Como montar uma lanchonete saudável: aprenda aqui

Como montar uma lanchonete saudável: saiba o que é preciso!

Saber como montar uma lanchonete saudável é fundamental para atrair o público que opta por esse tipo de alimentação e se destacar no mercado.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Euromonitor Internacional Ltd, a venda de alimentos saudáveis movimentou cerca de 100 bilhões de reais no Brasil, no ano de 2020.

Outro estudo, desta vez sob autoria da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), aponta que 80% dos brasileiros têm buscado se alimentar de forma mais saudável.

Apesar de demonstrarem um cenário favorável para o investimento no setor de alimentação saudável, os dados apresentados não são garantia de sucesso no ramo. 

Afinal, é preciso saber lidar com a concorrência e gerir corretamente o negócio, para que ele consiga crescer e gerar lucro. 

Pensando nisso, a Saipos produziu um artigo completo com 7 dicas sobre como montar uma lanchonete saudável e se destacar no mercado. Confira:

  1. Reúna toda a documentação necessária; 
  2. Escolha um ponto estratégico;
  3. Monte um cardápio variado e atrativo;
  4. Invista em um diferencial;
  5. Divulgue o seu negócio;
  6. Invista no delivery;
  7. Aposte em um Sistema de Gestão de Lanchonetes. 

Mas, antes de iniciar a leitura baixe o nosso e-book sobre conservação de alimentos e saiba como cumprir os requisitos exigidos pela vigilância sanitária. Para acessar o material, basta apertar no banner abaixo. É grátis!

1. Reúna toda a documentação necessária

O primeiro passo para montar qualquer tipo de negócio é estar em dia com a documentação necessária para operar de forma legalizada. 

Para te ajudar nesse processo, montamos uma lista com os mais solicitados:

  • Registro na Junta comercial do Estado;
  • Alvará de localização e funcionamento;
  • Inscrição Estadual;
  • Auto de vistoria do corpo de bombeiros;
  • Certificado de responsável técnico;
  • Certificado de Limpeza e Desinfecção dos Reservatórios de Água;
  • Procedimentos Operacionais Padronizados.

É possível que alguns municípios exijam documentações específicas para funcionamento. 

Portanto, recomendamos que você verifique todas essas questões antes de abrir o negócio, a fim de evitar penalizações ou até mesmo manchar a imagem do seu negócio. 

Quer saber mais sobre como montar uma lanchonete? Clique no link a seguir e acesse o nosso conteúdo completo sobre o assunto. 

É preciso estar atento a toda documentação necessária para abrir uma lanchonete saudável de forma legal

2. Escolha um ponto estratégico

A escolha do ponto é essencial para o sucesso do seu negócio. O recomendado é escolher um local seguro, de fácil acesso e com um bom fluxo de pessoas.

Por se tratar de uma lanchonete que vende lanches saudáveis, a dica é procurar abrir o estabelecimento próximo a academias e lojas esportivas.

Afinal, as pessoas que frequentam esses locais geralmente optam, de forma mais frequente, por uma alimentação mais saudável. 

3. Monte um cardápio variado e atrativo

Ter um cardápio atrativo e recheado de opções é fundamental para quem busca sobre como montar uma lanchonete saudável. 

Afinal, é através dele que os clientes decidem se vão comer ou não no seu estabelecimento. 

Portanto, é preciso que as informações estejam legíveis e bem organizadas. A dica é separar os alimentos em grupos, como:

  • Bebidas;
  • Salgados;
  • Sanduíches;
  • Sobremesas. 

Para facilitar esse processo, montamos uma tabela com algumas dicas sobre o que vender em uma lanchonete saudável, para que você possa se inspirar. Confira:

O que vender em uma lanchonete saudável?

