Bom atendimento em restaurante: aprenda como fazer!

Saiba como realizar um bom atendimento em restaurante e atraia mais clientes

Ter um bom atendimento em restaurante é essencial para fidelizar clientes e fazer com que virem frequentadores do seu estabelecimento.

Quando se trata do mercado food service, a qualidade da comida é fundamental, mas não é o único fator que determina o sucesso. 

O atendimento é igualmente importante para garantir que os clientes tenham uma experiência agradável e se sintam incentivados a voltar. 

Por isso, a Saipos organizou algumas dicas de como fazer um bom atendimento em restaurante. Confira:

  1. Faça uma boa recepção;
  2. Atendimento rápido;
  3. Treine seus funcionários;
  4. Seja rápido, mas com cuidado;
  5. Seja claro ao seu cliente;
  6. Não minta para o cliente;
  7. Seja organizado;
  8. Dica extra: faça um bom atendimento nas crises;
  9. Tenha um Sistema para Restaurante!

Além deste artigo, a Saipos também produziu um e-book gratuito sobre como melhorar o atendimento do seu restaurante. 

Acesse-o apertando no banner abaixo!

11 Dicas para melhorar o atendimento do seu restaurante
11 Dicas para melhorar o atendimento do seu restaurante
Aprenda a otimizar o atendimento e conquistar cada vez mais os seus clientes
BAIXE GRÁTIS

1. Faça uma boa recepção

O primeiro passo para um bom atendimento em restaurante é realizar uma recepção agradável ao cliente.

Antes de tudo, não faça distinções. Atenda a todos os seus clientes da mesma forma, sem qualquer tipo de preconceito.

Mantenha sempre a equipe engajada para recebê-lo sempre de bom humor e com um sorriso no rosto. Ele se sentirá acolhido. 

É importante tratar o consumidor da maneira que ele deseja ser tratado. Por exemplo, caso a pessoa goste de ser referida a partir de um pronome neutro, quem estiver atendendo deve tratá-la dessa maneira.

Nesse momento, o importante não é concordar ou discordar, apenas respeitar as escolhas da pessoa.

Ofereça algo enquanto esperam

Uma boa forma de realizar uma primeira boa impressão é oferecer bebidas ou aperitivos aos clientes enquanto eles aguardam o pedido ficar pronto.

Por isso, pense em opções de baixo custo para não deixar os clientes acanhados a aceitarem, como pães especiais, amendoins, salgadinhos, etc.

2. Atendimento rápido

Uma dica valiosa para um bom atendimento em restaurante é não fazer seu cliente esperar.

Ser ágil conta muito para uma boa impressão do seu estabelecimento, afinal, para quem espera, o tempo parece sempre maior do que ele realmente foi, ainda mais quando está com fome.

É interessante que você tenha um local especial para o cliente que está na fila de espera. Dessa forma, ele se sente um pouco mais confortável enquanto aguarda ser chamado.

E não se esqueça que é importante fazer o controle desses clientes que vão estar esperando para serem atendidos, dessa forma você evita perdê-los.

3. Treine seus funcionários

Se você procura como fazer um bom atendimento ao cliente é importante realizar treinamentos de qualidade aos funcionários.

Os garçons, em especial, terão contato direto com seus clientes. Então o ideal é que você os ensine a saber lidar com situações da própria profissão, como por exemplo:

Atendimento ao cliente

Saber como comprimentar o cliente de forma agradável, ter conhecimento do cardápio e realizar uma boa gestão de reclamações, são pontos essenciais no momento de realizar um bom atendimento ao cliente.

Técnica de serviço

Realizar o carregamento da bandeja e o manuseio correto de utensílios auxilia na agilidade e qualidade de serviço do restaurante.

Higiene e organização

Saber como realizar a higiene pessoal e do ambiente de trabalho da forma correta, além de evitar contaminação, também deixa os clientes com uma visão mais positiva do restaurante.

4. Seja rápido, mas com cuidado

Como já falamos, é importante que seus clientes sejam atendidos com agilidade.

Mas cuidado para não passar a sensação de descaso, ou de querer se ver livre do cliente o mais rápido possível.

Por isso seja ágil, mas se certifique de que o prato está limpo, a comida quente e tudo está ocorrendo bem durante a refeição.

Quer saber como ter um restaurante mais eficiente sem perder a qualidade? Separamos um e-book 100% gratuito para você. Clique no banner para baixar!

Saiba como tornar seu restaurante mais eficiente
Saiba como tornar seu restaurante mais eficiente
Baixe de forma gratuita o e-book com as melhores dicas para otimizar sua gestão e tornar o seu restaurante ainda mais eficiente!
BAIXE AGORA

5. Seja claro ao seu cliente

Não use termos técnicos ou difíceis para lidar com seu consumidor. É importante que você tenha uma comunicação mais clara e direta possível.

Ao usar termos técnicos, comuns para você e sua equipe, com o seu cliente, pode deixar ele sem jeito por não saber o que aquilo quer dizer.

É importante também que sua equipe tenha muita paciência para lidar com seus clientes.

6. Não minta para o cliente

Ao passar informações ao seu cliente fale sempre a verdade.

