Pesquisa revela o que consumidor deseja encontrar nos restaurantes

Muitos apontam que querem opções mais baratas e mais novidades

Com a popularidade da alimentação fora do lar retornando, pesquisa mostra os gostos dos clientes e como manter as vendas positivas em meio a uma possível crise.

Depois da quarentena, muitas pessoas optaram pelo encontro em restaurantes, bares e lanchonetes. A volta fez a frequência das vendas aumentarem. Mas, os últimos números apresentam  queda considerável.

A razão da diminuição é o aumento dos preços do cardápio. É o que diz a 6ª edição da pesquisa “Alimentação hoje: a visão do consumidor”, da Galunion.

Galunion listou os pedidos  de consumidores e tudo que gostariam de ver nos estabelecimentos do mercado food service  como bares, restaurantes, pizzaria, cafeterias, entre outros.

Confira abaixo alguns resultados:

  • 45% desejam encontrar pratos mais baratos e gostosos;
  • 34% querem que o estabelecimento não sacrifique a qualidade dos produtos;
  • 15% preferem que o operador invista em experiência e hospitalidade;
  • 7%  buscam ser atendido pelo operador onde quer que ele esteja;

 Chama atenção por serem preferência simples mas que, segundo os dados, não estão sendo atendidas pelos donos de restaurantes.

Porém, é importante notar que as duas maiores porcentagens estão ligadas a qualidade e procura dos alimentos.

clientes

Novas tendências 

Outro dado importante da Galunion é que 95% dos entrevistados querem encontrar novidades em alimentos e bebidas. 

Ou seja,  o que o dono do restaurante precisa é de inovação, qualidade e preços aceitáveis. São as tendências mais buscadas dos consumidores.

A Galunion também separou algumas dicas e sugestões dos  próprios consumidores de como adaptar o menu com as tendências culinárias:

  • 42% utilizar produtos feitos com ingredientes naturais;
  • 40% oferecer produtos de café da manhã servidos a qualquer hora do dia;
  • 38% oferecer pratos e bebidas que tragam conforto e nostalgia;
  • 36% utilizar fornecedores locais/ artesanais;
  • 34% Encontrar pratos gostosos e indulgentes; 

Nathalia Royo, responsável por Inteligência de Mercado e Marketing, na Galunion, comenta a importância de observar a grande tendência de produtos:

“A tendência de uso de ingredientes naturais, por exemplo, é um movimento crescente no mercado e já mostrava potencial durante a pandemia, época em que os consumidores passaram a valorizar ainda mais a saudabilidade”.

“Com um consumidor cada vez mais protagonista, oferecer tais produtos junto com flexibilidade é uma forma de atender a diferentes demandas do consumidor de uma forma executável para o seu negócio”, completa Royo.

Dessa forma, alimentos naturais, sustentáveis e gostosos, ambiente confortável e atencioso podem ser  a experiência do encontro, mais a refeição, um motivo para retornar ao estabelecimento.

E assim, deixar o restaurante um lugar atrativo e bem visto para um encontro perfeito para socializar novamente.

ASSINE A SAIPOS NEWS