O layout de restaurante é o planejamento dos objetos e móveis do seu espaço. A ideia é que seja organizado da melhor forma, pensando sempre na experiência do cliente.
Os lugares que as cadeiras, mesas e até os utensílios da cozinha estão posicionados conta bastante no conforto da refeição. Tudo depende de como você faz!
O melhor de tudo é que não é preciso montar uma nova arquitetura para o seu negócio. É claro que é importante, mas estamos falando de reorganização para otimizar seu espaço e garantir um aumento dos lucros!
É necessário muito cuidado e atenção na hora de planejar a construção do seu empreendimento, mas não se preocupe, nós vamos te ajudar!
Mas antes de aproveitá-las, você pode ir direto ao ponto e aproveitar as nossas dicas de como montar o layout cozinha restaurante clicando no banner abaixo!
Antes de começar a planejar, a primeira sugestão é pensar na importância do layout em restaurantes, analisando e pesquisando alguns pontos cruciais.
Por isso, para montar do jeito certo é importante conhecer seu espaço, seu público e seu empreendimento!
Separamos as melhores dicas para você brilhar na hora de fazer o seu layout!
Você vai ver:
Entenda como essas dicas funcionam aqui embaixo!
Todo layout de restaurante depende do estilo e tipo de comida que você vai querer vender. Até a organização dos espaços depende disso!
E não falamos apenas da decoração, toda a disposição dos objetos e até o lugar da cozinha é pensado a partir do estilo do seu negócio.
Veja alguns exemplos de tipos de layout de restaurante para diferentes estilos:
Restaurante a la carte |
O layout de restaurante a la carte é importante ter um foco na área da cozinha, deixando de maneira mais fácil a circulação para a preparação dos pratos. A posição das mesas também precisa de atenção já que facilitará o caminho dos garçons. |
Restaurante self service |
O layout de restaurante self service é preciso pensar na trajetória do cliente até a buffet de comida. Além de espaçosa precisa ser bem planejada para evitar desastres e insatisfações do público. |
Restaurante com palco |
A organização de um restaurante com palco de música ao vivo terá um trabalho em dobro para pensar não só no melhor local das mesas, como também das apresentações. O ideal é nem muito longe e nem muito perto do outro, e também confortável para a circulação dos garçons. |
Restaurante bar |
O layout de bares e restaurantes são diferentes mas podem funcionar juntos! Se o seu negócio tiver um lugar separado apenas para as bebidas, é importante estar mais próximo da entrada e separado da área das comidas, assim, não atrapalha o fluxo de pessoas e chama a atenção daquelas que passam pela porta. |
Restaurante lanchonete |
Uma lanchonete já é mais simples, não necessita de um espaço grande, já funciona com pequenas mesas e um local de preparação de lanches para viagem. |
Restaurante temático |
O tema é importante na hora de construir um layout, principalmente se for baseado em nacionalidade. Um restaurante japonês terá um uma organização diferente de um restaurante italiano. A cozinha também precisa ser organizada pensando na preparação da comida típica. |
E lembre-se: se o seu estabelecimento oferecer delivery, é preciso fazer uma área separada apenas para a preparação e a saída dos pratos pedidos, assim você consegue agilizar tanto o preparo quanto a entrega!
Pesquisar quem vai consumir seus pratos e frequentar seu restaurante é sempre necessário antes de começar algum negócio.
E não é diferente com layout de restaurante! Até porque, quando se escolhe o público você consegue montar algo feito especialmente para aquele tipo de pessoa.
Dessa forma, há uma possibilidade maior da pessoa se tornar um cliente fiel porque viu que seu negócio combina com ela!
Um exemplo é montar um estabelecimento pensando na clientela com famílias grandes ou crianças pequenas. Assim, seu restaurante pode ter uma área para os pequenos, um espaço maior entre as mesas etc.
O salão do restaurante é o local que mais terá fluxo de clientes e em que permanecerão por mais tempo. Então, é bom caprichar no conforto, segurança e higiene!
Decidir a mobília é importante. O ideal é que as cadeiras sejam confortáveis e as mesas firmes para que não caiam com facilidade.
Quanto à organização do salão de restaurante, o recomendado é que a disposição das mesas seja de dois metros cada uma. É uma forma de distribuição feita para que não haja riscos e acidentes.
O importante é fazer um teste antes para ver qual ângulo e forma fica mais confortável. A organização e a estrutura do restaurante requer tempo e paciência, mas no fim vale a pena!
Um banheiro limpo é indiscutível. Dessa forma, na hora de montar seu banheiro, é preciso ficar atento ao tamanho e ao lugar.
Ao mesmo tempo que precisa ser visível para os clientes, também é bom não ficar perto demais das mesas, principalmente pelo mau odor.
A dica é encontrar um equilíbrio para que seja confortável sem atrapalhar a refeição de ninguém! Normalmente em um espaço isolado perto da saída é o ideal, basta estar bem sinalizado.
Outro ponto é o tamanho. Não é aconselhável ser muito pequeno, já que corre o risco de ficar sujo mais rápido.
