5 dicas para atender Clientes no Restaurante!

Tainara Braga - Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.
Escrito porTainara Braga

Graduanda de Jornalismo, Analista de Marketing e Redatora SEO.

5 dicas de como atender clientes no restaurante com excelência

Atender clientes no restaurante com excelência é uma das fórmulas do sucesso no ramo da gastronomia. Muitas vezes, o consumidor está mais interessado em ser bem recebido do que em quanto custa o prato que ele deseja comer.

Por essa razão, preparamos 11 dicas para você oferecer um bom atendimento no restaurante e fidelizar os seus clientes, tornando a sua marca conhecida e respeitada. 

Porém, antes disso, que tal baixar um material especial sobre o assunto? É só apertar no banner!

1. Nada de cliente esperando

Atender bem um cliente em seu restaurante deve ser prioridade no negócio. Essa cultura deve estar enraizada no projeto e ser transmitida para toda a equipe. 

A primeira dica é atender com agilidade, algo que deve estar no top 5 de qualquer manual de atendimento ao cliente.

Uma das experiências mais desagradáveis para os clientes é justamente esperar, seja pela mesa, ou pelo pedido ou pela conta. 

Para que esse atendimento tenha agilidade, é fundamental que o seu bar ou restaurante possua o número suficiente de colaboradores, a fim de que ninguém perca seu tempo precioso.

Não deixar o cliente na espera é mostrar para ele como a sua presença é importante para o seu estabelecimento - e, acredite, é exatamente isso o que ele quer. 

Mas, claro, contratempos acontecem e, se for necessário aguardar um pouco, explique o motivo para o consumidor, tranquilizando-o e demonstrando vontade em resolver o problema.

2. Respire fundo e tenha paciência com os clientes mal-humorados

Acostume-se: nem todo cliente entrará sorrindo em seu bar ou restaurante. Alguns darão trabalho. Você e sua equipe precisarão de muita paciência nesse atendimento, afinal, a melhor propaganda ainda é o que seus consumidores falarão de você

Se notar que o cliente está agressivo, ou mesmo faltando com o respeito, jamais devolva na mesma moeda. Mantenha-se calmo, respire fundo e tente atender clientes no restaurante da melhor maneira possível.

Se o bom atendimento ao cliente é fundamental para as pessoas simpáticas, imagine para as que não acordaram muito felizes. Você e sua equipe precisam estar preparados para não entrar na onda de raiva e tratá-los com educação, gentileza e resiliência. 

3. Dê atenção às reclamações e evite a propaganda negativa

Não tem jeito, o mau atendimento em restaurante gera propaganda negativa e esse é um dos maiores riscos para o seu negócio. Por isso, dê atenção às reclamações e escute atentamente o que o cliente diz. 

Antes disso, claro, procure um lugar reservado e evite que os demais consumidores presenciem o bate-papo. O segredo nessa hora é mostrar-se interessado em entender o que aconteceu, bem como contornar a situação com educação e boa vontade.

Cordialidade deve ser o seu sobrenome, inclusive em situações mais delicadas. Se o problema for com o prato, não hesite em trocá-lo imediatamente. 

Além disso, brindes e promoções podem ajudar a reverter o quadro, mas cuidado para não se mostrar desesperado ao atender clientes no restaurante. Encontre o equilíbrio.

4. Um sorriso na chegada e um até logo na saída

O bom atendimento começa na porta da entrada. Não existe nada mais constrangedor do que ser recebido por um funcionário de cara amarrada. Além do mais, todo mundo quer se sentir querido em um bar ou restaurante. 

E guarde esta informação: os primeiros dez minutos do cliente no seu restaurante são decisivos para a satisfação (ou não) dele. 

Capacite seus funcionários e explique a importância do sorriso na chegada e dê um até logo na saída, afinal, você deseja que o cliente volte em breve, não é mesmo?

Quando o consumidor pedir a conta, vá até ele e pergunte como estava o prato. Esse feedback faz toda diferença, especialmente para quem está começando.

Questione também sobre o atendimento, entenda se ele foi bem recebido e o que pode ser feito para que sua experiência seja ainda melhor na próxima vez. A sua preocupação com a qualidade do que oferece é um dos pilares do negócio. 

5. Aposte na tecnologia para um bom atendimento

A tecnologia é uma aliada dos negócios modernos e inovadores e, acredite, o comportamento do consumidor exige isso, mais ainda após o processo de aceleração da transformação digital, ocasionado pela pandemia.

O autoatendimento para restaurante vai qualificar o atendimento aos seus clientes. Totem, tablet e leitura de QR Code são alguns exemplos de como aperfeiçoar a experiência dos consumidores no seu bar ou restaurante.

Dessa forma, com essas funcionalidades, o restaurante pode aumentar o ticket médio, além de adquirir muitas outras vantagens. Qualificar os processos, otimizar o tempo e oferecer o melhor atendimento da cidade devem ser as suas prioridades, além de um prato delicioso, claro.

Quer saber mais sobre o autoatendimento? Com o cardápio digital do Sistema Saipos, você tem:

Cardápio em QR Code, para que seu cliente escaneie as informações e faça o pedido pelo próprio smartphone;
O pedido vai diretamente para a cozinha do restaurante;
O prato é preparado imediatamente;
O atendimento é mais rápido e fácil.

Dica extra: respostas que todo dono de restaurante precisa saber

Agora que você já leu as nossas principais dicas para um bom atendimento, vamos responder as perguntas mais comuns de donos de restaurantes e que fazem toda diferença para o bom andamento do negócio.

Quem tem atendimento prioritário?

Conforme assegura a lei federal 10.048, de 8 de novembro de 2000, o atendimento prioritário deve ser realizado por absolutamente todos aqueles estabelecimentos que trabalham com o público. 

Enquadram-se no atendimento prioritário as pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo

Que tipo de treinamento as pessoas responsáveis por atendimento devem ter?

Um recente estudo da Accenture mostrou o quanto a satisfação do cliente é essencial para a saúde financeira e longevidade de um restaurante. Por conta do mau atendimento, 86% da clientela migra para os concorrentes. A evasão do público poderia ter sido evitada em 92% dos casos, por meio de treinamentos.

Esse é um investimento que você precisa fazer, pois todos os funcionários da equipe do seu restaurante precisam passar por treinamentos básicos, como de rotinas de segurança alimentar, limpeza e orientações para atendimento.

Gostou das dicas de como atender clientes no restaurante? Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário. 

E, claro, conte com a Saipos para ter um sistema de restaurante ágil e integrado que, certamente, vai melhorar sua imagem perante os clientes. Quer saber mais? É só apertar no banner abaixo.