Food Truck: tudo o que você precisa saber!

Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Food truck: invista no mercado de comida de rua

Abrir um food truck tem sido uma alternativa de renda e empreendedorismo no Brasil, durante os últimos anos. Com um cenário econômico instável, quase 15 milhões de cidadãos desempregados e uma forte crise econômica desencadeada pela pandemia da Covid-19, muitas pessoas decidirão, então, se reinventar no ramo gastronômico.

Com a ascensão desse tipo de comércio de alimentos, as grande cidades do Brasil já começaram a regularizar a prática, o que tem facilitado a vida dos novos empreendedores.

O baixo custo para implantação e a possibilidade de vender diversos tipos de alimentos, são atrativos que estimulam o crescimento do mercado de comida de rua no Brasil.

Nesse artigo, nós separamos diversas dicas super valiosas que vão auxiliar você a entender tudo sobre o universo food truck no Brasil.

Se você está entrando no mundo da gastronomia, é necessário estar atento a todo tipo de informação sobre o seu restaurante. Por isso, baixe agora o e-book "Por que os restaurantes quebram tanto" e entenda como fazer o seu estabelecimento lucrar e ter uma ótima saúde financeira. É só apertar no banner abaixo!

Por que a comida de rua espelha o crescimento do food truck?

Segundo dados do IBGE, o brasileiro está comendo fora de casa com mais frequência. No levantamento feito em 2019, antes da pandemia do coronavírus, cerca de 60% da população fazia, no mínimo, uma refeição em restaurantes, lancherias e padarias.

Principalmente durante a pandemia, muitas pessoas acabaram necessitando mudar de área de atuação e se "reinventaram". O ramo da gastronomia foi um dos mais adotados pela população, por diversos benefícios que já citamos acima.

Restaurantes delivery e food trucks foram os que mais se destacaram. Na parte dos alimentos, hambúrgueres, doces, cachorro-quente e churrasquinho são as primeiras opções dos novos empreendedores, na hora de colocar a mão na massa.

Grandes centros como São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Curitiba, por exemplo, são cidades perfeitas para receberem trailers e caminhões de comida. Isso, porque muitas vezes os trabalhadores não conseguem se deslocar até restaurantes na hora do almoço, criando a necessidade de comprar algum alimento prático e rápido!

Caso você more em um município menor, nada impede que você tenha sucesso com o food truck na sua região. Geralmente, em cidades do interior, os carros são levados até praças e parques públicos em eventos com música ao vivo ou de comemorações da cidade.

Nesses casos, a comida de rua deixa de ser somente uma opção de alimentação e torna-se um lazer para a comunidade.

Ter um bom cardápio é determinante

Quando falamos em comida de rua,  ter um cardápio bem feito, bom de preço e de acordo com o gosto da clientela é sinônimo de sucesso. 

Embora não fuja muito da ideia de quem deseja abrir um restaurante, você também precisa pensar no público que deseja atingir e mapear os fatores como custo de produção de cada item que será vendido no seu food truck. 

É seu público quem irá decidir se o seu projeto de comida de rua inserido dará certo. Por isso, esteja sempre atento para entender as necessidades e desejos desse grupo, e esteja sempre atento a mudanças em seu comportamento, afinal, a adaptabilidade é o melhor caminho a longo prazo.

Muitas vezes, contabilizar ingrediente por ingrediente e tentar encontrar o valor de custo dos seus pratos é uma tarefa difícil e que leva tempo. Pensando nisso, a Saipos preparou uma planilha para calcular preço dos produtos. É só apertar no banner abaixo e fazer o download!

Ideias de cardápio para food truck

Um cardápio recheado de lanches como fast-foods sempre fazem muito sucesso em qualquer tipo de food truck. Mas, também dá para inovar e oferecer outros tipos de alimentos, inclusive, opções de refeições saudáveis.

Se você ainda está em dúvida no que oferecer no seu novo negócio, aqui vai uma lista de sugestões para aderir ao seu novo menu.

  • Venda de bebidas;
  • Churros Gourmet;
  • Sushi;
  • Vegetariano;
  • Salada de Frutas;
  • Cup Cakes;
  • Comidas de boteco;
  • Cachorro-quente;
  • Hambúrguer;
  • Pizza;
  • Cerveja;
  • Sorvete;
  • Crepes;
  • Donuts;
  • Pastéis;.Comida vegana;

Como montar um food truck no Brasil?

