Cozinha industrial pequena: veja o que não pode faltar no seu projeto!

Como montar uma cozinha industrial pequena?

Investir em uma cozinha industrial pequena pode ser o que você precisa para tornar seu restaurante mais eficiente!

Esse espaço profissional de trabalho é uma excelente escolha para quem quer um estabelecimento voltado à competência e agilidade

Porém, é necessário uma atenção especial com a regulamentação e caprichar nos equipamentos. 

Isso porque o Brasil está na lista de países mais exigentes com a vigilância sanitária e com a documentação correta para o funcionamento ideal.

Mas com um bom planejamento financeiro, os melhores materiais e um layout que chame atenção, seu empreendimento tem tudo para decolar! 

E por falar em eficiência, a Saipos tem um material perfeito para donos de restaurantes que procuram melhorar tanto seu atendimento quanto sua gestão! 

Clique no banner abaixo e faça download gratuito do e-book “Restaurante mais eficiente” e aproveite as dicas!

Quanto custa para montar uma cozinha industrial pequena?

O valor para investir em uma cozinha estilo industrial pequena custa entre R$ 35 mil e R$ 40 mil, contando com os equipamentos, salário dos funcionários e a decoração.

O preço pode variar bastante dependendo do tamanho do espaço. Mesmo quando falamos de uma estrutura menor, o ideal é ter tudo que é necessário para garantir o melhor funcionamento do seu negócio.

O custo de montar um restaurante ou qualquer espaço no meio gastronômico não é pouco, já que a qualidade dos materiais e do serviço conduz o andamento do seu negócio! 

Por isso, o conselho é fazer um planejamento financeiro antes de montar sua cozinha e começar seu estabelecimento com o pé direito.

Como montar um planejamento financeiro:

  • Coloque na planilha: faça uma análise e uma pesquisa de seus gastos e retornos futuros e anote em uma planilha;
  • Tenha planos: com as informações em mãos, busque os melhores orçamentos e gaste apenas o necessário;
  • Anote as entradas e saídas: sempre deixe tudo registrado, lucros e custos em “livro caixas” e “controle de estoque” para controlar as movimentações financeiras;
  • Invista: não pare por aí, procure aumentar sua margem de lucro investindo em mais produtos de qualidade.

Para facilitar esse controle financeiro, a Saipos criou a Planilha de Fluxo de Caixa mensal, onde é possível fazer esse acompanhamento mês a mês do seu negócio.

Aperte no banner abaixo e baixe grátis esse material que vai tornar sua rotina muito mais simples, ágil e inteligente!

BAIXE A PLANILHA DE FLUXO DE CAIXA MENSAL
BAIXE A PLANILHA DE FLUXO DE CAIXA MENSAL
Organize suas informações financeiras do seu restaurante de maneira simples e tenha controle do seu negócio.
BAIXAR AGORA

O que uma cozinha industrial pequena precisa?

Uma das grandes diferenças de uma cozinha estilo industrial pequena para uma cozinha comum é a produção e comercialização de comida em grande quantidade, do estilo fábrica.

Sendo assim, é  necessário uma montagem de aparelhos maiores e mais sofisticados, garantindo funcionalidade e qualidade no seu empreendimento.

Além disso, a regulamentação é mais exigente com a higiene do ambiente e com o tratamento dos alimentos. Ou seja, é trabalhoso, mas o resultado do sucesso vale a pena!

Com isso em mente, vamos mostrar detalhes de tudo que você vai precisar para abrir sua pequena cozinha industrial de sucesso.

Confira abaixo o passo para montar a sua cozinha industrial pequena

  • Documentação;
  • Estrutura;
  • Equipamentos;
  • Funcionários.

1.Documentação

Pesquise, separe e corra atrás de todos os documentos pedidos na hora de abrir um restaurante com esse modelo de cozinha. Ou até mesmo, se pensa apenas em reformar esse ambiente. 

Isso porque existem muitas licenças para abrir um restaurante ou qualquer negócio no ramo alimentício, então é bom ficar de olho na documentação correta!

São elas:

  • Alvará de funcionamento;
  • Alvará de vigilância sanitária;
  • Procurar a ANVISA; 
  • Autorização do corpo de bombeiros.

Além dos documentos, você vai precisar ir nos seguintes órgãos legais:

  • Secretaria da Receita Federal;
  • Secretaria da Fazenda;
  • Secretaria da Municipal de saúde 
  • Prefeitura do Município;
  • INSS em caso de não ter CNPJ;
  • Junta Comercial.

