Cafeteria: confira aqui as melhores dicas para esse segmento

Cafeteria: como abrir esse tipo de negócio?

Para abrir uma cafeteria no Brasil, o empreendedor precisa ter os documentos necessários e escolher o investimento certo. 

Além disso, essa proposta de negócio gastronômico pode funcionar muito bem, afinal, o café é o queridinho dos brasileiros. 

De acordo com a ABIC, a demanda de café vem crescendo 4% ao ano, sendo o Brasil o segundo maior consumidor de café do mundo. Então, há grandes chances do seu negócio render uma boa margem de lucro.

A bebida quente conquista os mais variados públicos, mas para o estabelecimento ter sucesso  é preciso escolher com cuidado a localização, a qualidade do produto e os equipamentos.

Ter criatividade na hora de decorar o ambiente para chamar a atenção da clientela é algo que conta muito.

Por isso, preparamos uma série de dicas e informações para te ajudar na hora de montar sua cafeteria.

Mas primeiro, a Saipos tem o material perfeito para quem quer começar uma cafeteria! Aperte o banner e baixe agora o e-book gratuito “Como montar um cardápio”.

Quanto custa para montar uma cafeteria?

Antes de colocar a mão na massa, é necessário reunir a documentação básica, como as licenças para abrir um restaurante. 

  • Licença ou alvará de funcionamento: é possível conseguir na prefeitura da sua cidade.
  • Licença ambiental: pode ser solicitada em órgãos do Meio Ambiente, estaduais ou municipais.
  • Licença sanitária: podem ser encontradas nos órgãos federais, estaduais ou municipais de vigilância sanitária.

O próximo passo é saber qual tipo de estabelecimento é o ideal. Os modelos mais tradicionais se dividem em: cafeteria-restaurante e cafeteria-quiosque

  • Cafeteria- restaurante é a escolha certa para aqueles que pensam longe. Não só a estrutura do estabelecimento será maior, com espaços de mesas e cadeiras, como também terá mais opções no cardápio. 
  •  Cafeteria-quiosque é pequena e mais confortável. É perfeito para tomar um café corriqueiro. Não terá muita variedade, normalmente a estrutura possui apenas alguns bancos acolchoados. 

Antes de decidir, o ideal é fazer um plano de negócios para saber qual é o melhor para investir.

Passo a passo de como montar seu plano de negócios:

Um plano de negócios é um documento que ajuda o novo empreendedor a organizar no papel os objetivos, os limites, as ideias e os passos a serem seguidos.

Confira abaixo o passo a psso de como montar o seu plano de negócios:

1. Fazer um planejamento financeiro

Controlar as finanças é um ponto muito importante na hora de abrir seu estabelecimento. 

Planeje suas despesas e seu orçamento em uma planilha. O ideal é comparar os resultados de todo mês, para saber como gerar mais lucros para o restaurante.

2. Calcular os gastos e os lucros

Depois de planejar, é hora de calcular não só todo o seu investimento e gastos necessários, como também o retorno e a margem de lucro.

Essa parte do plano de negócios do seu restaurante é essencial para prever o tempo de retorno do investimento. Por isso, faça com muita atenção. 

3. Analisar a concorrência

Busque se atualizar dos seus concorrentes. Estude o público alvo,os serviços oferecidos, a diferença de cardápio e a localização. 

São informações valiosas que podem ajudar seu restaurante a sair na frente

4. Analisar os fornecedores 

Pesquise sobre os fornecedores possíveis e compare os preços. Um bom restaurante sempre oferece o melhor serviço. 

Mas, atenção! procure qualidade em primeiro lugar. O menor preço pode sair mais caro.Por isso, é aconselhável fazer uma boa pesquisa de mercado.

As  informações e detalhes em seu plano de negócio podem ajudar a diminuir os riscos de seu empreendimento, dando, assim, mais chance de sucesso.

Cafeteria

Quais são os equipamentos necessários para abrir uma cafeteria?

Para começar a calcular a despesa inicial, chegou a hora de avaliar os equipamentos essenciais para o funcionamento da cafeteria.

Mesmo que o café seja o principal foco do lugar, é sempre bom ter variedade não só para consumo, mas também para armazenamento e administração do negócio. 

