SISTEMA SAIPOS • Gestão de restaurantes simples, ágil e inteligente. PEÇA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA

SISTEMA SAIPOS • Gestão de restaurantes simples, ágil e inteligente. PEÇA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA

Layout de restaurante: 5 dicas de como organizar seu negócio!

Confira 5 sugestões de como montar um layout de restaurante de sucesso! 

Montar um layout de restaurante do jeito certo pode ajudar muito no sucesso do seu negócio! Afinal, quem não gosta de um restaurante organizado e confortável?

Mas organizar o ambiente vai muito além da decoração. É preciso pensar não só no estilo do seu restaurante, como também no público alvo e no espaço!

Pode não parecer, mas a planta baixa do seu estabelecimento, a organização da cozinha e os lugares das cadeiras e mesas contam muito na hora de proporcionar a melhor experiência para o cliente.

É necessário muito cuidado e atenção na hora de planejar a construção do seu empreendimento.

Por isso a Saipos separou 5 dicas imperdíveis que vão ajudar você a saber a melhor maneira de montar o layout de seu negócio!Confira: 

  1. Entenda o estilo do seu restaurante;
  2. Saiba quem é o público-alvo;
  3. Estude seu espaço;
  4. Ofereça conforto;
  5. Fique atento aos problemas. 

Mas antes de aproveitá-las, que tal dar uma olhada no nosso e-book gratuito “11 dicas para melhorar o atendimento para restaurante”? Foi feito pensando em você!

Aperte o banner abaixo e aproveite!

O que é um layout de restaurante?

O layout de restaurante é o planejamento dos objetos e móveis do seu espaço. A ideia é que seja organizado da melhor forma, pensando sempre na experiência do cliente.

Os lugares que as cadeiras, mesas e até os utensílios da cozinha estão posicionados conta bastante no conforto da refeição. Tudo depende de como você faz!

O melhor de tudo é que não é preciso montar uma nova arquitetura para o seu negócio. É claro que é importante, mas estamos falando de reorganização para otimizar seu espaço e garantir um aumento dos lucros!

Já que, não só conquista a clientela, como também facilita para os funcionários na hora de atender e cozinhar.

Como fazer o layout de um restaurante?

Antes de começar a planejar, a primeira sugestão é pensar na importância do layout em restaurantes, analisando e pesquisando alguns pontos cruciais. 

Por isso, para montar do jeito certo é importante conhecer seu espaço, seu público e seu empreendimento!

Separamos as melhores dicas para você brilhar na hora de fazer o seu layout!

Você vai ver:

  • Entenda o estilo do seu restaurante;
  • Saiba quem é o público-alvo;
  • Estude o seu espaço;
  • Ofereça conforto;
  • Fique atento aos problemas.

1. Entenda o estilo do seu restaurante

Todo layout de restaurante depende do estilo e tipo de comida que você vai querer vender. Até a organização dos espaços depende disso!

E não falamos apenas da decoração, toda a disposição dos objetos e até o lugar da cozinha é pensado a partir do estilo do seu negócio. 

Veja alguns exemplos de tipos de layout de restaurante para diferentes estilos:

Restaurante a la carte

O layout de restaurante a la carte é importante ter um foco na área da cozinha, deixando de maneira mais fácil a circulação para a preparação dos pratos. A posição das mesas também precisa de atenção já que facilitará o caminho dos garçons.

Restaurante self service

O layout de restaurante self service  é preciso pensar na trajetória do cliente até a buffet de comida. Além de espaçosa precisa ser bem planejada para evitar desastres e insatisfações do público. 

Restaurante com palco

A organização de um restaurante com palco de música ao vivo terá um trabalho em dobro para pensar não só no melhor local das mesas, como também das apresentações. O ideal é nem muito longe e nem muito perto do outro, e também confortável para a circulação dos garçons. 

Restaurante bar

O layout de bares e restaurantes são diferentes mas podem funcionar juntos! Se o seu negócio tiver um lugar separado apenas para as bebidas, é importante estar mais próximo da entrada e separado da área das comidas, assim, não atrapalha o fluxo de pessoas e chama a atenção daquelas que passam pela porta.

Restaurante lanchonete

Uma lanchonete já é mais simples, não necessita de um espaço grande, já funciona com pequenas mesas e um local de preparação de lanches para viagem. 

Restaurante temático

O tema é importante na hora de construir um layout, principalmente se for baseado em nacionalidade. Um restaurante japonês terá um uma organização diferente de um restaurante italiano. A cozinha também precisa ser organizada pensando na preparação da comida típica

Claro que são apenas algumas ideias, não é necessário seguir a risca. Mas é importante focar no conforto e otimização.

IMPORTANTE:

Se o seu estabelecimento oferecer delivery, é preciso fazer uma  área separada apenas para a preparação e a saída dos pratos pedidos, assim você consegue agilizar tanto o preparo quanto a entrega!

