Feriados prolongados são positivos para bares e restaurantes

Feriadões do segundo semestre do ano vem ajudando na movimentação dos estabelecimentos

Feriados prolongados, ou os famosos “feriadões”,  ajudam a movimentar os bares e restaurantes, principalmente no segundo semestre do ano.

Alguns feriados de 2023 caíram em datas “emendáveis”, como quinta-feira, sexta-feira e até no meio da semana, como na quarta-feira. Um exemplo disso são os dias 7 de setembro e 12 de outubro, feriados que aumentaram o fim de semana de muitos brasileiros. 

E na reta final do ano, como os últimos três meses (outubro, novembro e dezembro), o fim de semana prolongado se torna mais comum, já que 2 de novembro e 15 de novembro também são “emendáveis”.

Além do dia 20 novembro, que é comemorado o dia da consciência negra em algumas cidades brasileiras e outros feriados estaduais ou municipais.

Feriados assim acabam sendo lucrativos para bares e restaurantes. Em cidades turísticas, o fluxo de pessoas aumenta, mais pessoas nas ruas, mais vendas e faturamento.

E mesmo quem não viaja, costuma aproveitar o dia de folga pedindo um lanche ou saindo de casa, seja para um jantar especial ou uma saída com os amigos para o bar. 

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Paulo Solmucci, comenta sobre a expectativa para os próximos feriados prolongados.

O Brasil é muito grande e não dá para ter uma estimativa precisa, mas com certeza há uma boa expectativa de alta no movimento de bares e restaurantes, principalmente nas cidades litorâneas, pois coincide com o aumento de temperatura no sul e sudeste.” diz o empresário.

 “Nas capitais e cidades maiores o lazer também aumenta e os bares tendem a se beneficiar mais. Quem perde um pouco de movimento são os restaurantes que abrem para almoço nas áreas comerciais, que ficam vazias nestas datas”, completa ele.

Dessa forma, o faturamento do fim de ano acaba aumentando de forma significativa em muitos lugares, em parte por causa dos feriados. Porém, não é a primeira vez no ano que restaurantes se beneficiam com folgas. 

Em fevereiro, no carnaval, os dados da Divisão de Economia e Inovação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), estimaram um faturamento de 3, 83 bilhões no setor food.

Oportunidade para reajustes

feriados prolongados

Feriados prolongados são benéficos para a economia e motivo de lucro para muitos restaurantes. Diferente de datas comemorativas, como natal e ano novo, que marcam instabilidade no mercado.

Por isso, especialistas apontam que a melhor época para reajustes de preço é o feriadão. De acordo com o IBGE, no primeiro semestre de 2023 o custo para comer dentro de casa cresceu cerca de 11,8%, enquanto a alimentação fora do lar aumentou 4,6%.

É um número que vem desde 2020, quando a refeição fora do lar ficou 17,4% mais cara e a dentro de casa subiu 43%.

Ou seja, a retomada da economia e os feriados prolongados fazem dessa reta final do ano um ótimo momento para realizar ajustes nos preços.

Mas o economista da FoodCo, João Ricardo Tonin, explica “Devemos estar atentos: equilibrar os preços, para não afastar os clientes, mas também não apertar demais as margens. Estamos caminhando gradualmente de volta ao cenário do mercado pré-pandemia”.

Assim, os feriados prolongados podem significar um retorno quase completo dos números pré-pandêmicos do mercado food service.

ASSINE A SAIPOS NEWS