Mas, se for a única alternativa, a dica é mantê-lo limpo sempre. Para ficar cheiroso e fácil de usar. O toalete é importante porque possui o poder de opinião do cliente sobre seu restaurante!
A entrada e a saída do restaurante também precisa ser bem planejada. A dica é que sejam por portas diferentes, para evitar aglomerações e dar a impressão de um lugar calmo e aconchegante.
Baseando no estilo do seu restaurante e no público-alvo escolhido, agora é a hora de oferecer uma decoração confortável e agradável.
É a parte em que você decora do seu jeito e com características para atrair clientes. Se for um ambiente familiar ou para jovens, é o que a sua decoração vai apresentar.
O que você não pode deixar de ter: uma iluminação adequada, uma música agradável e apropriada para o local e uma temperatura ambiente, nem muito frio e nem muito quente.
Outros detalhes também contam como: assentos confortáveis, utensílios fáceis de usar, disponibilizar o wifi no seu restaurante, entre outros.
É assim que seu empreendimento pode crescer e ficar conhecido pela boa recepção!
Mesmo o layout de restaurante simples possui áreas problemáticas. Como já falamos antes, mesas perto da cozinha e do banheiro são os maiores problemas dos restaurantes.
A solução é mudar a posição das mesas e colocar uma divisória ou algum item de decoração no lugar para disfarçar.
Outro lugar que merece atenção é os mais distantes, que ficam em fachadas ou longe demais do salão. Por ficarem mais longe, correm o risco do garçom ou demorar para atender ou enxergá-los lá.
Para evitar frustrações e buscar otimizar o atendimento de todos, planeje bem a distribuição das mesas para que todas fiquem visíveis!
Uma das partes essenciais de seu restaurante, com certeza, é a cozinha. É ali que você vai qualificar seu restaurante, não só pela comida, mas também pela rapidez e eficiência.
Mesmo que o cliente não tenha acesso a esse espaço, é ideal que seja pensado para melhorar o atendimento.
Para ter uma equipe de cozinheiros mais eficiente, a organização da cozinha importa bastante.
Confira alguns tipos de cozinha que podem te trazer ideias de como organizar a sua aqui embaixo.
Esse projeto consiste em uma cozinha toda encostada nas paredes e uma ilha centralizada, que pode conter um balcão extra, assim como fogões, fornos, ou mesmo pias, o modo de utilização depende das necessidades do seu restaurante.
Esse designe precisa que a cozinha seja grande e que sobre espaço para todos se movimentarem ao redor.
Senão, não irá compensar apertar todos os seus cozinheiros em corredores pequenos.
Esse layout funciona melhor em cozinhas quadradas, mas nada impede que você faça adaptações para enquadrar em outros formatos e tamanhos de cozinha.
O modelo de cozinha em ilha é bem aberto e amplo, ótimo para melhorar a comunicação e supervisão dos funcionários dentro da cozinha. Também acaba sendo bem prático para realizar a limpeza do local após utilização.
Essa cozinha é dividida em zonas de trabalho com todos os equipamentos e utensílios necessários já estabelecidos em cada uma das zonas.
Por exemplo, uma estação de cortes já conta com um conjunto de facas e tábuas/superfícies de cortes.
Como na ideia do layout de ilha, esse design também é bastante aberto e prático para comunicação e supervisão, porém sem a ilha central.
São montados blocos separados com os equipamentos na parede e seguindo as seções de acordo com o que seu restaurante precisa.
As estações são divididas para ter equipamentos específicos para estoque, preparação de ingredientes, cozinhar, assar, fritar, etc.
Pense bem para entender o processo da sua cozinha e monte o espaço de maneira que o fluxo de produção aconteça facilmente.
Além disso, você deve prestar atenção ao layout particular de cada estação, tornando-as o mais práticas possíveis.
Esse projeto é indicado para restaurantes que precisam fazer uma grande quantidade de produtos iguais e rapidamente.
É composto por uma extensa bancada que começa com o preparo do ingrediente, passando para o preparo de comidas quentes, à montagem do prato e estação de serviços.
A estação para lavar as louças, assim como as áreas de estoque ficam localizadas atrás da linha de montagem. Assim, ninguém se atrapalha, a produção permanece higienizada e tudo fica bastante organizado, criando maior eficiência e fluxo de trabalho
Existe mais de uma maneira de otimizar seu restaurante e uma delas é utilizar o Sistema para restaurantes da Saipos!
Assim, você poderá oferecer serviços da maior qualidade que vão combinar com seu layout impecável!
Além de conquistar ainda mais clientes, você pode ampliar seu atendimento com integração com apps de Delivery, controle de estoque, comanda eletrônica e muito mais!
Confira aqui algumas das funcionalidades do nosso sistema para restaurante:
Parece bom, né? Com a Saipos você agiliza ainda mais seu negócio de maneira simples e inteligente!
Não perca! aperte o banner abaixo e saiba mais sobre nossas funcionalidades! Aproveite!