Você sabe como é feita a declaração anual do MEI? Ela é realizada por meio do Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais de Tributos do Simples Nacional para MEI's, ou apenas DASN-SIMEI.
Nesse sentido, deve-se preenchê-la como forma de prestação de contas dos contribuintes à Receita Federal.
É uma ação parecida com o Imposto de Renda MEI, só que mais simples. Neste caso, como é de Pessoa Jurídica precisa declarar anualmente o faturamento.
Para fazer a declaração anual do Microempreendedor é sempre pela internet, no Portal do Empreendedor.
Nesse texto, você vai saber mais sobre o que é a Declaração Anual do MEI e todos os detalhes sobre essa obrigação fiscal.
Com isso, o documento vai ser enviado diretamente para a Receita Federal e você depois terá acesso ao comprovante de entrega da Declaração Anual.
Todos os microempresários precisam fazer a Declaração Anual do MEI, é obrigatório!
Portanto, quem não declarar dentro do prazo, poderá fazer depois, mas irá precisar pagar uma multa de R$ 50 ou 2% ao mês-calendário.
Portanto, fique ligado nos prazos e evite gastos desnecessários.
Abrir uma empresa MEI no Brasil pode ser um desafio muito maior do que a maioria dos brasileiros poderia imaginar.
Temos em nosso país aquilo que chamamos de custo Brasil. Esse custo engloba todos impostos e encargos cobrados e é claro, a burocracia desnecessária.
Para facilitar e descomplicar esse processo, criamos um artigo para você que está pensando em abrir o seu próprio negócio ou ser um Microempreendedor Individual.
Como já falamos, a Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual é uma declaração que deve ser enviada anualmente para a Receita Federal.
Nessa Declaração Anual, deve conter as seguintes informações à Receita Federal:
Caso você venha a atrasar a DASN do Microempreendedor Individual, que é até o dia 31 de maio, poderá ter que pagar multa.
O valor da multa é de 2% ao mês com um limite de 20%, sobre o valor dos impostos colocados na declaração.
Entretanto, é aplicada uma redução de 50% caso a declaração seja entregue antes de a Receita Federal realizar a intimação do Microempreendedor.
O valor mínimo da multa é de 25 reais, com essa redução de 50% caso o Microempreendedor pagar à vista em até 30 dias após ficar sabendo do valor.
Mas se a data que o pagamento for efetuado, a multa sobe para 50 reais, mais os acréscimos.
Não atrase a declaração anual do Microempreendedor, para não ter que fazer o pagamento de multa pelo atraso.
Para que isso não aconteça, saiba como realizar a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor. Confira o passo a passo:
A Saipos é o sistema de gestão para restaurantes que mais cresce no Brasil. Com mais de 15 mil clientes, ele potencializa os resultados de qualquer negócio de alimentação, graças às suas automatizações.
Com ele, você pode fazer o controle de caixa, vendas, verificar resultados através dos relatórios e otimizar o seu tempo para pensar estratégias relevantes para o seu delivery ou restaurante.
Veja algumas funcionalidades:
Viu quantas vantagens? E tem muito mais! Aperte no banner, assista uma demonstração e veja porque a Saipos é o melhor sistema para restaurantes do Brasil!
Saiba mais sobre o assunto!
O pagamento do DAS MEI é de R$ 76,90 que pode ser pago via aplicativo ou site do governo.
O sistema Saipos é o melhor do mercado, contando com mais de 70 funcionalidades para seu negócio.