Sorveteria: confira tudo sobre como abrir seu próprio negócio

Saiba como abrir uma sorveteria e obter sucesso 

Quer entrar no ramo de doces e sobremesas? Então, abrir uma sorveteria pode ser um excelente negócio. 

Afinal, vivemos em um país tropical, com temperaturas altas em grande parte do ano e com cultura bem forte de consumo de sorvetes. 

Para você ter uma ideia, dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvete (Abis) indicam que são mais de 10 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e gelatos no país. O faturamento anual chega a 13 bilhões por ano. 

A boa notícia para quem está começando é que, segundo a organização, 92% dessas empresas são micro e pequenas. Isso significa que é um modelo de negócio que se sustenta muito bem em porte menor. Excelente para quem está abrindo a sorveteria agora. 

Mas, você sabe o que precisa para abrir uma sorveteria? É sobre isso que falaremos a seguir. Confira o que você precisa fazer: 

  • Estude sobre o mercado e analise a concorrência 
  • Defina como será a sua sorveteria 
  • Conheça os tipos de produto 
  • Faça um planejamento estratégico 
  • Documentação necessária para abrir uma sorveteria 
  • Compre os materiais e equipamentos 
  • Dicas de gestão para sorveteria 
  • Dicas de marketing para sorveteria
  • Delivery para sorveteria: como funciona? 
  • Utilize a tecnologia a seu favor 

Ficou animado com a ideia de abrir uma sorveteria? Conheça nosso Ebook sobre como montar um cardápio. Faça o download gratuito abaixo.

Estude sobre o mercado e analise a concorrência 

O primeiro passo para abrir qualquer negócio é estudar sobre o mercado e analisar a concorrência. Você precisa entender qual o potencial da sorveteria e quais os desafios que ela pode enfrentar.  

No caso da sorveteria, existem algumas vantagens como o clima propício para o consumo no Brasil e o investimento que é relativamente baixo, dependendo do modelo de negócio 

Por outro lado, as desvantagens estão na dificuldade de vendas durante os meses mais frios, alta concorrência e os desafios relacionados à armazenagem correta do sorvete.  

Para analisar o mercado, você precisa observar como é o consumo de sorvete na região onde você pretende abrir o negócio. Você pode, inclusive, realizar uma pesquisa com as pessoas que passam pelo local, perguntando se elas gostariam de uma sorveteria na região. 

Também analise a concorrência. Se já existem empresas do ramo, qual o preço dos produtos? Que tipo de sorvete é vendido? Por que os clientes frequentam o local? 

Todo esse estudo vai direcionar você para as próximas decisões.   

Defina como será a sua sorveteria

Agora que você já analisou o mercado e a concorrência, está pronto para analisar as possibilidades para a sua sorveteria.

É possível abrir uma sorveteria em estilo buffet por quilo em que o próprio cliente se serve. Também é possível ter o buffet, mas quem prepara os sorvetes é um atendente, conforme a escolha do consumidor. 

Outro modelo é estilo à la carte, em que o cliente escolhe uma opção no cardápio e é preparada pelo atendente, para entregar na mesa ou retirar no balcão. 

Confira alguns modelos de negócio a seguir. São eles:

  • Fabricação própria;
  • Franquia;
  • Sorvete expresso.

Veja abaixo mais informações sobre cada um desses modelos e como se planejar para investir em algum deles:

Fabricação própria

Para abrir uma sorveteria de fabricação própria você vai precisar de uma estrutura maior e mais conhecimento ainda sobre o produto. 

Será necessário uma série de equipamentos para produzir seu sorvete, seguindo toda a regulamentação desse tipo de negócio.

A vantagem é que, se o seu produto for de qualidade, você pode se destacar no mercado e crescer muito. Mas, para isso, é preciso que caia no gosto do público. 

Franquia

Abrir uma franquia de sorveteria é um dos jeitos mais simples de começar nesse tipo de negócio

Afinal, a franqueadora oferece todo o suporte que você precisa, orienta sobre compra de equipamentos, decoração, atendimento e muitos outros tópicos importantes para o bom funcionamento da empresa. 

Você, provavelmente, consegue lembrar o nome de diversas franquias de sorvetes e relacionar quais você mais gosta, não é mesmo? 

A vantagem é que você já abre o negócio sendo conhecido, atraindo um público interessado. 