O que não pode faltar em uma cafeteria:

  • Máquina de café;
  • Moedor;
  • Forno microondas;
  • Fogão industrial;
  • Freezer;
  • Geladeira;
  • Liquidificador;
  • Estufa para salgados;
  • Filtro d’água;
  • Vitrine para doces;
  • Computador;
  • Caixa registradora.

Utensílios essenciais para uma cafeteria:

  • Copos descartáveis;
  • Copos com alça para bebidas quentes;
  • Copos sem alças para bebidas frias;
  • Talheres;
  • Xícaras;
  • Porta-guardanapos.

É Importante que seu estabelecimento também ofereça opções para viagem, com copos especiais para bebidas quentes e frias. 

Apesar de não parecer muita coisa, o custo ainda terá aluguel, contas, salários dos funcionários e a decoração.

Por isso, é sempre bom ficar de olho e fazer uma análise de gestão de risco do restaurante para  garantir que seu investimento esteja valendo a pena.

Com o estudo certo, você consegue tornar seu empreendimento eficiente e seguro para todos.

Como escolher o público-alvo?

Uma boa dica é escolher com cuidado a localização do seu negócio. O espaço vai determinar o perfil do cliente que vai frequentar e quais tipos de produtos serão servidos.

Os melhores lugares para abrir uma cafeteria é onde existe um fluxo intenso de pessoas em circulação. Centros comerciais, bairros movimentados perto de prédios ou faculdades e shoppings.

 É preciso ficar de olho também na concorrência por perto. Com o crescimento do consumo do café, as cafeterias se tornaram populares, muitas vezes com estilos e propostas diferentes.

O importante é criar uma identidade única que chame atenção do público. É fato que as pessoas procuram o lugar mais confortável para tomar sua bebida.

Uma das estratégias de decoração é utilizar assentos acolchoados, colocar quadros e plantas para enfeitar o ambiente, ter uma boa iluminação e uma vista agradável.

Se o seu foco for as pessoas que chegam e saem do trabalho, um espaço co-working ou um salão com mesas e carregadores de computador é o ideal.

Tudo depende do perfil do cliente que você quer atrair, não só a localização e a decoração, como também o que servir.

Quais são os tipos de cafeteria mais comuns? 

Escolher o modelo de cafeteria  é também decidir qual ramo de negócios você vai investir. É preciso criatividade e inovação.

Confira abaixo na tabela os tipos:

Cafeterias temáticas

Os estabelecimentos com temas ficaram muito populares. Isso porque ganham destaque com o público utilizando o tema não só na decoração como também no nome das bebidas. Exemplos: cafeteria nerd, italiana, rústica, gato-café, coisas de séries.

Cafeterias e confeitaria

Em uma cafeteria é normal vender comida e lanches de acompanhamento com o café. Mas  nesse estilo os doces e sobremesas são bem mais preparados como bolos de festas, cupcakes entre outros.

Cafeteria e bar

O estilo de negócio é focado em lugares que funcionam até de noite. Um pouco ousado, a proposta é atender o público mais diverso.

Cafeteria e lanchonete

Talvez o mais comum, além de oferecer as bebidas quentes também possuem opções variadas de lanches salgados, sanduíches, doces e etc.

Cafeteria 24 horas

Uma boa localização é dentro ou perto de hospitais, capazes de atender quem faz plantão. Ou perto de estradas para viagens longas.

Container cafeteria

Esse tipo de empreendimento é perfeito para quem não quer gastar muito e busca conforto. A decoração do container pode variar de rústico e alternativo, além de ser versátil.

Franquia de cafeteria

Franquias costumam ter a mesma estrutura e localização em centro comerciais e shoppings em diferentes lugares do estado ou cidade, um exemplo é a Starbucks.

Food Truck cafeteria

Escolhendo o lugar certo, esse estilo de estabelecimento pode ser muito rentável. A proposta é preparar cafés rápidos para clientes apenas de passagem.

Qual o melhor cardápio para uma cafeteria?

O cardápio de uma cafeteria pode variar entre apenas bebidas, lanches e até comidas como massas e carnes.

Confira abaixo bebidas, lanches e pratos que podem ser oferecidos em seu negócio:

Bebidas tradicionais:

  • Café: expresso, puro, com leite  e outras variações. Podem ser produzidos na máquina de café.
  • Capuccino: não só café com chocolate, mas outros tipos de drinks quentes feitos com café.
  • Café Gelado: a bebida virou tendência entre os amantes de café, os drinks são feitos de forma parecida com o tradicional, mudando apenas a temperatura da água e colocando gelo.
  • Suco: a variedade pode fazer diferença, não é todo mundo que gosta de café.
  • Opção vegana: o leite de amêndoas é perfeito para veganos e para os intolerantes à lactose.

