Saiba mais sobre benefício restaurante sustentável!

Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Benefício Restaurante Sustentável: conheça as vantagens de investir nessa tendência

Nos últimos anos, o setor alimentício começou a investir no benefício restaurante sustentável, pois a procura por produtos ecológicos, amigos da natureza, têm se tornado recorrente entre o público consumidor.

Comidas saudáveis e preparadas com utensílios sustentáveis, passaram a agregar muito valor hoje em dia. Os deliveries de comida saudável também fazem sucesso e são uma ótima escolha de investimento.

Mas, a grande questão é: como funciona um restaurante sustentável e o que o torna tão atrativo?

O que é sustentável?

O termo sustentável vem de sustentabilidade, que são atividades feitas para suprir necessidades sem comprometer ações do futuro.

Um bom exemplo disso é o uso de ecobags. A sacola plástica prejudica o meio ambiente, enquanto ela diminui o uso do plástico, prejudicando menos a natureza. 

Tudo isso está ligado com o desenvolvimento econômico, que não agride o meio ambiente, usando alternativas naturais.  

Graças a iniciativas e campanhas, hoje em dia é fácil encontrar diversos produtos deste tipo. O que é sustentável passou de uma coisa arcaica para algo popular.

Já é possível encontrar até meios de eletricidade sustentável. Imagine só montar um restaurante desse tipo! Certamente iria trair bons olhares.

Pensando nessa lógica, baixe grátis um e-book que a Saipos criou sobre "Como tornar meu restaurante sustentável mais eficiente"? Aperte no banner e faça download agora mesmo!

Como montar um restaurante sustentável?

Antes mesmo de montar um restaurante, seja ele sustentável ou não, você precisa pensar no esgotamento de recursos naturais.

Tudo que você fizer no local precisa ter isso como base.

Um restaurante de sucesso nesse segmento não é feito como qualquer outro. Você vai trabalhar com valores efetivamente.

Por isso, faça uma pesquisa antes de implementar qualquer coisa. Veja como pode fazer isso sem ultrapassar os valores do local.

Além de trabalhar com as causas ambientais, um restaurante sustentável precisar usar a sustentabilidade para chamar a clientela.

Elabore sua gestão, cardápio, decoração, tudo que for possível, com a filosofia ecológica.

Veja algumas dicas  para restaurante do que fazer para ter um negócio sustentável:

1. Abastecimento consciente

Se você for trabalhar com carnes e laticínios, procure fazer um abastecimento responsável. Veja bem o fornecedor e a procedência de tudo.

A dica é procurar por alimentos que sejam realmente naturais, com pouco agrotóxico e naturais. Lembre-se, ser sustentável é ser amigo da natureza.  

Tente comprar tudo com sendo de ética e justiça. Ou seja, escolha produtos de comunidades que não prejudicam os produtores.

2. Ações com impacto no meio ambiente

Faça economia da sua água, abastecimento, gerência de resíduos, energia elétrica e tudo mais que você for utilizar no seu restaurante sustentável.

Tudo que for usado, como papel e material de limpeza, por exemplo, tem efeitos na natureza. Por isso, faça o descarte correto e, principalmente, o uso consciente.

O ideal é utilizar formas alternativas para usar tudo com a consciência mais limpa.

Uma política responsável de suprimentos será o coração do seu restaurante sustentável.

Procure meio e até materiais sustentáveis para o seu negócio. E lembre-se de conferir a procedência!  

3. Pense no espaço físico

Ao planejar o seu espaço de atendimento, é  interessante utilizar tons verdes, muita natureza, madeiras reutilizadas para criar mesas e cadeiras.

Quanto mais itens que deem a cara de sustentável, melhor. Espaços externos costumam casar perfeitamente com a proposta do seu restaurante.

Outra coisa a se pensar é o modelo de atendimento. Você pode optar por a la carte, onde o cliente recebe um menu e escolhe o prato que mais lhe agrada, que após, é preparado especialmente para ele.

Ou então, pode-se trabalhar com self-service, que é como um buffet que pode ser vendido por um valor definido por peso ou livre.

4. Compre produtos locais

Cada vez que você compra um produto de um fornecedor distante, ele gasta combustível, o que gera poluição.

 Isso precisa ser levado em consideração para montar o seu restaurante sustentável.

A sustentabilidade não está apenas no conceito, mas também na forma de execução. Por isso é bom optar por produtores da região.  

Sazonalidade também é um fator considerável: vegetais vendidos fora de época irão precisar de armazenamento especial.

Modifique o cardápio do seu restaurante sustentável com ingredientes da estação, que podem criar um menu digno de um restaurante de comida caseira, mas sustentável.

Desta forma você conseguirá preços melhores e inovação nos pratos, isso é ainda mais necessário se você for planejar o seu negócio a partir da dieta vegana.

5. Escolha os ingredientes

A sustentabilidade também vai influenciar na segurança alimentar. E quando se fala disso, os agrotóxicos são o primeiro tópico a ter cuidado.

Além de prejudicar o solo e reservas hídricas, eles influenciam no sabor do alimento, atingindo diretamente o consumidor.

Por isso, além de comprar de produtores locais, incentivar a agricultura familiar também é uma forma de tornar seu estabelecimento sustentável.

Nas carnes o mesmo acontece, porém com o uso de hormônios. Tome cuidado com o que vai usar para compor o cardápio do seu restaurante sustentável.

Outra ideia é ter opções de peixes e frutos do mar, mas é necessário ter cuidado com a origem do produto, já que ser sustentável é o foco do seu espaço.