Sorvete expresso

As empresas de sorvete expresso são o modelo fast food das sorveterias, por assim dizer. 

São aqueles sorvetes de máquinas que podem ser vendidos em casquinhas ou copinhos e incrementados com outros ingredientes.

Excelente escolha para quem quer abrir um quiosque de sorvete, por exemplo, ou mesmo um negócio menor. 

Existem diversas franquias nesse formato, que também podem ser atrativas para locais de grande circulação de pessoas.

Sorveteria

Escolha o tipo de produto 

Além do tipo de negócio, existem diversos tipos de sorvetes que você pode oferecer no seu negócio. Confira na tabela mais detalhes sobre cada um deles:

Sorvete artesanal

São produtos mais naturais, feitos com produtos frescos e de alta qualidade. Podem ser feitos na própria sorveteria ou em fábricas artesanais, mas não podem ficar armazenados por muito tempo. 

Sorvetes industrializados

Os sorvetes tradicionais, encontrados na maioria das sorveterias, são feitos a partir de uma mistura pré-pronta. Levam ingredientes artificiais que mantêm as características do produto por mais tempo, podendo ser armazenados em estoques. 

Picolé ou paletas

Podem ser artesanais ou industrializados. Ideal oferecer opções de picolé na sorveteria, pois o cliente pode levar para casa, por exemplo. 

Gelatos 

Os gelatos são sorvetes semelhantes aos feitos na Itália e a principal característica deles é a qualidade dos ingredientes, como o açúcar e a gordura. 

Soft

Sorvetes soft são aqueles feitos em máquinas de sorvete expresso, como os do McDonalds ou Chiquinho Sorvetes, por exemplo. 

Sorbet

Sorbet são sorvetes feitos com base apenas de água, sem gordura e leite no preparo. O Açaí, por exemplo, pode ser considerado um sorbet.  

 

Já começou a pensar nas opções e como poderia ser o seu cardápio? Então baixe agora nosso documento com 70 opções de arte para cardápio que podem facilitar muito a sua vida. Clique no banner abaixo:

Faça um planejamento estratégico 

Um planejamento estratégico é essencial para a abertura de uma sorveteria. Esse material tem o objetivo de levantar diversas informações e preparar os gestores para os desafios e oportunidades. 

Seu planejamento estratégico pode conter os seguintes tópicos: 

  • Qual o modelo de negócio? 
  • Quem são os clientes em potencial?
  • Quem é e como age a concorrência? 
  • Qual a missão, visão e valores do negócio? 
  • Quais os pontos fracos do negócio? Ações para reverter?
  • Quais os pontos fortes do negócio? Ações para aproveitar? 
  • Qual o investimento inicial necessário? 
  • Qual investimento posterior será necessário? 
  • Quais serão os produtos vendidos?
  • Qual o faturamento esperado? 
  • Quais as despesas? 
  • Como é e quais são os pontos de venda? 
  • Quais as exigências sanitárias para este tipo de negócio?
  • Quais são as metas do negócio? 
  • Planejamento para alcançar tais metas

Explore bastante cada um dos tópicos e documente tudo. Sabemos que essa tarefa pode ser um pouco chata, mas acredite: fazer esse estudo pode eliminar muitas dores de cabeça no futuro. 

Documentação necessária para abrir uma sorveteria 

A parte burocrática de abrir uma sorveteria envolve a criação de uma empresa, obtenção do alvará e outros detalhes. Confira o passo a passo:

1º Passo: Abrir um CNPJ

Para essa etapa, apresente seu plano de negócio para o seu contador para que ele o oriente para o melhor modelo de empresa e regime tributário.

2º Passo: Obter o alvará de funcionamento

Vá até a prefeitura da sua cidade e pergunte as exigências para o alvará de abertura de uma sorveteria. Serão necessários alguns documentos, além de cumprir certas exigências. 

3º Passo: Cadastro na Caixa Econômica Federal 

O cadastro da empresa na Caixa Econômica é necessário para o pagamento de funcionários, recolhimento de INSS, entre outras burocracias. 

4º Passo: Atender as normas da Vigilância Sanitária

É muito importante ficar atento às exigências sanitárias. Será necessário cumpri-las até para obter o alvará, mas há outras normas que precisam ser observadas, como a de conservação de alimentos, qualidade da água, entre outras. 