Lanches 

Bebidas

Sobremesa

Bolo natural 

Vitaminas naturais

Açaí

Sanduíche natural 

Água

Picolé e sorvete natural

Salgados assados

Suco natural

Salada de frutas

 

Além das opções de lanches naturais para vender mencionados acima, é importante que o cardápio conte com produtos veganos, vegetarianos, sem glúten e sem lactose, para clientes com restrições alimentares

Vale ressaltar ainda que apostar em lanches fitness, como barrinhas de cereais, salgados feitos com massa integral, isotônicos e vitaminas com whey, é essencial para atrair um número ainda maior de clientes.

4. Invista em um diferencial

Para que você consiga atrair e fidelizar os clientes, é essencial colocar em prática ações que diferenciam o seu negócio da concorrência. 

Uma dica é fazer parceria com academias e lojas esportivas, principalmente aquelas mais próximas ao seu estabelecimento. 

Você pode, por exemplo, criar promoções especiais para pessoas que vierem a sua lanchonete através desses parceiros. 

Outra dica é inovar na estrutura do estabelecimento, montando uma fachada atrativa ou até mesmo apostando no conceito de lanchonete ao ar livre

Investir em cartões fidelidade que ofereçam brindes ou descontos após determinada quantidade de compras realizadas, também é uma ótima forma de atrair a clientela. 

Quer saber mais sobre como montar uma lanchonete inovadora? Clique no player abaixo e confira o vídeo completo que preparamos sobre o assunto!

5. Divulgue o seu negócio

Não adianta saber como montar uma lanchonete saudável se você não divulgar o seu negócio. 

Afinal, é através das campanhas de divulgação que será possível alcançar e atrair clientes para o estabelecimento. 

Portanto, é essencial que você crie um perfil para o seu negócio nas principais redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e Tiktok e poste conteúdos relevantes, com frequência. 

Também é importante investir em banners, outdoors e demais formas de divulgação fora do ambiente digital, a fim de alcançar o maior número de pessoas possível.

Investir na divulgação é essencial para quem busca sobre como montar uma lanchonete saudável

6. Invista no delivery

Muitos empreendedores se questionam sobre como montar uma lanchonete saudável delivery.

Afinal, além de ser um dos segmentos que mais crescem no Brasil, esse modelo de vendas traz muito conforto e comodidade para os clientes.

O primeiro passo é estar atento às documentações necessárias para trabalhar de forma legalizada e investir em equipamentos que consigam manter a qualidade e temperatura dos alimentos durante o trajeto de entrega. 

Também é importante cadastrar a sua lanchonete em, ao menos, um dos principais aplicativos de delivery do mercado, a fim de garantir que os clientes possam encontrá-la facilmente. 

Para saber mais sobre como migrar o seu negócio para o delivery, clique no banner abaixo e confira o conteúdo completo que a Saipos preparou sobre o assunto. 

7. Aposte em um Sistema de Gestão de Lanchonetes

Ainda mais importante do que saber como montar uma lanchonete saudável, é administrá-la corretamente, a fim de garantir que ela continue crescendo e gerando lucro.

No entanto, realizar todo o processo de gestão de forma manual pode ser uma tarefa bastante complicada. 

Afinal, é preciso efetuar o controle de estoque, negociar com fornecedores, administrar os funcionários e ainda ter tempo para lidar com as demandas do dia a dia. 

Por isso, investir em um Sistema para Lanchonetes, como o da Saipos, para automatizar esses processos, é fundamental.

Com o nosso software, você tem acesso a benefícios que vão deixar a gestão do seu negócio mais simples, ágil e inteligente. São eles:

  • Integração com o maior número de apps delivery do mercado;
  • Lista de compras;
  • Monitor KDS;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Sistema para controle de caixa PDV;
  • Gestão de clientes por meio de relatórios com dados e preferências da base;
  • Acesso a um Site Delivery exclusivo para o seu negócio;
  • Comanda eletrônica para tirar pedidos em smartphones ou tablets e enviá-los diretamente para a cozinha, qualificando o atendimento de mesa;
  • Controle e análise da performance individual do seu garçom ou da equipe inteira.

Para ter acesso a uma demonstração gratuita dessas, e de todas as nossas outras funcionalidades, clique no banner abaixo e fale com um de nossos consultores.

Planilha de custo de pratos