Você sabe o que é o menu degustação? De maneira geral, pode-se definir esse tipo de cardápio como uma lista de amostras, onde os clientes podem experimentar diferentes pratos.
Ou seja, um menu com porções menores que pode ter indicações de acompanhamentos e bebidas para um tour gastronômico completo do seu restaurante.
Funciona, de certa forma, similar ao rodízio. É cobrado por pessoa, mas a diferença é que tem um “roteiro” e uma quantidade específica por prato servido.
Veja abaixo mais sobre o cardápio degustação e como inseri-lo no seu restaurante:
Antes de entendermos mais sobre o menu degustação, confira nosso passo a passo de como montar um cardápio! Clique no banner abaixo e baixe o eBook gratuitamente:
O menu degustação é uma ótima estratégia para aumentar suas vendas. Isso porque se trata de uma maneira eficiente de divulgar a comida servida pelo restaurante.
De certa forma, todo mundo ganha: o público pode experimentar diferentes pratos sem se comprometer com uma refeição do tamanho normal e o restaurante atrai novos clientes.
Outro benefício dos restaurantes com o menu degustação é a economia.
Além de ser uma ótima forma de inovar e superar a concorrência, a maior quantidade em menor porção faz com que você aproveite bem os ingredientes.
Inclusive evitando desperdícios e conseguindo ter um controle de estoque adequado.
Vale a pena investir em menu degustação? O menu degustação é uma boa ideia pois é possível testar antes de realmente inserir regularmente na rotina do seu restaurante.
Em primeiro lugar, é importante levar em consideração que se trata de um trajeto completo de refeições. Realmente como se fosse uma sequência roteirizada de pratos servidos.
Por isso, é necessário ter atenção com a ordem e quantidade de pratos. Da entrada até a sobremesa, leve em consideração todo o trajeto gastronômico.
O número de pratos para degustação dependerá do seu restaurante. Em todo caso, faça uma seleção bem estudada e elaborada do que pretende servir, visando harmonização.
Para facilitar, vamos entender um pouco mais sobre cada um:
Não se esqueça de pensar no trajeto como um todo. Ou seja, como o efeito causado pela entrada ou o gosto irá afetar o prato principal. Veja abaixo mais sobre cada um!
A entrada é nada mais do que a refeição servida para abrir o apetite do cliente, deixando um gostinho de quero mais sem ofuscar o prato principal.
É bastante comum que a entrada consista em alguma variação de salada ou um prato mais leve para não ocupar a barriga e deixar espaço pro próximo prato.
Seja criativo, mas não se esqueça que a apresentação do prato é parte da experiência gastronômica.
Se tratando de um menu degustação, é importante ainda que as porções servidas sejam de um tamanho menor e não cheguem a gerar a sensação de estufamento.
Marcante, delicioso e com uma apresentação impecável, o prato principal é a estrela de cada refeição.
Isso não quer dizer que a entrada ou a sobremesa não requerem atenção. Muito pelo contrário.
Como refeição principal, significa que precisa não somente estar a altura como superar expectativas.
Lembre-se de oferecer bebidas harmônicas com os pratos selecionados para a degustação e sempre manter um copo com água disponível para o consumidor.
A água servirá para manter o paladar limpo enquanto experimenta os diferentes sabores das refeições oferecidas
Quem não gosta de sobremesa? Indispensável para o menu degustação, tenha diferentes opções e procure fugir do tradicional.
Não se esqueça de que a sobremesa é o prato para fechar com chave de ouro. Então o esforço e criatividade na apresentação dessa delícia fazem toda a diferença.
A dica aqui é ter um pouco pra cada gosto. Com isso, queremos dizer que nem todos os clientes serão fãs de sobremesas com chocolate, por exemplo.
Uma opção famosa é o mousse, que pode ter diferentes sabores. Ou até o pudim, que ganha o coração de tantos.
Por ser um menu degustação, mantenha em mente que as porções pequenas podem ser servidas como bombons ou em embrulhos e potes enfeitados.
Assim como um menu tradicional, a la carte, self service, bistrô, entre outros, é importante estar atento à digital ou não.
Empresas especializadas em buffet para festas, por exemplo, fazem a seleção a dedo dependendo do perfil de cada cliente.
Todavia, vale a pena ter em mente seleções chave para usar como base.
Vamos supor que você queira fazer um evento semanal no seu restaurante, oferecendo um menu degustação aberto ao público toda sexta-feira.
Para não cair na mesmice, você pode desenvolver três menus base para cada mês trabalhado.
Assim, é possível testar diferentes combinações dos pratos servidos e manter o interesse dos clientes e novos clientes.
Para disponibilizar, é prático e interessante montar uma versão digital do cardápio.
Dessa maneira, é possível atualizar e mudar a qualquer momento com apenas alguns cliques.
Evitando, então, ter que imprimir novos cardápios ou se prender a um modelo de menu degustação porque já foi impresso.
Não é só a apresentação do prato que é importante! A estrutura do seu cardápio pode ser uma estratégia de vendas.
Para isso, confira nossos modelos de menu disponíveis gratuitamente para você usar quando quiser.
Para realizar a precificação correta do menu degustação, você precisa entender o quanto gastará com cada porção.
Vale lembrar que as porções são menores, então não faz sentido somente somar os preços dos pratos comuns para chegar num valor total para participar da degustação.
Esse tipo de serviço normalmente é cobrado por pessoa e o valor varia de restaurante para restaurante.
Porém, mantenha em mente que, para funcionar corretamente, o preço precisa ser competitivo e trazer lucros.
Para te ajudar a calcular o preço total cobrado por pessoa, a Saipos disponibilizou uma planilha de precificação de pratos.
A partir da planilha, será possível calcular o valor de cada prato reduzido para ser servido como degustação e calcular uma média de preços.
Não se esqueça que, em um serviço de degustação, o cliente paga um valor para toda a trajetória culinária. Ou seja, assim como um rodízio, paga um valor fixo.
Apesar de não se tratar de um “sirva-se a vontade”, mas, sim, de uma experiência pensada desde a entrada até a sobremesa.
Clique no banner abaixo e baixe a planilha de precificação gratuitamente:
O sistema para restaurante da Saipos é capaz de automatizar e otimizar seu empreendimento.
Oferecemos serviços de alta qualidade e tecnologia, com direito a Integração com os principais apps de delivery do mercado, comanda eletrônica e também controle de estoque!
Confira abaixo algumas funcionalidades do Software da Saipos:
Viu quantas vantagens? E tem muito mais! Aperte no banner e veja porquê a Saipos é o melhor sistema para restaurantes do Brasil!
É um menu similar ao rodízio, são pequenas porções do seu cardápio oferecidas para a degustação..
A degustação consiste na apreciação cuidadosa e atenta de diferentes tipos de comida, voltada para o paladar, os sentidos, a alta gastronomia e a companhia agradável. Geralmente, essa prática envolve saborear pequenas porções de pratos distintos e elaborados.