Top 5 relatórios de sistema para restaurante!

Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Quais relatórios de sistema para restaurante que a Saipos oferece?

A Saipos oferece diversos relatórios de sistema para restaurante, como “vendas por período”, “itens mais vendidos”, “área de entrega”, “DRE” e “fluxo de caixa”.

Os acima citados são os principais e que mais fazem diferença para a gestão de um restaurante, e é sobre eles que vamos falar neste texto, explicando como cada um pode ajudar no seu negócio.

Porém, a Saipos oferece mais uma lista diversa de relatórios de sistema para restaurante que auxiliam na sua gestão, como:

  • Cupons gerados;
  • Desempenho por atendente;
  • Desempenho por garçom;
  • Histórico de posição de estoque;
  • Itens consumidos;
  • Lista de compras;
  • Posição de estoque;
  • Tempo de produção;
  • Tempo por status;
  • Vendas por forma de pagamento.

Todo restaurante, seja qual for o segmento, só se beneficiará quando contratar um sistema para restaurante, como o da Saipos. 

Ainda mais por conta da emissão desses relatórios que contribuem na criação de estratégias eficazes de vendas.

Interessante, não é? Quer saber mais sobre como usar esses relatórios a seu favor para lucrar cada vez mais? 

Então, continue lendo este artigo, em que separamos o top 5 de relatórios de sistema para restaurante. Você não vai se arrepender!

Mas, antes, conheça o Site Delivery, solução exclusiva do Sistema para Restaurante da Saipos, a plataforma de pedido online do seu restaurante, que é livre de taxas? Aperte no banner abaixo e conhecer nosso sistema!

1. Relatório de vendas por período

Que tal saber qual época que seu restaurante mais vendeu? Pois o relatório de vendas por período é o ideal para você analisar isso e elaborar estratégias.

Com ele, é possível filtrar por datas específicas para análise, assim como o turno, nome da loja, a origem (canal de venda) e cupom de desconto.

Outra vantagem é que você pode exportar para Excel, criando gráficos para análises e apresentações de ações.

Além disso, um relatório de vendas por período permite que o gestor visualize de forma ampla os níveis de crescimento das suas vendas. 

Você consegue mensurar estimativas para o mês seguinte, de acordo com os meses anteriores. 

Caso trabalhe com metas, fica mais fácil analisar as vendas por semana, por exemplo, para estimar quanto falta para vencer o propósito do mês.

2. Relatório de itens mais vendidos

Vamos supor que você seja dono de uma hamburgueria e tenha vendido uma quantidade menor de um hambúrguer mais caro e que gera mais lucro. 

Agora imagine que, nesse cenário, você venda em grande quantidade um hambúrguer mais barato e que tem margem bem menor.

Pois, com um relatório de itens mais vendidos, é possível entender qual a representatividade de cada um desses produtos em relação ao seu faturamento. 

Assim, apresenta-se uma compreensão mais clara sobre o giro do seu estoque e as oportunidades no mercado.

Então, sempre tenha em mente: o que seu cliente quer comprar? Conhecer os campeões de vendas do seu restaurante é um dos passos para tomar decisões assertivas para sua empresa.

Portanto, ofereça produtos que são bastante procurados, mas sempre com seu diferencial em relação à concorrência, pois isso é um requisito para sempre se manter no mercado.

Sendo assim, esse é um dos relatórios de sistema para restaurante mais importantes, pois sua lista de itens mais vendidos precisa ser fácil de acessar e bem simples, para funcionar como base para tomada de decisões.

3. Relatórios por área de entrega

É claro que o melhor sistema para restaurante entrega um dos relatórios fundamentais para gestão, o por área de entrega. Com ele, você entenderá as características do seu cliente. 

Caso você note ao longo de alguns meses que a maior parte das compras é feita de um determinado bairro, pode ser o momento de mudar a sua localização e marcar presença bem perto do seu cliente. 

Assim, você economiza nas entregas e garante que tudo chegará muito mais rápido. Ter esse dado também é fundamental para donos de delivery que, a longo prazo, desejam abrir um espaço para take away ou atendimento presencial.