E atenção! É importante certificar que toda a papelada está em ordem para que não tenha problemas no futuro.

2. Estrutura

Com os documentos em mãos, é hora de pensar qual estrutura terá sua cozinha. Pode não parecer, mas é um ponto muito importante. 

O layout da cozinha industrial pequena precisa combinar tanto com o tamanho do espaço, quanto com o tipo de pratos que serão servidos

Isso porque uma cozinha bem planejada e organizada se torna um ambiente mais agradável para trabalhar e produzir. Sendo assim, as vendas e os lucros chegam de forma mais rápida.

Separamos um modelo ideal e mais utilizado de cozinha industrial na tabela abaixo, veja

Centro da cozinha 

Para facilitar o fluxo circular, normalmente os equipamentos de preparo como fornos, fogões, fritadeiras ficam no centro da cozinha, como se fosse uma ilha. Assim, a produção fica mais dinâmica quando separados em categorias como: lavagem ou estocagem, por exemplo. 

Lados das paredes

Os demais utensílios ficam projetados ao longo das paredes, também separados em blocos: espaço para armazenamento, lavagem etc. Tudo depende de qual fica mais fácil para a supervisão e comunicação.

Espaço de montagem

Mesmo com uma estrutura menor, o espaço de montagem precisa existir. Não só para separar da produção, mas também para atender uma grande quantidade de pessoas. É normalmente usado em negócios com cardápios limitados, mas funciona com outros estabelecimentos.

Depósito 

É importante ter um armazenamento dos alimentos e ingredientes e é essencial que esteja ou dentro do estabelecimento ou próximo da cozinha, para facilitar no preparo dos pratos. 

 

É claro que não é necessário seguir à risca todas as dicas de como organizar uma cozinha industrial pequena!

Você pode adaptá-las pensando no seu gosto pessoal, no cardápio do seu empreendimento e como facilitar a agilidade e eficiência dos seus funcionários.

3. Equipamentos

Quando falamos da parte industrial da cozinha de menor porte, pensamos no essencial que não pode faltar: os equipamentos.

Além de seguir toda a papelada, outra exigência é que os aparelhos sejam de alta qualidade

Isso requer um investimento grande, por isso muitas empresas procuram parcerias para o aluguel de equipamentos. Dessa forma, é possível ter qualidade e pegar mais barato!

Confira abaixo os equipamentos necessários para cada uma das áreas da sua cozinha:

  • Refrigeração
  • Cocção
  • Móveis 

Refrigeração

Os equipamentos de refrigeração são essenciais para todas as cozinhas. Além de impedirem que os alimentos estraguem, também são perfeitos para armazenar qualquer tipo de comida, independente do produto de seu negócio. Veja:



Refrigerador 

São parecidos com geladeiras, porém alcançam uma temperatura mais alta. Possuem a capacidade de conservar alimentos em breve períodos laticínios, frios e outros produtos. 

Câmara frigorífica:

Apesar do tamanho maior que os demais, não costumam atingir temperaturas negativas, sendo ideal para armazenar bebidas.

Freezer

É semelhante ao refrigerador, porém possui uma capacidade de alcançar temperaturas mais baixas, sendo perfeito para conservar alimentos por um longo período.

Gaveta refrigerada

O design é parecido com um frigobar, é menor e mais prático de usar. É bom para espaços com estruturas menores.

 

Na hora de escolher o aparelho de refrigeração, outras questões precisam ser pensadas como: o tamanho da sua cozinha, quantos alimentos serão oferecidos e o tempo de armazenamento de cada um.

Dica: com um espaço pequeno e um cardápio limitado, um freezer de porte menor pode ser o ideal,  dependendo do objetivo do seu negócio.

Cocção

Os equipamentos de cocção são muito importantes para todo o funcionamento da sua cozinha. É a alma do negócio, por isso é essencial ter uma boa capacidade.

Fogões

Já são figurinhas carimbadas na cozinha, podem ser a gás, eletricidade ou indução. É preciso considerar muito antes de escolher um fogão industrial para seu negócio, por isso precisam ser de extrema qualidade.

Fritadeiras

São importantes no meio gastronômico, porém é importante considerar antes de saber se vale a pena e se será útil para você.

Forno 

O famoso “faz tudo”, cozinha, assa, e aquece os alimentos. Existem de vários tipos, é importante checar não só a potência do equipamento, mas também qual será a melhor opção para seu estabelecimento.

Chapa

Um dos materiais mais utilizados em uma cozinha industrial, a chapa de lanche possui um formato de frigideira plana que serve para assar ou  prensar alimentos.