 

2. Saiba quem é o público-alvo

Pesquisar quem vai consumir seus pratos e frequentar seu restaurante é sempre necessário antes de começar algum negócio.

E não é diferente com layout de restaurante! Até porque, quando se escolhe o público você consegue montar algo feito especialmente para aquele tipo de pessoa.

Dessa forma, há uma possibilidade maior da pessoa se tornar um cliente fiel porque viu que seu negócio combina com ela!

Um exemplo é montar um estabelecimento pensando na clientela com famílias grandes ou crianças pequenas. Assim, seu restaurante pode ter uma área para os pequenos, um espaço maior entre as mesas etc.

Observe seus clientes

Depois de conquistados, o próximo passo é observar as preferências e as opções de escolha do público.

Assim você consegue otimizar ainda mais seu empreendimento e ser referência no assunto atender os clientes no restaurante!

Para se aperfeiçoar, é preciso responder 3 perguntas significativas, veja abaixo:

  • Qual local eles evitam?

Observe as mesas que são as menos escolhidas e entenda o porquê. É comum acontecer com lugares próximos à cozinha e ao banheiro. Evite colocar mesas perto desses locais.

  • O fluxo de pessoas funciona?

Veja se o ambiente é confortável para a circulação de pessoas, tanto clientes, como funcionários. É preciso evitar objetos no caminho que impedem a locomoção.

  • O cliente tem tudo que precisa?

Por isso é importante pensar no seu público. Atenta sempre as necessidades de seus clientes, se precisam estacionar, se possuem filhos etc.

3. Estude o seu espaço

Um passo muito importante é saber como estabelecer cada cômodo do seu negócio. Mesmo um layout de restaurante pequeno precisa ser bem estruturado!

Pense em cada local do seu estabelecimento e veja a melhor maneira de reorganizar!

Salão do restaurante

O salão do restaurante é o local que mais terá fluxo de clientes e em que permanecerão por mais tempo. Então, é bom caprichar no conforto, segurança e higiene!

Decidir a mobília é importante. O ideal é que as cadeiras sejam confortáveis e as mesas firmes para que não caiam com facilidade.

Quanto à organização do salão de restaurante, o recomendado é que a disposição das mesas seja de dois metros cada uma. É uma forma de distribuição feita para que não haja riscos e acidentes. 

O importante é fazer um teste antes para ver qual ângulo e forma fica mais confortável. A organização e estruturação do salão do restaurante requer tempo e paciência, mas no fim vale a pena!

Cozinha

Uma das partes essenciais de seu restaurante, com certeza, é a cozinha. É ali que você vai qualificar seu restaurante, não só pela comida, mas também pela rapidez e eficiência.

Mesmo que o cliente não tenha acesso a esse espaço, é ideal que seja pensado para melhorar o atendimento.

Um jeito de fazer um layout cozinha de restaurante é dividindo o local em estações e atribuindo funções específicas para cada funcionário. São elas:

  • Área de cortar os ingredientes;
  • Área de montagem;
  • Área de fritar e grelhar;
  • Área dos congelados;
  • Área para os garçons receberem os pratos. 

Com essa organização, mesmo uma cozinha industrial pequena, que seja dividida em menos estações, pode funcionar muito bem!

Isso porque, mesmo que sua cozinha seja simples e de porte menor, o importante é a distribuição de tarefas de maneira organizada e que não fique pesado para ninguém.

Seja usando esse método ou o Mise en Place, foque em uma cozinha com espaço para a circulação com segurança e higiene. 

Banheiro

Um banheiro limpo é indiscutível. Dessa forma, na hora de montar seu banheiro, é preciso ficar atento ao tamanho e ao lugar.

Ao mesmo tempo que precisa ser visível para os clientes, também é bom não ficar perto demais das mesas, principalmente pelo mau odor.

A dica é encontrar um equilíbrio para que seja confortável sem atrapalhar a refeição de ninguém! Normalmente em um espaço isolado perto da saída é o ideal, basta estar bem sinalizado.

Outro ponto é o tamanho. Não é aconselhável ser muito pequeno, já que corre o risco de ficar sujo mais rápido. 

Mas, se for a única alternativa, a dica é mantê-lo limpo sempre. Para ficar cheiroso e fácil de usar. O toalete é importante porque possui o poder de opinião do cliente sobre seu restaurante! 

Corredores

Os corredores do seu restaurante também são essenciais para chamar a atenção da clientela. 

Isso porque precisam ser simples e rápidos. Sem correr o risco do cliente trombar com o garçom ou dificultar a passagem.

Então o jeito é manter o caminho até o banheiro bem iluminado e espaçoso. Mesma coisa será feita com caminho até a cozinha!