Além disso, a clareza de dados das suas vendas por área de entrega facilita a mensuração de gastos com entregadores, e te ajuda a calcular o valor de pagamento para cada um deles, caso você tenha uma frota própria.

A Saipos tem um material grátis ideal para ajudar você nesse processo e divulgar seu delivery no local certo: um vídeo de Vendas por Geolocalização! Aperte no banner e baixe agora mesmo!

4. Relatórios de DRE

Os relatórios de Demonstração de Resultados no Exercício (DRE) são usados para identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio e ajudar a tomar decisões nas horas certas.

Ele é um dos relatórios de sistema para restaurante mais importantes, pois você também é obrigado a apresentar o resultado do seu DRE e fica a seu cargo utilizá-lo a seu favor.

No caso de bares e restaurantes, o relatório de DRE pode apontar mudanças no cardápio, avaliar funcionários, diminuir custos e otimizar processos. 

Eles podem ser realizados durante um curto período, como um ano ou um mês, também pode ser feito de forma resumida ou detalhada.

Então, a DRE é um método para registrar o movimento de receitas, despesas, lucros, impostos e prejuízos do seu restaurante.

5. Relatórios de fluxo de caixa

O relatório de fluxo de caixa permite visualizar a movimentação das entradas e saídas do seu restaurante, para que decisões estratégicas possam ser tomadas com ainda mais embasamento.

A estruturação das categorias pode ser visualizada no nível detalhista, mostrando o que seu negócio precisa para analisar se as informações e os lançamentos estão sendo divulgados, e quitados, de forma correta.

Com essa visão, é hora de encarar a realidade e analisar com o que seu restaurante está faturando mais ou gastando, e em qual mês poderá investir ou terá que segurar um pouco nos gastos. 

Aqui é importante destacar que, no fluxo de caixa, tanto no mensal quanto no diário, são considerados os lançamentos quitados e os previstos. Qualquer lançamento em atraso não é contabilizado nessa planilha.  

Assim, esse é um dos relatórios para gestão de restaurante mais importantes, pois nele são apresentadas todas as categorias que tiverem alguma movimentação durante o período selecionado.

Um exemplo são as transferências, ou se foi realizado algum ajuste de saldo e os próprios saldos, seja inicial, do período e o geral.

  1. O saldo inicial é quanto tinha, ou terá, em caixa no início do mês ou dia, ou seja, quanto fechou, ou fechará, no período, mês ou dia anterior;
  2. As receitas (identificadas na cor azul) vão aparecer somente nas categorias que tiveram, ou terão, alguma movimentação no período;
  3. As despesas (aparecem na cor vermelha), assim como as receitas, só irão aparecer aquelas que tiveram, ou terão, movimentações. 
  4. Também são apresentadas as transferências de entrada;
  5. E/ou de saída, caso tenham acontecido. 

Quer aprender sobre fluxo de caixa de forma prática e eficiente? Aperte no banner e baixe grátis o e-book sobre Fluxo de Caixa que a Saipos criou!

O sistema da Saipos é o ideal para seu restaurante!

A Saipos é um software que oferece todos os relatórios de sistema para restaurante citados acima, e que ainda se adapta exatamente ao seu modelo de operação! 

Temos as melhores soluções, independentemente do seu modelo de atendimento, seja de mesa, senha, balcão ou delivery. 

Tudo o que você necessita, de forma simples, ágil e inteligente, com recursos reunidos em uma única plataforma!  

Junte-se também aos mais de três mil restaurantes e faça parte dessa comunidade que gera uma das melhores tecnologias para o mercado de alimentação fora do lar.

Confira uma lista de algumas das muitas funcionalidades que a Saipos oferece para seu restaurante:

 

Controle de estoque Controle financeiro
Site Delivery Emissão de cupom fiscal eletrônico
Saipos Garçom Integração com apps de delivery
Comanda mobile Dashboard de franquias
Central de pedidos Monitor KDS

 

Ficou interessado? Então aperte no banner e agende uma demonstração grátis com um de nossos consultores para saber mais sobre os benefícios da Saipos!