O mercado de food service é um dos mais dinâmicos que existem. O que brilhava nos olhos do cliente no ano passado pode não ser o suficiente para garantir o sucesso do seu restaurante hoje.
Com o segundo semestre de 2025 em pleno andamento e o planejamento para 2026 batendo à porta, entender exatamente o que o consumidor deseja se tornou uma questão de sobrevivência para os empreendedores.
Esqueça dos achismos! Com base nos dados de pesquisas da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e relatórios de tendências da Galunion, compilamos os 4 desejos essenciais do consumidor atual.

O que faz um cliente voltar ao seu restaurante vai muito além do sabor: higiene, experiência, consciência no cardápio e percepção de valor são determinantes. Entender essas prioridades é o primeiro passo para se destacar no mercado de food service. Veja:
Pode parecer uma parte óbvia, mas os dados reforçam que a limpeza é o fator número 1 na decisão do consumidor. Uma pesquisa da Abrasel revelou que a higiene do salão, cozinha e, principalmente, dos banheiros, é o critério mais importante para a maioria dos clientes, superando até o preço.
Você sabia que a jornada do cliente não começa quando ele abre a porta do seu restaurante, né? Ela inicia na tela do celular dele. A integração entre o mundo físico e o digital deixou de ser um diferencial para se tornar uma grande expectativa do consumidor.
A preocupação com o bem-estar e a sustentabilidade é outro fator que influencia diretamente o prato. O consumidor de 2025 quer saber o que está comendo e qual o impacto de sua escolha. Confira a matéria completa sobre o tema e fique por dentro das novidades, aqui!
Em um cenário econômico muito desafiador, o consumidor analisa cuidadosamente onde gasta seu dinheiro. Mas atenção: isso não significa que ele busca apenas o mais barato, bem pelo contrário o cliente valoriza o melhor valor percebido.
Entender o que o seu consumidor deseja é o primeiro passo para se destacar e o segredo aqui é simplesmente agir. Comece hoje a implementar essas melhorias e fique atento às novas tendências que podem surgir. Afinal, o mercado de food service não para um segundo sequer.