🍕 MÊS DA PIZZARIA INTELIGENTE • Dono de pizzaria, ganhe um kit de conteúdo e desconto exclusivo. EU QUERO!

🍕 MÊS DA PIZZARIA INTELIGENTE • Dono de pizzaria, ganhe um kit de conteúdo e desconto exclusivo. EU QUERO!

24 de maio: dia Nacional do Café

Data comemora no Brasil serve para relembrar a história da bebida

Dia 24 de maio é uma data muito importante para todos os amantes do café. De acordo com dados da ABIC, aproximadamente 9 em cada 10 brasileiros com mais de 15 anos consomem café. Seja ele carioca, cappuccino, expresso ou americano… O café é sem dúvidas um “queridinho” no país.

A data relembra o início das grandes plantações cafeeiras no país, responsáveis por representar um importante período histórico para o desenvolvimento da economia e sociedade brasileira. Atualmente, mais de 1,8 milhão de hectares no país são dedicados ao cultivo do grão.

O Brasil é o maior produtor e exportador de café no mundo e o estado de Minas Gerais concentra a maior parte da produção cafeeira no território.

6 fatos curiosos sobre o café

1. Em 2021, o Brasil produziu 47,7 milhões de sacas de 60 kg de café, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

2. Só com esse tanto de café brasileiro seria possível servir 228,9 bilhões de xícaras de café, mais ou menos 30 xícaras para cada habitante da Terra (se todos tomassem a bebida).

3. Em números absolutos, o Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo. Segundo a ABIC, 21,5 milhões de sacas de café foram usadas para consumo interno em 2021. Os Estados Unidos lideram com 26 milhões de sacas.

4. E o maior consumo por habitante? Aí os líderes do ranking não são nem Estados Unidos nem Brasil. É a Finlândia. De acordo com a Organização Internacional do Café (OIC), cada finlandês tem uma cota de 12 kg de café por ano.

5. O top 3 dos maiores consumidores per capita é todo da Escandinávia: Noruega (9,9 kg por pessoa) e Islândia (9 kg por pessoa). O Canadá é o único país não-europeu entre os 10 maiores consumidores por pessoa do grão.

6. O Brasil ama café, mas é só o 14º no ranking de consumo per capita anual, que é de 5,8 kg por pessoa.

 

Fonte: iFood News

ASSINE A SAIPOS NEWS
ASSINE A SAIPOS NEWS
Tenha acesso às principais notícias de food service, gastronomia, delivery e gestão de bares e restaruantes.
QUERO RECEBER A NEWSLETTER
Daniela Tremarin - Jornalista, fascinada por empreendedorismo, marketing digital e inovação. Responsável por informar o que há de novo no food service.
Escrito porDaniela Tremarin

Jornalista, fascinada por empreendedorismo, marketing digital e inovação. Responsável por informar o que há de novo no food service.

Assine nossa newsletter