Cozedor de massa

É possível cozinhar diferentes tipos de massas ao mesmo tempo. Carnes e outros alimentos também são possíveis, se embalados a vácuo. 

 

Como é o coração do negócio, escolher um elemento de cocção não é uma tarefa fácil, porque é importante que seja um que combine com a proposta de seu estabelecimento.

Móveis

Com a correria da cozinha no dia a dia, é de extrema importância que existam mobiliários para auxiliar no fluxo como apoio que não atrapalhem a produção da cozinha.

Localizados, em sua maioria, nas paredes, as mobílias são essenciais em todo o espaço gastronômico. Confira a lista:

  • Mesa de preparo;
  • Estoque;
  • Carrinhos para transporte;
  • Mesa de distribuição.

Outro ponto que não se pode esquecer é o espaço para a higienização dos funcionários, da cozinha, dos utensílios e dos alimentos, já que a limpeza constante é necessária para o funcionamento dentro da lei e não acontecer nenhum tipo de contaminação cruzada.

Por falar nisso, baixe gratuitamente o e-book sobre Conservação de Alimentos e aprenda a cuidar dos insumos utilizados no seu restaurante da melhor forma possível!

BAIXE O E-BOOK DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS
BAIXE O E-BOOK DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS
Aprenda a como conservar os alimentos corretamente em seu restaurante e mantenha a qualidade dos seus pratos.
BAIXE AGORA

4. Funcionários

Não é só a qualidade dos materiais que é preciso para o projeto de cozinha industrial pequena.

Verificar a competência no atendimento e preparo da equipe também é um ponto chave para o sucesso. 

Mesmo em um ambiente menor, manter os funcionários organizados é um desafio, que, quando alcançado, o resultado é muito satisfatório.

Confira a lista abaixo de como organizar sua equipe:

  • Cozinheiro chefe e auxiliares para o preparo e produção dos alimentos, a quantidade depende do espaço do estabelecimento. Dois a três auxiliares costumam ser o ideal em uma cozinha de menor porte.
  • Administrador do empreendimento que cuida das finanças, controla o estoque e as vendas.
  • Gerente que pode ser tanto o proprietário como alguém de fora.

Em uma cozinha industrial o bom trabalho ágil e qualificado é exigido principalmente do chefe cozinheiro, que comanda o espaço.

Por isso, o conselho é procurar alguém já experiente nesse ramo gastronômico, capaz de aguentar a pressão do dia a dia de uma cozinha.

Quais as vantagens da cozinha industrial?

A maior das vantagens de uma cozinha industrial é a independência financeira que se pode alcançar. Isso porque é um espaço que não se prende a um restaurante.

É possível montar e projetar seu espaço para um negócio próprio de buffet, por exemplo. 

Como é um mercado em crescimento, ter investidores também não é impossível. Esse ramo gastronômico vem conquistando o público pela competência de atendimento e entregas

Na hora de montar um restaurante caseiro ou montar um restaurante self service pequeno, por exemplo, escolher construir um espaço industrial pode ser a melhor opção do momento.

Além de garantir agilidade, eficiência e higiene, tudo já citado anteriormente, também oferece um serviço de qualidade que conquista os clientes.

Mas para conseguir isso, é importante também obter um sistema de gestão de qualidade, para ajudar a manter o serviço mais simples, ágil e inteligente!

Conheça o Sistema Gestão da Saipos!

Para ter um restaurante mais eficiente, o Sistema da Saipos pode ter tudo o que você precisa!

Além de oferecer inúmeros benefícios que facilitam a vida do empreendedor, também ajudam a manter ou atrair mais clientes pelos ótimos serviços ofertados!

Isso porque além de integração com apps delivery, também oferece controle de estoque e comanda eletrônica, facilitando os pedidos e aumentando as vendas.

Veja abaixo algumas das funcionalidades do nosso Software para restaurante:

  • Controle de estoque a partir da ficha técnica;
  • Controle financeiro para gestão de lançamentos, em tempo real, de todos os valores que entraram ou saíram do seu caixa;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes através de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Não fique de fora! Clique no banner abaixo e saiba mais detalhes sobre as funcionalidades da Saipos!

Sistema para Restaurante Saipos
Sistema para Restaurante Saipos
Faça gestão de todos os setores do seu restaurante com apenas um clique. Não perca tempo, nem dinheiro.
QUERO SABER MAIS
Karine Nunes - Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos
Escrito porKarine Nunes

Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos

Clique aqui e conheça o Sistema para Restaurante!