Restaurante bistrô: saiba como abrir um!

Mariana Moraes - Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.
Escrito porMariana Moraes

Jornalista formada pela Unisinos, roteirista e especialista na elaboração de materiais ricos.

Como montar um bistrô?

Para montar um bistrô você não vai precisar de tanto espaço, já que a principal característica de um restaurante deste tipo é o tamanho médio (ou pequeno).

Mesmo que você já saiba o que é um restaurante bistrô, é bom lembrar que ele precisa ter um tamanho que as suas atividades sejam bem sucedidas.

Tudo bem se o local for grande, mas certifique-se de que ele irá servir uma comida que represente um bistro.

Um dos primeiros passos de como montar um bistro é ver uma localização adequada, onde tenha uma boa movimentação de pessoas.

Além disso, é bom escolher uma área que seja de fácil acesso para os fornecedores. Avalie bem a localidade da cidade que você está querendo montar o seu restaurante bistrô

Não precisa, necessariamente, ser na região central, mas sim onde tenha uma boa movimentação.

Aperte no banner e descubra as melhores dicas para divulgar seu restaurante e vender muito, sem gastar nada a mais por isso!

O que é um restaurante bistro?

Embora pareça um conceito novo, restaurantes deste tipo se popularizaram na França, na Segunda Guerra Mundial.

Para sobreviver a crise da época e complementar a renda, várias mulheres transformaram suas casas em pequenos restaurantes de comida caseira.

A tradução do que se refere um restaurante bistro trata de uma refeição caseira, tradicionalmente francesa e com um preço baixo.

Normalmente, bistros são restaurantes pequenos e aconchegantes, que trabalham com comida, bebidas alcoólicas e até cafés, como um bar e restaurante.

O modelo de atendimento, diferente dos buffets por kilo e self-service, é totalmente a la carte.

Como funciona o atendimento de bistro?

O atendimento é o ponto alto de um restaurante bistro. A partir dele, é possível construir laços muito mais pessoais com os clientes, atendendo-os com exclusividade e importância.

Para isso, é fundamental que o chefe de cozinha e toda a equipe esteja presente no salão. Desse modo, fica muito mais simples demonstrar a importancia dos clientes para o bistro.

Oferecer uma sugestão de prato da casa, questionar preferencias de temperos e até mesmo pedir um feedback, demonstram atenção com a freguesia, o que aumenta as chances de fidelizá-los.

Quais cuidados preciso ter?

Se você quer montar um restaurante bistro, precisa saber que é necessário ter cuidado até mesmo nos pequenos detalhes.

O capricho está presente em tudo, quando o bistro leva a sério suas origens. Mas, quando falamos de capricho, nos referimos a maneira de servir.

Portanto, dedique tempo ao empratamento, escolha bem o tipo de prato, cor, formato, profundidade. Essa escolha pode valorizar a sua comida e ressaltar a beleza do alimento.

Esse mesmo cuidado também deve estar presente na decoração, que pode ser simples e rústica, apropriada para o orçamento de um restaurante montado com pouco dinheiro. 

Nesse caso, dar um toque sutil a peças cotidianas do restaurante mostra o quanto o local valoriza cada pedacinho do ambiente. Portanto, faça isso estampando o conceito do seu negócio.

O que servir em um bistrô?

Bistros são restaurantes de comida caseira, mas, nem sempre a gastronomia européia pode agradar o público.

Por isso, tome cuidado com o que servir em um bistrô. Faça adaptações nas receitas, se necessário, ou procure servir pratos mais comuns da culinária francesa.

Como um bistro se trata de um restaurante que serve cafés e sobremesas também, você pode aproveitar a tarde para servir tortas, folhados e até crepes. Seja criativo!

Faça uma pesquisa nos concorrentes e até na internet para ver receitas de comidas que combinam melhor com o seu estabelecimento.

Mas, não se esqueça que você não é obrigado a servir comida francesa. Seu bistrô pode ter o estilo da sua cidade e ter um cardápio bem regional, assim como seguir a linha típica de outro país, como um restaurante italiano ou mexicano.

O ideal é servir comidas tradicionais com um toque mais requintado, como sopa de cebola, por exemplo.

Como é a estrutura e equipamentos de um restaurante bistrô?

A estrutura e os equipamentos do seu restaurante irão depender do estilo do seu estabelecimento e do que você quer servir.

Não importa qual seja o estilo e tamanho do seu bistro, ele deve, em todos os casos, ser bem planejado para dar mobilidade para a sua equipe e clientela.

Certifique-se também que a sua cozinha esteja preparada para a produção. Veja alguns equipamentos que não podem faltar no seu restaurante bistro:

  • Armários;
  • Chapa quente;
  • Coifa;
  • Exaustores;
  • Extrator de sucos;
  • Fogão industrial;
  • Forno;
  • Freezer;
  • Geladeira;
  • Liquidificador industrial;
  • Mesa com cuba;
  • Mesas e cadeiras;
  • Máquinas de cafés;
  • Panelas;
  • Pratos, talheres, copos, guardanapos.

