Veja o passo a passo de como abrir uma batataria!

Saiba tudo sobre como abrir uma batataria!

Descobrir como montar uma batataria pode ser uma ótima aposta no setor de restaurantes já que a gourmetização ganhou um grande espaço na área de alimentação.

O público desse tipo de negócio é muito grande. Aliás, esta é uma ótima opção justamente por ser acessível para o seu bolso e do consumidor!

Então, se você fizer bons investimentos e tiver uma boa estrutura de negócio, conseguirá chegar longe.

Nas sabemos que não é tão simples assim tirar um projeto gastronômico do papel. Por isso, preparamos este texto com tudo o que você precisa saber para abrir uma batataria em 8 passos! Você verá:

  1. Defina o público-alvo;
  2. Capriche no cardápio;
  3. Faça um plano de negócios;
  4. Documentação para abrir uma batataria;
  5. Planeje a estrutura e equipe;
  6. Escolha o modelo gastronômico;
  7. Aposte no delivery;
  8. Sistema para restaurante.

E caso você esteja pensando em levar o seu restaurante para o próximo nível, um plano de negócios é fundamental. Por isso, a Saipos separou um texto completo sobre o assunto, clique no banner para ler!

Como abrir uma batataria em 8 passos

Quem pensa em aderir a tendência e quer saber como abrir uma batataria, deve se preocupar com algumas etapas básicas dessa empreitada.

Além do atendimento e de um cardápio diferenciado, você precisa correr atrás de fatores indispensável para fomentar as qualidades de um bom restaurante e ter um negócio de sucesso!

Veja as etapas que você precisa seguir se quer saber como abrir uma batataria abaixo.

1. Defina o público-alvo

Quem você quer atingir com o seu negócio? Essa é a pergunta principal na hora de descobrir como abrir uma batataria.

Pense nas pessoas que você quer como cliente e que se interessaria pesse modelo de empreendimento. Analise o perfil ideal para o seu tipo de restaurante e trabalhe em estratégias para ser notado.

Esse passo é importante porque determina a maneira como você irá estruturar o funcionamento e a produção de todo o negócio.

Monte algo que se comunique com o cliente. Se o seu "freguês dos sonhos" é aquele que não gosta de gordura, ofereça opções mais saudáveis. Se for o público vegetariano, ofereça opções sem carne.

Muitos apostam em montar um restaurante natural para atender demandas desse gênero, e nada impede que na sua batataria ofereça alternativas bem elaboradas.

2. Capriche no cardápio

Ao abrir sua batataria, seus clientes irão querer pratos em que a estrela seja a batata. Diferente dos pratos feitos ou self service no qual é um complemento, aqui se torna o principal.

Então preparamos uma lista de preparos com a batata como protagonista deliciosos que são um sucesso. Confira:

  • Purê;
  • Musseline de batatas;
  • Aligot;
  • Batatas assadas com temperos;
  • Fritas;
  • Batata Recheada;
  • Bolinho de batata;
  • Batata rosti/suíça;
  • Batata rústica.

Não podemos esquecer das variações com os tipos de batata doce. E também que, entre as batatas comuns, existem:

  • Batata Ágata;
  • Batata Baroa;
  • Batata Baraka;
  • Batata Monalisa;
  • Batata Doce.

Por ser um ingrediente muito versátil, você pode criar pratos sofisticados e elegantes, mas também é perfeita para um típico fast food.

Nesse caso, além das fritas, é possível utiliza-la para fazer um hamburguer com pão de batata, que é delicioso!

como-abrir-uma-batataria-saipos-sistema-para-restaurante

3. Faça um plano de negócios

Um plano de negócio é necessário para qualquer tipo de estabelecimento. Sua principal função é entender melhor os desafios da abertura e como serão superados ao longo do tempo.

Faça uma lista específica com os detalhes mais importante e, usando esses desses dados, comece a identificar as possíveis falhas que podem surgir.  

Assim, se algo der errado, você conseguirá solucionar de uma maneira mais rápida, evitando que algo prejudique o seu negócio.

Inclusive, é recomendado o uso de planilhas para organizar e auxiliar nas projeções financeira da sua batataria! É a partir delas que você poderá:

  • Simular cenários;
  • Estimar receitas;
  • Despesas;
  • Antecipar a problemas.

O que colocar em um plano de negócios?

O plano de negócios é como um mapa para chegar até seus objetivos, evitando que você se perca no caminho.

Esse tipo de documento estratégico costuma ser bastante completo e levar grande parte das informações sobre o negócio. 

É importante colocar itens como resultado do estudo de mercado, planos de divulgação, e planos detalhados dos processos de cada área do seu restaurante.

Além disso, a parte financeira aparece com clareza. É fundamental inserir até mesmo os dados salariais da equipe que será contratada, além de:

  • Ideias;
  • Objetivos;
  • Missão da empresa;
  • Datas até a conclusão das metas.