Lanches:

  • Sobremesas e doces: opções como tortas de vários sabores, brigadeiro, donuts. brownie, bolo, pudim, cheesecake entre outros doces.
  • Salgados: tortas salgadas, empadão,coxinha, bolinha de queijo, pastel, esfiha, waffle entre outras variedades, incluindo opções vegetarianas.
  • Crepes e tapiocas: fácil de fazer, fazem sucesso em cafeterias. Também possuem uma boa variedade de sabores entre doces e salgados.

Pratos:

  • Massas: lasanha, macarrão, panqueca, nhoque entre outros.
  • Carnes: pratos feitos com escondidinho, carne ensopada e outras variedades.
  • Saladas: podem ser feitas de verduras ou frutas.

O cardápio também pode ser criativo e variado de acordo com o tema ou estilo do seu negócio, assim como o público-alvo.

Nomes originais, combos especiais e promoções também ajudam a  alcançar um grande número de vendas no começo.

É uma estratégia perfeita para aumentar o ticket médio de sua cafeteria. O valor médio gasto por cliente em cada compra vai determinar o sucesso de seu empreendimento.

O marketing certo e as opções especiais no cardápio podem garantir um bom lucro no começo.

Como montar uma cafeteria pequena?

Montar uma cafeteria pequena de sucesso é possível. Com tudo que foi visto até agora, com  planejamento financeiro e uma boa localização, um espaço reduzido pode dar bastante lucro.

A escolha de um estabelecimento menor e mais barato pode ser válida quando você quer abrir um restaurante com pouco dinheiro.

Como dito antes, o ambiente é um ponto importante. Cafeterias em espaços pequenos são procuradas por aqueles que querem relaxar ou ler um bom livro.

Por isso, é importante a qualidade do café servido. Em um estabelecimento menor, o cardápio será limitado, portanto não terá muita variedade. 

Mas não tem problema! O foco é a qualidade do café e o atendimento que conquiste a clientela.

A equipe competente também é um fator importante para um negócio pequeno. Um bom serviço faz com que o cliente retorne ao lugar.

O ideal é escolher funcionários já experientes no ramo, mas não é uma ideia ruim contratar jovens e treiná-los. 

A equipe necessária é composta por:

  • Atendente;
  • Caixa;
  • Garçom;
  • Cozinheiro.

Outra dica valiosa é sempre se manter moderno, tanto na decoração quanto nos equipamentos de qualidade.

Uma máquina de expresso, lava louças e até um forno elétrico pode fazer muita diferença. O cliente sempre volta quando é rápido e simples.

Como automatizar a minha cafeteria?

Tenha um sistema para restaurantes da Saipos! O nosso software oferece várias funções capazes de modernizar sua cafeteria e garantir seu sucesso.

Isso porque o sistema permite fazer o pedido na comanda virtual direto da mesa, que é enviado para cozinha dando, assim, mais agilidade nos processos do seu estabelecimento.

Com o sistema Saipos, você  também pode utilizar o controle de caixa! Além de tornar mais eficiente o atendimento, te auxilia na gestão dos gastos do seu negócio.

O controle de estoque é outra função muito importante para o funcionamento de seu empreendimento. E na Saipos, a tarefa de verificar a entrada e a saída dos produtos fica mais simples e rápida.

Com a otimização da sua cafeteria, você pode alcançar um número maior de vendas e clientes.

O nosso software serve para ajudar nos seus negócios e tornar seus processos mais simples, ágeis e inteligentes.

Confira outras funcionalidades:

  • Emissor de cupom fiscal eletrônico;
  • Emissor de cupom fiscal via SAT;
  • Diferentes módulos de venda;
  • Gestão de garçons;
  • Integração com os principais aplicativos de delivery;
  • Suporte todos os dias;
  • Monitoramento de pedidos;
  • Gestão financeira;
  • Gestão de motoboys;
  • Gestão de loja e cardápio;
  • Gestão de clientes;
  • Controle de estoque.

Não fique para trás! Aperte no banner abaixo e confira com mais detalhes o sistema para restaurantes oferecido pela Saipos!

Sistema para Cafeteria