6 segredos para montar restaurante Mexicano

Stêvão Limana - Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.
Escrito porStêvão Limana

Jornalista graduado pela UFSM, repórter da NDTV/Record TV em Blumenau (SC) e redator SEO da Saipos.

Saiba os 6 segredos de como montar um restaurante mexicano!

Montar um restaurante mexicano é uma tendência que só tem a crescer, por isso,  é importante conhecer bem a cultura e as características da culinária típica.

Além disso, planejar a estrutura e tudo que envolve a criação e abertura de um restaurante, é muito importante.

No entanto, o restaurante mexicano é um dos tipos de negócio que pode trazer um grande lucro se você souber como se destacar no mercado. 

Pensando nisso, a Saipos preparou este artigo com xx passos de sucesso para montar um restaurante mexicano de qualidade. Confira!

[Saiba como tornar o restaurante mais eficiente e comece seu negócio com o pé direito. Clique aqui e baixe agora o material gratuito!]

1. Comece pela localização!

A estratégia de como montar um restaurante mexicano começa pela localização. Pense onde está o público que você quer conquistar. Essas pessoas estão no centro da cidade? Ou em bairros familiares? 

Tudo isso precisa ser levado em consideração quando o assunto é iniciar um negócio. Além disso, é necessário pensar em qual vai ser o seu horário de funcionamento

Caso seja um local que funcione durante o dia, é bom fixá-lo em uma área mais comum e movimentada.

Entretanto, se o funcionamento for à noite, é indicado pontos que sejam próximos do centro da cidade, nesse caso o serviço pode ser a la carte e mais requintado.

Mas seja lá qual a localização, preocupe-se em como montar um estabelecimento que seja de fácil acesso.

Inclusive, esteja preparado com rampas, sinalizadores de entrada e saída e demais cuidados com a acessibilidade e segurança do cliente.

2. Documentação em dia é essencial! 

Não importa qual seja o seu negócio, é preciso passar por toda a parte burocrática de alvará de funcionamento e outras licenças para finalmente operar. 

Contudo, isso pode gerar muita dor cabeça se você não souber para onde ir ou o que precisa para colocar o seu estabelecimento para funcionar.

Por isso, veja algumas as documentações necessárias para montar um restaurante mexicano.

  • CNPJ;
  •  Licença Ambiental;
  •  Licença Sanitária;
  •  Alvará de funcionamento.

Dependendo da região, mais documentos podem ser exigidos. O indicado é fazer é consultar a prefeitura da sua cidade para garantir que nenhum documento esteja faltando.

3. Os equipamentos precisam acompanhar a qualidade

Depois que o local foi escolhido e seus documentos estivem em dia, está na hora de comprar os equipamentos. 

Todo o restaurante tem as suas necessidades básicas e neste caso não é diferente. Você precisa estar preparado para adquirir o necessário, mesmo que queira montar um restaurante com pouco dinheiro.

É claro que os equipamentos para restaurante podem variar conforme o estilo do estabelecimento e do modelo de operação —salão ou delivery, por exemplo—, mas existem alguns que são fundamentais. Confira abaixo:

  • Amassadeira;
  • Balança de alimentos;
  • Batedeira;
  • Chapa para tortillas;
  • Coifas e ventilação para a cozinha;
  • Extrator para sucos naturais;
  • Fogão industrial;
  • Forno industrial;
  • Forno microondas;
  • Freezer horizontal;
  • Freezer vertical;
  • Fritadeira industrial;
  • Geladeira industrial;
  • Liquidificador industrial;
  • Mesas e cadeiras;
  • Pratos, copos e talheres;
  • Processadores de alimentos;
  • Utensílios para cozinhar;
  • Utensílios para servir.

Caso o seu atendimento seja via delivery, o investimento é menor e, além de coisas básicas como fogão e freezer, será preciso comprar:

  • Balcão para atendimento e administração;
  • Computador;
  • Impressora.

Se você quer saber mais sobre a operação por delivery ou está querendo ingressar neste mercado, não pode deixar de conferir o material que preparamos.

Baixe já o ebook grátis de Tudo Sobre Delivery e confira agora todos os segredos para ter um delivery de sucesso!

4. Monte um cardápio atraente! 

Você já deve estar cansado de ler que é preciso ter um bom cardápio para montar um restaurante mexicano. E, no final das contas, é a comida que vai atrair seus clientes, então não adianta fugir disso!

A culinária mexicana é muito rica em sabor e são usados diversos temperos e ingredientes que fazem o estilo desta comida ser tão reconhecida.

Então, quando você for montar um cardápio para restaurante mexicano, procure estudar esta cultura e implantar isso na comida.