Como toda iniciativa empreendedora no Brasil, você vai precisar enfrentar e lidar com burocracias e exigências legais para abrir seu food truck. Primeiramente, é necessário colocar em dia a documentação do estabelecimento, como:

  • Verificar se em sua cidade há uma lei que regulariza o setor;
  • Abrir um CNPJ;
  • Fazer um declaração do seu contrato social na Junta Comercial do seu município; 
  • Solicitar a Inscrição Estadual na Receita Estadual;
  • Solicitar um de Alvará de Funcionamento e o Termo de Permissão de Uso (TPU) na prefeitura;
  • Solicitar o enquadramento na Entidade Sindical para efetuar as contribuições anuais;
  • Fazer a Conectividade Social para contribuições de INSS e FGTS – Caixa Econômica Federal;
  • Verificar  as exigências da RDC 49 da ANVISA.

Faça tudo dentro dos padrões legais para ter o seu estabelecimento funcionando. A liberação da documentação para trabalhar com seu food truck pode levar de 3 a 6 meses. Em cidades menores o tempo de espera pode diminuir.

Adapte todo o seu veículo nas normas requisitadas pelo município. Caso você descumpra, poderá receber multas e advertências por parte de órgãos como a vigilância sanitária e defesa civil, além da possibilidade de perder o alvará de funcionamento. 

Qual a melhor localização para seu food truck? 

Uma das vantagens de investir neste estilo de negócio é a variedade de locais onde você pode atuar. 

É possível levar o seu restaurante sobre rodas para diversos pontos da cidade e em diversos tipos de eventos gastronômicos que desejar participar. 

Verifique se na região que pretende se instalar há público para suficiente para se tornarem potenciais consumidores. 

Qual o melhor Sistema de Gestão para Food Truck?

O sistema de gestão da Saipos é ideal para Food Truck, pois com ele você terá controle total do seu negócio.

Durante anos trabalhamos ao lado de bares e restaurantes entendendo quais eram seus principais problemas e gargalos. Com isso, desenvolvemos um sistema para o seu restaurante móvel simples, ágil e inteligente.

Pensando nisso, selecionamos as 6 principais vantagens que você tem ao contratar o Sistema para Restaurantes da Saipos no seu negócio!

1. Atendimento

Com um sistema para food truck você consegue tirar um pedido em segundos e, assim, surpreender seus clientes com um excelente e rápido atendimento.

Toda a cozinha é interligada com o sistema de pedidos, facilitando e agilizando os processos.

2. Minimize erros

Evite erros nos pedidos por falha na comunicação ou problemas por letras ilegíveis. Todas as informações do Sistema Saipos são digitais, evitando o desperdício de papel e facilitando a leitura para qualquer pessoa.

3. Pedidos personalizados

Praticamente todos os seus pedidos são customizados? Ótimo! o Saipos permite que você monte os pedidos do jeitinho que seu cliente deseja de forma rápida e fácil.

4. Controle de estoque

Tenha um controle de estoque minucioso e automatizado. Com a Saipos, você recebe alertas de quais insumos estão faltando e o que é necessário repor naquele dia.

Sabe aquela velha desculpa para os clientes, que você costumava dar para justificar a ausência de algum sabor, por conta da falta de produtos? Seus problemas acabaram!

5. Relatórios inteligentes

Relatórios de produtos mais vendidos, faturamento, controle de estoque, quando irá receber suas vendas em cartão e muito mais.

6. Controle financeiro

Registrando todas suas vendas e contas a pagar o sistema enviará notificações sobre seu saldo e alertas para que você tenha tempo hábil para tomar ações preventivas, seja para antecipar recebíveis da operadora de cartões, negociar prazos de pagamento com fornecedores, etc.

Assim sendo, já que você chegou até aqui é porque realmente é um empreendedor que se importa com a gestão do seu negócio e está em busca de torná-lo mais lucrativo.

Por isso, recomendamos que conheça o Saipos – um sistema para restaurantes diferente (e mais simples) de tudo que você já viu. Aperte no banner abaixo e assista uma demonstração!