Método de cocção sous vide: entenda como usar

6 perguntas e respostas sobre o método de cocção sous vide

Apostar no método de cocção sous vide em seu restaurante pode ser o diferencial que seu negócio precisa!

Isso porque, apesar do nome, é um processo muito prático de ser feito e perfeito para atrair clientes diferentes e curiosos.

Essa técnica cozinha o alimento preservando os nutrientes e as proteínas, além de deixar a comida mais saborosa e crocante!

O sous vide, que significa “sob vácuo” é uma tendência que chega nos restaurantes para ficar! Ou seja, investir nesse método sous vide, pode contribuir para a expansão do seu estabelecimento!

Para explicar melhor, separamos 6 perguntas e respostas sobre o método de cocção sous vide e como usar no restaurante! Confira o que verá:

Antes disso, que tal conferir nosso e-book gratuito sobre “Conservação de alimentos”? É só clicar no banner abaixo e fazer download! Não perca!

O que é sous vide?

O método de cocção sous vide, que se pronuncia “suvid”, significa “sob vácuo” em francês e é realizada exatamente como o nome diz: cozimento a vácuo. 

É uma técnica francesa que permite a manipulação dos alimentos de uma forma diferenciada, mantendo os nutrientes sem perder a qualidade do sabor do alimento.

Já que em outros processos de cocção a comida acaba perdendo suas vitaminas e sabores naturais pelo uso excessivo de água e fogo na hora do preparo.

O sous vide cozinha os alimentos sem a interferência do foge em baixas temperaturas, por um tempo maior que o normal. Por isso, utilizar uma cozinha 4.0 facilita.

Para que funcione, é necessário colocar o alimento em uma embalagem plástica  especializada, retirar todo o ar e cozinhar na água, onde manterá o controle da temperatura.

Esse método ganhou popularidade e é uma tendência em restaurantes finos, pois não só preserva os nutrientes mas mantém o sabor, aroma, cor e até a qualidade do alimento.

Pessoa realizando o método de cocção sous vide

Como funciona o sous vide?

Afinal, como funciona o método de cozimento sous vide? Como dito antes, é um processo simples e fácil de ser feito!

Até mesmo em um restaurante pequeno, é possível colocar essa técnica em prática. Confira na tabela abaixo o passo a passo de como realizar o método de cocção sous vide:

1. Preparo do alimento

O primeiro passo é temperar, descascar ou preparar o alimento da forma que quiser.

2. Embalagem a vácuo

Coloque-o em uma embalagem  plástica resistente à temperaturas. E depois, retire todo o ar e sele o plástico.

3. Cozimento

Após isso, o cozimento em uma bacia de água, controlando a temperatura, entre 50º C e 80ºC, de acordo com o tipo de alimento.

4. Servir o alimento

Quando estiver pronto, se o alimento for servido de imediato já pode ir para finalização. Alguns chefes de cozinha costumam finalizar na chapa ou frigideira para manter a crocância do alimento, porém não é necessário.

5. Refrigeração do produto

Porém, com esse método é possível congelar, ainda com a embalagem, e preservar o alimento em algum refrigerador, para poder servir mais tarde.

 

Se quiser saber mais sobre processos que ajudam a otimizar seu restaurante, confira nosso e-book gratuito “Dicas de como melhorar o atendimento”. É só apertar no banner abaixo e aproveitar!

Baixe o e-book e tenha as melhores dicas para melhorar o atendimento do seu restaurante

Como usar o sous vide no restaurante?

Agora que você sabe sobre o método sous vide o que é e como funciona, saiba como adaptar esse processo de cocção no seu estabelecimento!

Até porque, mesmo que sua cozinha seja eficiente e a montagem de mesas impecável, o sous vide é o caminho para um diferencial e inovador jeito de atrair o público!

Um ponto positivo é que não é necessário um grande investimento, apenas dois equipamentos, veja na tabela abaixo:

Embaladora a vácuo

A embaladora a vácuo é essencial para os primeiros passos do método de cocção sous vide, já que oferece um excelente controle a vácuo, além de prática e rápida de utilizar.

Não só é boa para a conservação dos alimentos, como também no armazenamento e na proteção.

Cozedor sous vide

O segundo, cozedor sous vide, é um aparelho que serve para medir a temperatura da água com precisão.

É um item útil para uma cocção lenta, já que ajuda a manter a qualidade, o sabor e a textura do produto.

Quais alimentos podem ser preparados com sous vide?

Uma dúvida pertinente é se todos os alimentos podem ser preparados com o método de cocção sous vide. Confira a resposta na lista abaixo:

  • Vegetais;
  • Peixes;
  • Bovinos;
  • Frangos.

Em geral, são os alimentos mais utilizados no preparo “sob vácuo”, por serem mais resistentes e possuírem proteínas e nutrientes.

Além de ser um método de conservação sous vide que mantém a textura e o sabor, mesmo congelados após o cozimento.

Os benefícios do método de cocção em vegetais é a preservação da textura, os deixando mais crocantes e firmes e dos temperos, que intensifica o sabor.

Já nas carnes, o cozimento uniforme e individual evita  que algumas partes fiquem mais secas ou cruas.

Atenção

É preciso muito cuidado na preparação de alimentos, principalmente carnes. Já que a utilização de baixa temperatura pode deixar a comida mais suscetível a bactérias anaeróbicas, causando contaminação e risco à segurança alimentar.

Por isso, é recomendável uma cozinha industrial bem limpa e pessoas com baixa imunidade consumir só após uma pasteurização.

4 vantagens do método de cocção sous vide

Apostar no método de cocção sous vide é também tornar seu restaurante mais eficiente, mais popular e atrair mais clientes.

Já que significa uma maior qualidade nos produtos, sabores diferenciados e uma comida única! Confira na tabela abaixo alguns benefícios do sous vide ao seu restaurante:

1. É mais saudável

Como já falado, o maior benefício desse método é justamente preservar os nutrientes, proteínas e vitaminas. Além de não necessitar o uso de gorduras ou sal deixando mais saudável o consumo.

2. Mantém uma qualidade

O método de cocção sous vide também preserva a qualidade como o sabor, uma textura melhor, o aroma e até a cor do alimento fica mais viva e palpável.

3. Resultados mais uniformes

Com o cozimento uniforme, são mínimas as chances de alimentos queimados, ou irregulares, o que é comum em outras formas de cocção.

4. Cozimento sem gás

O cozimento sem gás diminui os riscos de acidentes como incêndio. Não só isso, mas também reduz as contas e os horários de trabalho.

Como otimizar o restaurante?

Adaptar seu restaurante com o método de cocção sous vide não é a única forma de otimizar seu negócio! 

Mas um jeito infalível de otimizar seu negócio é, sem dúvidas, investir em um software de gestão de restaurantes. Não só deixa seu estabelecimento mais eficiente como facilita trabalhos manuais com a tecnologia.

O sistema Saipos oferece serviços de qualidade de maneira simples, ágil e inteligente

Confira algumas funcionalidades:

  • Controle financeiro com relatórios completos;
  • Controle de estoque com ficha técnica;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes através de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Ficou interessado? Para saber mais, clique no banner abaixo e não perca! Aproveite!

Como tornar o restaurante mais eficiente!