Vá em busca de insumos característicos, que deem o toque nativo desta região, e, claro, dos pratos típicos, que são cheios de história e misturam costumes de diversos povos.

A parte mais difícil de começar um negócio com a cultira de outro país é a aquisição de ingredientes. Nem tudo é comercializado no Brasil, então fique ciente que será preciso adaptar algumas receitas.  

Para ajudar nisso, abaixo nós separamos algumas dicas de pratos para você se inspirar e começar a pensar no seu menu.

Mas se você quer um estudo mais aprofundado sobre como montar um cardápio, é só clicar no banner abaixo e baixar grátis o material!

Dica da Saipos! 

Existem muitos pratos tradicionais da culinária mexicana, mas lembre-se: Se quer abrir um restaurante mexicano com identidade cultural mexicana, e não apenas mais um, é necessário se aprofundar no cardápio.

Isso significa que é necessário buscar pratos que ainda não são conhecidos por aqui. A dica é fazer uma pesquisa sobre o tipo de culinária que o seu estabelecimento trabalha.

Uma outra opção, é contratar um profissional que seja especialista no tipo de comida que você deseja servir.

Mas não deixe de fazer um apanhado a respeito do seu tema. Isso pode ajudar tanto no cardápio, quanto na decoração do local.

Pratos tradicionais para servir no seu restaurante mexicano!

Independente do que você sirva no seu negócio, ele sempre será reconhecido pela comida. Por isso é tão importante pensar nisso de forma estratégica.

Não venda somente o que é popular. Seja mais ousado e pense em pratos diferentes, que tem potencial para conquistar clientes. Abaixo você pode conferir uma lista do que vender no seu restaurante mexicano. Veja:

Tortilla: A tortilla é muito famosa, e consiste em uma massinha fina e crocante feita com farinha de milho. Ela pode ser a base para diversos recheios e complemento para muitos pratos.

Pozole: O Pozole leva de tudo um pouco no seu preparo. Se parece com uma sopa que leva carne de porco ou frango, com uma mistura de vários temperos e vegetais.O milho em farinha ou flocos também faz parte desse prato.

Tacos al Pastor: Os Tacos todo mundo conhece, mas essa versão tem influência do Shawarma. Essa versão é feita com carne de porco e é claro, bastante pimenta.

Chilli con Carne: É um tipo de sopa feita à base de carnes variadas, pimenta, e feijão. Um prato digno de um restaurante caseiro.

Guacamole: A Guacamole já é conhecida por muitos, e se trata de uma pasta feita com abacate, pimenta, cebola, tomate e vários outros temperos e é usado em diversos tipos de prato.

Nachos: Os Nachos são as tortillas na versão frita, e também são servidas com guacamole.

Burritos: Os Burritos também fazem sucesso, e também são feitos com a tortilla, que é enrolada e recheada com os mais variados recheios.

5. Invista em fornecedores de qualidade

Para a comida ser boa, os insumos precisam cumprir o seu papel com um boa qualidade. Só assim as dicas acima serão realmente valiosas. Não adianta nada você selecionar pratos ótimos para servir se os ingredientes são ruins.

Teste tudo antes de apresentar para o seu cliente, inclusive, se conseguir, busque fornecedores locais. Há um pouco mais de segurança com isso.

Vale lembrar também que não é necessário contratar o fornecedor mais caro do mercado. É possível fazer comprar mais acessíveis e de qualidade.

Faça uma pesquisa, veja quais são as empresas mais conhecidas, peça recomendações e veja qual é o melhor fornecedor para o seu orçamento e para atender bem seu cliente.

E não esqueça da higienização do restaurante e dos alimentos, que são dois fatores de qualidade. Faça a lavagem correta de tudo e lembre-se que a contaminação cruzada pode estar em qualquer lugar.

6. Invista em um sistema para restaurante!

Localização escolhida, documentação em mãos,  equipamentos comprados, cardápio montado e fornecedores selecionados. Para muitos, o restaurante já está pronto para operar, mas existe uma coisa que fará toda a dirença: Um sistema para restaurante!

A Saipos é um dos melhores softwares para restaurante no mercado que oferece vantagens como:

  •  Relatórios personalizados;
  • Controle de pedidos e mesas;
  • Controle do seu estoque;
  • Impressão de comandas;
  • Integração com apps de delivery.

Montar um restaurante mexicano dá muito trabalho, mas administrá-lo pode ser ainda mais conturbado. Para isso, conte com a Saipos para organizar a sua gestão.

Aperte no banner abaixo e conheça agora o sistema para restaurante mais simples, ágil e inteligente do mercado.