Se for possível, monte uma horta no seu espaço. Desta forma, você pode economizar e ainda consegue garantir que os alimentos são orgânicos e realmente saudáveis.

Inclusive, dá para montar um restaurante totalmente natural. Pensando nisso, baixe grátis o e-book da Saipos sobre "Conservação de Alimentos". Aperte no banner e aproveite!

6. Reuse, Reduza, Recicle

Estes serão seus três critérios básicos! Conhecidos como os 3 Rs, eles devem ser  amplamente aplicados em um restaurante sustentável. Veja:

  • Reduza;
  • Reuse;
  • Recicle.

Reduza

Desperdício é o pior  inimigo da ecologia, por isso, procure gastar menos água e eletricidade. Use apenas o necessário!

Faça tudo isso mas sem prejudicar a qualidade do seu serviço. Aqui vão alguns toques do que pode ser feito:

  • Captação da água da chuva e tecnologias de limpeza para reduzir o uso de água sem interferir no seu estabelecimento;
  • Claraboias e telhas transparentes deixam a luz  mais barata e ainda deixam iluminação mais natural. O uso de lâmpadas de LED também podem ajudar, pois tem menos impacto na natureza; 
  • Telhados verdes e árvores no entorno do restaurante ainda deixam o clima mais agradável, diminuindo o uso de ventiladores e ar-condicionado.

Reuse

Produtos descartáveis, sem dúvida, são bem mais práticos, mas pode ser um problema para a natureza, principalmente se forem feitos de plástico.

Objetos duráveis diminuem a necessidade de produção e, consequentemente, o descarte por uso.

E, se você analisar, acaba sendo uma alternativa mais barata itens duradouros. Mas, caso ainda prefira a categoria descartável, veja se existe algo amigo da natureza.

Recicle

O que não pode ser reduzido ou reutilizado, precisa ser reciclado. E esta área é bastante ampla. Veja algumas alternativas:

  • Óleo vegetal usado — geralmente este produto é jogado no lixo, mas existem empresas que fazem a coleta gratuitamente e dão o devido destino a ele. Procure por serviços desse tipo e torne seu restaurante sustentável a partir dessas atitudes;
  • Eletrônicos — metais pesados e materiais tóxicos podem estar presentes. Pesquise sobre o tipo de reciclagem desses materiais na sua cidade;
  • Matéria orgânica — faça um adubo com o resto de alimentos. E se você não cultivar plantas, faça parcerias com agricultores urbanos.

7. Planeje as suas compras

É essencial planejar a quantidade de materiais que você deve comprar para que seu estabelecimento opere. 

Essa atitude é importante para que não tenha excesso de comida no restaurante. Por isso, a dica é fazer uma média de quantos pratos são servidos diariamente. 

Além do mais, cuidar a ficha técnica de cada opção do seu cardápio pode facilitar este controle na hora de fazer as compras. 

Outro ponto que o empreendedor deve ficar atento é em relação aos produtos que tem a data de vencimento muito próxima. 

Lembre-se que o seu estoque é dinheiro investido, dessa forma não é interessante que se perca produtos. 

8. Organize a produção 

Como já falamos, mercadoria estocada é valor investido. Portanto, perdê-las não seria bom para o seu negócio, ainda mais se você quer abrir um restaurante com pouco dinheiro. 

Por isso é necessário que se tenha um planejamento e organização referentes a produção do seu restaurante sustentável

Então faça uma planilha marcando quais alimentos, por exemplo, mais saem durante a semana. É uma dica para você saber o que deixar pré-preparado. 

Isso evitará que a mercadoria se perca por prazo de validade, consequentemente o desperdício será muito menor. 

9. Consumo de energia 

Além de reduzir a quantidade de energia utilizada em seu empreendimento, a iluminação natural favorece o ambiente. 

Veja se não há lâmpadas acesas sem necessidade e também se as que você utiliza no seu restaurante não consome mais energia. Se sim, troque-as por fluorescentes ou LED. 

Verifique também de que forma os seus equipamentos para restaurante estão utilizando a energia. E faz revisões periódicas na sua rede elétrica. 

10. Consumo de água

Já em relação a água, verifique as torneiras do prédio. Desperdiçar água com torneira que esteja gotejando é muito comum. 

Muitas também tem uma vazão muito grande. Isso faz com que o gasto seja maior. 

Na cozinha e no banheiro do seu estabelecimento instale torneiras que controlem a pressão e a vazão de água. 

11. Restaurante sustentável delivery

O delivery é sucesso e vendas, e tende a crescer graças aos aplicativos de entrega de comida, que tornam o processo mais acessível e visível aos clientes.

Se engana quem pensa que essa modalidade não pode ser sustentável. Há uma série de cuidados que você pode tomar, e que vão qualificar o seu restaurante ainda mais. Veja algumas ações:

  • Fazer entregas de bicicleta;
  • Utilizar embalagens de papel reciclado;
  • Utilizar embalagens de vidro retornável;
  • Estimular o consumo consciente com sua marca;
  • Oferecer bônus que motivem o cliente a ter ações sustentáveis.

Sistema para delivery

Mas, para montar um restaurante delivery, você precisará ter um cuidado maior com os seus processos. Isso porque, é possível que a sua demanda aumente, então você deverá automatizar alguns processos.

O melhor a fazer é ter um sistema para restaurante completo como o da SAIPOS. Com ele é possível fazer controle de caixa, estoque, vendas e gestão de garçons. Além disso, você pode usar o site próprio pedido online e muito mais.

Clique agora no banner e conheça o sistema com melhor custo benefício do mercado!