Entrada e Saída

A entrada e a saída do restaurante também precisa ser bem planejada. A dica é que sejam por portas diferentes, para evitar aglomerações e dar a impressão de um lugar calmo e aconchegante. 

  • Entrada: é bom que seja receptiva. A porta da frente precisa causar boa impressão, afinal, o intuito é que a pessoa veja de primeira e queira ficar. Dessa forma, a entrada virada para o salão ou para o bar, é a melhor opção. Já mostra a qualidade dos seus serviços e um ambiente agradável.
  • Saída: O objetivo é fazer com que o cliente queira voltar, então na hora de sair dê uma boa despedida. A dica é que a porta fique perto do estacionamento e longe da cozinha, para facilitar a saída e a circulação.

4. Ofereça conforto

Baseando no estilo do seu restaurante e no público-alvo escolhido, agora é a hora de oferecer uma decoração confortável e agradável.

É a parte em que você decora do seu jeito e com características para atrair clientes. Se for um ambiente familiar ou para jovens, é o que a sua decoração vai apresentar.

O que você não pode deixar de ter: uma iluminação adequada, uma música agradável e apropriada para o local e uma temperatura ambiente, nem muito frio e nem muito quente.

Outros detalhes também contam como: assentos confortáveis,  utensílios fáceis de usar, disponibilizar o wifi no seu restaurante, entre outros. 

É assim que seu empreendimento pode crescer e ficar conhecido pela boa recepção!

5. Fique atento aos problemas

Mesmo o layout de restaurante simples possui áreas problemáticas. Como já falamos antes, mesas perto da cozinha e do banheiro são os maiores problemas dos restaurantes.

A solução é mudar a posição das mesas e colocar uma divisória ou algum item de decoração no lugar para disfarçar.

Outro lugar que merece atenção é os mais distantes, que ficam em fachadas ou longe demais do salão. Por ficarem mais longe, correm o risco do garçom ou demorar para atender ou enxergá-los lá.

Para evitar frustrações e buscar otimizar o atendimento de todos, planeje bem a distribuição das mesas para que todas fiquem visíveis!

Por que o layout de restaurante é importante?

Se ainda não tem certeza se deve investir em um layout de restaurante, trouxemos 4 motivos para aderir uma boa organização.

Confira na tabela abaixo a importância de ter um layout completo:

Agiliza o atendimento

Um bom planejamento torna mais fácil a circulação e o fluxo de pessoas, garantindo agilidade no preparo dos pratos e na entrega de pedidos.

Conquista clientes

Quem não iria gostar de um estabelecimento organizado e limpo? Com o layout, sua decoração pode transformar o local em  um lugar intimista que faça sucesso pelo conforto e facilidade.

Ganha uma identidade

Fazer um layout é montar o seu negócio com a sua cara! Isso transparece uma identidade única que fica gravada na cabeça das pessoas. E não estamos falando só de decoração, mas também de toda disposição dos lugares!

Garante a segurança dos clientes e funcionários

Com uma organização e fiscalização de segurança e higiene, principalmente na cozinha, os riscos de acidentes diminuem bastante garantindo a segurança das pessoas e menos prejuízos.

Use um Sistema para restaurante

Existe mais de uma maneira de otimizar seu restaurante e uma delas é utilizar o Sistema para restaurantes da Saipos!

Assim, você poderá oferecer serviços da maior qualidade que vão combinar com seu layout impecável!

Além de conquistar ainda mais clientes, você pode ampliar seu atendimento com integração com apps de Delivery, controle de estoque, comanda eletrônica e muito mais!

Confira aqui algumas das funcionalidades do nosso sistema para restaurante:

  • Controle financeiro com relatórios completos;
  • Controle de estoque com ficha técnica;
  • Integração com os principais apps de delivery;
  • Impressão de comandas e cupons fiscais em mais de uma impressora ao mesmo tempo;
  • Gestão de clientes através de relatórios com dados e preferências da base;
  • PDV personalizado, permitindo que você atualize cardápio e outras informações sempre que necessário;
  • Gestão de pedidos e controle de motoboys;
  • Diferentes módulos, para Delivery, Balcão, Mesas ou Senha;
  • Comanda eletrônica e gestão de garçons.

Parece bom, né? Com a Saipos você agiliza ainda mais seu negócio de maneira simples e inteligente!

Não perca! aperte o banner abaixo e saiba mais sobre nossas funcionalidades! Aproveite!

Sistema para Restaurante Saipos
Sistema para Restaurante Saipos
Faça gestão de todos os setores do seu restaurante com apenas um clique. Não perca tempo, nem dinheiro.
QUERO SABER MAIS
Karine Nunes - Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos
Escrito porKarine Nunes

Redatora SEO do time de conteúdo da Saipos

Conheça o Sistema para Restaurante!