Bares e restaurantes estão investindo nessa prática
Que os avanços tecnológicos ajudam os restaurantes a manter a gestão e o atendimento eficiente não é novidade, mas nos últimos anos a tecnologia vem se tornando uma aliada cada vez mais forte no mercado food service.
Desde a pandemia do Covid-19 e o isolamento social, a tecnologia se tornou um acessório necessário para a qualidade do seu negócio, principalmente em restaurantes, seja no atendimento, organização ou administração.
Por isso, a chegada do autoatendimento no mercado de alimentação não foi uma surpresa. Afinal, essa prática já era utilizada em aeroportos, cinemas, shoppings, estacionamentos entre outros.
Porém, nos últimos anos a preferência por esse tipo de tecnologia tem crescido, tanto por parte dos consumidores, quanto por parte dos donos de estabelecimentos.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Marketing Solutions ,60,4% dos consumidores preferem a tecnologia do autoatendimento na realização da compra. A razão disso é a mudança de comportamento do consumidor.
Por falar em avanços tecnológicos, já deu uma olhada no sistema de gestão para restaurantes da Saipos? É simples, ágil e inteligente! Clique aqui e confira!
A tecnologia do autoatendimento funciona de forma simples. É uma visualização mais prática e intuitiva do cardápio. Permite que o cliente tenha acesso às opções do menu e faça sua escolha sozinho.
Não só o pedido, como a personalização do prato e o pagamento pode ser feita de forma autônoma, sem a espera de um funcionário.
Tudo é feito por um totem tecnológico que manda o pedido para cozinha. Assim, evita o contato direto com outras pessoas ou o cardápio de papel.
Uma das vantagens é justamente a rapidez e a diminuição de erros cometidos por falta de atenção. Além disso, evita sobrecarga de atendentes, redução de filas e menos custos para os restaurantes.
A popularidade do autoatendimento é uma resposta para as mudanças do consumidor no mercado food service. Ou seja, o cliente procura agilidade, qualidade e autonomia.
A ideia de realizar seu próprio pedido sozinho chamou a atenção do público, principalmente depois do isolamento. Muitos especialistas acreditam que as mudanças de comportamento estão relacionadas às modificações das relações causadas pela pandemia.
O autoatendimento é muito semelhante ao sistema delivery ou ao take away, que já colabora com a autonomia do consumidor.
A única diferença é a rapidez de pegar o pedido, o que deixa o autoatendimento ainda mais atraente para algumas pessoas.
Além de imediato, ainda reduz alguns estresses e dá uma liberdade para o consumidor que outros lugares já deram, ou seja, uma opção conhecida que funciona.
Bares e restaurantes precisam ficar atentos às mudanças de comportamento e preferência dos consumidores. Assim, acompanham as tendências e se tornam mais eficientes. Mais eficiência, mais vendas.