E lembre-se: para o bom funcionamento da cozinha é recomendável a manutenção dos equipamentos.

Além disso, você vai precisar de equipamentos para escritório e caixa, como, por exemplo, computador, impressora, máquina de cartão e entre outros.

Alvará de funcionamento para restaurante bistrô

Para que o seu restaurante bistrô funcione da maneira correta, você vai precisar de uma série de documentos e licenças para operar, como o alvará de funcionamento.

Esse documento para restaurante bistro é uma liberação da prefeitura que garante a funcionalidade correta do estabelecimento.

Quando você for em busca desta autorização, irá encontrar dois tipos: o provisório e o definitivo.

O provisório é emitido logo após a avaliação inicial do imóvel e tem um prazo de 180 dias. Após a emissão dele já é possível abrir o seu restaurante bistro para o público.

Depois deste prazo você precisará do alvará de funcionamento, que normalmente é concedido por órgãos como a Secretaria Municipal de Indústria, e Comércio e Serviços.

Como escolher a localização do restaurante bistrô?

O local onde você instalará o seu restaurante bistro é muito importante para que o seu negócio deslanche. 

A primeira dica é observar a região e verificar as seguintes opções:

  • O perfil de pessoas que moram na região;
  • Se há concorrência;
  • Como é a disposição das ruas e das avenidas, facilidade de acesso. 
  • Entre outras. 

Após isso, confira alguns pontos que são importantes para que o imóvel que receberá o seu estabelecimento tenha: 

  • Se o prédio tem capacidade de expansão e se atende todas as suas necessidades operacionais; 
  • Acesso facilitado ao local, se tem estacionamento para clientes;
  • Se a região tem muito movimento; 

Mas caso você opte por abrir seu restaurante em um shopping ou centro comercial atente-se ao aluguel, as taxas e ao horário de funcionamento da praça de alimentação. 

Como Divulgar seu restaurante bistrô? 

A resposta é: Usando as suas redes sociais! 

A propaganda e a divulgação são fundamentais para a criação de um restaurante de sucesso.

Essas ações vão auxiliar o seu negócio a ficar mais conhecido entre potenciais consumidores. 

Há diversos canais de comunicação para a sua empresa fazer a divulgação. Confira uma delas: 

As redes sociais para restaurantes mais comuns são o Instagram e o Facebook. Por isso, entenda como você pode utilizá-las. 

Instagram

Apesar do Facebook também proporcionar a criação de publicações com imagens, a rede social que valoriza fotos é o Instagram. 

O layout da plataforma destaca melhor as imagens do seu empreendimento. Dessa forma, explore o melhor formato de publicação para o seu negócio. 

Uma dica é, publicar os seu cardápio e as promoções. Isso pode acabar chamando a atenção dos seus seguidores. 

Mas, há outras opções de redes sociais para restaurante que você pode utilizar. Basta que se compreenda quem se quer atingir e de que maneira

Facebook

O objetivo da sua página no Facebook deve ser a de apresentar o seu estabelecimento. Tornando a vida do seu cliente mais fácil, tratando-se em buscar informações. 

Por isso, a sua página é um ótimo meio de comunicação instantâneo. Onde o consumidor, por meio do messenger, pode entrar em contato com o seu restaurante para tirar dúvidas.

Além disso, o perfil deve ter as informações, como:

  • Endereço
  • Telefone
  • E-mail
  • Horários de funcionamento 
  • Faixa de preço

Nesse sentido, a sua timeline deve ser preenchida com conteúdos que chamem a atenção e que sejam úteis para o seu público alvo. 

Mas, não esqueça que existem muitas estratégias extremamente funcionais para divulgar seu restaurante. Clique no banner e baixe o guia de divulgação completo e totalmente grátis!

Automatize a gestão do seu restaurante com o Sistema Saipos

Caso você esteja procurando formas de como organizar, otimizar tempo e estar preparado para qualquer tipo de auditoria operacional e de gestão de restaurante, o Sistema Saipos pode ser um grande aliado!

Isso porque, ao automatizar o seu empreendimento gastronômico, o dia a dia fica bem mais fácil!

Com o nosso sistema, os procedimentos estarão centralizados e padronizados, e poderão ser acessados pelos seus funcionários a qualquer momento.

Também é possível emitir relatórios diariamente, assim, será fácil visualizar como está o fluxo de caixa, controle de estoque, data de vencimento dos produtos e a quantidade de pratos vendidos.

Ficou interessado? Converse agora com um dos nossos consultores e veja o rendimento do seu restaurante crescer como você nem imagina!