4. Documentação para abrir uma batataria

A abertura de um restaurante como uma batataria vai exigir alguns documentos para o funcionamento legal dela.

Não importa qual seja a sua atividade, todo o comércio precisa, obrigatoriamente, de algumas licenças para restaurante, sendo elas:

  • Alvará de funcionamento;
  • CNPJ;
  • Licença Ambiental;
  • Licença Sanitária.

Além destes documentos, conforme a região, é preciso que você tenha que apresentar outros documentos.

Então, se você estiver nesse processo, é indicado que entre em contato com a prefeitura da sua localidade para conferir todas as licenças exigidas.

5. Planeje a estrutura e equipe

A estrutura da sua batataria merece total atenção. Invista em um lugar amplo e em equipamentos para restaurante de qualidade.

Aposte em algo que ofereça os subsídios necessários para prestar excelência no atendimento. Desta forma, você consegue garantir um bom desempenho e, consequentemente, ganho de clientes.

Tanto a parte estrutural quanto a equipe, devem ter um boa estratégia para que o seu negócio não passe por dificuldades.

Pense bem nos processos e esteja preparado para todo o tipo de situação durante o atendimento.

Boa parte do bom desempenho pode ser garantido com o treinamento dos funcionários, que é uma etapa indispensável.

Faça dinâmicas e incentive o trabalho em time no seu restaurante. Atitudes como essa dão um próposito coletivo ao estabelecimento.

Tão importante quanto sua equipe da cozinha, são as pessoas que ficam no salão de atendimento ou caixa, e lidam diariamente com os clientes. Elas são a cara do seu negócio.

Por isso, faça um treinamento efetivo, para que sejam sempre educadas e atenciosas para ter mais chances de fidelizar seus clientes.

6. Escolha o modelo gastronômico

Uma batataria, como já dito, é um estabelecimento muito versátil. Por isso, você pode escolher varias formas de vender pratos feitos com batata, sem se tornar apenas mais um restaurante como tantos outros.

Veja alguns exemplos:

Modelo gastronômico

O que é

Comida itinerante

Restaurantes “móveis” montados ou anexados em

  • Kombis;
  • Food truck;
  • Bicicletas.

Entre outros.

Buffet self service

O cliente se serve por meio de um buffet térmico e a refeição pode ser paga por prato ou por kilo.

Restaurante temático

Se baseia em um conceito para montar toda a identidade visual, branding e experiência do cliente. Por exemplo, restaurantes temáticos de:

  • Desenho animado;
  • Franquias famosas;
  • Um país específico;
  • Um estilo de vida específico.

A criatividade aqui irá prevalecer.

Gourmet

Conta com pratos mais elaborados e com o preço mais alto. A cozinha é comandada por um chef gastronômico renomado e é comum que os pratos servidos sejam receitas exclusivas da casa.

Franquia

Normalmente relacionados com fast food e afins, se trata de um negócio que segue o modelo pré-estabelecido pela organização comandante. Assim como os pratos servidos, nome do restaurante, identidade visual, entre outros aspectos.

como-abrir-uma-batataria-saipos-sistema-para-restaurante

7. Aposte no delivery

O delivery é um dos principais meios de consumir comida, então nada mais vantajoso para quem busca entender como abrir uma batataria delivery.

Além do gasto baixo com a manutenção e abertura desse modelo de negócio, você não vai precisar de um grande espaço. Muitas pessoas, inclusive, começam em casa.

A batata é um produto fácil de usar, então vale a pena investir em um cardápio que agrade o maior parte do público.

Um delivery com pratos variados certamente dará bons frutos e muitos clientes fidelizados.

Lembre-se de contratar uma quantidade razoável de motoboys ou integrar um aplicativo de delivery ao seu sistema para restaurante.

É importante que os pedidos não atrasem, até porque ninguém gosta de comida com entrega demorada.

8. Sistema para restaurante

Otimize seu atendimento, fluxo de caixa, controle de estoque, e demais funções, com um sistema para restaurantes na sua batataria.  

Com essa ferramenta, é possível, por exemplo, identificar o cliente e salvar o último pedido feito. Sendo assim, se ele quiser repetir o último prato, basta que você aperte um único botão.

Softwares desenvolvidos para batatarias, como o da Saipos, permitem que você controle todo o local através de relatórios, contas a pagar, contas a receber e estoque.

Não desconsidere esse tipo de serviço! Um sistema eficiente para restaurante será muito útil para o bom andamento e sucesso do estabelecimento.  

Esse é o segredo para não errar os pedidos, otimizar a equipe e ter conhecimento sobre todas as operações feitas no local.

Aperte no banner e realize uma demonstração gratuita sobre o sistema para restaurante mais completo do mercado!

Iniciar Plano de Negócios restaurante