Compre os materiais e equipamentos

Você vai precisar investir em diversos materiais e equipamentos para abrir a sorveteria. Alguns dos itens necessários são: 

  • Balcão de atendimento;
  • Freezers;
  • Geladeiras;
  • Embalagens;
  • Computador para controle de vendas e estoque;
  • Batedor de milk shake;
  • Balança;
  • Utensílios de cozinha;
  • Mesas e cadeiras;
  • Equipamentos para preparo do sorvete (se for o caso); 
  • Outros itens necessários para o atendimento. 

Antes de continuarmos, a Saipos reuniu cinco dicas para te ajudar a estruturar uma boa estratégia de #MarketingParaDocerias. Confira o vídeo abaixo!

Dicas de marketing para sorveteria 

Sabemos que abrir um negócio exige um investimento, mas não investir em marketing para economizar é um grande erro. Afinal, como seus clientes saberão que há uma nova sorveteria na região se você não divulgar? 

E acredite: apenas a divulgação boca a boca, ou o fato de ter grande circulação de pessoas no local, pode não ser suficiente. Você pode aumentar bastante as suas vendas com um bom marketing e recuperar todo o investimento em bem menos tempo. 

Para fazer o marketing para sorveteria você pode tirar algumas fotos do ambiente e dos produtos e divulgar nas redes sociais. Crie o hábito de postar todos os dias e, além disso, impulsione publicações e anúncios para atrair o público que mora ou frequenta locais por perto. 

Uma outra estratégia é fazer parcerias com outras empresas e com influencers. O alcance deles é bem grande e pode ajudar a empresa a atrair e conquistar um público nessa fase inicial. 

Além disso, não subestime o poder de mídia impressa, como panfletos e flyers, além de divulgação em outras mídias. 

Delivery para sorveteria: como funciona? 

É possível realizar delivery para sorveteria, dependendo do tipo de produto que você vende. Você pode entregar picolés e potes de sorvetes, com os acompanhamentos separadamente. 

Para isso, você vai precisar de algumas embalagens especiais e caixas de armazenamento adequadas para os motoboys. 

Além disso, você já pesquisou qual o melhor aplicativo de delivery para atender o seu negócio? A Saipos desenvolveu o Comparador de Apps de Delivery, para os empreendedores compararem taxas e valores dos serviços das principais plataformas! Experimente!

Dicas de gestão para sorveteria

A gestão da sua sorveteria é importante para que ela alcance bons resultados financeiros, oferecendo produtos de qualidade e fidelizando clientes.  

O primeiro ponto que precisa da sua atenção direta é o financeiro. Separe completamente as suas contas pessoais das empresariais e registre todas as entradas e saídas do seu caixa. 

Dessa forma, você poderá entender como estão as suas vendas e como está gastando o dinheiro, para tomar decisões baseadas em dados concretos. 

Também realize uma gestão de estoque, para garantir que não falte ou que não haja desperdício de produtos. A gestão de estoque também está ligada com o preço dos produtos. 

Na hora de definir o cardápio, você vai precisar definir quanto cobrar, certo? Para isso, é necessário conhecer os custos para determinar preço de venda e seu lucro. 

Por fim, a sua gestão também precisa se atentar às pessoas, pois são elas que farão o atendimento ao seu público. Treine a sua equipe, ofereça um bom ambiente de trabalho e seja honesto. 

Lembre-se que colaboradores satisfeitos tendem a satisfazer os clientes. 

Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode ser uma grande aliada para você que está entrando no ramo de doces e sorveteria.  

Se você acha que é muita coisa para pensar, um sistema para sorveterias vai te ajudar bastante. Trata-se de um software em nuvem que automatiza uma série de processos. 

Com o Sistema para Docerias da Saipos, você usufrui de uma série de benefícios, como: 

  • Controle financeiro;
  • Controle de estoque;
  • Sistema de controle de caixa;
  • Integração com apps delivery; 
  • Site próprio para delivery, com pagamento online;
  • Gestão de entregadores;
  • Comanda eletrônica; 
  • Emissão de relatórios contábeis.

Então, que tal iniciar o seu negócio já com um sistema que vai facilitar muito o seu dia a dia? Clique no banner para saber mais e aproveitar esta oportunidade!

Sistema para Sorveteria!