Conheça 6 tipos de comidas de festa junina!

Stêvão Limana - Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.
Escrito porStêvão Limana

Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.

6 tipos de comida de festa junina para o seu restaurante delivery

Já pensou em um delivery de comida de Festa Junina? Em tempos de pandemia, muitas pessoas decidem trazer as datas comemorativas para dentro de casa. Essa pode ser uma oportunidade de lucro para você.

Ter um cardápio com comida de festa junina e oferecê-lo em delivery é um ótimo pontapé para ter sucesso nos meses de inverno. Em tempos de distanciamento social, é extremamente necessário que aquelas gostosas “aglomerações” das festas juninas sejam evitadas. 

A tradição não pode ser perdida. Por isso, preparamos um cardápio com 6 tipos de comida de Festa Junina e ideias de como montar um delivery nessa área! Tudo para seu cliente ter o gostinho das comemorações de São João dentro de casa. 

Antes, baixe agora o nosso e-book “8 dicas para migrar para delivery”, um manual completo de padrões de atendimento nesse serviço. É só apertar no banner abaixo!

6 opções de comida de festa junina para vender por delivery

1. Amendoim

O amendoim, com certeza, é a comida de festa junina mais consumida pelos foliões. Ele pode ser servido com sal, açúcar, torrado ou in natura. Sempre é uma delícia!

A partir dele também é possível a produção de outras guloseimas que são obrigatórias em qualquer festividade de São João, como:

  • Pé-de-moleque;
  • Carapinha;
  • Paçoca;
  • Canjica;
  • Rapaduras.

Além disso, o amendoim é um alimento prático para ser levado até a casa do cliente pelos motoboys. Portanto, encontrar embalagens que permitam o envio não é tarefa difícil.

2. Bolo de mandioca

Também conhecido como aipim, macaxeira e até mané pelado, o bolo de mandioca é um patrimônio do cardápio de comida de festa junina, principalmente das quermesses.

Geralmente, o bolo ganha uma cobertura com doce de coco, o que realça ainda mais o sabor e a tradição de São João no paladar das pessoas.

Essa pode ser uma grande aposta para você vender muito durante a Festa Junina, já que não é comum encontrarmos a iguaria em lojas de bolos e em confeitarias. 

3. Maçã do amor

Não dá para pensar em festa junina sem lembrar da criançada correndo com uma maçã do amor toda brilhosa na mão! 

Para quem não conhece, a maçã é mergulhada em uma calda de açúcar e fixada com um palito. Granulados podem ser polvilhados em cima para dar aquele toque especial!

Depois, é só deixá-la na geladeira até ficar com uma consistência para ser vendida nas barraquinhas da festa!

Para poder entregar por delivery para os seus clientes, nossa dica é utilizar um papel manteiga para embalar antes de levar ao refrigerador. Assim, toda a consistência e sabores da calda ficarão preservados. 

4. Cachorro-quente

Em grande parte do Brasil, o mês de junho é acompanhado por temperaturas baixas. E, para se esquentar, nada melhor que um cachorro-quente bem feito, não é mesmo? 

Para a sua comida de festa junina não é nada muito “gourmetizado”, não! É aquele feito com bastante molho de tomate, salsicha, milho, ervilha e batata palha. 

5. Pudim de leite condensado

O pudim de leite condensado é uma sobremesa que combina com, praticamente, todas as ocasiões, e é uma das sobremesas mais pedidas por quem gosta de comida de Festa Junina.

Para o seu delivery, uma opção é vender o doce por pedaços, entre R$3,00 e R$4,00. Geralmente, em uma receita padrão é possível cortar até 10 fatias de pudim. 

Ah, não esqueça! Capriche na calda de caramelo. Ela é um dos elementos que realçam e dão sabor à sobremesa queridinha dos foliões de São João.

6. Milho

Para fechar o nosso top 6 de tipos de comida de festa junina, não poderia faltar o milho! Seja de espiga, cozido, feito na canjica, assado, no curau, na polenta ou no bolo de fubá. 

Essa é uma tradição herdada pelos imigrantes europeus que costumavam colher muito trigo nos meses de junho e julho. Como aqui no Brasil o plantio e o cultivo ocorrem em datas diferentes, o milho foi a base para a alimentação da população por muitos anos.

Além disso, cada estado traz seu prato típico à base do alimento. No Sul, é a polenta. No centro-oeste e no norte, a pamonha e o fubá. Já no nordeste, o cuscuz.

Tenha atenção com as embalagens

Assim como qualquer outra opção de entrega, ao vender comida de festa junina, você precisa estar atento aos tipos de embalagens para delivery utilizados nas entregas.

Para doces, por exemplo, procure sempre potes de isopor ou com algum outro tipo de material isolante térmico. Afinal, você precisará manter a temperatura dos alimentos durante o trajeto do motoboy.

Para pratos salgados, já é possível utilizar caixas de papelão recicláveis, por exemplo, ou em sacolas de papel. O milho verde cozido pode ser armazenado em embalagens a vácuo e apenas aquecido em casa.

Outro fator importante a ser lembrado é a respeito da decoração das embalagens. Só utilize exemplares personalizados com o seu logotipo e slogan para identificar e fidelizar o maior número de clientes possível. 

E, como o tema é a Festa de São João, decore seu kit com estampas e detalhes que remetam à data comemorativa, como itens em xadrez e palha.

Depois de conhecer algumas receitas e pensar nas embalagens, assista agora, gratuitamente, a nossa vídeo aula sobre “vendas por geolocalização”. 

Com ela você aprenderá a como direcionar e impulsionar suas vendas delivery em determinados locais, faturando mais e gastando menos. É só apertar no banner abaixo!

Como vender uma Festa Junina na Caixa?

Montar kits é mostrar para o seu cliente como fazer festa junina gastando pouco, mas sem perder a essência da comemoração. 

Uma cesta de comidas típicas pode ser uma boa pedida para quem não quer deixar a data passar em branco e, de quebra, você ainda pode oferecer itens de decoração para deixar tudo ainda melhor.

Para vender um kit Festa Junina, tenha em mente:

  • Quantas pessoas vão participar da Festa Junina em casa? Tenha opções de kits de acordo com número de pessoas;
  • Crie o menu fixo e, se a logística permitir, a possibilidade de o cliente montar sua própria Festa Junina na caixa, com os itens que quiser;
  • Tenha atenção com as embalagens de acordo com o tipo de alimento, conforme mencionamos no tópico anterior;
  • Que tal oferecer decoração? Colocar no kit as famosas bandeirinhas de São João e, até mesmo, o chapéu de palha, pode chamar atenção do cliente;
  • Divulgação é tudo! Fale sobre seus kits nas redes sociais por meio de posts temáticos. Aí começa seu sucesso!

Otimize seus pedidos delivery com o Sistema Saipos

Você está abrindo um delivery específico para comida de festa junina ou adaptando seu cardápio para aproveitar a época do ano?

Independente disso, é fato que você receberá muitos pedidos da população que não abre mão de ter um “pedaço” das festas de São João dentro de casa. 

Só que, para ter uma agilidade maior, podendo vender mais em menos tempo, você precisa automatizar a sua cozinha com um Sistema Saipos!

Com a nossa plataforma, ajudamos você a organizar a casa de forma muito mais rápida. Estoque, pedidos, relatórios, abertura e fechamento de caixa, emissão de cupom fiscal, gestão de motoboys e muito mais dentro de um único sistema.

Fale com um dos nossos consultores e seja mais um parceiro do Sistema Saipos, automatizando o funcionamento da sua cozinha e o rendimento financeiro do restaurante. É só apertar no banner abaixo!