Por mais que a sua resposta não seja boa, o ideal é sempre assumir o erro, do que passar a sensação ao cliente de que você mente ou esconde informações.

Por isso, diga as coisas com jeitinho, mas sem omitir nenhuma informação. Separamos algumas sugestões de resposta para algumas situações recorrentes:

Não é possível retirar itens dos pratos:

"Peço desculpas, mas infelizmente, não podemos fazer alterações nos pratos, pois cada item é cuidadosamente preparado para garantir a melhor experiência gastronômica possível. No entanto, ficaremos felizes em ajudá-lo a encontrar uma opção que atenda às suas preferências."

O prato está esgotado no momento:

"Lamentamos informar que o prato que você deseja está temporariamente esgotado. Nossos pratos são preparados com ingredientes frescos e, às vezes, a disponibilidade pode ser limitada. Posso sugerir outra opção do nosso cardápio que talvez seja do seu interesse?"

Não temos mesas disponíveis:

"Neste momento, todas as nossas mesas estão ocupadas. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente. Se você estiver disposto a aguardar um pouco, podemos adicionar seu nome à lista de espera e faremos o possível para acomodá-lo assim que uma mesa estiver disponível. Alternativamente, podemos sugerir outros horários menos movimentados para sua conveniência”.

7. Seja organizado

Você e seus funcionários representam o seu estabelecimento.

Então seja sempre organizado, tenha uma boa aparência, use roupas apropriadas e limpas, enfim, fique apresentável para seu cliente.

Outra coisa que ajuda a fazer um bom atendimento em restaurante no seu restaurante é mantê-lo sempre bem higienizado.

Faça uma limpeza diária do seu estabelecimento, faça a manutenção dos móveis e dos seus utensílios de trabalho.

Além de passar uma boa impressão do seu restaurante, a organização facilita o trabalho de você e sua equipe.

8. Dica extra: faça um bom atendimento nas crises

Sabemos que existem muitos clientes que não são fáceis de se lidar, mas você precisa saber gerenciar possíveis crises que venham acontecer no seu estabelecimento.

O cliente nem sempre tem razão, indo contra a famosa frase.

Mas é importante que você compreenda, que mesmo que ele não tenha razão, ele é o motivo de seu restaurante estar funcionando.

Afinal, são seus clientes que dão vida ao seu restaurante, então saber como fazer um bom atendimento no seu restaurante e gerenciar possíveis crises, é muito importante.

Então, caso você pegue um desses clientes, tente ao máximo manter a calma. Se for o caso, assuma os erros do seu estabelecimento.

É importante que você seja positivo em relação à situação, não se apegando a sentimentos ruins pelos seu cliente.

Enfim, a ideia é que você solucione a crise da maneira mais tranquila e inteligente possível.

Pode ser até que depois do problema, você consiga tornar esse cliente fiel ao seu restaurante.

Coloque essas dicas em prática no seu restaurante e fidelize seus clientes.

Pois, saber como fazer um bom atendimento no seu restaurante é uma das formas de fidelizar as pessoas e fazer elas voltarem ao seu estabelecimento.

Por isso, a partir dessas dicas você saberá como fazer um bom atendimento no seu restaurante e quem sabe não tornar seu estabelecimento como referência de bom atendimento no ramo.

9. Tenha um Sistema para Restaurante!

A Saipos tem a solução ideal para tornar o seu restaurante um verdadeiro sucesso! 

Ao adquirir o nosso sistema de gestão para restaurantes, você estará dando um passo gigantesco para simplificar, agilizar e aprimorar o dia a dia do seu estabelecimento.

Sendo o software com o maior número de integrações com aplicativos de delivery e logística do mercado, a Saipos já está presente em mais de 10 mil restaurantes em todos os estados do Brasil.

E claro que você terá diversas vantagens e funcionalidades, veja quais são algumas delas:

  • Sistema 100% localizado na nuvem: possibilitando que você gerencie seu restaurante ou franquia de qualquer lugar a qualquer hora;
  • Concentração dos pedidos em uma única tela: tenha todos os pedidos do salão, balcão e delivery concentrados em uma única tela, facilitando a comunicação a cozinha;
  • Módulo financeiro completo: Simplifique a burocracia fiscal e evite erros com os nossos relatórios, emissão de nota fiscal, ficha técnica e muito mais;
  • Localização de pedidos através de filtros: localize os pedidos de forma rápida e prática, tornando todo o processo de gestão de entregas mais eficiente e organizado. 
  • E muito mais!

Além do mais, por meio do sistema Saipos, você vai planejar seu negócio para não perder vendas, controlar quais os itens mais vendidos, aprimorar a comunicação entre todos os setores, e mais!

Chegou a hora de levar o seu restaurante ao próximo nível! Com a Saipos, você terá uma parceria sólida e eficiente para impulsionar seu negócio rumo ao sucesso. Não perca tempo, junte-se aos milhares de restaurantes que já confiam em nós. 

Converse com um dos nossos representantes para conhecer mais detalhes! 

Sistema para Restaurante Saipos
Sistema para Restaurante Saipos
Faça gestão de todos os setores do seu restaurante com apenas um clique. Não perca tempo, nem dinheiro.
QUERO SABER MAIS
Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Restaurante eficiente!