Ao fazer isso, percebe que a sua base está defasada e muito limitada, comparada à nutrição que as suas vendas proporcionaram à base dos marketplaces. A sensação é de que você nadou por tanto tempo para no fim, morrer na praia.
Por isso, ainda que opte por utilizar esse meio de venda delivery, nunca esqueça de, em conjunto, encontrar uma forma de nutrir a sua base e desenvolver uma comunicação ativa com os clientes.
E lembre-se: você pode ter as plataformas de delivery como ótimos parceiros, mas JAMAIS seja um refém deles. O seu negócio precisa ter autonomia para funcionar de forma independente!
Como você viu, manter uma boa divulgação é fundamental para construir uma base de clientes. Além disso, evita que sejam cometidos erros que prejudicam a reputação do seu restaurante.
Além do que já vimos até agora, há uma série de erros para não cometer em um restaurante de sushi. Estes podem estar atrapalhando o crescimento e faturamento do seu negócio
A falta de conhecimento sobre isso, por sua vez, impede que medidas efetivas sejam tomadas. Portanto, na tabela a seguir, você confere quais são estas falhas e como corrigi-las.
Erro |
O que pode causar |
Como corrigir |
Não fazer um planejamento estratégico |
Isso pode levar a falta de direção, metas e ações para o negócio. |
Analise o mercado e o público-alvo, estabeleça metas, objetivos, ações e valores. |
Não organizar o financeiro e o estoque |
Isso pode gerar prejuízos na venda de sushi, como desperdícios e descontrole das contas. |
Use planilhas ou sistemas para controlar o fluxo de caixa, custo dos pratos, vendas e estoque. |
Não atender bem os clientes |
Isso pode afastar os clientes e prejudicar a reputação do restaurante. |
Treine a equipe para ser cordial, ágil e eficiente, invista em um sistema de delivery e ofereça um pós-venda. |
Não determinar o preço dos produtos corretamente |
Isso pode causar prejuízos financeiros e até mesmo afastar os clientes. |
Saiba como calcular corretamente o preço dos ingredientes e adicione uma margem de lucro razoável. |
Não ter um cardápio variado e de qualidade |
Isso pode comprometer a satisfação dos clientes e a imagem do restaurante |
Escolha bons fornecedores, utilize ingredientes frescos e variados, crie pratos atrativos e saborosos. |
Não fazer ações de marketing |
Isso pode limitar o alcance do restaurante e perder oportunidades de vendas |
Crie perfis nas redes sociais, divulgue promoções e novidades, peça depoimentos e avaliações dos clientes |
Além disso, é importante que você esteja atento às questões de mercado, como qual o lucro de um restaurante japonês. Assim, você pode comparar como o seu negócio está performando com relação a concorrência e tomar ações.
Em média, um restaurante japonês lucra entre R$30 a R$80 mil reais.
No entanto, esse valor pode variar por uma série de fatores, como: tamanho do estabelecimento, localização, gastos com alugueis, equipamentos, funcionários, volume de vendas, entre outros.
Primeiramente, se você evita usar um sistema de gestão porque quer economizar, saiba que está fazendo justamente o contrário.
Uma administração totalmente manual dá brechas para falhas em todos os setores, prejuízos, demora no atendimento, impossibilidade de análises precisas e uma série de problemas.
E estes são os erros para não cometer em um restaurante de sushi, que, sim, podem causar uma perda considerável no orçamento.
Por isso, entenda que se o seu negócio já está na ativa e você almeja iniciar uma nova etapa, um sistema de gestão para restaurante é indispensável, um recurso básico!
No entanto, além da parte financeira, ter uma gestão automatizada possibilita o controle do estoque, vendas, fluxo de caixa, gestão de garçons, emissão de notas, monitor KDS e muito mais.
Isso sem contar o ganho de tempo que o seu restaurante irá obter para gastar em planejamento estratégico para vender ainda mais.
Conheça um sistema de gestão para restaurante que seja confiável e que, assim como você, seja inovador, buscando constantes soluções para o seu restaurante.
O Sistema da Saipos é o mais completo do mercado de foodservice, sendo a melhor opção para quem busca utilizar a tecnologia a seu favor e tornar o negócio automatizado.
Já são mais de 10 restaurantes que transformaram o dia a dia do seu negócio, reduzindo falhas e tendo todo o controle ao seu alcance.
Confira algumas das funcionalidades do nosso software que vão tornar sua gestão mais simples,ágil e inteligente:
Ficou interessado? Então não perca mais tempo!
Clique no banner abaixo e solicite agora mesmo uma demonstração gratuita com um de nossos consultores!
Saiba mais sobre os erros para não cometer em um restaurante de sushi!
É necessário que o sushiman faça exames periódicos, a fim de evitar a contaminação dos alimentos. Além disso, é imprescindível utilizar bandana na cabeça e estar barbeado.
Sim! O termo "sushiman" foi criado por estadunidenses, sendo o real nome do chef de um sushibar "Sushi Shokunin".